abc
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm
Olá andreialima,
Gostei das tuas observações.
Também não uso nada em peles, seja do que for.
Também já pensei várias vezes em me tornar lactovegetariana (acho que é assim que se chama), até andei a "investigar"um pouco o assunto, mas cá na minha casa ninguém aprova.
Penso que a "Lei da Natureza", para o "Homem" é assim porque "Nós"queremos.
Gostei das tuas observações.
Também não uso nada em peles, seja do que for.
Também já pensei várias vezes em me tornar lactovegetariana (acho que é assim que se chama), até andei a "investigar"um pouco o assunto, mas cá na minha casa ninguém aprova.
Penso que a "Lei da Natureza", para o "Homem" é assim porque "Nós"queremos.
-
- Membro
- Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
- Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.
Nem mais cara amiga... É tudo uma questão de força de vontade. Aqui em casa também ninguém aprovava porque tinhamos que comer carne e pronto. Apesar de minha insistência de que eu tinha que deixar de comer carne porque era contra os meus principios nunca ninguém me apoiou, até verem no estado em que eu fiquei quando fui obrigada pela escola (devido ao curso que andei a tirar) a visitar um matadouro. Só depois compreenderam aquilo que lhes queria dizer, mas mesmo assim ainda À quem me tente dissuadir da minha decisão. Mas eu não sedo... não depois do que eu vi...
Muitos beijinhos para ti e fica bem. Se é isso que queres, luta pelos teus principios.
Muitos beijinhos para ti e fica bem. Se é isso que queres, luta pelos teus principios.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
- Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L
Olá!
"Coisas" que seja eu a comprar nunca compro nada em pele pelo menos até á data de hoje, agora se me for ofericido ou outra "coisa" qualquer tudo bem, nao fui eu que comprei e nao fico com o peso na consciencia.
Por exemplo ali na minha sala de jantar tenho um sofá em pele
os meus pais quiseram comprar eu fiquei contra mas o que poderia eu fazer?Nada
Daqui de casa toda a gente utiliza ou já comprou qualquer "coisa" com peles menos eu.
Adeus
mini
"Coisas" que seja eu a comprar nunca compro nada em pele pelo menos até á data de hoje, agora se me for ofericido ou outra "coisa" qualquer tudo bem, nao fui eu que comprei e nao fico com o peso na consciencia.
Por exemplo ali na minha sala de jantar tenho um sofá em pele

Daqui de casa toda a gente utiliza ou já comprou qualquer "coisa" com peles menos eu.

Adeus
mini
Eu não sou vegetariana mas ñ compr prdutos d pele, seja d que fôr...
Tal como o mini, se fôr oferecido não se pode fazer nada... Já está comprado, não fomos nós, é mais fácil aceitar...
Os meus pais não concordam nada comigo e apesar de eu estar contra compram alguns produtos de pele... Não posso impedi-los, apenas tentar mostrar-lhes que estão errados...
Qualquer dia torno-me vegetariana, mas não agora. Não tenho opção;na escola não servem refeições vegetarianas e eu não posso fazer jejum... Por outro lado, ia fazer-me mal retirar a carne da minha alimentação agora. O meu organismo está habituado a um tipo de alimentação que se eu mudasse radicalmente na fase de crescimento ia trazer problemas;e também porque aqui em casa todos estão contra (tirando a minha irmã)!!
Daqui a uns anitos de certeza, mas não agora...
Tal como o mini, se fôr oferecido não se pode fazer nada... Já está comprado, não fomos nós, é mais fácil aceitar...
Os meus pais não concordam nada comigo e apesar de eu estar contra compram alguns produtos de pele... Não posso impedi-los, apenas tentar mostrar-lhes que estão errados...
Qualquer dia torno-me vegetariana, mas não agora. Não tenho opção;na escola não servem refeições vegetarianas e eu não posso fazer jejum... Por outro lado, ia fazer-me mal retirar a carne da minha alimentação agora. O meu organismo está habituado a um tipo de alimentação que se eu mudasse radicalmente na fase de crescimento ia trazer problemas;e também porque aqui em casa todos estão contra (tirando a minha irmã)!!
Daqui a uns anitos de certeza, mas não agora...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Eu não sou contra as peles dos animais que comemos: acho que se vamos utilizar a carne seria um desperdício deitar fora o resto (peles e ossos). Mas isso sou eu, que sou uma pessoa muito prática.
Também acho que alimentarmo-nos de animais e usarmos peles são assuntos secantes: cruzam-se apenas num ponto. Esse ponto é o de usarmos peles do que comemos. De resto continua cada um por si e creio que seria essencial distingui-los uns dos outros. Não é necessário sermos vegetarianos para nos sentirmos mal em relação ao comércio de peles. Por exemplo, uma colega minha é vegetariana e tem imensos cachecóis em pele. (cada vez que eu a vejo com aquilo só lhe pergunto: "sabias que um coelho, daqueles fofinhos e amororosos teve de morrer para se fazer esse cachecol?)
Enfim, eu não uso peles e não gosto de ver usar. Faz-me muita impressão entrar naquelas lojas de peles. Creio que matar apenas para "usar por cima" é uma estupidez, para além de uma inutilidade. Qualquer dia revolto-me e tomo uma atitude à "silêncio dos inocentes". Infelizmente, todos acharão bárbaro, esquecendo-se de comparar com aquilo que já fazemos. Mas na actualidade ainda é o "silence of the lambs"...
Também acho que alimentarmo-nos de animais e usarmos peles são assuntos secantes: cruzam-se apenas num ponto. Esse ponto é o de usarmos peles do que comemos. De resto continua cada um por si e creio que seria essencial distingui-los uns dos outros. Não é necessário sermos vegetarianos para nos sentirmos mal em relação ao comércio de peles. Por exemplo, uma colega minha é vegetariana e tem imensos cachecóis em pele. (cada vez que eu a vejo com aquilo só lhe pergunto: "sabias que um coelho, daqueles fofinhos e amororosos teve de morrer para se fazer esse cachecol?)
Enfim, eu não uso peles e não gosto de ver usar. Faz-me muita impressão entrar naquelas lojas de peles. Creio que matar apenas para "usar por cima" é uma estupidez, para além de uma inutilidade. Qualquer dia revolto-me e tomo uma atitude à "silêncio dos inocentes". Infelizmente, todos acharão bárbaro, esquecendo-se de comparar com aquilo que já fazemos. Mas na actualidade ainda é o "silence of the lambs"...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
n_esteves, infelizmente não é por aí que este mal (uso de peles) se resolve...tu comes carne, presumo, imagina que os vegans tinham esta atitude perante a tua pessoa?n_esteves Escreveu: Segundo estas duas entidades é CHIQUISSIMO usar casacos de peles.
Segundo o meu conceito de beleza, o que era chiquissimo era a Cinha Jardim ficar com um olho á Belenenses!
Espero que concordem...

Eu tambem sou contra o uso de peles e acho que os compradores sao cumplices dos comerciantes...tal como as pessoas que comem carne sao cumplices dos que matam os animais!
Pessoalmente acho um crime matar os animais, seja para a vaidade ou para a alimentação, mas nesta segunda tenho uma visao mais flexivel.
Era bom que todos nos tornassemos vegetarianos (eu já nao como carne, apenas peixe porque estou em processo de libertação). Está muito enraizado na Humanidade o consumo de carne para alimentação e há coisas dificeis de mudar radicalmente, mas nao impossiveis.
Aconselhava todos aqui a lerem um livro que li recentemente e que me fez abrir os olhos para esta questao do abate de animais para alimentação, chama-se "Libertação Animal", de Peter Singer
Acho que muita gente continua a comer carne porque desconhece o que se passa nos cercados (onde os animais vivem vidas miseraveis)e nos matadouros... Porque qualquer pessoa sensivel, não só em relação ao sofrimento dos animais, como ao Planeta em si (o comercio da carne é um dos grandes resposaveis pela fome no mundo porque a carne é para os "ricos"; e responsavel tambem por alguns desastres ecologicos, desde a desflorestação e respectivas consequencias: efeito estufa do planeta, degelo dos articos, etc)
Mas leiam, leiam muito, é que ando a fazer. E a minha postura em relação a esta questão tem vindo a consolidar-se...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Viva,deinhac Escreveu: ... nos tornassemos vegetarianos (eu já nao como carne, apenas peixe porque estou em processo de libertação). Está muito ...
Neste processo de libertação que fala, também prevê a supressão de peixa da sua alimentação?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Olá!bbaixo Escreveu:
Viva,
Neste processo de libertação que fala, também prevê a supressão de peixa da sua alimentação?
Sim, tambem gostava de suprimir o peixe, mas como sou humana e sempre comi carne e peixe desde pequena, acho que um passo de cada vez. Como disse, não é facil mudar de um dia para o outro anos de habitos... os peixes tambem sofrem muito, principalmente os que vivem em cativeiro. Os outros, apesar da morte agonizante, têm a sorte de viver no seu habitat natural. Mas nas redes da pesca ficam lá muitos outros presos e mortos desnecessariamente, como os golfinhos.
Mas como também já referi, para mim o fim do consumo de carne é mais relevante para o bem do planeta e é a primeira etapa do meu percurso...
Boa tarde,
Fazendo minhas as palavras da Andrea: "Não fiquem zangados com as minhas perguntas, é mera curiosidade..."
Começo por deixar claro q não concordo com o uso de peles para ostentação, no sentido em q é referido no inicio do tópico nem com o abate de animais exclusivamente para esse fim.
Agora, desculpem a expressão, mas parece-me é q há por aqui alguns fundamentalismos.
Não tenho blusões de cabedal nem casacos de pele ou de pelo. Fora isso, sou omnívoro, tenho sapatos de couro e por acaso uso carteira de cabedal. Não sei se ter roupa de lã e edredon de penas tb é "pecado".
Pelo q aqui li, pelo menos para algumas pessoas, isto será eticamente imoral, certo?
Relativamente aos que são vegetarianos por motivos éticos e q se recusam a comprar tudo o q seja pele gostava de perguntar algumas coisas:
- A comida q dão aos vossos animais tb é vegetariana?
- Não compram aqueles ossos "artificiais" de pele de boi ou outros brinquedos de pele para os vossos cães?
Já agora, suponho q qd vão às compras têm o cuidado de verificar a composição das coisas, nomeadamente a roupa, para se assegurarem com não tem componentes animais. Desculpem a pergunta não ter a ver directamente com isto, mas, mais uma vez, só por curiosidade, tb verificam se não é "made in <3º mundo>" e, por isso, mais susceptível de ser fruto de exploração infantil?
Quanto aos q disseram q não compram nada em pele, mas q se vos oferecerem esse tipo de artigos já não faz mal... pergunto: então se os casacos de peles forem oferecidos já não há problema????? (provavelmente os da Cinha até foram...)
Cumprimentos
Free
Fazendo minhas as palavras da Andrea: "Não fiquem zangados com as minhas perguntas, é mera curiosidade..."
Começo por deixar claro q não concordo com o uso de peles para ostentação, no sentido em q é referido no inicio do tópico nem com o abate de animais exclusivamente para esse fim.
Agora, desculpem a expressão, mas parece-me é q há por aqui alguns fundamentalismos.
Não tenho blusões de cabedal nem casacos de pele ou de pelo. Fora isso, sou omnívoro, tenho sapatos de couro e por acaso uso carteira de cabedal. Não sei se ter roupa de lã e edredon de penas tb é "pecado".
Pelo q aqui li, pelo menos para algumas pessoas, isto será eticamente imoral, certo?
Relativamente aos que são vegetarianos por motivos éticos e q se recusam a comprar tudo o q seja pele gostava de perguntar algumas coisas:
- Não compram aqueles ossos "artificiais" de pele de boi ou outros brinquedos de pele para os vossos cães?
Já agora, suponho q qd vão às compras têm o cuidado de verificar a composição das coisas, nomeadamente a roupa, para se assegurarem com não tem componentes animais. Desculpem a pergunta não ter a ver directamente com isto, mas, mais uma vez, só por curiosidade, tb verificam se não é "made in <3º mundo>" e, por isso, mais susceptível de ser fruto de exploração infantil?
Quanto aos q disseram q não compram nada em pele, mas q se vos oferecerem esse tipo de artigos já não faz mal... pergunto: então se os casacos de peles forem oferecidos já não há problema????? (provavelmente os da Cinha até foram...)
Cumprimentos
Free
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Atenção, aqui há uma confusão entre veganismo e vegetarianismo...
Free65 Escreveu: vegetarianos por motivos éticos e q se recusam a comprar tudo o q seja pele gostava de perguntar algumas coisas:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
- Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
- Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
- Contacto:
andreialima tudo o que eu tenho não é de pele de animal, apenas a minha mãe tem um casaco pele de porco, e simplesmente aquele casaco enoja-me (e bem feito para a minha mãe porque aquilo tem um cheiro horrivel por isso ela usa-o poucas vezes), quanto aos oferecidos é facil, é so preciso um saco de plastico e um sotão agora imaginem o resto. Quanto ao sofa, sentem-se no chão, mais vale senta-no no soalho do que sentado em cima de um animal.
P.S.- Free65 gosto desse 65

P.S.- Free65 gosto desse 65

Penso q não. Sem procurar definições rigorosas, diría q um vegan é um vegetariano mais radical no sentido em q não consome quaisquer produtos - alimentação, vestuário, objectos, etc - de origem animal.CasadeAnaval Escreveu: Atenção, aqui há uma confusão entre veganismo e vegetarianismo...
Como aqui, q eu desse conta, ninguém se identificou explicitamente como tal não dirigi as perguntas aos vegans embora aceite q implicitamente assim possa ter parecido.
Cumps,
Free
PS Griffin, se achas piada ao 65 por pensares q é a minha idade, não é bem isso... se fosse, tería q mudar de sufixo todos os anos...
Última edição por Free65 em quarta nov 05, 2003 11:56 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Nem mais...e parabéns pela atitude da sua Mãe.CasadeAnaval Escreveu:
Vão-me desculpar mas não concordo. A matança continua somente porque existe quem compra:Assim, são igualmente culpados. As peles artificiais hoje em dia são virtualmente idênticas, daí que não há justificação a não ser uma vaidade estúpida para as comprar verdadeiras.
Agora só para enriquecer a discussão:
As peles que são usadas nos casacos que a Cinha J. vestia não eram peles de animais pecuários mas sim de animais selvagens.
Muitos destes animais encontram-se em vias de extinção o que, a meu ver, torna ainda mais grave a situação .
Tal como já se fez há uns anos, com a interdição do comércio do marfim para evitar a matança de elefantes, rinocerontes, etc. - que estavam a desaparecer drasticamente, também a comercialização deste tipo de artigos devia ser interditada.
Pelo menos já era um começo!
Agora, ainda por cima utilizarem as peles para campanhas publicitárias??!!

Bem, o que vale é q o "piqueno" viu a asneirada que tinha feito...ainda que tarde demais!

Que sirva de lição!
...e o "conflito" da Cinha: "eu adoro tudo quanto é animal, mas também adoro as peles, que me fazem sentir quentinha"...tssss

E entre o conforto e vaidade dela (e a "massita" que recebe para aparecer) vs a vida da bicharada...é claro que ela opta pela 1ª, pois o resultado está à vista...usa e publicita as peles

Maga, pode especificar que animais selvagens e em vias de extinção se refere?MagaPatalogika Escreveu:
As peles que são usadas nos casacos que a Cinha J. vestia não eram peles de animais pecuários mas sim de animais selvagens.
Muitos destes animais encontram-se em vias de extinção o que, a meu ver, torna ainda mais grave a situação .
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
No caso concreto do anúncio tratava-se de peles de raposa e havia também a figura de um Lobo no canto inferior esquerdo.Pedra Escreveu:Maga, pode especificar que animais selvagens e em vias de extinção se refere?MagaPatalogika Escreveu:
Isabel
Mas talvez os mais comuns sejam os de pele de Marta.
Vi uma vez um documentário na TV sobre este assunto e tentavam obter as martas em cativeiro para usarem as suas peles. Na altura também referiram que era uma criação difícil, apenas conseguida apanhando os animais selvagens e criando-os em cativeiro, ou seja, encontravam dificuldades ao nível da reprodução, devido ao facto dos animais serem selvagens.