IMPORTANTISSIMO! VOTAÇAO PARA FIM DE TOURADAS!

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quinta abr 23, 2009 10:04 pm

Paraiso Escreveu:Agora sem alteração da lei, claro que nada feito, mas acho que as ganadarias se vissem o seu negócio em risco certamente iriam preferir adaptar-se do que falir! Até porque acredito que gostem da criação do touro em si.
Agora se partirmos do principio que não há resposta, não a encontramos mesmo!
Ora aí está a grande questão que algumas pessoas parecem não entender. A lei, muitas vezes, vai um passo à frente das mentalidades e é a lei, muitas vezes, que força a evolução. Mas se se defende que a lei continue assim, está-se a perpetuar esta forma de defesa do ecossistema como a única e insubstituível. Para mim é uma contradição: não gostam de tourada, gostariam que houvesse outras formas de defesa dos ecossistemas que sobrevivem (segundo dizem) às custas dela. Mas, ao invés de pressionar no sentido de se encontrarem essas alternativas e pôr termo ao que lhes desagrada, fazem o oposto. Manifestar-se contra a tourada não vai ter o efeito automático de pôr termo à tourada de um dia para o outro, sem dar tempo de encontrar alternativas viáveis. Tem, sim, o efeito de forçar quem pode encontrá-las a fazê-lo. Eu acredito no poder da opinião pública.

E, sim, concordo que o debate não deve de forma alguma limitar-se à tourada. Penso que esse monopólio se ficou a dever tão-somente ao facto de a votação ser relativa a ela.
ChloeS
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 10:09 pm

E por falar em estereótipos, devo dizer que, se com base no debate da Sic de hoje, os fossemos construir, os defendores dos direitos dos animais sairiam bem beneficiados :lol: :lol:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta abr 23, 2009 10:17 pm

ChloeS Escreveu:E por falar em estereótipos, devo dizer que, se com base no debate da Sic de hoje, os fossemos construir, os defendores dos direitos dos animais sairiam bem beneficiados :lol: :lol:
Tal como eu disse há umas páginas atrás, não esteve naquele debate ninguém a defender o Touro. Estiveram os 'histéricos de serviço' do lado dos pseudo-amigos dos animais e os grunhos do costume do lado das Touradas/circo. Do lado do Touro e do ecossistema por trás dele, não vi ninguém.
ChloeS Escreveu:Ora aí está a grande questão que algumas pessoas parecem não entender. A lei, muitas vezes, vai um passo à frente das mentalidades e é a lei, muitas vezes, que força a evolução
Eu sou uma dessas pessoas. Sabe, é que entre outras coisas, ainda sofro na pele os efeitos de um certo Decreto-Lei e de uma certa Portaria que POR LEI dizem que alguns dos meus cães são potencialmente perigosos. A Lei, sem conhecer os meus cães diz que eles são um perigo eminente para a Sociedade, mas eu não consigo perceber esse 'passo à frente das mentalidades'...sou um retrogrado, o que é que quer, recuso-me a evoluir por Decreto :roll: !
ChloeS
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 10:38 pm

Paulo, não vi nenhum histérico do lado da defesa dos animais, logo esse estereótipo não ia ser criado com base nesse debate. Histeria vi mais do outro lado...
E Paulo, porque chama pseudo-amigos dos animais às pessoas que se manifestam (de forma civilizada, obviamente, porque aos outros também eu chamo o mesmo) contra a tourada ou o circo? O que é para si o verdadeiro amigo dos animais?

Quanto à questão da lei, ela está, sim, muitas vezes um passo à frente das mentalidades. Obviamente que muitas leis não têm o objectivo de forçar uma evolução de mentalidades. A maioria tem objectivos mais pragmáticos e que não se relacionam com questões materiais relevantes para uma sociedade.
Os diplomas a que especificamente se referiu creio que se enquadram mais nesta última categoria...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 23, 2009 10:42 pm

ChloeS Escreveu: Ora aí está a grande questão que algumas pessoas parecem não entender. A lei, muitas vezes, vai um passo à frente das mentalidades e é a lei, muitas vezes, que força a evolução.
Onde? No nosso país?
Quanto ao debate: ... :roll: Meu Deus....
Mas gostei do Telles Junior. Resumiu a questão touradas a " Quem não gosta, não vá". Simples, não? Ou , " Detesto praia! Vamos acabar com as praias?" Nem o MM teve resposta para ele.... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta abr 23, 2009 10:43 pm

Claro, é simples, quem gosta vá, quem não gosta não vá, o touro que se lixe! Muito diplomático e lógico! Se todos pensassem assim estaríamos na Idade Média!
marcmiranda
Membro Júnior
Registado: sexta nov 21, 2008 7:41 pm

quinta abr 23, 2009 10:49 pm

Boa noite, ao acabar de ler os post dos utilizadores neste tópico deparo-me com atitudes engraçadas (no mínimo) de parte a parte. Temos desde o forista que diz que nao poque nao, ao que diz que sim porque sim, ao que faz justiça com as próprias mãos e metiam se podessem os toureiros e todos os aficinados na arena com um touro a marra-los, e criticas construtivas e explicações, que nao maior parte das vezes ninguém sequer lhes liga porque preferem estar a alimentar discussões terciárias sobre quem vernaculiza melhor e quem se articula mais correctamente , pouco se vê. Eu concordo que realmente o touro é um meio para um fim para muitas pessoas, porque num pais ideal realmente ter-se-ia encontrado outras soluções para a manutenção do touro nas coutadas e estas protegidas mesmo sem a utilização do mesmo em touradas pelo menos como elas sao feitas agora. É de referir que eu sou um ribatejano de uma das zonas onde ainda se bastantes ganadarias e touros à solta na planicie do vale do Tejo, e concordo que sem a utilização deste como meio de ganhar dinheiro, tanto os espaços como o animal em sim deixariam de existir, pois deixariam de fazer sentido. O touro e um animal que nao pode ser criado para obter dele carne porque nao e lucrativo, existindo outras raças de bovinos que produzem muito mais carne, mais tenra e em menos tempo, do que o que leva um touro a criar-se, e especialmente em muito menos espaço. Ninguem iria continuar a criar-los a escala que actualmente se verifica, poucos exemplares, pouco variabilidade genética e uma parda irreparavel para todo coutado pelas especies que este alberga sob regime de protecção que o touro lhe confere, e quem sem dúvida nao apresentaria nem de perto nem de longe os números que hoje apresenta. Bastava terem visto o programa da BBC nas coutadas e perceberiam que nao se fala aqui em dois ou três pássaros e um mamífero. A produção de cortiça (como foi proposto por um forista)nunca conseguiria manter niveis de rentabilidade tão elevados como uma ganadaria pondo-se de lado essa possibilidade (todos nos concordamos que no money no fun). Acrescento ainda que em pequeno fui a varias corridas e gostava, actualmente não gosto e acho desnecessário o sofrimento causado aos animais, ainda assim e tendo eu tradições tao enraizadas acredito numa solução temporária de velcro ou na pior das hipótes a matança do touro em arena, liberando-se ele do sofrimento que o espera nas próximas horas no caminho para o matadouro (digam o que disserem creio que poucos de vós tenham estado alguma vez tão próximos de um touro e da cultura que o rodeia como eu). mais uma citação
piccolavolpe Escreveu:Justo justo seria sem a corda, e sem as pontas dos cornos serem serradas ou protegidas.
todos os anos participo num evento em Azambuja que é a centenária feira de Maio em que os touros andam a solta dentro da vila devidamente fechada em chão de areia e com os cornos em pontas e acreditem que as ruas estão cheias de gente, e o touro vence se for rápido, nao sendo este bandarilhado, farpado etc. os unicos a cavalo sao os campinos que os recolhem, e sim gosto! Aproveito e respondo a um forista que disse que nao quer andar por lisboa e levar com uma multidao a fugir de um touro, bom as zonas são vedadas só irá ser apanhado se for lá para dentro (assim como as touradas só as vê quem quer). Respondendo a questão da cultura pelo que me foi explicado desde pequeno pelo meu avô e pessoas mais velhas quando eles eram novos e andavam no campo a trabalhar passavam bastantes campinos por eles a levar touros de uma lado para outro e o forcado vem dai, da necessidade de por vezes ir pegar um touro desgarrado de modo a protegerem as mulheres e crianças que andavam com eles que por vezes nao conseguiam subir as arvores, dai a o forcado fazer parte da nossa cultura é algo digno de manter enquanto tradição, representativo da bravura e espirito de ajuda deste povo. Acredito que se podem salvar as coutadas e o touro não sofrer tanto e tão denecessáriamente mas não do dia para a noite, e é através de propostas e criticas positivas que poderá ser feito e não com atitudes de não porque coitado do bixo. Ah e lembrei-me agora a pergunta de quem nasceu primeiro o touro ou a tourada, foi pela selecção dos individuos que apresentavam caracteristicas mais bravas, de força, etc (como foi feito com os cães e gatos que tanto gostam) que a raça foi apurada e foi dando origem a tourada como a conhecemos hoje (um sem o outro nunca teriam existido). Passando a outra parte que acho que niguem se lembra de discutir... e que tal falarem dos outros animais que sofrem e pelo quais ninguem invade o parlamento com cartazes... que ta uma regularização da criação de animais? como por exemplo a proibição de reprodução de um animal sem aprovação do CPC e outros semelhantes, um combate as puppy mills pela medida de fazer-se um registo de proveniência de ninhadas em lojas de animais, físicas e online, de modo a que estes só possam vender animais destes criadores "certificados" acabando assim com a sobrepopulação de cães e gatos que se assiste neste país e que leva a que tenhamos os canis cheios e abandonos muitos vezes de animais com disturbios comportamentais devido a uma criação irresponsável etc? Proponham alternativas, olhem em redor, vejam o que está mal e arranjem soluções não se mata uma espécie devido ao sofrimento de um individuo.
Alea Jacta Est
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

quinta abr 23, 2009 10:49 pm

nicasxi Escreveu:Resumiu a questão touradas a " Quem não gosta, não vá". Simples, não?
Por que não dizer o mesmo das execuções públicas na Arábia Saudita? Quem gosta, vá, quem não gosta, não vá!

:roll:
Última edição por piccolavolpe em quinta abr 23, 2009 10:50 pm, editado 1 vez no total.
marcmiranda
Membro Júnior

quinta abr 23, 2009 10:50 pm

Peço desculpa por estar longo mas tomei a liberdade de ocupar o espaço dos que escreveram sim porque sim e não porque não, não utilizaram! :lol:
Alea Jacta Est
ChloeS
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 10:52 pm

Em todo o lado. Não quero desviar-me muito do tema, mas basta pensarmos que quando uma lei mais revolucionária (ou seja, uma lei que vem introduzir uma alteração acerca da qual ainda há uma divisão de opiniões na sociedade) entra em vigor há imensas vozes contra. E ao fim de uns anos essas vozes acabam por calar-se. Ou seja, a mentalidade é alterada com a alteração da lei.
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

quinta abr 23, 2009 10:53 pm

marcmiranda Escreveu:Aproveito e respondo a um forista que disse que nao quer andar por lisboa e levar com uma multidao a fugir de um touro, bom as zonas são vedadas só irá ser apanhado se for lá para dentro (assim como as touradas só as vê quem quer)
Não é meramente uma questão de integridade física, é de civilização.
Paraiso
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 10:57 pm

Entre uma multidão a fugir de um touro e um touro a ser espetado enquanto uma multidão assiste, prefiro a primeira! Como disse, não é perfeito, mas é um passo em frente!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta abr 23, 2009 10:59 pm

Paraiso Escreveu:Claro, é simples, quem gosta vá, quem não gosta não vá, o touro que se lixe! Muito diplomático e lógico! Se todos pensassem assim estaríamos na Idade Média!
Idade Média é querermos obrigar todos a pensar da mesma maneira...
Eu tambem não acho piada nenhuma a que se vistam roupas ridiculas aos cães, ou que os calcem e no entanto nunca iria perfilar numa cruzada contra as fábricas dessas roupas se a fizessem alguma vez.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Paraiso
Membro Veterano

quinta abr 23, 2009 11:05 pm

Acho que não é produtivo para o fórum discutir a comparação entre roupas de cães (que também acho ridiculas) e touradas, pelo que lamento, mas não o farei.
marcmiranda
Membro Júnior

quinta abr 23, 2009 11:09 pm

Bom então segundo o seu ponto de vista, milhares de anos atrás se alguem em vez de ter aproveitado o lobo (e ainda bem que tiveram essa ideia) o tivesse exterminado, a bem da civilização e da integridade física teria sido o ideal (digo isto porque ainda nao fez uma única intervenção em que apresente qualquer tipo de alternativas e temos que concordar que sem touradas nao há touros)
Alea Jacta Est
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”