Charlie2 Escreveu:A isto chama-se um mal menor em troca de um bem maior...Ninguém aqui defende as touradas...apenas refer o que se passa na realidade enquanto existirem touros de lide, os ditos ecossistemas são preservados, ecossistemas que de outra forma teriam sido destruidos já...
então antes de haver touradas, o que mantinha os ecossistemas?... A pega do tiranossauro rex?
Não.
Os auroques, os veados e outros ungulados de grande porte que a pouco e pouco se extinguiram ou ficaram confinados em pequenos cercados...
O grande problema não está na manutenção da raça "touro bravo" (que é apenas uma raça doméstica da espécie, embora com muitas características do ancestral em termos genéticos), pois decerto haveria quem se encarregasse de salvaguardar o património genético dos bichos.
O grande problema está na matutenção dos habitats (não ecossistemas como têm vindo a referir) de muitas espécies selvagens ameaçadas no nosso país.
Provávelmente, se acabassem as touradas e os touros no campo (que é isso que interessa mesmo - touros no campo), medidas seriam tomadas (existem normas comunitária a ser cumpridas), mas conhecendo o sistema político como já vou conhecendo directamente há mais de 20 anos, não acredito que saisse algo que salvaguardasse a biodiversidade da mesma maneira ( opinião pessoal como tem sido dada até aqui).
Tudo se rege por dinheiro. Se as touradas deixam de dar lucro, deixa de haver touros no campo. No que se tornarão esses campos, não sei. Mas que não será a mesma coisa, não será decerto!
Como já tenho vindo a dizer, se alguem me der alternativas
viáveis para acabar com os touros no campo, nomeadamente no montado semi-natural alentejano, tendo em conta as mesmas drivers de manutenção do habitat e "guardião", eu sou o primeiro a ir todo NÙ manifestar-me contra as touradas!!!
Até lá, prefiro esperar para ver a evolução das coisas e "regalar-me" entretanto com alguma exuberancia de fauna indigena à conta dos touros no campo.
Desde o Picanço-barreteiro à Águia-imperial, enquanto têm alguma ajuda dos touros, vão permanecendo!
Quando vejo de relance uma corrida de touros na tv, digo para comigo: provavelmente um ou outro aguioto de bonelli ou imperial safaram-se à conta destas farpadas e continuam o futuro das suas espécies...
É complicado gerir propriedade privada em Portugal (cada vez mais) e o estado comprar e gerir sitios de montado como o de Moura/Barrancos é pura utopia!!