Isso chama-se "cuspir na mão que os alimenta"MFPJ Escreveu:(...)
Quem não concorda com a legislação, pois considere que os animais para auto-consumo não deviam precisar de ser registados(aves e coelhos não precisam, é só ir lá ler), de atordoamentos pré-abate e outras coisas, afinal "aquilo" é apenas para matar e comer, podem sempre ir fazer uma manifestação em frente à Assembleia da República ou assinar petições para pedir a alteração da lei.
Escrevi este parágrafo acima pois parece que até aqui, num fórum de animais, num sub-fórum de direitos dos animais há quem ache desnecessário um atordoamento pré-abate.
Eu não acho racional muitas pessoas preocuparem-se tanto com o bem-estar dos animais que são mantidos como animais de estimação(muitas vezes exageradamente! mariquices que para os animais não valem nada), mas quanto aos que são para consumo, parece que não querem saber deles, são-lhes indiferentes, até podem achar que são tratados como "couves", não concordar, mas viram-lhes a cara e fingem não saber.
(...)
Abate "tradicional" do porco
Moderador: mcerqueira
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
É perfeitamente legal ponto final. Nao há "se" ou "se's".Tassebem Escreveu:É perfeitamente legal se.CindelP Escreveu:A matança (para autoconsumo) em casa de porcos, pequenos ruminantes e outra bicheza é perfeitamente legal e ponto final.Tassebem Escreveu:Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Agora diz lá quem cumpre a lei
Artigo 3.o
Os animais devem ser manuseados de forma a evitar
qualquer excitação, dor ou sofrimento durante o encaminhamento,
estabulação, imobilização, atordoamento,
abate e occisão.
CAPÍTULO
Mas já nem digo mais nada, que fiquei cheia de medo.
O abate de porcos em casa, para autoconsumo, é legal. Poderá haver ou não, autos levantados com base no que é feito durante o abate, mas o abate per si, é sempre legal.
E já agora, penso ser mais comum hoje em dia, o porco levar com um martelo na cabeça, evitando tanto barulho.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
V. Ex.ª estarrece-me. Não pela arguta argumentação (que dela não carece), não pelo lirismo estonteante das suas imagens, mas pela assertividade, pelo autojustificado autoritarismo de quem tem convicções porque sim, e basta! Estou... como dizer?... esmagada.CindelP Escreveu:É perfeitamente legal ponto final. Nao há "se" ou "se's".Tassebem Escreveu:É perfeitamente legal se.CindelP Escreveu:A matança (para autoconsumo) em casa de porcos, pequenos ruminantes e outra bicheza é perfeitamente legal e ponto final.Tassebem Escreveu:Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
O abate de porcos em casa, para autoconsumo, é legal. Poderá haver ou não, autos levantados com base no que é feito durante o abate, mas o abate per si, é sempre legal.
E já agora, penso ser mais comum hoje em dia, o porco levar com um martelo na cabeça, evitando tanto barulho.
Bem haja por se ter dignado descer até nós para nos apontar o caminho da luz.
Sem mais de momento,
Sou,
Atenta e veneranda,
Tassebem
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke

<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
Tassebem Escreveu:V. Ex.ª estarrece-me. Não pela arguta argumentação (que dela não carece), não pelo lirismo estonteante das suas imagens, mas pela assertividade, pelo autojustificado autoritarismo de quem tem convicções porque sim, e basta! Estou... como dizer?... esmagada.CindelP Escreveu:É perfeitamente legal ponto final. Nao há "se" ou "se's".Tassebem Escreveu:É perfeitamente legal se.CindelP Escreveu:A matança (para autoconsumo) em casa de porcos, pequenos ruminantes e outra bicheza é perfeitamente legal e ponto final.Tassebem Escreveu:Não são outros quinhentos, não. Embora não tenha sido citada a fonte nem minimamente enquadrado o excerto acima, parece-me que, se a matança do porco em casa não respeitar este princípio, será ilegal, já para não falar noutras coisas.CindelP Escreveu:Isso são outros quinhentos ... agora que a matança do porco em casa é legal, lá isso é !Praziquantel Escreveu:Kitten.
Artigo 3.o
abate e occisão.
CAPÍTULO
Bem haja por se ter dignado descer até nós para nos apontar o caminho da luz.
Sem mais de momento,
Sou,
Atenta e veneranda,
Tassebem

O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
Matar o porco no quintal....Babaorum Escreveu:O que é que é ilegal, afinal?

Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
Pois, deve ser isso, tem que ser "em casa" 

<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Acho que não leste a pagina 10 deste tópico eu volto a citarRikass Escreveu:[(...)
Tem razão...Já agora estamos num sub-fórum de direito dos animais? É ilegal sim...O MFPJ já colocou as leis e mesmo assim dizem que é legal por amor de deus acho melhor lerem antes de falarem só se tornam ridículos

kittten Escreveu:in http://www.suinicultura.com/index.php?o ... &Itemid=71NORMAS RESPEITANTES À MATANÇA, PARA AUTOCONSUMO, FORA DOS ESTABELECIMENTOS APROVADOS
Escrito por Administrator
Terça, 12 Agosto 2008 10:19
EDITAL (Versão 2)
Carlos Manuel de Agrela Pinheiro, Director-Geral de Veterinária, considerando que é necessário estabelecer normas respeitantes à matança, para autoconsumo, fora dos estabelecimentos aprovados, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 6º do Decreto-Lei n.º 142/2006, de 27 deJulho, faz saber:
1. . . . .
2.É autorizada a matança de suínos, de aves de capoeira, de coelhos domésticos bem como de ovinos e caprinos com idade inferior a 12 meses, desde que as carnes obtidas se destinem a ser consumidas no local, e sejam respeitadas as seguintes condições:
2.1 A matança deve ser realizada nas condições definidas no Decreto-Lei n.º 28/96, de 2 de Abril, relativo à protecção dos animais de abate, quanto à contenção, atordoamento e sangria dos animais e demais disposições aplicáveis;
2.2 O produtor procede ao registo da morte do animal destinado a autoconsumo, no livro de existências, cuja matança ocorra na exploração, excepto no que diz respeito às aves de capoeira e aos coelhos domésticos;
Então, depois da limpeza, leiam o que diz a Lei.
CindelP,
Ainda estou para perceber a sua intenção ao aqui colocar os posts que colocou. Dizer... mais umas vezes que o abate de suínos de criação doméstica para consumo dos donos pode ser feito em casa? É isso?
Lamento informá-la, mas essa informação já aqui foi colocada:
1) Na página 5, e coloquei um link para o documento(presente no site da DGV) que contêm a legislação sobre o abate de vários animais de criação doméstica e para auto-consumo.
2) Pela Kitten, na página anterior(se não estou em erro). Fez uma citação do documento, e ainda deixou um link para o mesmo.
3) Outra vez por mim, nesta mesma página, desta vez com o mesmo link referido em "1"(desta mesma resposta), e ainda um link para o documento que contém o Decreto-Lei n.º 28/96 de 02 Abril, decreto-lei este que é necessário consultar.
Dito isto... CiendelP, leu algum post meu ou clicou em algum dos links aqui colocados?
O que você disse já toda a gente que leu este tópico sabe.
Assim sendo, vou apenas considerar que não se deu ao trabalho de ler tudo o que aqui foi colocado, mas leu apenas algumas partes.
Contudo, agradecia(por mim e pelos restantes membros) que da próxima vez que nalgum tópico quiser postar alguma coisa, primeiro veja se isso tem alguma utilidade, ou se não passa de disparates.
Não gostei do tom com que escreveu o seus posts, não me parecem não rudes e não desrespeitadores para com os outros utilizadores.
Nem percebi bem o enorme destaque que deu ao local do abate, o que interessa é como é feito.
Ainda estou para perceber a sua intenção ao aqui colocar os posts que colocou. Dizer... mais umas vezes que o abate de suínos de criação doméstica para consumo dos donos pode ser feito em casa? É isso?
Lamento informá-la, mas essa informação já aqui foi colocada:
1) Na página 5, e coloquei um link para o documento(presente no site da DGV) que contêm a legislação sobre o abate de vários animais de criação doméstica e para auto-consumo.
2) Pela Kitten, na página anterior(se não estou em erro). Fez uma citação do documento, e ainda deixou um link para o mesmo.
3) Outra vez por mim, nesta mesma página, desta vez com o mesmo link referido em "1"(desta mesma resposta), e ainda um link para o documento que contém o Decreto-Lei n.º 28/96 de 02 Abril, decreto-lei este que é necessário consultar.
Dito isto... CiendelP, leu algum post meu ou clicou em algum dos links aqui colocados?
O que você disse já toda a gente que leu este tópico sabe.
Assim sendo, vou apenas considerar que não se deu ao trabalho de ler tudo o que aqui foi colocado, mas leu apenas algumas partes.
Contudo, agradecia(por mim e pelos restantes membros) que da próxima vez que nalgum tópico quiser postar alguma coisa, primeiro veja se isso tem alguma utilidade, ou se não passa de disparates.
Não gostei do tom com que escreveu o seus posts, não me parecem não rudes e não desrespeitadores para com os outros utilizadores.
Nem percebi bem o enorme destaque que deu ao local do abate, o que interessa é como é feito.
Babaorum,Babaorum Escreveu:![]()
![]()
Não ligue, CindelP, esta gente acha que o atordoamento de que se fala na lei e que eles tanto reclamam é feito com festinhas
![]()
Caso não saiba, informo-a que utilizar a expressão "esta gente" referindo-se a alguém, é algo insultuoso. Não é permitido insultar os restantes utilizadores do fórum... dizem as regras deste mesmo fórum.
Algo básico: Quem quer ser bem tratado pelos outros, os outros deve tratar bem.
Há atordoamentos quase indolores, outros menos.
Mas Babaorum, está a criticar quem acha que os animais mortos para consumo devem ser atordoados pois os atordoamentos não são completamente indolores?
Então, como sempre sentem alguma dor, mais vale não utilizar nenhum atordoamento e deixar os animais sentir... tudo?!!!
Chocou-me

"Esta gente" é impessoal, não se dirige a ninguém em especial
Não, não sou contra atordoamentos, mas, diga lá, que tipo de atordoamentos conhece? Líricos 

Que magnificiência de diálogo.NicaJunior Escreveu:Matar o porco no quintal....Babaorum Escreveu:O que é que é ilegal, afinal?
Só é pena ser um diálogo de quem não tem nada de útil a acrescentar, contudo, não é capaz de se abster. Não conseguem mesmo deixar de postar este tipo de comentários?
Eu, tinha vergonha.
(Repetindo-me:)
Como já disse tudo o que tinha a dizer com este tópico, já postei toda a informação que achei necessária e, como estou a ver que sempre continuarão a ser submetidos posts de pouca ou nenhuma utilidade. No entanto, dispersando a informação que foi previamente postada... (obrigando-me assim a ter de estar sempre a repetir a mesma informação)
Volto a reportar pedindo à Moderação que bloqueie este tópico
Obrigado

P.S. -Agora vou fazer o meu jantar, e como ainda tenho uns trabalhos para fazer, muito provavelmente, hoje, não vou voltar ao tópico
Cumprimentos,
João
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
- Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen
Depreendo que toda a gente que é contra a matança de porco no quintal ou em casa (NÃO ESTOU A DIZER QUE SOU A FAVOR) é vegetariana… porque sinceramente não vejo diferença entre ter um animal durante 1 ano em casa em regime de semiliberdade (ou não) e depois mata-lo de uma forma brutalíssima a ter vários animais enclausurados uns em cima dos outros, sem espaço para se mexerem, a verem os seus filhotes a serem arrancados de ao pé de si (sim já viram o sofrimento de uma mãe porca a ver os seus filhos a serem tirados dela???), cheios de feridas devido a serem “atropelados” por outros animais e depois são mal e porcamente tratados, se é que o são em muitos casos, para depois serem mortos num matadouro em que supostamente não há nenhum sofrimento??
Sinceramente para mim se as pessoas em vez de irem passear aos fim-de-semanas para encher os seus carrinhos de compras cheios de carne bem limpinhas e bem embaladas, sem focinho associado, para se alimentarem (APENAS) para a semana (sim porque (não sei qual é a estatisca atualmente) mas à poucos anos atrás consumimos, cada um de nós português, mais de 100kg de carne por ano), tivessem que arregaçar as mangas e matar TUDO o que comem haveria MUITO MENOS consumo de carne, o que refletia em:
- diminuição do desperdício de um bem essencial que é cada vez mais escasso AGUA
- diminuição da desflorestação em muitas partes do mundo
- diminuição da utilização de outro produto escaço, energia fóssil
- diminuição dos gases que causam o efeito de estufa
- etc, etc……
Se defendo a morte brutalíssima dos animais, bem claro que não, mas se houvesse uma criação de animais SUSTENTÁVEL, em que os animais estão em EFETIVA liberdade, com não uma matança “tradicional” (a tradição tem muito que se lhe diga), mas como uma morte nos matadouros, e eu conheço bastante pessoas no interior que não fazem matanças “tradicionais”, mas recorrem a matadouros, pois não há justificação para tal, isso meus caros, defendo…
Sinceramente para mim se as pessoas em vez de irem passear aos fim-de-semanas para encher os seus carrinhos de compras cheios de carne bem limpinhas e bem embaladas, sem focinho associado, para se alimentarem (APENAS) para a semana (sim porque (não sei qual é a estatisca atualmente) mas à poucos anos atrás consumimos, cada um de nós português, mais de 100kg de carne por ano), tivessem que arregaçar as mangas e matar TUDO o que comem haveria MUITO MENOS consumo de carne, o que refletia em:
- diminuição do desperdício de um bem essencial que é cada vez mais escasso AGUA
- diminuição da desflorestação em muitas partes do mundo
- diminuição da utilização de outro produto escaço, energia fóssil
- diminuição dos gases que causam o efeito de estufa
- etc, etc……
Se defendo a morte brutalíssima dos animais, bem claro que não, mas se houvesse uma criação de animais SUSTENTÁVEL, em que os animais estão em EFETIVA liberdade, com não uma matança “tradicional” (a tradição tem muito que se lhe diga), mas como uma morte nos matadouros, e eu conheço bastante pessoas no interior que não fazem matanças “tradicionais”, mas recorrem a matadouros, pois não há justificação para tal, isso meus caros, defendo…
<p>Uma gata é uma princesa de casaco de peles.</p>