Boa tarde Andreia,
andreialima Escreveu:
Já alguma vez ouviu falar da raça de equinos Sorraia?
Curiosamente o primeiro cavalo q montei há uma vintena de anos atrás foi precisamente um Sorraia na Qta da Fonte Boa no Vale de Santarém. À parte isso não conhecía a sua história q a Andreia fez e bem o favor de aqui resumir. Já agora, se puder, esclareça-me tb o seguinte: na sua génese, o Sorraia além de selvagem era tb bravo?
Quanto à "domesticação" do touro bravo, não afirmo q seja impossível; não tenho conhecimentos para tal. Aliás, desculpe se a analogía é estúpida mas se se "domesticam" leões e tigres para o circo, talvez mais facilmente se domesticaríam touros... Mas domesticar o Touro Bravo para quê? Para q funções? Para trabalho ou alimentação, existem já outras raças de gado bovino com bem melhor aproveitamento q o Touro Bravo. (certo, por enquanto estou a cingir-me apenas a aspectos de ordem prática e/ou económica e não a aspectos como por exemplo a mera preservação da espécie... já lá irei...)
A Andreia diz q o Touro Bravo é tão bravo como o Mertolengo e só depende das condições em q são criados, mais...
andreialima Escreveu:
Se são criados no meio das lezírias e raramente vêm pessoas, é normal que se sintam ameaçados e que sejam bravos para quem se aproxima. Isso é, aliás, o que faz qualquer animal que não esteja habituado à presença humana.
Quer então isto dizer q em sua opinião, pelo menos de um ponto de vista teórico, qqr animal bovino, eventualmente com predominância do Mertolengo, criado livremente no meio das lezírias sería passível de ser lidado numa tourada? Penso q não... sería fácil de mais (em termos relativos, claro) criar touros de lide... e não teríam os ganaderos tanto investimento não só em dinheiro mas tb em tempo, trabalho e estudo para aperfeiçoar a raça Touro Bravo.
andreialima Escreveu:
Desculpe mas não é verdade quando diz que a carne do touro bravo não serve para a alimentação.
E tem toda a razão! Se eu disse algures q a carne do touro bravo não serve para alimentação então errei!
O que eu disse, ou pelo menos o q eu quis dizer, é q acho q nenhum ganadero cria neste momento touros bravos para alimentação e mesmo em caso de abolição das touradas dificilmente o viríam a criar para esse fim pois a relação custo/benefício penso q não sería nada favorável. (Calma... já irei a aspectos de preservação da espécie...)
Mais uma vez, o ideal sería colocar aqui a opinião de um ganadero. Não conheço pessoalmente nenhum suficientemente bem para lhe falar...
Agora, depois de lidado ou de um ou outro exemplar q não tenha condições de lide, obviamente q a sua carne serve para alimentação.
andreialima Escreveu:
A raça Touro Bravo não existe só para ser lidada(...)
Neste momento penso q sim. Tem dados diferentes?
andreialima Escreveu:
É como dizer que o Pitt Bull só serve para as lutas (não sei se conhece a história de como apareceram os Pitt Bull, mas suponho que sim).
Mais uma vez confesso q tal como em relação aos Sorraias tb não sei a história dos Pitt Bull.
Mas gostava de saber... Tb adianto q, ao contrário dos Sorraias, nunca montei nenhum Pitt Bull...
andreialima Escreveu:
Tudo depende do fim que os humanos decidem dar aos animais (isto soa-me mal…).
Por certo utilizou "fim" no sentido de objectivo e/ou função e assim não soa mal... se utilizasse no sentido de término é q soaría pior...
andreialima Escreveu:
Então e o nosso burrinho, não é um bom exemplo?
É um exemplo... não sei se bom. Tem características muito distintas do Touro Bravo; a começar, como diría La Palisse, por este ser bravo e aquele manso. Penso tb q as exigências em termos de condições de habitat, digamos assim, são bem diferentes com tudo o q isso implica em termos financeiros e o dinheiro manda muito. Ou seja, o investimento financeiro para preservar o burrito parece-me bem menor do q sería para preservar o touro bravo.
andreialima Escreveu:
Hoje em dia já quase ninguém utiliza o burro como força de trabalho, e muito menos para comer, mas é uma raça protegida e é mantida para embelezar qualquer sítio.
Ouvi dizer q na zona de Palmela se fazem uns giríssimos passeios de burro pelos moínhos da área... hei-de averiguar. Quanto ao "mantida para embelezar qqr sítio" penso q é um projecto q existe com o patrocínio ou apadrinhamento de empresas e/ou particulares, certo?
Assim à partida, aceito q possa ser uma solução para o Touro Bravo caso acabem as touradas, um patrocinio empresarial ou algo do género para preservação da espécie. Hmmm... talvez... neste aspecto a história do burrito até q é um bom exemplo...
andreialima Escreveu:
É muito importante manter e preservar todos os animais autóctones (e mesmo não autóctones) de Portugal,
Folgo muito q assim pense! Como deve ter aqui lido há pessoas anti-touradas (e q me desculpem o "rótulo" mas é por mera facilidade de linguagem) q se estão pouco ralando para a eventual extinção do Touro Bravo
andreialima Escreveu:
De qualquer forma não conheço nenhum ganadeiro, mas também já sei qual seria a resposta… não lhe parece?
Pois... se eu bem adivinho, e por tudo o q disse atrás, a resposta sería negativa. E quem lhes podería levar a mal? Só alguém q não percebesse nada do q implica criar um touro bravo.
Mas lá está... talvez com um patrocínio, com um benefício fiscal, algo do género, aí acredito q talvez fosse possível preservar o touro bravo para além das touradas.
andreialima Escreveu:
(...)Até porque já reparei que o Sr. é maleável em relação a certos argumentos.
Se puder tirar o Sr...
andreialima Escreveu:
(...)Mas peço-lhe que compreenda a posição tomada por alguns membros, pois é difícil ouvir certos argumentos que vocês, pró-tourada, apresentam e ficar sereno, mas o contrário também se passa (infelismente).
Confesso q tenho alguma dificuldade em compreender atitudes fundamentalistas e radicais seja em q campo (com raras excepções, bem entendido), mas aceito q alguns argumentos q os aficionados utilizam são de bradar aos céus... Há uma certa familía de fadistas q há uns tempos aparecía muito nos debates na televisão e q, sinceramente, mais valía q se ficassem pelos fados...
Fico satisfeito por ver q reconhece q o contrário tb se passa.
Peço a todos desculpa pela extenção q esta mensagem tomou mas, talvez por (de)formação profissional ou por feitio mesmo, sobra-me em poder de análise o q me falta em poder de síntese...

(Pois... se reconhecesse q às vezes sou um chato do caraças era bem mais sintético...

)
Um bom fim de semana a todos e uma saudação especial à Andreia pela elevação q trouxe a este tópico.
Free