Abate "tradicional" do porco
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf
Quem é contra a matança do porco caseira? Eu só vi ser contra o sofrimento desnecessário. Quem lançou o boato? 

<p>"O Hipópotamo comanda o sistema digestivo e o hipótalamo é um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Pois eu sou pura e simplesmente contra o abate do porco!! Mas como sei que ele sofreria muito mais se eu o comesse vivo, então acho que é melhor abater 

NessieG
,
Nem toda a gente tem espaço, tempo e capacidade para criar e matar os animais que consome. Perfeitamente compreensível.
Mas não é necessário ser-se vegetariano(que come ovos e bebe leite) ou vegano(eu não sou nenhum dos dois e já expliquei noutro tópico("Ver, ouvir, reflectir") neste sub-fórum porquê).
Nem oito nem oitenta.
Na criação doméstica, se os animais viverem num espaço razoável, com condições, e o abate for feito em condições, não tenho absolutamente nada contra
Bem pelo contrário.
Na industrial/comercial, se os animais forem mantidos num espaço adequado, em condições, o transporte para os matadouros for o melhor possível e viável, e o abate recorrendo a um atordoamento que tenha em vista, além de manter o animal imóvel para facilitar a abate em si, também causar o mínimo de sofrimento possível e viável(este "viável" não está aqui para "enfeitar", sejamos realistas), igualmente não tenho absolutamente nada contra
(Veja uma resposta que dei à Babaorum
)
Para mim, a solução do problema não está em continuarmos a aproveitarmo-nos dos animais tratando-os como "couves", e usar como justificação que "toda a gente precisa de comer" e “eu nem preferia que fosse assim, preferia que fossem melhor tratados”(mas nada fazer pelo bem-estar deles, e continuar a patrocinar, afinal, se já se compram aos bifes, e os ovos e leite embaladinhos... "o que os olhos não vêem, na consciência não causa o sentimento de culpa")
Contudo, também não acho que a solução seja deixar de comer carne, ovos, leite, usar lã, roupa com penas, etc.
Como já expliquei num tópico que neste post referi, acho preferível os animais que utilizamos para consumo existirem para serem tratados em condições enquanto vivem incluindo no momento da morte, do que simplesmente nunca existirem para não serem mortos.
Não estou no entanto a dizer que os vegetarianos e veganos fazem algo de errado! De mal. Não fazem.
Apenas acho que não é necessário deixarmos de matar outros animais para nos servirem de alimento.
O serem mortos não me aflige muito, TODOS vamos morrer(mais cedo ou mais tarde, e pode acontecer a qualquer um a qualquer momento), o que me aflige é o que sentem enquanto estão vivos.
Não gosto de extremos. A solução está no equilíbrio
Gostaria eu que os animais utilizados para consumo tivessem uma vida de liberdade(ou "semi", muitos já não conseguem viver em liberdade)?
Claro que sim.
Acho isso possível? Sim.
Acho isso viável? Não.
Não acho que seja real imaginar... que seja viável criar todos os animais que são utilizados para consumo nesse estado de semi-liberdade.
O número de seres humanos na Terra é demasiado grande para isso.
Para criarmos as nossas "presas" em semi-liberdade teríamos de destruir os Ecossistemas todos.
Contudo... os animais não precisam de viver em liberdade ou semi-liberdade para serem felizes. O ser humano é que necessita de sentir que tem o mundo à sua disposição para o ser. Os animais, dependendo da espécie, contentam-se com muito menos
P.ex.: Galinhas de postura que estão "prensadas" em gaiolas onde não conseguem esgravatar o chão ou sequer bater as asas, não precisam de nenhum espaço enorme "semi-natural"... dêem-lhes um pequeno terreno de terra e erva onde consigam esgravatar, tomar banho de Sol e terra e esvoaçar quando sentirem vontade de o fazer(como todas sentem vontade), e dêem-lhes umas zonas abrigadas onde possam abrigar-se durante a noite, ir comer, pôr e abrigar-se da chuva que elas não sentem falta de mais nadinha além disso.
Assim não se podem ter tantas galinhas no mesmo espaço, dá mais trabalho e o lucro é menor se não se subirem os preços? Claro que sim
A maioria dos animais para consumo humano são tratados como são exactamente porque é assim que não dão menos trabalho e mais lucro.

NessieG Escreveu:Depreendo que toda a gente que é contra a matança de porco no quintal ou em casa (NÃO ESTOU A DIZER QUE SOU A FAVOR) é vegetariana…
Eu não disse nunca que era contra a criação nem abate domésticos de animais para consumo. Apenas disse ser contra o tipo(forma como é feito) de abate indicado no início do tópico.MFPJ, quatro posts atrás, Escreveu:Nem percebi bem o enorme destaque que deu ao local do abate, o que interessa é como é feito
Nem toda a gente tem espaço, tempo e capacidade para criar e matar os animais que consome. Perfeitamente compreensível.
Sim... embora eu não consiga bem dizer qual é pior(criação em semi-liberdade(ou não), mas abate "tradicional" vs criação sem espaço, mas abate precedido de atordoamento), entre um e outro... "venha o diabo e escolha".NessieG Escreveu:porque sinceramente não vejo diferença entre ter um animal durante 1 ano em casa em regime de semiliberdade (ou não) e depois mata-lo de uma forma brutalíssima a ter vários animais enclausurados uns em cima dos outros, sem espaço para se mexerem
Mas não é necessário ser-se vegetariano(que come ovos e bebe leite) ou vegano(eu não sou nenhum dos dois e já expliquei noutro tópico("Ver, ouvir, reflectir") neste sub-fórum porquê).
Nem oito nem oitenta.
Na criação doméstica, se os animais viverem num espaço razoável, com condições, e o abate for feito em condições, não tenho absolutamente nada contra

Na industrial/comercial, se os animais forem mantidos num espaço adequado, em condições, o transporte para os matadouros for o melhor possível e viável, e o abate recorrendo a um atordoamento que tenha em vista, além de manter o animal imóvel para facilitar a abate em si, também causar o mínimo de sofrimento possível e viável(este "viável" não está aqui para "enfeitar", sejamos realistas), igualmente não tenho absolutamente nada contra

Já expliquei e não vou repetir. (Há vários tipos de atordoamento...)NessieG Escreveu:para depois serem mortos num matadouro em que supostamente não há nenhum sofrimento??
(Veja uma resposta que dei à Babaorum

NessieG Escreveu:Sinceramente para mim se as pessoas em vez de irem passear aos fim-de-semanas para encher os seus carrinhos de compras cheios de carne bem limpinhas e bem embaladas, sem focinho associado, para se alimentarem (APENAS) para a semana (sim porque (não sei qual é a estatisca atualmente) mas à poucos anos atrás consumimos, cada um de nós português, mais de 100kg de carne por ano), tivessem que arregaçar as mangas e matar TUDO o que comem haveria MUITO MENOS consumo de carne, ...
MFPJ Escreveu:...é relativo... há quem mate por prazer e muito mais do que aquilo que conseguiria ingerir, e há quem coma demasiada carne e a desperdice, mas coma só bifinhos, nada com osso, pele ou veias para não se "aperceber" que aquilo era um ser vivo... para não se sentir culpado(já ouvi isto mais d´uma vezDizem que se tivermos que matar a nossa própria carne, seriamos todos vegetarianos. Concordo plenamente com isso.![]()
)
Pessoalmente acho que mato mais "carne" do que a que como, não porque goste de o fazer, mas principalmente quando a minha avó vai matar galinhas, patos, etcs, prefiro eu cortar as cabeças fora instantaneamente e salpicar-me todo de sangue a ver os bichos conscientes enquanto perdem o sangue, ou afastar-me para não ver.
Depois de “certas coisas” que já aqui li(ao longo do tópico)… que alívio ler este seu parágrafoNessieG Escreveu:Se defendo a morte brutalíssima dos animais, bem claro que não, mas se houvesse uma criação de animais SUSTENTÁVEL,

Para mim, a solução do problema não está em continuarmos a aproveitarmo-nos dos animais tratando-os como "couves", e usar como justificação que "toda a gente precisa de comer" e “eu nem preferia que fosse assim, preferia que fossem melhor tratados”(mas nada fazer pelo bem-estar deles, e continuar a patrocinar, afinal, se já se compram aos bifes, e os ovos e leite embaladinhos... "o que os olhos não vêem, na consciência não causa o sentimento de culpa")
Contudo, também não acho que a solução seja deixar de comer carne, ovos, leite, usar lã, roupa com penas, etc.
Como já expliquei num tópico que neste post referi, acho preferível os animais que utilizamos para consumo existirem para serem tratados em condições enquanto vivem incluindo no momento da morte, do que simplesmente nunca existirem para não serem mortos.
Não estou no entanto a dizer que os vegetarianos e veganos fazem algo de errado! De mal. Não fazem.
Apenas acho que não é necessário deixarmos de matar outros animais para nos servirem de alimento.
O serem mortos não me aflige muito, TODOS vamos morrer(mais cedo ou mais tarde, e pode acontecer a qualquer um a qualquer momento), o que me aflige é o que sentem enquanto estão vivos.
Não gosto de extremos. A solução está no equilíbrio

Em relação à liberdade... a minha posição é “do tipo” da do Bondage em relação à morte do porco...NessieG Escreveu:em que os animais estão em EFETIVA liberdade, com não uma matança “tradicional” (a tradição tem muito que se lhe diga), mas como uma morte nos matadouros, e eu conheço bastante pessoas no interior que não fazem matanças “tradicionais”, mas recorrem a matadouros, pois não há justificação para tal, isso meus caros, defendo…
Gostaria eu que os animais utilizados para consumo tivessem uma vida de liberdade(ou "semi", muitos já não conseguem viver em liberdade)?
Claro que sim.
Acho isso possível? Sim.
Acho isso viável? Não.
Não acho que seja real imaginar... que seja viável criar todos os animais que são utilizados para consumo nesse estado de semi-liberdade.
O número de seres humanos na Terra é demasiado grande para isso.
Para criarmos as nossas "presas" em semi-liberdade teríamos de destruir os Ecossistemas todos.
Contudo... os animais não precisam de viver em liberdade ou semi-liberdade para serem felizes. O ser humano é que necessita de sentir que tem o mundo à sua disposição para o ser. Os animais, dependendo da espécie, contentam-se com muito menos

P.ex.: Galinhas de postura que estão "prensadas" em gaiolas onde não conseguem esgravatar o chão ou sequer bater as asas, não precisam de nenhum espaço enorme "semi-natural"... dêem-lhes um pequeno terreno de terra e erva onde consigam esgravatar, tomar banho de Sol e terra e esvoaçar quando sentirem vontade de o fazer(como todas sentem vontade), e dêem-lhes umas zonas abrigadas onde possam abrigar-se durante a noite, ir comer, pôr e abrigar-se da chuva que elas não sentem falta de mais nadinha além disso.
Assim não se podem ter tantas galinhas no mesmo espaço, dá mais trabalho e o lucro é menor se não se subirem os preços? Claro que sim

A maioria dos animais para consumo humano são tratados como são exactamente porque é assim que não dão menos trabalho e mais lucro.
-
- Membro Veterano
1 Papagaio Snurf
Ninguém disse que era contra a morte do porco. São os araútos da destabilização que lançam o boato e vocês caiem que nem patos
filósofos.

<p>"O Hipópotamo comanda o sistema digestivo e o hipótalamo é um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Excelente post, MFPJ. 

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

MiguelAbm,miguelabm Escreveu:Hepa...vocês já começam a parecer uma cambada de doidos fanáticos.
Ha e tal não se pode matar porcos para comer, ha e tal o touro, ha e tal o corte das orelhas e cauda nos cães...daqui a bocado temos ha e tal nao podemos comer vegetais porque esses maravilhosos seres vivos não podem morrer.
(embora não tenha sido neste tópico que escreveu isto...)
Pode indicar-me quem e onde escreveu isso? é que eu não encontrei isso em lado nenhum...
--------------------------------------
LuluB, obrigado pelo comentário.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
- Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen
Eu sei que não disse, mas disseram outrosMFPJ Escreveu:Apenas disse ser contra o tipo(forma como é feito) de abate indicado no início do tópico

Para mim, sinceramente creio ser possível haver um equilíbrio entre criação em semi-liberdade e abate “sem dor”. Creio que cada vez mais há exemplos disso… não precisa de haver festa pela morte de um animal, não precisa de haver um sofrimento no animal… o importante é haver um respeito pela vida e morte do animal.MFPJ Escreveu:Sim... embora eu não consiga bem dizer qual é pior(criação em semi-liberdade(ou não), mas abate "tradicional" vs criação sem espaço, mas abate precedido de atordoamento), entre um e outro... "venha o diabo e escolha".
MFPJ Escreveu:NessieG Escreveu:Sinceramente para mim se as pessoas em vez de irem passear aos fim-de-semanas para encher os seus carrinhos de compras cheios de carne bem limpinhas e bem embaladas, sem focinho associado, para se alimentarem (APENAS) para a semana (sim porque (não sei qual é a estatisca atualmente) mas à poucos anos atrás consumimos, cada um de nós português, mais de 100kg de carne por ano), tivessem que arregaçar as mangas e matar TUDO o que comem haveria MUITO MENOS consumo de carne, ......é relativo... há quem mate por prazer e muito mais do que aquilo que conseguiria ingerir, e há quem coma demasiada carne e a desperdice, mas coma só bifinhos, nada com osso, pele ou veias para não se "aperceber" que aquilo era um ser vivo... para não se sentir culpado(já ouvi isto mais d´uma vezDizem que se tivermos que matar a nossa própria carne, seriamos todos vegetarianos. Concordo plenamente com isso.![]()
)
Pessoalmente acho que mato mais "carne" do que a que como, não porque goste de o fazer, mas principalmente quando a minha avó vai matar galinhas, patos, etcs, prefiro eu cortar as cabeças fora instantaneamente e salpicar-me todo de sangue a ver os bichos conscientes enquanto perdem o sangue, ou afastar-me para não ver.
Não digo que as pessoas deixariam de comer completamente carne, mas sinceramente comeriam muito menos carne. Por variadíssimas razões e nenhuma delas por nojo de matar o animal, simplesmente por uma questão “logística”.
Mas o que eu digo com esta frase é que nós cada vez comemos mais carne, porque cada vez somos mais consumistas em todos os aspetos. À 50 anos atrás consumíamos, nós planeta, metade da carne do que comemos agora (e falo apenas dos países desenvolvidos). Por isso o que defendo não é deixar de comer carne… é comer muito menos carne, pensarmos que o planeta não é algo sem fundo, que se pode tirar tirar tirar (sim porque este enorme consumo de carne tem um custo MUITO elevado no nosso planeta), e isto inclui os animais… não podemos continuar a achar que os animais não têm necessidades, nem qualquer sensibilidade, e podem ser tratados como objetos…
Eu posso dizer que não compro carne à quase 6meses, ainda vou comendo na casa dos pais, dos sogros, e restaurantes, mas o meu problema não é comer os animais mas o meu problema é com a industria e como os animais são tratados… custa-me imaginar que estou a ajudar ao sofrimento dos animais… por isso não envolve apenas eles viverem em condições miseráveis, envolve também uma morte com muito sofrimento.MFPJ Escreveu:O serem mortos não me aflige muito, TODOS vamos morrer(mais cedo ou mais tarde, e pode acontecer a qualquer um a qualquer momento), o que me aflige é o que sentem enquanto estão vivos.
E concordo, mas a morte aflige-me quando é desnecessária, quando é para divertimento e quando é para um consumo desenfreado e desnecessário.
Já destruímos ecossistemas por causa da carne… a desflorestação na amazónia é grande parte graças ao gado…MFPJ Escreveu:Para criarmos as nossas "presas" em semi-liberdade teríamos de destruir os Ecossistemas todos.
Essa frase diz tudoMFPJ Escreveu:A maioria dos animais para consumo humano são tratados como são exactamente porque é assim que não dão menos trabalho e mais lucro.

PS: gostei do post

<p>Uma gata é uma princesa de casaco de peles.</p>
-
- Membro Veterano
1 Papagaio Snurf
Que outros? Pode indicar?NessieG Escreveu:Eu sei que não disse, mas disseram outrosMFPJ Escreveu:Apenas disse ser contra o tipo(forma como é feito) de abate indicado no início do tópico![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
E a destruição de floresta e de zonas de pasto para plantações de soja? Pois é... não é por se ser vegetariano que se combate a destruição de ecossistemas, as culturas extensivas de soja e outros "substitutos" de carne também dá cabo disto. Sem dúvida que comemos carne demais, e matamos muito mais do que comemos, mas o consumo de soja também não é alternativa.NessieG Escreveu: Já destruímos ecossistemas por causa da carne… a desflorestação na amazónia é grande parte graças ao gado…
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
1 Papagaio Snurf

-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
com a parte dos nascimentos, já dei o meu contributo. Ou melhor: não dei! Comida em comprimidos, seria óptimo. Ou aquela mixórdia do Matrix, também me serviria perfeitamente. Um bom manjar seria ainda mais apreciado! 
Tenho de concordar com o autor do tópico: abate caseiro sim, mas da forma mais rápida e indolor possível.

Tenho de concordar com o autor do tópico: abate caseiro sim, mas da forma mais rápida e indolor possível.
-
- Membro Veterano
consumir soja prejudica tanto os ecossistemas como o consumo de carne. Efectivamente não se matam animais de forma directa, mas aniquilam-se muitas espécies, animais e vegetais, que nem sequer são para consumo. E quem diz soja diz todo o tipo de cultura extensiva - café, girassol, milho e outros cereais. O problema é mesmo haver gente a mais no planeta e um grave desequilíbrio: nem a Natureza nem o Homem são capazes de repôr tudo quanto é consumido ou desperdiçado. Agimos como se "isto" fosse tudo nosso e como se tivessemos o direito sobre todas as vidas. Apesar de tudo, ainda acho preferível o abate tradicional, desde que os animais sejam criados em condições, do que o abate massivo, industrializado. Aliás, tudo o que implique "massividades" mexe um bocado comigo, é algo que abomino. E sejamos francos, quem cria o seu porquito o melhor que pode para o matar e comer, mesmo que haja a "festa da matança", não tem alegria por matar o animal mas pela abundância de carne - do porco, aproveita-se tudo - e pelas suas qualidades e variedades de conservação, que alimenta a família durante muito tempo. Agora, matar para vender... não, não acho bem. Não há dinheiro que pague uma vida.
-
- Membro Veterano
1 Papagaio Snurf
Nós matamos os ecossistemas (ponto). Inventar para quê 

-
- Membro Veterano
Por vergonha, CupCakes. Pelo menos, no meu caso.CupCakes Escreveu:Nós matamos os ecossistemas (ponto). Inventar para quê