Contra o Biotério

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado mai 23, 2009 7:24 pm

Ainda bem que se retira, pois não tem argumentos para defender o indefensável. Como referi, apresentei ensaios clinicos que comprovam que a macrobióticda não cura o cancro. A sua resposta foi o amuo e tentar deturpar o discurso alheio. 8)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mai 23, 2009 8:27 pm

Charlie2 Escreveu:Eu já percebi que em certos tópicos deste fórum há sempre as mesmas duas ou três pessoas a responderem constantemente, e que a maioria dos users se retira por essa altura,(...).
No meu caso não me retiro, mas se alguem está a argumentar melhor do que eu faria , não vou participar apenas para dizer que concordo com o que diz o paulo, ou o Gypsfulvus...apenas deixo falar quem eu acho que sabe, e não é só porque sim..sabe porque existem estudos e mostram os porquês e argumentam bem o que dizem....e não só porque a fé move montanhas....
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Mystika
Registado: sexta out 30, 2009 10:52 pm

sábado out 31, 2009 12:12 am

Gostaria de referir algumas coisas em relação às opiniões que li aki a respeito do biotério.

"E não acreditem nunca que os animais sofrem menos do que nós. A dor é a mesma para eles e para nós."
Isto não é verdade. O facto de nós sermos racionais e os outros animais não serem tem que vir de algum lado e não se reflecte apenas na capacidade de pensar. Isto significa que os animais ditos menos evoluídos têm sistemas nervosos menos desenvolvidos e com menos capacidades. A capacidade de sentir dor deve-se ao sistema nervoso e NÃO é semelhante em todos os animais. Até entre homem e mulher há diferenças comprovadas (porque têm susceptibilidades diferentes), mais diferenças se encontram quando descemos na escala da evolução. Para dar um exemplo refiro o caso dos ratinhos, que são dos animais mais utilizados em experimentação. Vi com os meus próprios olhos numa laboratório que efectuava investigação na doença de Alzeimer serem utilizados ratinhos. Esses ratinhos tinham uma estrutura electrónica introduzida no crânio, de modo a ser possível fazer medições da actividade cerebral. Apesar disso eles não sentiam qualquer dor, uma vez que os ratinhos não sentem dor ao nível do crânio, fazendo assim as suas actividades com toda a normalidade.

"Ainda estamos muito longe de não precisar de animais para certas experiências para nós, e os animais terem uma melhor e mais longa qualidade de vida, alguém tem de produzir esses animais"
Concordo plenamente. De facto inda estamos muito longe de poder não utilizar animais para realizar experiências. Apesar de já se fazerem alguns estudos a nível genético de forma computacional, isto ñ pode ser usado em todas as situações uma vez que são apenas estatitisca e não se consegue prever tudo através de modelos matemáticos. A utilização de animais ainda vai ser utilizada por muito tempo até se arranjarem alternativas melhores.

"com 36 milhoes de euros ajudavam muitas instituiçoes de animais abandonados"
Muitas instituições de animais não merecem os donativos que lhes são feitos porque muitas vezes eles nem seker são usados a favor dos animais. Se tanto apelam a que os ajudemos então porque existem situações como a q vou relatar? Tentei adoptar um cão (apesar de ja ter 2 na altura) numa dessas instituições de animais abandonados, uma das mais conhecidas de Portugal. Além de só mostrarem os animais que lhes convém (pretendem "livra-s" primeiro dos mais incapacitados não mostrando os que estão em perfeitas condições, nem seker me deixaram ver os q supostamente no site deles diziam serem adoptaveis.Pior q isso, disseram-m para la ir num dia... no outro... no outro... um dia era pq ñ tava la uma pessoa, no outro dia era pq o cão q no dia anterior era optimo pa eu adoptar afinal ja ñ podia ser adoptado... entre terem dito " se ker adoptar um cão pq ñ vai ao canil municipal?" isto não me parece de todo adtitude de kem pretende q os animais sejam adoptados e de kem ker o bem deles, parece atitude d kem os ker manter para poder continuar a receber donativos e fazer com eles sabe-s la o quê. Por isso dar dinheiro a instituições quando não s sabe o fim lhe vão dar é ainda mais errado!

"Aqui coloca-se a questão da ética e do cumprimento das regras estabelecidas e conhecendo o país onde vivo sei que isso é um problema""este tipo de instituições devem ser auditadas, inspeccionadas pelo que tenho muitas duvidas quando ao sentido ético da coisa e temo que hajam abusos irreparáveis para os animais que não têm como se defender"
Isto será um bioterio não é o local onde serão realizadas as experiências. Não é este o local q deve ser inspeccionado. Para que sirva d informação bioterios ja existem em Portugal, as experiências ja se fazem e os animais vêm d algum lado. Muitos dos laboratorios q ja fazem experiências com ratos já criam os seus proprios ratos, já têm os seu proprio bioterio, em pekenina escala, ms têm. Não será melhor ter um local proprio para esse efeito, onde os animais serão criados com todas as condições, todas as regras, do q num local onde podem ñ ter as mínimas condições?eu axo q sim, pq desengane-s kem pensa q estas experiências deixem d se fazer, sp é um mal menor.

"porque não faze-lo no ser humano"
Isto é a coisa mais descabida q eu já li. Fazer nos seres humanos???? Os ensaios clínicos de medicamentos têm varias fases até serem aprovados, sendo a ultima fase os testes em humanos, quando já ha alguma certeza do seu efeito. As primeiras fases são feitas de facto em animais, quase sempre o rato, porque ainda não se sabe que efeitos podem ter. Quando encontrar seres humanos que se ofereçam como cobaias para "apanharem" cancro, sida, alzeimer, parkinson, entre outras inumeras doenças diga aos investigadores pq poupa-lhes tempo.

"já imaginou faze-lo a um dos seus animais?"
em primeiro lugar os animais criados em bioterio são maioritariamente ratos e peixes (que será o caso mais coelhos). Apesar de merecerem igual respeito não se pode dar azo a opiniões fundamentadas em conceitos errados de que se usam cães, gatos e primatas. Isto não é verdade. Quando estes animais são usados são em experiências de empresas particulares do ramo da cosmetica. Isto eu não concordo porque não é uma necessidade e condeno piamente. No entanto em testes relacionados com a saúde e doenças são usados maioritariamente os ratos e em testes relacionados com doenças do foro da biologia do desenvolvimento são usados maioritariamente peixes (peixe zebra) e moscas (espantem-se!). Por isso não deixa de ser errado estar a servir uma opinião com base numa informação errada.
Em segundo lugar os seus animais de estimação beneficiam das experiências que são feitas nos ditos ratos, uma vez que eles são vacinados e q qd ficam doentes tomam medicamentos... Onde axa que essas vacinas e medicamentos foram descobertas e testadas? está um bocadinho em contrassenso.

"felizmente não tomo medicação"
Pois disse bem, felizmente, é sinal q ñ tem necessidade de a tomar, mas certamente q ao longo da sua vida ja tomou muitos medicamentos q a ajudaram a manter saudavel. Ah e é vacinada certo??Se por um infelicidade no seu futuro tiver uma doença grave não vai tomar a medicação?vai concerteza, até pq quando nos apercebemos que podemos tar à beira da morte e a encaramos fazemos tudo pa fugir dela, e nessa altura nem se vai lembrar em kem é q medicação foi testada e vai dar graças por ela existir...Sim porque aki não estamos a falar de simples medicamentos para a dor d cabeça, ou para uma constipação, ou algo semelhante, medicamentos esses q acredito q d facto evite tomar. Aqui fala-se de investigação a nível de doenças graves como cancro, doenças do foro neurologico (alzeimer), doenças virais, entre outras.
Não somos só nós os que beneficiamos, os nossos animais que tanto estimamos também beneficiam. Qd der pelo seu cão ou gato com uma doença como uma leichmaniose, uma infecção grave, um problema cardíaco.. vai deixa-lo morrer sem assistência?não, se realmente gosta dele como eu gosto dos meus que já tiveram problemas deste tipo, vai fazer tudo por tudo para os salvar e os manter consigo, e para isso eles têm que tomar medicação que já foi testada nos ratinhos, nos peixinhos, e talvez até nos coelhinhos...

Respeito a opinião de quem é contra embora não a compreenda porque muitas vezes é formulada sem conhecimento de causa. Resolvi deixar a minha porque esta é feita de facto com conhecimento de causa. Sou bióloga, conheci varios laboratorios onde se faz investigação, conheço os procedimentos, as necessidades, os dramas para conseguir descobrir o que ker que seja q possa ser uma ajuda. Descobrir algo demora muito tempo, envolve muito esforço e grande dedicação. Quem o faz a favor da saúde não utiliza os animais com desprezo, utiliza porque é uma necessidade e não têm outra solução e porque sabem q assim vão estar a contribuir para o bem de muita gente e até muitos animais de estimação no futuro. A minha ultima passagem por um laboratorio nem seker foi num estudos em doenças humanas, era na doença da lingua azul que só afecta bovinos e ovinos. Como vêm também há quem se preocupe em zelar pela saúde dos animais.

Não prentendo desrespeitar a opinião de ninguém com este extenso comentario, pretendo apenas que essas pessoas possam ver o que está por trás d tudo isto e q possam perceber um pouco mais as razões, e aí sim formularem a sua opinião com base em conhecimento de causa, e ñ só pela efervescência que se ouve à volta destes casos, muitas vezes comentados por kem não sabe do que s trata na realidade.

Aconselho a quem se mostra contra a experimentação animal a revoltar-s contra a experimentação q é levada a cabo pela industria cosmetica, essa sim onde se vêm alguns abusos, onde se usam animais mais evoluidos e onde não se trata de uma necessidade ms sim um capricho da sociedade que só liga às aparênias. Tornem a vossa luta numa luta objectiva e contra o verdadeiro golias.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado out 31, 2009 4:28 pm

Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 03, 2009 6:18 pm

Ora bem!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta nov 06, 2009 5:22 pm

O sistema nervoso dos mamíferos é semelhante entre os mesmos! Obviamente que a percepção da dor difere entre todos os seres, e sim, está estudado que a capacidade de resistência à dor é superior nas mulheres, porém, os mecanismos de percepção e reacção à mesma são idênticos!
O sistema nervoso períférico é constituído por nervos aferentes, que transmitem a informação sensorial recolhida pelas células sensoriais (por exemplo a pele e os orgão sensoriais) ao sistema nervoso central, e pelos nervos eferentes, que transmitem sinais estimulatórios às células motoras (por exemplo, às fibras musculares), logo, o mecanismo de percepção da dor e resposta à mesma é idêntica em todos os mamíferos (e maioria dos vertebrados).
A racionalidade NADA tem a haver com o papel da aferição da dor e resposta involuntária à mesma! Se eu toco numa panela a ferver retiro a mão não porque sou racional, mas porque é um reflexo de resposta!
No caso das cobaias utilizadas em experiências de Alzheimer, elas são utilizadas exactamente porque o sistema nervoso central é similar ao nosso, nunca o contrário! A doença de Alzheimer é caracterizada pela destruição da bainha de mielina que cobre os axónios (que, por sua vez, são os "braços" dos neurónios), logo, A ESTRUTURA DOS NEURÓNIOS DAS COBAIAS É SIMILAR À NOSSA (assim como da maioria dos vertebrados, como referi). Não sentem as placas electrónicas porque não há células sensitivas no cérebro, do mesmo modo que um ser humano com um dreno no cérebro também não sente dor e pode realizar as suas actividades normalmente (felizmente!!!). Não é preciso ir visitar um laboratório com os próprios olhos para saber que se espetar uma agulha num rato o REFLEXO DE DOR é igual ao nosso (e não é voluntário, logo jamais racional).

Outra questão é quando refere que não há voluntários para "apanhar" sida ou cancro. Obviamente que a experimentação de um medicamento (e não é só na última fase!) é feita em pessoas já infectadas/diagnosticadas com sida ou cancro, não em pessoas sãs, e garanto que HÁ voluntários com as referidas doenças que dariam tudo para poderem ser "cobaias", se isso puder representar uma esperança numa doença incapacitante ou terminal.

Não quero com isto opinar sobre o Biotério em si, mas sobre opiniões pseudo-cientificas que podem ser eventualmente ser lidas como verdadeiras (e pelos vistos foram, pois até aplaudidas foram). É como afirmar que se se vê a linha do horizonte, logo a terra não pode ser esférica!!!Permita-me ainda que acrescente que está a colocar em causa a formação em biologia, pois se nem tem o conhecimento da anatomia e fisiologia BÁSICA do sistema nervoso! E isso é dado em biologia no ensino secundário, quando mais alguém que se afirma licenciado em Biologia
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 06, 2009 6:38 pm

Paraiso Escreveu:O sistema nervoso dos mamíferos é semelhante entre os mesmos! Obviamente que a percepção da dor difere entre todos os seres, e sim, está estudado que a capacidade de resistência à dor é superior nas mulheres, porém, os mecanismos de percepção e reacção à mesma são idênticos!
O sistema nervoso períférico é constituído por nervos aferentes, que transmitem a informação sensorial recolhida pelas células sensoriais (por exemplo a pele e os orgão sensoriais) ao sistema nervoso central, e pelos nervos eferentes, que transmitem sinais estimulatórios às células motoras (por exemplo, às fibras musculares), logo, o mecanismo de percepção da dor e resposta à mesma é idêntica em todos os mamíferos (e maioria dos vertebrados).
A racionalidade NADA tem a haver com o papel da aferição da dor e resposta involuntária à mesma! Se eu toco numa panela a ferver retiro a mão não porque sou racional, mas porque é um reflexo de resposta!
No caso das cobaias utilizadas em experiências de Alzheimer, elas são utilizadas exactamente porque o sistema nervoso central é similar ao nosso, nunca o contrário! A doença de Alzheimer é caracterizada pela destruição da bainha de mielina que cobre os axónios (que, por sua vez, são os "braços" dos neurónios), logo, A ESTRUTURA DOS NEURÓNIOS DAS COBAIAS É SIMILAR À NOSSA (assim como da maioria dos vertebrados, como referi). Não sentem as placas electrónicas porque não há células sensitivas no cérebro, do mesmo modo que um ser humano com um dreno no cérebro também não sente dor e pode realizar as suas actividades normalmente (felizmente!!!). Não é preciso ir visitar um laboratório com os próprios olhos para saber que se espetar uma agulha num rato o REFLEXO DE DOR é igual ao nosso (e não é voluntário, logo jamais racional).

Outra questão é quando refere que não há voluntários para "apanhar" sida ou cancro. Obviamente que a experimentação de um medicamento (e não é só na última fase!) é feita em pessoas já infectadas/diagnosticadas com sida ou cancro, não em pessoas sãs, e garanto que HÁ voluntários com as referidas doenças que dariam tudo para poderem ser "cobaias", se isso puder representar uma esperança numa doença incapacitante ou terminal.

Não quero com isto opinar sobre o Biotério em si, mas sobre opiniões pseudo-cientificas que podem ser eventualmente ser lidas como verdadeiras (e pelos vistos foram, pois até aplaudidas foram). É como afirmar que se se vê a linha do horizonte, logo a terra não pode ser esférica!!!Permita-me ainda que acrescente que está a colocar em causa a formação em biologia, pois se nem tem o conhecimento da anatomia e fisiologia BÁSICA do sistema nervoso! E isso é dado em biologia no ensino secundário, quando mais alguém que se afirma licenciado em Biologia
:wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado nov 07, 2009 2:52 pm

LuMaria Escreveu:
Paraiso Escreveu:O sistema nervoso dos mamíferos é semelhante entre os mesmos! Obviamente que a percepção da dor difere entre todos os seres, e sim, está estudado que a capacidade de resistência à dor é superior nas mulheres, porém, os mecanismos de percepção e reacção à mesma são idênticos!

:wink:
eu ia responder mas disse tudo o que eu iria dizer. Como pode uma bióloga afirmar que animais não sentem dor, ou que são «diferentes»? Se fossem diferentes não tentariam a todo o custo evitar a dor, tal como nós. Tão simples como isso.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”