Gostas mesmo de animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta dez 18, 2003 5:34 pm

Olá! :D

Há muito que não tinha tempo para vir ao forum. Hoje vi-me livre de uma das tarefas e finalmente fiquei com a tarde para cá entrar.
Li atentamente o tópico desde o início, mas confesso que não tive resistências para ver as imagens todas... :oops: Quando cheguei à parte das galinhas penduradas senti uma tontura exactamente igual à que tive há uns anos atrás quando jantava e me «caíu no prato da sopa» uma imagem do telejornal mostrando alguns animais (de raça humana), mortos, pendurados pelo pescoço numa câmara frigorífica de um matadouro porque a guerra da Bósnia tinha feito tantas vítimas que não se conseguia enterrar todas e aquelas esperavam a sua vez num ambiente gelado para não deitarem cheiro a cadáver.
Reconheço que sou uma pessoa extremamente impressionável e que a comparação feita por mim é desajustada: as galinhas foram mortas para serem comidas e os Homens não. No entanto, ambas as imagens mostravam a morte cruel.
Achei este tópico, com todo o seu desenvolvimento, muito interessante porque veio desencadear uma série de reacções positivas em relação à crueldade perante os animais. Digo positivas porque todos mostraram repulsa e rejeição relativamente às imagens. Para mim isso é o mais importante de tudo porque significa que todos os participantes mantêm intactos os seus sentimentos. Aliás, esses sentimentos vieram à flor da pele e, em certos casos, as respostas reflectiram tanta raiva que se tornaram tão agressivas quanto as imagens que a provocaram... No entanto, há que ter freio nessa fera/raiva porque senão acaba-se numa guerra verbal ou até física que também é cruel e pode matar os outros.

Há 7 anos deixei de comer carne, pura e simplesmente porque desatei a chorar quando desmembrava um frango para o jantar. Daí para o enjôo em relação ao cheiro da picanha e do bife na pedra foi um segundo. É uma tortura olfativa passar na zona da restauração de um centro comercial ou entrar num restaurante onde me cheire a carne. Tenho vómitos só olhar para uma montra de talho e uma vez desmaiei numa caixa de supermercado quando vi um naco vermelho a deitar sangue no tapete rolante onde eu ia colocar o pão...
Há 1 ano e meio deixei de comer peixe pela mesma razão: chorei da ultima vez que escalei uma dourada para grelhar. Já me começa a incomodar a zona da peixaria e aquele cheiro a "casa-de-banho pública" nas imediações...
Continuo a comer ovos e leite. Não me faz confusão (por enquanto...);
Como legumes, cereais e fruta. Não me faz confusão (por enquanto...).
Na minha casa o meu marido continua a comer carne e peixe. Os meus convidados continuam a comer o seu prato favorito, quer seja de carne ou de peixe. O meu marido compra essas refeições já feitas e aceito que os outros as tragam se preferirem. Não obrigo ninguém a seguir o meu caminho nem faço campanha. Só peço três coisas:
- que não me obriguem a ir ao talho ou à peixaria para comprar e cozinhar a bicharada;
- que não me obriguem a estar presente onde me cheire a picanha ou a bife na pedra, senão vomito;
- que não obriguem a comprar/pagar/dar dinheiro e, consequentemente, a incentivar a procura de carne de estábulo e aviário ou de peixe e marisco de viveiro.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta dez 18, 2003 5:38 pm

Madonna Escreveu:
val Escreveu: “Estudo feitos por quem e com que credibilidade?
Esses estudos são reconhecidos pela comunidade científica ou são daqueles tipo revista Maria?”
Que disparate. Pelos vistos isto tudo é uma grande novidade para ti.
Bom, não admira, estamos em Portugal :)
Não vejo qual é disparate!
Eu apenas coloquei algumas questões, eu não disse que não existiam, eu apenas quero saber quem os fez, encomendou (é importante) e se são reconhecidos pela comunidade científica.
Se me conseguir responder e provar que os estudos são credíveis dou a mão à palmatória, excepto as ofensas e a falta de educação… e depois agradeça às pessoas que fizeram o estudo e tiraram as conclusões porque você ainda não elucidou nem convenceu ninguém.

Mas agora falando de estudos, não sei se sabe, mas em alguns laboratórios ou gabinetes, estes são encomendados por alguém e os resultados manipulados de acordo com aquilo que quem paga quer (não em todos claro, depende da seriedade e credibilidade). A analise dos dados pode ser manipulada, misturando isto com um pouco de retórica pode-se dizer quase todo o que se quiser.
Atenção uma teoria cientifica não é uma conclusão científica.

Como pode ver, as pessoas que vivem em Portugal não são todas burras nem tem de estar a par de todos os estudos científicos.
De vegans já ouço falar à muito, mas mal-educados como você é a primeiro, mas também não me cabe a mim educa-la, se quem a criou não o fez…

Termino esta mensagem dizendo que só volto a responder neste tópico, quando esta senhora me apresentar o que lhe pedi ou quando mudar de atitude.

Um bem-haja
Última edição por vald em quinta dez 18, 2003 6:44 pm, editado 1 vez no total.
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta dez 18, 2003 5:47 pm

Olá Cleo, há quanto tempo ;)
Cleopatre Escreveu: O meu marido compra essas refeições já feitas e aceito que os outros as tragam se preferirem. Não obrigo ninguém a seguir o meu caminho nem faço campanha. Só peço três coisas:
- que não me obriguem a ir ao talho ou à peixaria para comprar e cozinhar a bicharada;
- que não me obriguem a estar presente onde me cheire a picanha ou a bife na pedra, senão vomito;
- que não obriguem a comprar/pagar/dar dinheiro e, consequentemente, a incentivar a procura de carne de estábulo e aviário ou de peixe e marisco de viveiro.
Acho que este teu ultimo paragrafo resume o essêncial.
Não há muito mais a acrescentar. Só tenho pena que nem todos os vegetarianos tenham essa visão e venham aqui tentar passar um atestado de estupidez aos outros
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta dez 18, 2003 6:06 pm

Olá Cleopatre. Gostei muito da tua mensagem, simples e despretensiosa.

Confesso que me identifiquei em muitos pontos com a tua filosofia de alimentação: tambem eu sinto nauses quando passo por uma vitrine de um talho ou num supermercado onde estao expostos os animais.

Acho que para mim a gota de agua foi quando olhei nos olhos de um leitaozinho morto e pensei para mim, como se falasse para ele "Peço perdao, em nome dos humanos!"
Houve uma vez que me chocou muito o que fizeram aos cadaveres: era epoca de Natal, entao "mascararam" os corpos dos leitoes com chapeus vermelhos de pai Natal e charutos na boca dos bichos!! :x :evil: :cry:

Acho que é uma falta de respeito e uma graçola sem gosto nenhum.

Tambem eu sinto repulsa quando vejo aquele sangue peganhento que sai da embalagem!! :cry:

Mas tambem eu nao imponho nada ás pessoas á minha volta. Por exemplo, vivo com o meu namorado que antes era muitissimo carnivoro. Ele continua a comer (muito menos, é raro por acaso, porque tambem se sensibilizou com este problema); eu nao compro nem cozinho no dia-a-dia, mas eventualmente faço uma bolonhesa para um jantar em que vem gente cá a casa, se sei que sao pessoas que abominam comida vegetariana... E como, com as outras pessoas. SE por outro lado sao pessoas receptivas a conhecerem algo de novo, faço um prato vegetariano e as pessoas gostam imenso e ate pedem receita.

Este Natal, pela 1º vez na vida, vao estar 10 pessoas á mesa, todas vegetarianas ( a minha familia toda e mais alguns amigos, vegetarianos mais convictos!) :p O meu namorado é o unico que come carne (vamos fazer um bacalhau com natas para ele, coitado!...) :p

Moral da historia: é importante que os nossos ideais nao nos afugentem do resto do mundo, tendo em conta que o que está á nossa volta ainda é toleravel . O que quero dizer com isto é que compreendo que as outras pessoas se lambuzem com uma bolonhesa (embora gostasse que essas pessoas vissem e reflectissem sobre o que esta por traz desse prato bonito) :?
Como já disse uma vez, mudar é dificil e acho que um passo de cada vez. Uma pessoa que sempre comeu carne (como presumo que aconteceu com quase todos, senao todos aqui), nao consegue retirar por completo e definitivamente a carne do seu menu, do dia para a noite.
Pelo menos é o que sinto sobre este assunto...

Abraços!
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quinta dez 18, 2003 6:14 pm

Cleopatre
Realmente admiro-a porque tem essa possibilidade de dizer não a cozinhar carne.
Eu que sou vegetariana há 5 anos ainda tenho de cozinhar carne :x :evil: para os de casa. Pois eu podia recusar-me mas nem todos iam achar piada já que tenho que cozinhar para o meu pai, irmãos e de vez em quando para o meu cunhado
E ESTOU FARTA :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta dez 18, 2003 6:37 pm

Eu cá queixava-me ao sindicato.
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 18, 2003 7:43 pm

Bom, se não fossen vegens como a Deinhac e a Cleopatre que imagem deixariam aqui os vegetarianos ?
Houve alturas nos "diálogos" com a Madonna que me pareceu que se estava a discutir política com as brigadas vermelhas ou com as FP 25.

Ai,ai, Madona !
Já estou a vê-la a rebentar com os matadouros, a pôr bombas nas fábricas de processamento de carne e veneno nos talhos !

A sua postura repele as pessoas e "queima" as ideias que pretende defender.

Fico feliz por ficar claro que há vegans e vegans (ou vegetarianos e vegetarianos) e nem todos têm uma postura arrogante e ditatorial em relação aos restantes humanos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta dez 18, 2003 7:51 pm

aisd Escreveu: Bom, se não fossen vegens como a Deinhac e a Cleopatre que imagem deixariam aqui os vegetarianos ?
Nem mais. Aplaudo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

quinta dez 18, 2003 8:06 pm

Fico feliz por ficar claro que há vegans e vegans (ou vegetarianos e vegetarianos) e nem todos têm uma postura arrogante e ditatorial em relação aos restantes humanos.
Como em tudo na vida. Tenho pena é que se consiga generalizar o vegetariano através de algumas intervenções.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta dez 18, 2003 8:09 pm

rita_feria Escreveu:

Como em tudo na vida. Tenho pena é que se consiga generalizar o vegetariano através de algumas intervenções.
Penso que não é normal que se generalize o vegetariano por sistema, algumas pessoas o farão concerteza. Até agora, estas foram as únicas atitudes neste fórum que eu li de respeito pelas opções dos outros.

Uma pessoa não familiariada com o vegetarianismo, no entanto, teria tendência se o seu único contacto fosse este fórum, a estar de pé atrás.

Para mais descobri um site sobre direiitos dos animais em que as atitudes são decalcadas das da MAdonna...se gostas de carne és hipócrita, assassino...and so on :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
deinhac
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 9:03 pm

Só para acrescentar que entendo a posição da Cleo, acaba por ser mais ou menos a minha, no entanto acho que sou talvez um pouquinho mais "activista", no que se refere a "passar mensagem" ;)
Eu nao vendo o meu "peixe" a ninguem, mas gosto que as pessoas pensem e nao sejam egoistas, que nao pensem só no seu umbigo e nao vejam para alem de si mesmos e da sua familia!
Como disse noutro post, (nas touradas mas adapta-se perfeitamente aqui), para se mudar alguma coisa no mundo nao podemos ficar sentados á espera, temos de agir, com alguma forma de luta e empenho. Nao sou muito adepta do "deixa-andar", ou "nao é nada comigo, que se lixe!" Sempre fui mais a defensora dos oprimidos...
Se sou contra as touradas, tenho de reclamar; se acho grave para o mundo que se coma carne, tenho de dizer o que penso; etc, etc

Eu acho que era muito importante para todos que se reduzisse drasticamente o consumo de carne no mundo e é essa a mensagem que tento explicar ás pessoas. Mai nada!

A todos, Boas festas!
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta dez 19, 2003 4:49 pm

QUOTE aisd
A sua postura repele as pessoas e "queima" as ideias que pretende defender.

A minha postura repele as pessoas? De quê? De mim, ou de terem compaixão pelos os animais?
O que está aqui em causa, não é a minha projecção pessoal; eu nem me estou a candidatar a nenhum cargo político, que precise dos vossos votos.
È uma questão de sentimento. Um sentimento que se chama compaixão e para o qual, não precisamos de sucumbir aos argumentos convincentes de ninguém, para senti-lo.
Se também sentes agressividade nas minhas palavras, deverias interpretá-la como um grito de revolta, pelo direito que tenho à indignação.

QUOTE Fabarm
Não lanceis pérolas a porcos

QUOTE Bahia
Puxa que o naco custa mesmo a passar, para a próxima ponho menos brasas....

QUOTE gary
Espero, que com este tipo de publicidade, consigam em fazer baixar o preço da carne!

QUOTE Topdown
«A IGREJA DO REINO VEGETAL»

QUOTE Bahia
E deixe-se de analisies baratas e coma um belo naco na pedra pode ser que fique mais bem disposta.

E isto, é só uma amostra. A única razão porque ainda vos aturo, é porque os animais não têm voz, porque noutro âmbito, nem sequer tinham oportunidade de me conhecerem.

Para maior parte das pessoas que aqui andam, deixar de comer animais, está completamente fora de questão e isso, não tem rigorosamente nada a ver com a minha postura.

Com o complexo de nada fazerem, procuram descredibilizar quem realmente faz algo para mudar o que está mal, para se sentirem menos mal consigo mesmos e com o seu egoísmo e comodismo.

Vald, sinceramente não é má vontade, mas os dedos das minhas mãos, não chegam para contar, as vezes que eu já respondi a questões como a tua. O tempo que perdi a colocar links de estudos efectuados, para no final ter a nítida sensação, que leram na diagonal.
Se realmente estás interessado nessa matéria, pesquisa, porque hoje em dia (em Portugal), abunda informação.
Mas olha, podes começar por perguntar às Seguradoras Inglesas, porque carga d’água fazem os seguros de vida mais baratos, aos vegetarianos.

E agora respondendo ao MMPA:
É verdade que os materiais sintéticos são muito poluentes e que, de algum modo, advogar o seu uso como alternativa às peles de animais, trará também implicações negativas, no sentido em que afectará o equilíbrio ecológico do planeta e mais especificamente, de alguns ecossistemas, dos quais muitos animais dependem.
Mas o mesmo acontece com as indústrias das peles, nomeadamente dos cortumes, que são altamente poluentes. E, entre uma e outra, escolhe-se aquela que tem menores implicações negativas, para os animais. Por outro lado, deve-se apostar noutras alternativas ao uso de peles naturais de animais, nomeadamente o uso de materiais de origem vegetal, como o algodão, o linho e tantos outros, que ainda nem sequer foram explorados...
deinhac
Membro Veterano

sexta dez 19, 2003 5:27 pm

Madonna Escreveu: Mas o mesmo acontece com as indústrias das peles, nomeadamente dos cortumes, que são altamente poluentes. E, entre uma e outra, escolhe-se aquela que tem menores implicações negativas, para os animais.
Exactamente! Infelizmente nao há situaçoes ideais, há sempre um reverso da medalha... :? Mas cabe ás pessoas analizar qual das opçoes, se situação a) ou b) é mais satisfatoria e qual acarreta menos consequencias gravosas.

Mas isso serve muitas vezes de pretexto para as pessoas permanecerem inalteradas nos seus habitos, pensando que nao é com uma pequena mudança que o mundo vai melhorar. E isso é uma pena que aconteça...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado dez 20, 2003 2:01 am

Boas,
Falando em coerencia, deduzo que a Madonna não desparasita a sua Rottweiler. Ou desparasita??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
freud1cao
Membro Júnior
Registado: sábado jan 04, 2003 1:47 am

sábado dez 20, 2003 2:09 am

Há coisas que têm que ser divulgadas e vistas para que de uma vez por todas se tomem atitudes...
isto não pode continuar!!!!

Obrigado pela divulgação.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”