A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sexta mai 11, 2007 8:37 pm

onde isto já vai.......... :o
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado mai 12, 2007 5:33 pm

Este tópico estava muito interessante neste ponto, vamos continuar a partir daí?? com respostas que não sejam, gosto porque sim...
bita322 Escreveu:Ora vamos la então:

Agradecia por favor que os amantes da tourada me explicassem em que é que uma tourada difere de uma luta de cães.

Tanto quanto sei os pitts por exemplo também foram apurados para a luta de cães, por essa ordem de ideias, deveriam manter-se as lutas de cães, já que o apuramento da dita raça o foi no sentido das lutas, portanto seria logico que houvesse lutas de pitts em arenas proprias, se a luta de cães é proibida independentemente dos motivos do apuramento, nao entendo em que é que esse argumento é valido para os toiros.
Poderiamos ate chegar ao extremo de dizer que a luta de caes é bem mais leal que as toiradas, já que se fala de dois seres com caracteristicas semelhantes, cão contra cão, o irracional contra o irracional, força bruta contra força bruta.

A tourada vista desta perspectiva consegue ser um "espectaculo" aínda mais covarde, sendo que se alia a inteligencia do homem apetrachado de artefactos barbaros, juntando aínda outras especies como o cavalo que não me parece que este ultimo também tenha sido desenvolvido para participar num espectaculo que me parece altamente contra natura, nunca vi na natureza cavalos disputar o que quer que seja com toiros.

Não vejo diferença etica absolutamente nenhuma entre as touradas, lutas de galos, lutas de cães etc, todas elas são espectulos do homem para o homem nos quais os animais são as unicas vitimas.

Querem desportos com sangue justos? é pa para isso já se inventou o boxe, pelo menos aí estão duas especies iguais que ESCOLHERAM ali estar.

Quando um ser racional escolhe como entertenimento o sofrimento alheio algo de muito mal vai na moral dos ditos seres racionais.
bita322 Escreveu:Este é um daqueles temas que nunca vai haver consenso, porque se esta a defender coisas totalmente opostas e que mexem com a convicção de cada um.

Para os amantes da tourada esta é uma forma de homenagear o touro, para os outros a tourada é um espectaculo cruel e barbaro.

A mim a tourada repugna-me tal como qualquer espectaculo que envolva o sofrimento de animais.

Aquilo que eu não aceito nem entendo é que pessoas que se dizem amantes de animais justifiquem o seu gostar de tourada como "sim porque sim", ou então que digam que gostam de tourada porque os toiros ate viveram uma boa vida antes de entrarem na arena, por essa ordem de ideias temos que todos aceitar aqueles topicos do " o meu cão morreu atropelado porque adorava brincar na autoestrada e eu queria era ve-lo feliz a brincar lá" o antes não pode justificar o depois.

Aquilo que eu não entendo é o que é que afinal os amantes de touradas veem durante uma corrida, quando olham para o toiro em vez de o verem carregado de bandarilhas, a jorrar sangue que lhe escorrer pelos olhos, pela pele, que lhe cai pelo nariz tipo torneira, é que eu é isto que vejo, vejo um animal, desorientado, dorido e torturado, afinal o que veem os amantes da tourada? Olham para o touro e veem exactamente o que?
E nao estou a ironizar, estou a tentar perceber, o que faz um amante de animais, chegar a uma tourada e desligar disto que para mim é a unica coisa que sobressai numa tourada.

Que alguem que nem goste de animais goste de touradas nao me estranha, se nao gosta de animais porque é que a dor de um animal se ha-se sobrepor á excitação(usando um termo de um forista) de ver um espectaculo?Não esta nem aí para o bicho, tem outras preocupações, outros interesses, mas quem gosta de animais, para quem tem animais e os cuida, os trata, como é que desliga e não se centra no sofrimento que me parece tão visivel? Não entendo...

Quando se fala em touradas quase sempre os argumentos utilizados sao aquilo que envolve a festa brava, tudo á volta como se de facto aquilo que se passa na arena fosse uma coisa menor, quase insignificante, como ja disse por aí parece que serve como "limpa consciencias", como se a boa vida que é proporcionada aos touros desse ao homem o direito de os torturar...

No dia em que alguem me provar que o touro enquanto animal precisa de ser toureado, que precisa de ser espetado, que precisa de ter o sangue a escorrer-lhe, que precisa de ser humilhado, torturado, desorientado, que precisa disto para se realizar como animal daquela especie, ate la serei terminantemente contra a tourada.

Cumps
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mai 14, 2007 10:29 am

Vocês sabem qual o preço que ronda um touro de lide??? Cerca de 3000 contos um Touro de Praça de excelente qualidade, ou seja, extremamente agressivo e inteligente. Agora vejam bem o mundo que roda em torno das touradas...
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mai 14, 2007 4:57 pm

Pois é , alguns não valem tanto e outros ainda valem mais..

Mas agora vamos pensar, este dinheiro será que paga:

- Alimentação ( no mínimo durante 3 anos , conforme se for para uma novilhada se para uma corrida, os pastos tem de ter uma certa quantidade de alimentos e um pasto preparado para toiros e posso dizer que e bem caro e os ganaderos tem de semear hectares de pasto para que poderem correr e comer a vontade, ainda são alimentados por rações próprias e boas e ainda comem feno Isto 2 vezes ao dia, e 1 mês antes das corridas 3 vezes ou 4 e correm durante cerca de 2 horas diárias para ganharem forças e músculos, e caso necessite ainda levam um suplemento vitamínico )

- Vacinação (sempre em ordem, pois se faltar ou se atrasarem numa vacina o toiro já não pode entrar em praça)

- Desparazitação

- Medicação (caso o veterinário ache que seja necessário alguma coisa)

- O transporte de gado para a praça, tem de ter mais de 2 camiões, para levar os toiros a praça, mais de dois devido aos cabrestos e se tiverem mais do que uma corrida no mesmo dia. A gasolina também não esta barata para ninguém e muito menos para os camiões. E a inspecção.

- Tem de se comprar as vacas, que tem de ser de boas ganadarias, com bons antepassados toureados, ou seja, são uma pipa de massa.

- E os cavalos, pois porque os campinos vão a cavalo para o campo ver os toiros, se esta tudo bem, se estão feridos, as vezes faze-los mexer um pouco.

- E os tractores para levar alimento??? Estes tem de ser grandes e bons, tem de ir a inspecção, pagar gasolina, um bom atrelado para levar o feno e a ração.

- Além dos toiros que vão a praça, existem as vacas, os Sementais e os toiros que não servem para lides que também alimentadas, vacinadas, desparazitadas, marcadas, com acompanhamento veterinário durante a gravidez.

- Depois ainda tem de se pagar as pessoas que também trabalham o gado, tem de ser ter um jogo de cabrestos, para manusear o jogo de cabrestos são necessários mais uns quantos campinos alem dos que tratam das vacas, Sementais, toiros, novilhos e bezerros.

- Ainda há o prestigio de uma ganadaria, se não for boa, e com exemplares bons, não faz corridas, se não faz corridas tem de baixar os preços dos toiros, mas mesmo assim as pessoas não vão as corridas porque dizem que os toiros não prestam , os cavaleiros, forcados ou toureiros podem recusar-se a lidar toiros daquela ganadaria, ou seja , ai são dividas atrás de dividas e dinheiros que nem vê-los ….

E muito mais coisas que vão a somar mas como claro que nisto ninguém fala…

Então se calhar se formos bem a ver as coisas não são assim tão fáceis e rentáveis como se diz…
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda mai 14, 2007 5:22 pm

As lutas de cães, que eu saiba não servem de sobrevivência a nenhum ecossistema como se passa com o touro bravo. Não se pode comparar de forma tão linear.
<p>susana</p>
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 5:27 pm

susanastrat Escreveu:As lutas de cães, que eu saiba não servem de sobrevivência a nenhum ecossistema como se passa com o touro bravo. Não se pode comparar de forma tão linear.
Alias uma coisa nem tem nada a ver com outra sao duas situaçoes opostas..
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 14, 2007 5:58 pm

susanastrat Escreveu:As lutas de cães, que eu saiba não servem de sobrevivência a nenhum ecossistema como se passa com o touro bravo. Não se pode comparar de forma tão linear.
Se a preocupação de quem legisla estivesse unicamente nos ecossistemas, certamente que se encontraria outras formas de os fazer prevalecer.
Mas isso implicaria custos, e para quê gastar dinheiro publico na preservação de ecossitsemas quando afinal, há toda uma industria paralela que se encarrega de o fazer, conseguindo aínda arrecadar uns quantos euros para o cofre do estado?De facto torturar, humilhar e matar uns quantos touros sai muito mais barato, para uns isto é normal , para mim é uma forma comodista ,cruel e medieval de resolver um problema.

Aquilo que eu comparo de forma linear são os argumentos apresentados do genero: o touro foi criado para ser toureado, eu adoro ver uma tourada mas abomino uma luta de cães, matar um touro numa arena é um espectaculo, uma luta de caes é imoral, o toureio é uma arte as lutas de cães sao criminosas, é neste contexto que falo também em lutas de cães, e por muito que deem a volta ate agora aínda ninguem me inumerou as diferenças entre ambas, em que é que avaliando de uma perspectiva unicamente do animal , do fim do animal, em que é que diferem assim tanto.

Já para não falar nas outras perguntas que coloquei sobre o animal e que se prendem apenas com o animal, mas bolas parece que de facto os toiros não existem mesmo enquanto animais, é que ou as perguntas sobre : o que é que sentem quando veem um touro a ser picado ate á morte e a jorrar sangue por todos os lados ou são muito incomodas ou de facto realmente se estão pura e simplesmente a borrifar para os bichos, é que me podem vir mais uma vez com todos os argumentos dos ecossistemas, da boa vida etc etc etc que isso nunca vai responder ás perguntas directas e claras que fiz.

Depois do que a forista xaves escreveu eu estou aqui quase a fazer uma colecta para mandar para umas quantas ganadarias, é que daqui a pouco so falta dizer que os pobres aínda tem prejuizo em produzir touros...

Cumps
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 14, 2007 6:09 pm

O pit bull é um animal que foi criado com o intuito de lutar, mais nada! Se as lutas não existem, faz sentido existir o cão?

O touro então, existe para ser toureado, é isso? Ou é a forma de preservar os ecossistemas? É que essa teoria é cansativa, não se preserva um ecossistema fazendo os animais lutarem, para preservar existem reservas.

Já agora, porque é que o meu post sumiu? Não estava ofensivo...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 14, 2007 6:15 pm

LuMaria Escreveu:O pit bull é um animal que foi criado com o intuito de lutar, mais nada! Se as lutas não existem, faz sentido existir o cão?

O touro então, existe para ser toureado, é isso? Ou é a forma de preservar os ecossistemas? É que essa teoria é cansativa, não se preserva um ecossistema fazendo os animais lutarem, para preservar existem reservas.
Já agora, porque é que o meu post sumiu? Não estava ofensivo...
Nem mais.
Alias e isto levado a um extremo, se não ha dinheiro para manter varias especies animais, touro e o ecossistema que vem atras dele, porque é que se passa a vida a exigir dinheiro para melhorar canis, é que tanto quanto sei, os animais domesticos também nao fazem falta a nenhum ecossistema, mas para os cães e gatos errantes toda a gente acha que o Estado tem obrigação de dispender dinheiro publico.
Para mim os animais sao animais, merecem-me todos o mesmo respeito e merecem ser vistos da mesma forma.
Se para uns se levantam vozes a pedir melhores condições porque é que essas mesmas vozes não se levantam a pedir respeito e a vida dos outros?
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:25 pm

bita322 Escreveu:Alias e isto levado a um extremo, se não ha dinheiro para manter varias especies animais, touro e o ecossistema que vem atras dele, porque é que se passa a vida a exigir dinheiro para melhorar canis, é que tanto quanto sei, os animais domesticos também nao fazem falta a nenhum ecossistema
Pois... bem visto! Para quê tanta chatice e despesa com os bichanecos? Não servem para nada... Nem arrastam atrás de si o peso pesado de suportar a existência de um ecossistema nas costas...
bita Escreveu:Se para uns se levantam vozes a pedir melhores condições porque é que essas mesmas vozes não se levantam a pedir respeito e a vida dos outros?
Porque touro não é animal, é ecossistema!
Última edição por LuMaria em segunda mai 14, 2007 6:29 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:28 pm

bita322 Escreveu: Alias e isto levado a um extremo, se não ha dinheiro para manter varias especies animais, touro e o ecossistema que vem atras dele, porque é que se passa a vida a exigir dinheiro para melhorar canis, é que tanto quanto sei, os animais domesticos também nao fazem falta a nenhum ecossistema, mas para os cães e gatos errantes toda a gente acha que o Estado tem obrigação de dispender dinheiro publico.Para mim os animais sao animais, merecem-me todos o mesmo respeito e merecem ser vistos da mesma forma.
Se para uns se levantam vozes a pedir melhores condições porque é que essas mesmas vozes não se levantam a pedir respeito e a vida dos outros?

Isto nao admito que ninguem o diga..
Porque quem o diz certamente nao sabe o que e o amor de um cao ou gato, porque se soubesse pensava bem antes de o dizer estamos a falar de toiros e escusam de ir buscar comparaçoes deste tipo.. Em relaçao ao pitt ser uma raça criada com o instinto de lutas isso pode ser verdade mas eles ja nos deram inumeras provas que podem ser uns amores de animais, com um coraçao enorme capazes de suportar tudo para agradar aos donos.

E se depender de mim nunca se extinguira os toiros de lide, pois sao animais mais que prefeitos.

E que merecem todos o respeito..

Em relaçao ao desaparecimento das corridas e extinçao dos toiros de lide..

so vou dar uns exemplos:

- os toiros que eram utilizados para lutas , quantos existem agora???

- os bois que antigamente puchavam carrocas no trabalho, quantos existem?

- os cavalos sorraia, que desculpem o termos, mas para pouco servem , apesar de adorar esta raça , quantos existem???

Estes sao so alguns exemplos de inumeros casos que se extinguem..

E um dia que as corridas de toiros acabarem os toiros de lide tambem vao acabar e nao tenham nenhuma duvida disso..

Mas nso dias que os toiros de lide acabarem algumas raças de cavalo vao atras deles, pois sao raças apuradas para o toureio, tudo bem que servem para equitaçao de trabalho mas um animal que todos os antepacados dele foi a tourear vai continuar a tourear sem duvida, mas se nao ha toiros o que lhe vai acontecer????
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:32 pm

Xaves Escreveu:Isto nao admito que ninguem o diga..
Porque quem o diz certamente nao sabe o que e o amor de um cao ou gato, porque se soubesse pensava bem antes de o dizer estamos a falar de toiros
Ou seja, defende-se um animal pelo amor que ele nos dá... fantástico! Então bem podem parar com as reservas em África, porque não servem para nada!
Lembra-se Xaves que o cão foi domesticado há milhares de anos? E o lobo, porque se defende? Não dá amor nenhum...
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:37 pm

Sim foi domesticado, e tambem existem bois esses sao domesticados, depois tambem tem os sementais que sao domesticados..

So os toiros de lide e que nao sao
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:38 pm

Xaves Escreveu:Sim foi domesticado, e tambem existem bois esses sao domesticados, depois tambem tem os sementais que sao domesticados..

So os toiros de lide e que nao sao
E os lobos? Não respondeu à parte dos lobos...
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 6:41 pm

Os lobos tambem sao importantes no nosso ecossistema claro, ate uma misera formiga e importante, senao nao teria sido criada
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”