Moderador: mcerqueira
ChamarritaChamarrita Escreveu:E a destruição de floresta e de zonas de pasto para plantações de soja? Pois é... não é por se ser vegetariano que se combate a destruição de ecossistemas, as culturas extensivas de soja e outros "substitutos" de carne também dá cabo disto. Sem dúvida que comemos carne demais, e matamos muito mais do que comemos, mas o consumo de soja também não é alternativa.NessieG Escreveu: Já destruímos ecossistemas por causa da carne… a desflorestação na amazónia é grande parte graças ao gado…
Não percebi a que tipo de abate se refere quando escreveu "abate tradicional"Chamarrita Escreveu:... Apesar de tudo, ainda acho preferível o abate tradicional, desde que os animais sejam criados em condições, do que o abate massivo, industrializado. Aliás, tudo o que implique "massividades" mexe um bocado comigo, é algo que abomino. E sejamos francos, quem cria o seu porquito o melhor que pode para o matar e comer, mesmo que haja a "festa da matança", não tem alegria por matar o animal mas pela abundância de carne - do porco, aproveita-se tudo - e pelas suas qualidades e variedades de conservação, que alimenta a família durante muito tempo. Agora, matar para vender... não, não acho bem. Não há dinheiro que pague uma vida.
Comida em comprimidos... humm... prefiro ir variando os alimentos, em comprimidinhos perdia-se o prazer de comerChamarrita Escreveu:com a parte dos nascimentos, já dei o meu contributo. Ou melhor: não dei! Comida em comprimidos, seria óptimo. Ou aquela mixórdia do Matrix, também me serviria perfeitamente. Um bom manjar seria ainda mais apreciado!
Chamarrita Escreveu:Tenho de concordar com o autor do tópico: abate caseiro sim, mas da forma mais rápida e indolor possível.
Se não estou em erro, as leguminosas e cereais têm diferentes quantidades de determinados aminoácidos essenciais. Quando conjugados equilibram-se.perapado Escreveu:Arroz com feijão tem proteínas (vegetais) que substitui perfeitamente, a carne ("arroz com feijão", lá diz a cantiga brasileira). O arroz e o feijão também dão cabo dos ecossistemas? É tão giro ver as rãs e os sapos, entre outros, no meio das plantinhas do arroz
...
bem, eu mencionei a soja pelos motivos que disseste. Também falei de outras culturas intensivas, mas nenhuma é tão "completa" como a soja. Isso de "absorver sabores" é discutível - eu, que não gosto de soja, detecto-a sempre, acho o seu sabor inconfundível. E quanto às proteínas, pois... realmente aumenta a percentagem, mas no caso dos gatos isso não serve de nada. Eles não processam proteína vegetal, seja soja ou outra leguminosa qualquer, e tenho reparado que a soja integra muitas rações. O que sucedeu com a soja foi o mesmo que sucedeu com a batata, o milho e o arroz na época dos descobrimentos: descobriu-se uma "mina" que há milénios alimenta algumas das regiões mais povoadas do planeta e cujas virtudes há muito foram descobertas. Resta saber se a sua cultura intensiva noutros solos, noutros climas, e o seu consumo por metabolismos diferentes será igualmente virtuoso. Não estou a ver os povos que vivem nos círculos polares a sobreviverem com dietas vegetarianas, e os seus níveis de colesterol e gordura num corpo saudável seriam certamente fatais para povos de outras latitudes mais amenas; da mesma forma, não creio que a soja, com tantas qualidades para os asiáticos do extremo oriente, onde é endémica, seja assim tããão maravilhosa para os povos ocidentais. As culturas gastronómicas têm raizes profundas, têm razão de ser, e a globalização não pode ser benéfica. Também não faria sentido a matança do porco entre os povos islâmicos, ou a tourada entre os hindus, não é? Eu sei que isto "soa" muito radical mas, fossem as culturas compreendidas e preservadas, especialmente no que toca à gastronomia, e talvez não houvesse tanta fome e tanta doença no mundo. Somos aquilo que comemos e "cada macaco no seu galho".MFPJ Escreveu: Chamarrita,
As plantações de soja podem exigir a destruição ou alteração de ecossistemas, todas as plantações o exigem...
Contudo, a soja(e todos os outros) é comumente utilizada nas rações animais para aumentar a percentagem de proteína e aminoácidos específicos(sendo uma leguminosa, tem diferentes percentagens de (pelo menos alguns) aminoácidos do que os cereais(trigo, milho, arroz, etc), o que permite 'equilibrar' as quantidades dos diferentes amin.)
Quando é utilizada para alimentação de animais, são ainda necessários outras produtos para a sua alimentação, os terrenos para alojamento dos animais, água, recursos-vários(instalações), mão-de-obra, poluição associada, etc
A soja é uma leguminosa muito completa(não é no entanto como a carne, como muitos vegetarianos dizem). Não tem quase gordura(depois de extraída), é vegetal logo não tem colesterol, é barata e absorve facilmente outros sabores. Pode não substituir a carne completamente(apenas a soja), mas é um bom complemento dela e que faz bem à saúde(de quem a come, dos bichos que não ficam sem habitat, e daqueles que não ficam 'prensados' na criação intensiva)... e à carteira.
quando me refiro ao "abate tradicional" refiro-me, evidentemente, à subsistência, ao abate caseiro que, defendo, deve ser feito com o menor sofrimento possível para o animal, e este deve ser bem cuidado. Quanto à massificação, ou "massividades", tenho para mim que qualidade não é compatível com quantidade. Seja na criação e abate de animais, seja na educação, seja no que for. A qualidade é cara, a quantidade é barata. Por algum motivo os "produtos biológicos" tão em voga são mais caros do que os... "não biológicos", o que quer que isso signifique. Por algum motivo uma turma de 10 alunos tem melhor rendimento do que uma turma de 30. Dois ou três porquinhos criados na pocilga, com comida A SÉRIO (qual ração, qual quê..!), com cuidados essenciais, têm muito mais qualidade do que a vara de 300 porcos criados com "chapa 5", amontoados, alimentando-se de rações e medicamentos. Não sei quem disse que "um morto é uma tragédia, mil mortos são estatística". É essa a ideia...MFPJ Escreveu:Não percebi a que tipo de abate se refere quando escreveu "abate tradicional"Chamarrita Escreveu:... Apesar de tudo, ainda acho preferível o abate tradicional, desde que os animais sejam criados em condições, do que o abate massivo, industrializado.3
Se for aquilo que aparece no início deste tópico, não concordo de maneira nenhuma. Mesmo que vivam na mais profunda miséria, sem dinheiro para comprar ração para o porco, muito menos para legalização do mesmo e afins, têm sempre o tiro de pistola que é bem económico e eficaz.
Agora fazer aquilo? quem o faz é, no mínimo, por indiferença.
Relativamente às massividades(explorações com grande quantidade de animais), se tiverem o espaço e restantes condições apropriadas... não tenho nada contra.
Há animais que devido à sua natureza não apreciam viver em grandes grupos(animais de natureza solitária, monogâmicos, de pequenos grupos familiares)... mas há outros em que isso é uma maravilha(animais de bando, manada, que apreciam e necessitam de se sentir em grupo)![]()
Quanto ao criar e matar para vender... como já disse antes, nem toda a gente tem espaço, tempo e/ou capacidade para criar e matar os animais que utilizam para alimentação. Têm por isso de comprar, quase sempre.
Acho indiferente se compram de produção de grande escala ou de alguém que tem uma pequena criação(mesmo para venda, como objectivo). Desde que em ambos os casos os animais sejam bem tratados, não estou a ver em que ser contra.
Então diga-me que alternativas sustentáveis, ecológicas e sem sofrimento Humano e animal arranja para alimentar a colmeia ávida e sedenta de milhões de humanoides esfomeados?MFPJ Escreveu:Que alternativas fantásticasCupCakes Escreveu:deixar de comer. Acabar com os nascimentos. Comida em comprimidos. Plantar a lua. É só escolher.
Chamarrita Escreveu:bom, eu tenho alguma aversão ao dinheiro.
oh, muito mais elegante!CupCakes Escreveu:Chamarrita Escreveu:bom, eu tenho alguma aversão ao dinheiro.Isso tem nome, crematofobia.
perapado Escreveu:... ou não, CupCakes, ou não
Os humanóides perceberem que não podem continuar sedentos de mais e mais, que os seus desejos têm de ser controlados! O consumo desenfreado não pode continuar.CupCakes Escreveu:Então diga-me que alternativas sustentáveis, ecológicas e sem sofrimento Humano e animal arranja para alimentar a colmeia ávida e sedenta de milhões de humanoides esfomeados?MFPJ Escreveu:Que alternativas fantásticasCupCakes Escreveu:deixar de comer. Acabar com os nascimentos. Comida em comprimidos. Plantar a lua. É só escolher.
Se não se importa, vou sentar-me que a espandilose já dá sinais