A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 14, 2007 6:43 pm

Xaves Escreveu:Os lobos tambem sao importantes no nosso ecossistema claro, ate uma misera formiga e importante, senao nao teria sido criada
:? Não foi isso que questionei! Questionei, porque se criam reservas para o Lobo uma vez que segundo a sua teoria, não nos dão amor, tal e qual como o Touro bravo. Se o Lobo merece, o touro?... E uma formiga só tem de misero o tamanho, mais nada!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 14, 2007 6:44 pm

Xaves Escreveu:
bita322 Escreveu: Alias e isto levado a um extremo, se não ha dinheiro para manter varias especies animais, touro e o ecossistema que vem atras dele, porque é que se passa a vida a exigir dinheiro para melhorar canis, é que tanto quanto sei, os animais domesticos também nao fazem falta a nenhum ecossistema, mas para os cães e gatos errantes toda a gente acha que o Estado tem obrigação de dispender dinheiro publico.Para mim os animais sao animais, merecem-me todos o mesmo respeito e merecem ser vistos da mesma forma.
Se para uns se levantam vozes a pedir melhores condições porque é que essas mesmas vozes não se levantam a pedir respeito e a vida dos outros?

Isto nao admito que ninguem o diga..
Porque quem o diz certamente nao sabe o que e o amor de um cao ou gato, porque se soubesse pensava bem antes de o dizer estamos a falar de toiros e escusam de ir buscar comparaçoes deste tipo.
. Em relaçao ao pitt ser uma raça criada com o instinto de lutas isso pode ser verdade mas eles ja nos deram inumeras provas que podem ser uns amores de animais, com um coraçao enorme capazes de suportar tudo para agradar aos donos.

E se depender de mim nunca se extinguira os toiros de lide, pois sao animais mais que prefeitos.

E que merecem todos o respeito..

Em relaçao ao desaparecimento das corridas e extinçao dos toiros de lide..

so vou dar uns exemplos:

- os toiros que eram utilizados para lutas , quantos existem agora???

- os bois que antigamente puchavam carrocas no trabalho, quantos existem?

- os cavalos sorraia, que desculpem o termos, mas para pouco servem , apesar de adorar esta raça , quantos existem???

Estes sao so alguns exemplos de inumeros casos que se extinguem..

E um dia que as corridas de toiros acabarem os toiros de lide tambem vao acabar e nao tenham nenhuma duvida disso..

Mas nso dias que os toiros de lide acabarem algumas raças de cavalo vao atras deles, pois sao raças apuradas para o toureio, tudo bem que servem para equitaçao de trabalho mas um animal que todos os antepacados dele foi a tourear vai continuar a tourear sem duvida, mas se nao ha toiros o que lhe vai acontecer????
Tanto quanto sei aínda sou livre de postar aquilo que bem me apraz sem ficar á espera que a forista xaves admita ou deixe de admitir, mas que mal lhe pergunte ofendi-a tanto em que? :o
Tenho animais tenho e sei sim do que falo, mas sabe, eu consigo sair da minha poltrona confortavel da sala e ver alem dos animais que estão lá em casa, e para mim um ANIMAL não é so o cão, o gato, ou hamster meus ou do vizinho do 3º andar.
E sim, finalmente alguem o assumiu, que o touro é tipo um animal de 2ª categoria, ou 3ª em relação aos caes e gatos, sabe para mim não é.
Então ofende-se por eu apenas querer que se exija o mesmo trato e respeito e que se exijam os meus esforços finaceiros para manter a dignidade para animais errantes e para os touros por exemplo? Ofende-se por eu ao contrario de si não ver uns mais dignos de respeito que os outros?
É impossivel exigir para uns esquecendo os outros, ou incentivando a tortura de outros.
A questão é muito simples para mim é tao grave e imoral um cão que foi torturado pelo dono e que lhe enfiou um pau pela espinha abaixo, como o toureiro que enfia umas quantas bandarilhas, eu nao vejo diferença, ja percebi que a xaves a segunda situação simplesmente lhe passa ao lado.
Visões, cada um tem a que tem.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mai 14, 2007 6:55 pm

Passa-me ao lado????

Olhe que nao , se passa-se acha que estava aqui a perder tempo a escrever, quando estou super cansada..

Se ler as minhas respostas todas neste forum, pode ver que adoro os toiros, e respeito-os..

Mas tal como disse cada um tem as suas ideias...

Em relaçao a luMaria.

Criam-se as reservas naturais para que as especies nunca acabem.
Em relaçao a formiga sou uma fa delas, por isso quando disse aquilo nao estava a criticar nem nada que se pareca.

Queria explicar que todos os animais sao importantes no ecossistema.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 14, 2007 6:57 pm

Xaves Escreveu: Queria explicar que todos os animais sao importantes no ecossistema.
Então porque é que só o touro é maltratado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 7:01 pm

Xaves Escreveu:Passa-me ao lado????

Olhe que nao , se passa-se acha que estava aqui a perder tempo a escrever, quando estou super cansada..

Se ler as minhas respostas todas neste forum, pode ver que adoro os toiros, e respeito-os..
Mas tal como disse cada um tem as suas ideias...

Em relaçao a luMaria.

Criam-se as reservas naturais para que as especies nunca acabem.
Em relaçao a formiga sou uma fa delas, por isso quando disse aquilo nao estava a criticar nem nada que se pareca.

Queria explicar que todos os animais sao importantes no ecossistema.
Não querendo faze-la perder muito mais do seu tempo e nao querendo abusar do seu cansaço gostaria se possivel que me inumerasse de forma sucinta em que é que respeita o touro.
Por favor peço que se concentre no animal durante a tourada, de que forma é que o respeita enquanto ele esta a ser toureado?
Esqueça o antes e depois que eu isso já entendi, foque-se apenas no durante.
Desde já agradeço, estou a tentar que alguem me responda...mas ta dificil
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 14, 2007 7:34 pm

Antes de abordar o tema das touradas propriamente ditas e do respectivo sofrimento, quero dizer algo sobre o touro (enquanto espécie) e o seu envolvimento natural.
O Fang disse quase tudo a este respeito, mas quero enfatizar algumas coisas:
O touro bravo tem uma vida privilegiada dentro doa bovídeos domésticos, vive em plena liberdade, não é sujeito a selecção baseada na procura da carne e do leite (com todas as más formações e falta de qualidade de vida que isso implica), é seleccionado da mesma forma que os seus parentes selvagens o são, isto é a sua selecção é baseada na sua bravura e capacidade de luta, por esse motivo o touro bravo é o mais idêntico ao seu antepassado selvagem. A ideia de criar uma reserva para preservar a raça, sem tourada, iria acabar com a raça, a prazo, pois nenhuma raça pode ser seleccionada sem a selecção funcional. O touro bravo é seleccionado pela sua “alma superior” enquanto animal guerreiro ( o que não é o mesmo que animal “mau”) e o seu físico depende da funcionalidade e não o inverso.

Quanto às touradas e ao sofrimento dos animais na arena tenho poucas certezas e muitas dúvidas.
Em primeiro lugar a questão do sofrimento é muito complexa e a nossa sociedade reduz o sofrimento animal à dor e ao sangue. Isto é uma forma simplista e errada de abordar a questão, pois, por um lado há muitas outras formas de sofrimento, por outro, a dor e o sangue são muitas vezes compensados com “algo” de prazeroso. Não quero com isto dizer que é o que se passa com o touro nas touradas, mas também não tenho a certeza que não seja.

Parece-me obvio que o touro sente dor quando é picado, mas também é verdade que durante uma luta o corpo tem formas de atenuar essa dor através de analgésicos naturais. Por outro lado há a personalidade do touro, picar um touro não é o mesmo que picar uma vaca leiteira. Uma vaca leiteira se for picada manifesta a dor e tenta fugir, mas o touro foi seleccionado para sentir algum tipo de atracção pela luta. Só assim se percebe que o touro lute sempre e não tente fugir.
Penso, no entanto, que poderíamos (nós sociedade) pensar em modificar alguns aspectos da tourada de forma a evitar excessos de dor e o estado em que fica o touro. Mas acabar com o touro bravo nunca! E para que se mantenha esta raça tal como ela é, a sua selecção tem que continuar a ser baseada na bravura e capacidade de luta.

Uma coisa que me faz muita confusão é o ataque aos toiros de morte. Penso que uma tourada, nos moldes em que é feita, deveria ser sempre de morte, pois se é verdade que há atenuantes á dor durante a luta já não os há depois, e o touro fica uma noite inteira (por vezes mais) a agoniar com dores, agora sim, horríveis e febres altas. Isto é uma situação inadmissível e perpetuada por alguns que se dizem “defensores” dos animais. Compreendo alguns argumentos anti-touradas, agora argumentos anti touros de morte nunca consegui perceber.
Das duas uma, ou se encontra uma forma alternativa de tourada (que eu defendo) ou, a continuar com esta, os touros devem ser sempre de morte.

Outra questão que vale a pena salientar é a abordagem que certos “defensores” dos direitos dos animais fazem a este tipo de questões e que consiste no raciocínio simplista de que os adeptos da tourada (ou caçadores, etc) são gente barbara, pouco civilizada e que tiram prazer do sofrimento alheio - autênticos psicopatas. Com raciocínios desta simplicidade tem a sociedade criado as maiores ditaduras e feito as maiores barbaridades.

Outras questões relacionadas com o sofrimento e os direitos dos animais:

A nossa sociedade tem tendência a repugnar as lutas entre animais, ou entre homens e animais, como forma de desporto e espectáculo com argumentos de certa forma compreensíveis. Mas com que direito nós impedimos que os animais domésticos lutem de uma forma natural (questões de sexo, território, alimentação, etc...) conforme é a sua natureza?
É tão anti natural criar um animal só para as lutas como o é impedi-lo de lutar, principalmente em espécies em que a luta é um acto comum.

Com que direito temos aves em gaiolas? Ainda por cima aves selvagens e que foram seleccionadas para viver em liberdade.

Com que direito temos gatos (um animal que nunca foi verdadeiramente doméstico, mas semi selvagem) a viver vidas inteiras em apartamentos sem que muitas vezes conheçam outros da mesma espécie?

Com que direito temos cobras e outros exóticos selvagens em nossas casas fechados em gaiolas sem que eles sintam o menor prazer na companhia humana e fujam à menor oportunidade?

Com que direito criamos certas raças de animais em que as características são de tal forma exageradas que põem em causa o bem-estar e a saúde dos mesmos?

Com estas questões não pretendo que com um mal se justifique o outro, apenas quero que se pense um pouco mais sobre o assunto dos direitos dos animais.
Os direitos dos animais é um assunto muito complexo e tratado quase sempre de uma forma simplista e completamente hipócrita.

P.S. antes que me acusem de aficcionado da festa brava, digo-vos que nunca assisti a uma tourada nem tenho qualquer interesse, mas tento perceber o fenómeno... Por tanto não sou a favor nem contra, antes pelo contrário!!!

Quanto às lutas de Cães

Não sou um adepto das lutas e se tivesse um Pitbull não o poria a lutar, em primeiro lugar porque não gostaria de o ver a lutar e em segundo porque é proibido. Mas, não condeno as lutas, desde que sejam bem organizadas (com juiz, veterinário ...) e com regas bem definidas de forma a não por a vida dos cães em risco, sem apostas e com o único objectivo de testar os cães. Não nos esquecemos que o Pitbull não é propriamente um cão “normal” e está preparado para lutar, tanto fisicamente ( grande insensibilidade à dor, rápida cicatrização...) como psicologicamente(gameness e um enorme instinto de luta). O Pitbull tem mais a ver com Mike Tyson do que propriamente com a Madre Teresa.

Em todos os desportos os cães têm prazer e sofrem. Ou pensam que é fácil atravessar o Alasca a puxar um trenó, é verdade que os cães gostam, mas também sofrem, eu já vi um acidente numa corrida de galgos em que um cão ficou inutilizado. Estas coisas são raras mas acontecem. Afinal para se ter prazer é preciso correr riscos. Uma luta de cães, se com regras bem definidas, é como um combate de boxe: os intervenientes sofrem mas também desfrutam.

Penso que as lutas de cães, tal como descrevi, são muito mais defensáveis que as touradas, tal com são feitas hoje em dia.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda mai 14, 2007 7:45 pm

bita322 Escreveu:Se a preocupação de quem legisla estivesse unicamente nos ecossistemas, certamente que se encontraria outras formas de os fazer prevalecer.
É claro que o interesse não são os ecossistemas, mas sim o económico; neste caso da festa brava. Neste caso o económico mantém do ambiental. É algo invulgar mas é um facto.

LuMaria Escreveu:O pit bull é um animal que foi criado com o intuito de lutar, mais nada! Se as lutas não existem, faz sentido existir o cão?

O touro então, existe para ser toureado, é isso? Ou é a forma de preservar os ecossistemas? É que essa teoria é cansativa, não se preserva um ecossistema fazendo os animais lutarem, para preservar existem reservas.
O touro foi seleccionado para a lide, devido às suas características e graças a essas características, contribui para a manutenção de ecossistemas.

Não vejo que o estado mantenha preservado esses ecossistemas por conta própria, além disso esses ecossistemas são propriedade privada. O touro não vive numa reserva (o fang, já me corrigiu que uma reserva não é um habitat natural)
É claro que era bom que a festa brava não fosse aquilo que é hoje...eu não gosto como ela se apresenta, mas não posso deixar de preferir a manutenção dos ecossistemas que estão mantidos. É um pouco cruel eu sei, mais porra há tantos outros animais que nascem, vivem e morrem miserávelmente...
<p>susana</p>
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 7:56 pm

Eu concentro-me e vou dar o meu melhor nesta resposta como dou neste topico em todas..

Vamos concentrar-nos no toiro, vamos fantasiar um pouco, para se perceber melhor..

Vou-lhe dar o nome de Miura, não de ganadaria mas sim de apelido.

O toiro esta a campo, e a sua última noite no campo, no seu sossego habitual, com tudo o que viu desde que nasceu até chegar a derradeira hora.
Vem os campinos com umas vacas malhadas a carga como faziam durante um longo e ultimo mês, o toiro ai questiona-se pelo porque destas corridas, de tanta comida, e pensa que e feliz, pensa que se existe paraíso este sitio não deve estar muito aquém dele.
Ai ver os campinos e os cabrestos, ele pensa que ira ser mais uma corrida pela herdade com ida e volta, investindo contra os campinos a cavalo, e dando provas de uma imensa bravura, quando derrepente entram numa cerca e ele fica la fechado a cerca e grande mas esquezita, pois nunca tinha visto tal coisa na sua vida, as vezes via alguns amigos a ir e sabia que eles nunca mais voltavam, isto tudo se passava a noite, com o orvalho da noite, para que eles façam a sua ultima viagem.. Contente, alegre, triste, não me parece mas confuso sim , pois não sabe se e desta que vai para o paraíso, será que vai???

Antes de entrar para o camião toma uma bela bucha, uma ração com vitaminas, e depois entra, ali durante toda a viagem esta triste, pois alem de ter pouco espaço esta num sitio que não conhece, e não sabe onde vai sair, e se algum dia ira sair, ali esta escuro e ele esta com medo. Derrepente o camião para, fica ali a pensar o que será que ia acontecer agora.

E abrem as portas uma a uma todos os seus amigos estão a sair, chegou a vez dele, sai e entra directamente num túnel com luz, vai ter a uma boxe com comida mas nem comer consegue pois esta assustado, passado algum tempo começa a descontrair, esta fresquinho, tem agua e comida, na comida esta um pó para aliviar ainda mais a dor das bandarilhas, ele come..

Sente-se bem e com a força de um toiro, com aqueles músculos que só ele tem, chega a hora do sorteio, e estão todos no touril, desde os toureiros ao cabo dos forcados, ao director de corrida, e ao ganadero, vamos ver quem lida o que, qual será o primeiro a sair e o ultimo. Dá-se o sorteio e o Muira sai na sorte do toureiro António Ribeiro Telles, e é o 2 segunda a sair em praça.

Toca o clarinete e ao suar o clarinete um amigo dele sai, ouve barulhos esquezitos que nunca tinha ouvido antes, durante a lide ouve-se o bater de palmas, a multidão aos gritos, e a pedir mais um, mas o Director de corrida não da, com a razão de não ser benéfico para o toiro..

Miura ouve o barulho do seu companheiro a entrar em praça repleto de palmas ao toiro..

E pensa será que agora sou eu??

Pensa bem, faz-se silencio, abrem-se a portas da sua boxe, e ele vai em galope com medo a pensar que vai para algo muito melhor, e é ai que entra na arena, da uma volta a arena, vê fechar-se as portas grandes e vermelhas de onde saiu, da mais uma volta e vê uma figura mínima e esquelética a acenar para chamar a sua atenção, ele investe contra o capote, faz três passos bons, e toda a gente aplaude, ele começa a entusiasmar-se apertando com o peão de brega, e é ai que aparece mais uma figura daquelas, a citar contra um cavalo, ele corre atrás do cavalo sem o conseguir apanhar e é ai que lhe espetam a primeira bandarilha, como esta frio ainda sem aquecimento, e a que lhe dói, mas como foi bem colocada no sitio da banha que os toiros tem (para isso e que o cachaço e bom, para saber o sitio, e quanto maior o cachaço menos lhes dói), desenrola-se a partir dai a lide, a meio da lide o cavaleiro vai trocar de montada, e ai fica ele só para aquelas figuras mínimas, que nem tamanho nem corpo tem, ai apanha um peão de brega , corre-lhe mal um passo de capote, o toiro esta em cima do peão de brega a dar-lhe cornadas e a ser esmagado contra o chão, os outros vão para tentar tirar o colega de profissão, e os forcados também vão, isto passa e o peão de brega vai directo para o hospital, ai entra o cavaleiro lidando o toiro para o glorificar. Acaba-se a lide. Neste compasso de espera o toiro pensa no porque de ali estar, sente-se triste mas ao mesmo tempo enfurecido.

Ai entra o mais difícil de tudo, entram 7 homens todos iguais, os forcados, estes formam o grupo onde cada um dele tem uma coisa a fazer para que tudo corra bem e ninguém se magoe, o toiro esta de costas e o forcado começa a citar, ai o touro pergunta-se o que este quer?? Irrita-se e investe conta os forcados, quando vai a reunir-se com o forcado da cara levanta a cabeça de um modo muito bruto, o forcado da cara fica estendido no chão inconsciente, o toiro volta lá para o forcado levar com toda a sua raiva, e ao mesmo tempo tristeza, porque afinal o que ele fez para vir ate aqui, finalmente conseguem tirar o toiro de cima do forcado, vem os bombeiros buscar o forcado inconsciente para ir directamente para o hospital, ver se se safa desta vez mais. Ai o forcado e dobrado por outro, este consegue pegar o toiro a primeira mas a vida do seu companheiro de jaqueta esta em risco de vida, e o toiro não sabe o que fazer mais, depois da pega, entra quem ele sempre amou ver, o seu jogo de cabrestos, e os campinos a pé, alguns juntam-se aos cabrestos e entram logo ele preferi-o olhar mais uma vez em seu redor, ver pela ultima vez aquele sitio que era muito longe do paraíso, mas depois de entrar percebeu que e para isto que todos os toiros de lide vivem.

São criados, com todas as mordomias, vivem uma vida de sultões, e os humanos so lhe pedem para que dêem o seu melhor na arena..

E ele pensa, se eu soubesse disto antes tinha gozado muito mais a minha vida no campo e tinha suspirado em casa pela ultima vez…

Percebes agora???

O Miura percebeu...............
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 8:03 pm

FBC Escreveu:O touro bravo é seleccionado pela sua “alma superior” enquanto animal guerreiro ( o que não é o mesmo que animal “mau”) e o seu físico depende da funcionalidade e não o inverso.

Penso, no entanto, que poderíamos (nós sociedade) pensar em modificar alguns aspectos da tourada de forma a evitar excessos de dor e o estado em que fica o touro. Mas acabar com o touro bravo nunca! E para que se mantenha esta raça tal como ela é, a sua selecção tem que continuar a ser baseada na bravura e capacidade de luta.
Das duas uma, ou se encontra uma forma alternativa de tourada (que eu defendo) ou, a continuar com esta, os touros devem ser sempre de morte.

100% de acordo..

Eu sou a favor de arranjar soluçoes para atenuar o sofrimento, e os toiros de morte seria optimo, mas graças as manifestaçoes anti-taurinas os toiros em portugal nao podem ser mortos pa areca, por eles acham melhor eles serem mortos num matadouro, onte sao presos pelas pernas e pendurados, e depois cortam-lhe o pescoço...

Isto sim e triste :evil:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 14, 2007 8:14 pm

A Xaves conseguiu transformar um animal semi-selvagem numa criatura pensante e escusou-se à resposta à questão directa e clara da Bita que francamente gostaria de ver respondida.

"O toiro percebeu que é para isto que todos os toiros de lide vivem", o toiro não percebe nada, não humanize o animal, na sua opinião então o toiro bravo não tem razão de viver neste mundo se não existir a tourada?
bita322
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 9:37 pm

Boa noite,

Houve tempos que defendi a extinção pura e crua dos touros.
Houve um forista ( o fang claro está) que teve a amabilidade de me fazer perceber que isso seria um erro, percebi.
No entanto, aquilo que definitivamente não me conformo é que a manutenção de umas especies o seja a custa de uma "festa" que na minha optica de festa só o é para os homens que dela usufruem, não a vejo como uma festa para os animais envolvidos ( falo não so do touro mas também do cavalo).
Será assim tão utopico conseguir chegar a um equilibrio?Será certamente dificil, dará trabalho e acarretará custos, mas será impossivel? Não creio.

Aquilo que me incomoda e já o disse por aí é ver delirio de seres racionais com a imagem que para mim é arrepiante, é desumana desculpem-me mas acho-a irracional de ver torturar deliberada e conscientemente um animal.

Tal como frisei não entendo o que faz pessoas que tem animais e os tratam de repente se desliguem e não se sintam incomodados, estou-me a repetir porque os afficionados não mo conseguem explicar pondo as coisas claras,preto no branco.

Xaves, fantasiou de facto e eu não consigo ter a capacidade do Miura para perceber aquilo que ele no alto da sua irracionalidade percebeu, assimilou, fantasiou, construiu mentalmente, em tom de ironia, ao Miura só lhe falta fazer umas contas de dividir para o confundir com um ser humano.
Aquilo que voce ser pensante sente em relação ao sangue e á dor dos "Miuras" durante a corrida mais uma vez não sei.

Cumps

PS: não vamos chegar a lado nenhum pois não? :P
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 9:55 pm

Sabe que este assunto sempre foi debatido durante anos e vai continuar a aser e as corridas de toiros vai continuar a haver..

Por isso sim luto e sou a favor de quem luta para melhorar a festa brava, principalmente para melhorar o sofrimento do toiro..

A fantasia que fiz, escrevi eu, ha uns anos li num livro uma coisa parecida , e foi a unica vez que me fez pensar se isto tudo merecia a pena, estive meses sem meter os meus pes numa corrida de toiros, ate que os meus tios pegaram em mim e me levaram a constactar tudo o que escrevi, e disseram-me para ir escrevendo o que pensava, e foi uma coisa identica que aconteceu, e so isto me fez voltar a acreditar nas corridas de toiros, mas alem de agreditar fez-me pensar e tentar arranjar maneiras de diminuir o sofrimento de todos os " Miuras" que por ai andam..

Mas para mim voltar-me contra as corridas de toiros era praticamente impossivel, ate porque toda a minha familia esta ligada aqui..

A criaçao, que posso-vos dizer que e a coisa que mais amo nesta vida ver, e ouvir os seus barulhos, e simplesmente a melhor sensaçao a face da Terra......
dinodane
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 10:50 pm

O livro é a compilação de contos "Bichos" de Miguel Torga, conto "Miúra", é um conto triste e profundamente anti-tourada. Há muito tempo que não leio e recomendo vivamente a todos os que gostam de animais, vou rebuscar as minhas coisas a ver se o encontro pois adorava ler outra vez esse e outros contos...

No fundo a Xaves aprova a tourada porque cresceu nesse meio e não renega o seu meio familiar e as ideias com que cresceu. Talvez não consiga explicar o que sente durante a lide do touro por no fundo também achar uma crueldade. Justifica o fim pela existência do meio. Se não houvessem touradas o touro extinguir-se-ia, logo apoia as touradas.

O sofrimento do touro nunca vai ser minorado porque no dia em que as corridas passarem a ter bandarilhas de velcro, puff, desaparece a "affición", isso nunca vai acontecer.

Enfim, esta é uma discussão que não tem fim e em que ambas as partes têm os seus argumentos, mas na minha cabeça continuo a bater na mesma tecla: acho contraditório e pouco coerente que pessoas que defendem os animais possam estar de acordo com a tourada.

Cumprimentos para todos.
Xaves
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 10:56 pm

dinodane Escreveu:O livro é a compilação de contos "Bichos" de Miguel Torga, conto "Miúra", é um conto triste e profundamente anti-tourada. Há muito tempo que não leio e recomendo vivamente a todos os que gostam de animais, vou rebuscar as minhas coisas a ver se o encontro pois adorava ler outra vez esse e outros contos...
Exactamente e esse conto que me fez pensar se merecia mesmo a pena lutar a favor das corridas de touros..

eaconcelho todas as pessoas a ler..

Mas tambem vos digo, que e contra mais contra ira ficar, quem e a favor menos a favor ira ficar..

Se a mim me fez duvidar imaginem aqules que nem tem descendencias taurinas.. :?
dinodane
Membro Veterano

segunda mai 14, 2007 11:15 pm

Lá está, no fundo a Xaves também é contra a tourada, porque não o admite claramente? Se não não ia transcrever em palavras suas e em resposta à Bita o dito conto, que, repito, é profundamente triste e profundamente anti-tourada... :wink:

Bela leitura, aconselho vivamente a todos.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”