A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 17, 2007 5:57 pm

pucha pela mao sem parar.

Ai sim? :o E o que é que isto significa, em português, sff?
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta mai 17, 2007 5:59 pm

susanastrat Escreveu:Xaves um animal magoado não dá o show que "vocês" querem. Não é por aí que se justifica que respeitam o touro.

Agora na sic notícias um homem disse: "Se amam o touro, espetem ferros nos filhos que tenham em casa...isso é que é amor?"

Eu não gosto destas analogias parvas, contudo tenho de dizer que as pessoas gostam dos touros para os poder expor ao confronto na corrida, os aficionados gostam de ver o confronto e para isso o touro tem de ter certas condições para assim dar luta, dar gozo a quem confronta e a quem está a assistir.

O gostar é muito relativo...

Agora vou comparar: Eu gosto de ver uma galinha no campo, a crescer...a viver bem eu alimento-a e garanto-lhe um espaço favorável a ela. Eu gosto da galinha para me fornecer uma boa canja.
Os aficionados das corridas de t. gostam do touro para lhes dar aquele tempo na arena
.
Nunca fui capaz de comer o que quer que fosse que tivesse visto com vida.
Frangos ou coelhos que eram oferecidos á minha mãe e vinham vivos era incapaz de comer.
Tive um pato de estimação sou ate hoje incapaz de comer pato, coelhos nunca tive de estimação mas nao me passam no goto.
Basicamente só consigo comer carne em naco, tipo posta ou bife, nao consigo comer uma coxa de frango e sou assim desde miuda, o meu pai bem me dava uns açoites para me deixar de palermices, mas a verdade é que não conseguia, na altura não sabia porque, hoje julgo que já desde essa altura me fazia imensa confusão distinguir um membro de um animal no prato, manias eu sei, mas "prontes".

O facto de eu ser assim, não faz de mim fundamentalista e achar que quem come o que cria seja um cruel assassino de animais.
No entanto julgo que a susana ao matar a galinha o tenta fazer no mais curto espaço de tempo e tentando que seja de uma forma o mais eficaz possivel, é que não a estou a ver com a faca a dar facadinhas ao de leve nas bichas so para se divertir nem acredito que ache piada áquele espectaculo macabro de ver as galinhas a correr já sem cabeça.
A diferença para mim passa também por aí, no meio disto tudo é a diversão que me incomoda.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 17, 2007 6:10 pm

Balanço da discussão do tema até este momento:

Opositores da tourada:
- Espectáculo / negócio assente na crueldade, humilhação e maus tratos a um ser vivo

Defensores da tourada:
- é bonito
- é excitante
- é bom para as ganadarias, já que as mesmas desapareceriam se não existisse a tourada
- é tradicional e faz parte da vida ribatejana

Podem completar a lista, uns e outros, se acharem que me esqueci de algum argumento.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mai 17, 2007 6:21 pm

bita sabe porque e que o publico aplaude???

Porque tal como em tudo na vida há os que sabem e os anormais que vão lá só para ver o toiro a sofrer e o cavaleiro, forcado e toureiro a levar porrada, esses sim aplaudem.

Em relação a isso aqui a cerca de 4 meses saiu numa revista taurina "O Burladero" uma crónica levada ao extremo que retrata situações extremistas mas que se acontecesse era 100% verdade, vou só dizer umas quantas que me ficou em memória.

(...)
O cavaleiro espeta uma bandarilha na orelha do cavalo,
E o publico aplaude,
O toiro faz o pino,
E o publico aplaude
O forcado leva porrada,
E o publico aplaude,
O toiro sai manco,
E o publico aplaude
O forcado não consegue pegar a 7º tentativa,
E o publico aplaude,
O director manda recolher o toiro "vivo" (sem ser consumada a pega),
E o público NÃO aplaude
O forcado vai buscar o toiro dentro dos curros,
E o publico aplaude,
(…)

Isto tudo so para ver o quanto mal esta a tauromaquia, hoje qualquer pessoa vai a uma corrida e muitas delas nem sabem o que e um toiro, muito menos saber quando ele esta mal ou bem.. Quando foi nobre ou não..

A expressão “puchar pela pata “ e uma expressão comum portuguesa, ou seja, mesmo que ele esteja manco continua a correr, mesmo que lhe esteja a doer.

Os valores de uma corrida depende da praça e do cartel..

Da praça devido, há quantidade de lugares, se e conhecida, etc. Apesar de haver praças desmontáveis que praticam valores superiores a muitas praças conhecidas.

Do cartel, se forem as melhores figuras do toureio , a cavalo, a pé ou de forcados, ai sim os valores são bem altos..

Mas por exemplo no campo pequeno ca para cima tudo são cerca de 15€ , se for um camarote que da para 6 pessoas são cerca de 150€, se for de barreira cada lugar pode atingir os 100€ ou mais..

Agora um dia se for a uma corrida olhe para as pessoas que estão não parte de cima e veja quando aplaudem e depois olhe para as primeiras 6 filas (difere de praça para praça) e veja quando as pessoas batem palmas..
Note a diferença e veja quem realmente e aficionado
:|
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 17, 2007 6:22 pm

bita322 Escreveu:O facto de eu ser assim, não faz de mim fundamentalista e achar que quem come o que cria seja um cruel assassino de animais.
No entanto julgo que a susana ao matar a galinha o tenta fazer no mais curto espaço de tempo e tentando que seja de uma forma o mais eficaz possivel, é que não a estou a ver com a faca a dar facadinhas ao de leve nas bichas so para se divertir nem acredito que ache piada áquele espectaculo macabro de ver as galinhas a correr já sem cabeça.
A diferença para mim passa também por aí, no meio disto tudo é a diversão que me incomoda.
Eu matar, matar não consigo...só em casos extremos, se fosse preciso. No entanto, na minha família quem mata a criação é a pessoa que mais jeito tem para o fazer, ou seja, que os animais morram o mais rápido possível, essa pessoa conhece talvez bem quais os "pontos chave", e essa pessoa não o faz com manifestações de alegria.
As pessoas que não têm jeito nem querem nem os outros o deixam...é natural. Há famílias que até pedem a uma pessoa na vila...porque não conseguem, quem tem família na aldeia, que é o meu caso; ou seja de alguma aldeia sabe que é assim que se passa.
Última edição por susanastrat em quinta mai 17, 2007 6:30 pm, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 17, 2007 6:28 pm

susanastrat Escreveu:Agora na sic notícias um homem disse: "Se amam o touro, espetem ferros nos filhos que tenham em casa...isso é que é amor?"

Eu não gosto destas analogias parvas
Igualmente parva é esta analogia:
susanastrat Escreveu:a altura em que ele mais causa admiração é quando demonstra ernome bravura e uma resistência enorme, durante uma corrida.
susanastrat Escreveu:Agora vou comparar: Eu gosto de ver uma galinha no campo, a crescer...a viver bem eu alimento-a e garanto-lhe um espaço favorável a ela. Eu gosto da galinha para me fornecer uma boa canja.
Os aficionados das corridas de t. gostam do touro para lhes dar aquele tempo na arena.
Mas com toda a certeza não faz rifinhas para a vizinhança assistir à apanha da galinha e certamente não a sujeita a rituais de força antes de a degolar. Não tem comparação possivel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mai 17, 2007 6:41 pm

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:Agora na sic notícias um homem disse: "Se amam o touro, espetem ferros nos filhos que tenham em casa...isso é que é amor?"

Eu não gosto destas analogias parvas
Igualmente parva é esta analogia:
susanastrat Escreveu:a altura em que ele mais causa admiração é quando demonstra ernome bravura e uma resistência enorme, durante uma corrida.
É para isso que selecionam a raça...
Essa foi a explicação mais próxima do que se passa realmente na perspectiva do aficionado.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 6:43 pm

susanastrat Escreveu: É para isso que selecionam a raça...
E?... Deduzo que quintas de casacos de peles também sejam perfeitamente aceitaveis and so on.
Claro, desde que não sejam cães e gatos... o resto... é selecção e ecossistema! Fantástico!

A minha pergunta é simples, como conseguem gerir a falta de respeito por umas espécies e o exagero de adjectivos para outras? Temos animais de primeira, segunda, terceira e invisiveis?

Eu sei a resposta, mas era interessante alguém assumi-lo sem papas na lingua.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta mai 17, 2007 7:00 pm

Pois eu imaginei que os preços andassem por esses valores "simpaticos"...
Muito dinheiro isto tem que gerar mesmo, ou nao se compreende.

Não xaves dificilmente irei ver uma tourada, ja nao tenho estomago para ver na televisão quanto mais ao vivo, credo.
Depois de vomitar as entranhas era natural que aínda desandasse ao sopapo a quem estivesse ao meu lado.

Entao aceita que de facto há quem vá a uma tourada e goste é de ver o touro a sofrer e que são essas pessoas que aplaudem quando nao devem que estão a "destruir" a tauromaquia, se quem entende a tauromaquia consegue ver as diferenças nos aplausos quem nao entende não ve diferença nenhuma, para mim quer aplaudam no momento certo ou errado, é-me indiferente, para mim o ideal era que nunca se apaludisse.
Xaves
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 7:10 pm

Mas essas pessoas não tem a ver com a tauromaquia..

Alias muitas delas nem sabem o que é uma cornea quanto mais, a uma corrida vao muitas pessoas que nada percebem mas isso e como tudo na vida, tal como vao pessoas a um circo (sou 100% contra os circos isso sim ), a uma expo de caes, gatos etc. Essas pessoas vao mas nao perecbem nada..

Mas nos nao podemos chegar e dizer a essas pessoas para sair, ate porque pagam bilhete como nos e as portas estao abertas para todos os que queiram vem, por algum motivo e que essas pessoas nunca metem os pes na praça de toiros de Vila Franca de Xira e Montijo, alias se falarem com qualquer cavaleiro, toureiro ou fircado sao aquelas praças que todos tem receio, e onde o publico são so aficionados, e exigem tudo mas tudo do cavaleiro , toureiro ou forcado, e e das poucas praças que quando o toiro e bom o ganadeiro vai a praça pelo toiro dar a volta e honrar o toiro, e nao sei se sabem mas quando isto acontece normalmente o toiro nao e morto, e logo tratado e curado e vai para semental, viver o resto da sua vida.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mai 17, 2007 7:11 pm

Apenas uma curiosidade. No site do sapo, hoje, fizeram uma sondagem que tinha a ver com as touradas. Vejam o resultado. Eu fiquei parvo :?

Imagem
Xaves
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 7:19 pm

Sabe que estas sondagem nunca sao 100% veridicas, pois nem toda a gente tem internet, e normalmente as pessoas conhecedoras de toiros esses entao tem mais em que se preocupar do que computadores..

Mas tambem ja que estamos a falar nisso, no programa de televisao ontem e hoje tambem fizeram e os resultados foram:

-Ontem, na Rtp noticias:
As corridas de toiros deveriam acabar?
Sim 39%
Nao 61%

- A favor dos toiros de morte?
Sim 73 %
Nao 27%

-Hoje, na sic noticias
Sao a favor das Touradas ?
Sim 55%
Nao 45%
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 7:20 pm

Xaves,

Bla bla bla... não sei de que fala. Experimente responder à minha questão sem bla bla bla...
A minha pergunta é simples, como conseguem gerir a falta de respeito por umas espécies e o exagero de adjectivos para outras? Temos animais de primeira, segunda, terceira e invisiveis?
Até hoje apenas um unico forista desta arca, que agora aparece bem pouco, foi capaz de agarrar o touro pelos cornos e responder com total honestidade. Resta dizer, que não o vejo por aí a dizer, ai tadinho do canito... ai tadinho do gatito... ai tadinhos dos meninos. Coerência, é um dom divino e por norma pode-se associar a inteligência. Coisa rara por aqui!

Vitor, o que achas estranho nos resultados da sondagem?
Xaves
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 7:24 pm

LuMaria Escreveu:Xaves,

Bla bla bla... não sei de que fala. Experimente responder à minha questão sem bla bla bla...
Bem se so digo bla bla bla..

Nao sei porque quer que responda a isso
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 7:25 pm

:o A pergunta está lá. Coloque as lunetas e se quiser responda. Vou ser paciente e perguntar outra vez...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”