Antes de existir touros....não sei, porém havia muito mais área de terreno virgem que há hoje; haveria uma diversidade de ecossistemas que não há hoje.bita322 Escreveu: Quanto aos ecossistemas, vou aqui fazer uma pergunta que para os entendidos ate pode ser uma coisa muito parva, mas eu que admito nao entender nada, e é uma coisa que me tem feito pensar cá vai:
Antes do touro , o ecossistema que dele depende não existia, podemos dizer que esse ecossistemá foi criado a partir da existencia do touro?...com o desaparecimento do touro bravo de certeza que esse ecossistema desapareceria ou ha alguma possibilidade de ele se manter?
Explico: qual é a possibilidade de em vez de touros esse ecossistema se manter com outro tipo de gado que também vive em liberdade?É que quando se fala em gado bovino ha mais especies que vivem anos em liberdade, sei la tipo gado barrosão que também vive a pastar pelos campos e não confinado a vacarias ou coisas do genero.
O ecossitema é mantido pelo animal touro, ou pelo facto de ser uma especie bovina que vive em semi liberdade, afinal o que faz o touro tão unico e insubstituivel no ecossistema, mas não estamos "apenas" a falar em gado?
A touromaquia remota aos tempos da antiguidade clássica (grega e roma imperial). A primeira corrida em Espanha pertence ao reinado de Afonso VIII (ano de 1133)...o touro bravo é seleccionado para a lide, desde séc. XII. (foi o que fui ler a respeito) . Ao falar do antes do tempo antes do touro é um pouco díficil de definir...
Quanto ao fazer uma povoação de gado...onde em vez de touros haja bois, é impossível que estes mantenham os ecossistemas que são mantidos pelos touros. O gado barrosão, tem de ser criado e seleccionado com as características primordiais, todo e qualquer animal que seja retirado da zona das terras do barroso, perde a qualidade que lhe é atribuída; muito provavelmente os pastos e o clima influenciam. O touro bravo é um animal extremamente territorial...tal como o fang disse, ele é um factor dissuasor.
bita322 Escreveu:Agora outro pensamento:
A carne de touro é comestivel e por aquilo que andei a ver na net em algumas pesquisas parece que é inclusivé bastante apreciada, será que manter o touro com um objectivo apenas de consumo é assim tão inviavel?
É que a crise neste tipo de gado parece-me geral, afinal nao comemos uma posta mirandesa diariamente , mas aquilo que vamos comendo aínda vai fazendo com que certas raças bovinas se mantenham.
Resumindo se a carne do touro fosse mais trabalhada e divulgada na nossa gastronomia estaria o touro realmente em risco de extinção?
Se tiver dito muita asneira junta, em vez de baterem agradeço que me expliquem.
Cumps
A respeito da carne...um touro bravo, para quem nunca comeu é mais rija e tem uma textura diferente e desagradável, é "fibrosa"...mas o paladar não é mau, mas nada de especial e tem cor negra. E não esquecer que é preciso de bons maxilares e bons dentes.
É saudável com toda a certeza; mas não vejo que consigam manter as cutelarias (donos dos campos ocupados pelos touros) a vender a carne para consumo alimentar. Esta carne não consegue competir com o paladar da carne alentejana/ barrosã e outras...é uma carne com pouco interesse neste aspecto.