Gostas mesmo de animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta dez 03, 2003 8:21 pm

QUOTE (Miadores)
"Já agora, parece-me ingenuidade da sua parte pensar que muda uma sociedade pela simples mudança de algumas mentalidades."

"Nunca duvides que um pequeno grupo de pessoas conscientes e empenhadas pode mudar o mundo. De facto, é a única coisa que alguma vez o fez."
Margaret Mead

Eu não estou sozinha. Como eu, graças a Deus, muitos milhões defendem a libertação animal. Com atitude; não com palavras de chacha, que não custam a ninguém.

E Miadores, se não estás no mesmo saco dos outros, não tens como te ofender. Eu lancei uma carapuça, que sabia não te servir.
Aisd, com ou sem sofrimento, o Homem não tem o direito de explorar os animais. O Homem não tem o direito de decidir a morte de um ser; seja ele humano, ou animal. Será assim tão difícil de entender?

Se há que pessoas que se tornam vegetarianas, embora perfeitamente nas tintas para os animais, unicamente por uma saúde e beleza maiores, como podem, as que dizem gostar de animais, continuar a comê-los? Pelo prazer de comer? E isso, fala mais alto que o amor que dizem sentir pelos animais? Isso é que é gostar? Por favor!
Quanto comodismo, sinceramente. Vocês nem se dão conta, do quanto estão a ser egoístas.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta dez 03, 2003 8:26 pm

Miadores Escreveu:
Agradecia Madonna que não me metesse no mesmo saco dos foristas bahia e FAbarm, por favor !!
[/quote]

Hummmm... já imaginou como seria: os 3 no mesmo saco? Nem quero pensar... :oops:

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quarta dez 03, 2003 9:17 pm

Madonna Escreveu: Quando chega a hora da refeição, lembrem-se o que está por trás desse pedaço de carne :cry: lembrem-se que esse pedaço, é de um animal que sofreu as maiores crueldades, que muitos se recusam a acreditar.

É por isto, que milhões de pessoas optam por uma dieta vegetariana.
Cada vegetariano poupa 83 vidas por ano.

O ser humano não pode evoluir desta forma. Não se pode evoluir, contribuindo para a tortura a que os animais nos matadouros estão sujeitos.
É verdade que a carne que comemos provém de animais que são criados e abatidos de uma forma cruel. O problema não está em comermos carne mas sim nos actos anteriores. Então será isso que temos que mudar. Também existem outros animais que são carnívoros, simplesmente o seu método de matar a presa costuma ser mais correcto. É a ganância e a especulação económica que torna perverso o acto de comer carne.
(Madonna)
Eu não estou sozinha. Como eu, graças a Deus, muitos milhões defendem a libertação animal. Com atitude; não com palavras de chacha, que não custam a ninguém.
Também os que comem carne não estão sós. O que é para si a libertação animal? Deve morar numa casa, como tantos outros humanos... a sua/nossa apropriação compulsiva de território tem reduzido a quase nada a liberdade dos animais. Para se falar de «libertação» terá primeiro que existir a «castração da liberdade». Ou acha que a «libertação» é algo definido pelos parâmetros que lhe convêm?
(Madonna)
O Homem não tem o direito de decidir a morte de um ser; seja ele humano, ou animal.
Não tem haver com direito mas com a lei natural. Optar por uma alimentação vegetariana não é natural mas uma decisão recente, baseada numa visão ecologista na versão fundamentalista.
(Tukita)
Na sua frase da assinatura, tem que devemos respeitar todos os seres vivos. Seres vivos também são plantas e com estas agora também com todos aqueles adubos, pesticidas e produtos químicos tornam-se também não muito saudáveis
Então em que ficamos? As plantas são ou não seres vivos para si? Ou considera o seu vegetarianismo fundamentado só porque as plantas não emitem sons (pelo menos audíveis para nós) e portanto não se queixam quando são arrancadas brutalmente da terra, cortadas, trituradas e embaladas? Quer falar em hipocrisia????
(sac)
Assim de repente acho isto parecido a um querer "aliciar pessoas para uma determinada religião"
«A IGREJA DO REINO VEGETAL» :lol: :lol: :lol:

Bem-haja a todos
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quarta dez 03, 2003 9:26 pm

Estou a intervir, para dar os parabéns ao membro Topdown, pelo seu bom senso, clarividência e sinceridade com que debate e expôe as suas ideias, espero que o seu estilo faça escola neste forúm, penso eu que será vital mesmo, quantos aos restantes membros que optam por entrar em polémicas sem sentido, resta a vegetação :? :lol: .

Atentamente,

Daniel Carreira
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta dez 03, 2003 9:43 pm

topdown Escreveu:
(sac)
Assim de repente acho isto parecido a um querer "aliciar pessoas para uma determinada religião"
«A IGREJA DO REINO VEGETAL» :lol: :lol: :lol:
Ou isso ;), só não quis ferir susceptibilidades....
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 03, 2003 9:48 pm

baiha, faço minhas as suas palavras, o topdown tem toda a razão e eu própria não arranjava maneira de me expressar melhor...

O video é impressionante mas infelizmente eu já sabia de muitas coisas que se fazem aos animais antes de serem abatidos, os telejornais insistem em mostrar imagens chocantes disso e de muito mais... :(

SIM À CARNE, NÃO AO SOFRIMENTO DESNECESSÁRIO.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quarta dez 03, 2003 10:11 pm

Madonna Escreveu: QUOTE (baiha)
"Já consultou um médico?? Ele diz-lhe quais os benefícios e vantagens de uma dieta exclusivamente vegetariana."
:lol: - pergunta isso aos povos vegetarianos (nunca conheceram outra dieta) - santa ignorância!
Sabe à quantas gerações esses povos são vegetarianos?

Provavelmente a tantas que até hoje ainda ninguém as contou.

Cada povo é fruto de uma evolução de centenas ou milhares de anos, imposta por condicionalismos tanto naturais como religiosos, como é lógico isso irá reflectir-se nos seus costumes, incluindo a alimentação. Mas essas alterações foram feitas de uma forma gradual e não de um momento para o outro.

É certo que há culturas em que a sua dieta alimentar e quase unicamente vegetariana, mas também existem outras em que proteína animal na sua alimentação é a base da sobrevivência devido aos rigores do clima, como é o caso dos esquimós.

Nós (cultura ocidental) comemos carne demais, mas não acho certo que se altere de forma tão radical os hábitos alimentares, pois o nosso desenvolvimento ao longo de todos estes tempos evoluiu com uma dieta omnívora. A solução passaria por um revisão dos modernos hábitos alimentares fazendo uma alimentação equilibrada com as nacessidades de cada um.

Não sou contra o vegetarianismo, desde que antes se tenha consultado um médico, que se faça de uma forma consciente.

Penso que o problema do vídeo não está no comer a carne, mas sim na forma como esta criada e abatida.
cati_araujo
Membro Júnior
Registado: quarta dez 03, 2003 9:42 pm

quarta dez 03, 2003 10:31 pm

"Optar por uma alimentação vegetariana não é natural mas uma decisão recente, baseada numa visão ecologista na versão fundamentalista."
bom, o primeiro vegetariano moderno foi Pitágoras, k morreu em 570 a.C., suponho k não será assim tão "recente". além disso o vegetarianismo não é uma versão fundamentalista da ecologia, mas sim a chamada "ecologia profunda", está nos livros d filosofia, nao deturpe os significados.

"SIM À CARNE, NÃO AO SOFRIMENTO DESNECESSÁRIO."
Sim à exploração humana, não à escravatura. weeee :roll:

bem pessoal, desde já digo k concordo plenamente com a madonna
:D
mas nem sempre foi assim. em tempos, também eu apresentava argumentos parecidos com os vossos. mas não para discutir com outros, serviam sim para sossegar a minha consciência. o meu pai é caçador. sempre k via as lebres e perdizes k ele trazia para casa sentia o estômago a dar voltas. começava a sentir-m culpada, afinal gostava d animais, chocava-me k o meu pai os matasse mas comia-os? nao m parecia haver outra solução possível pk sempre m fizeram acreditar k nao há alternativas ao consumo d animais "e é a lei da vida" "e os leoes tambem matam" "bla, bla, bla". dps descobri k nao é bem assim :) gostar d animais nao é só evitar o seu sofrimento é respeitá-los em todos os sentidos. um animal existe por si próprio, nao para nos servir, portanto o errado é explorá-lo, e nao explorá-lo "de forma cruel". é claro k é esta crueldade k nos choca. mas s um humano fosse criado em óptimas condições e morto d forma indolor, os direitos humanos estariam a ser respeitados? provalvelmente respondem-m k esta kestão nao tem razao d ser, uma vez k essa morte nao seria necessária. nem a de um animal o é. nao m digam, por favor, k precisam d carne para viver. podem dizer k a comem para satisfazer o apetite, pelo comodismo ou para afirmarem a vossa supõsta superioridade. mas nao para viver. pois há muitos vegans k sao perfeitamente saudáveis (vivinhos da silva) e nao consomem produtos animais. entao pk é k há poucos? nao há poucos, há cada vez mais. e as barreiras à mudança sao a ideia enraizada no espírito humano d k os animais sao recursos a ser explorados além do egoísmo, k existe em todos nós, mas deve ser combatido, da falta d informação e da preguiça. lamento, mas nao posso continuar a escrever agora, há muito para dizer, mas tenho um teste amanhã e ainda vou estudar.
abraços
FORÇA MADONNA!!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta dez 03, 2003 11:02 pm

Olá Cat-Araújo.

Pedia-lhe antes de mais que não use linguagem dos kapas pois dificulta bastante a leitura. Em etiqueta da internet significa que quem escreve está a desvalorizar a sua escrita.

depois... quem é que falou aqui de superioridade de quem come carne em relação à corrente veganista ? :o

Efectivamente Pitágoras foi o mais conhecido dos primeiros vegetarianos, mas não vegan. Se gosta de lietratura clássica, as obras de Ovidio, por exemplo referem-se amiúde a favor do vegetarianismo. Algo que hoje em dia seria chamado de "ovo-lacto-vegetarianismo " na realidade.

Eu por mim sou contra a caça que não tenha em conta a sobrevivência, a chamada caça desportiva, cuja existência para mim é um anacronismo.

Mas sou também contra certas correntes veganistas extremistas: A Cati por exemplo chama-nos a nós que comemos carne de egoístas, de comer para afirmar a nossa superioridade, de preguiçosos...penso que não seja preciso fazer um quote das suas frases, pois não ?

Afinal a Cati ao dizer isto está a afirmar-se superior por ser Vegan. O que por si é um erro e impossibilita diálogo produtivo por se meter uma fasquia acima de nós.

Eu reconheço igualdade de equilibrio em ambas as dietas em termos nutricionais,aliás nutricionistas referem isso. A parte ética de comer animais ? Sinceramente não estou preparado para mudar.Por muitas razões. Mas posso dizer que muita gente não muda pela agressividade, sentimento de superioridade e incapacidade de diálogo de muitos vegans.

Só para finalizar. Noto nestes últimos anos um grande grupo de jovens, adolescentes que decidem como algo giro ser vegans, são-nos por um ou dois anos, fartam-se de mandar atoardas ouvidas por "intelectuais da net" e depois andam a deixar mal a corrente de pensamento veganista com os seus extremismos.

Talvez se se abstiverem de falar durante uns anos em que aprendem os prós e contras dos ideiais que muitas vezes nem conhecem e aprenderem a ser comedidos, tenham no final mais resultado.

Os que realmente aderem ao veganismo saberão falar sem duas pedras na mão.

Os que desistem, bem, ao menos não deixam o veganismo ficar mal com atitudes extremistas.

Fiquem bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quarta dez 03, 2003 11:54 pm

cati_araujo Escreveu: "Optar por uma alimentação vegetariana não é natural mas uma decisão recente, baseada numa visão ecologista na versão fundamentalista."
bom, o primeiro vegetariano moderno foi Pitágoras, k morreu em 570 a.C., suponho k não será assim tão "recente". além disso o vegetarianismo não é uma versão fundamentalista da ecologia, mas sim a chamada "ecologia profunda", está nos livros d filosofia, nao deturpe os significados.
Bem, atendendo a que a espécie humana apareceu muito antes de Pitágoras, a decisão é bastante recente não acha?????? :)
Isso de «ecologia profunda» não é mais que uma versão fundamentalista da ecologia mas com um nome pouco esclarecedor. Deturpar é alterar o significado, o que eu fiz foi renomear. Os livros de Filosofia são muito interessantes mas usam muito a retórica... ;)
Casadeanaval

Eu reconheço igualdade de equilibrio em ambas as dietas em termos nutricionais,aliás nutricionistas referem isso.
Não contesto mas os vegetarianos que conheço têm todos um aspecto pouco saudável. :?

:| Não tenho pretenções de influênciar qualquer vegetariano a retornar aos «velhos hábitos carnívoros/necrófagos», nem aceito ser coagida através de sentimentos estilo «mea culpa» para enveredar por extremismos pouco consistentes e «na moda».

Até breve
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta dez 04, 2003 12:28 am

:p :p
Continuem que estou a gostar. BIS, BIS ;)
Isabel
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quinta dez 04, 2003 12:18 pm

Bom dia a todos!

Começando pelo fim...
Pedra Escreveu: Continuem que estou a gostar. BIS, BIS
Isabel
Então, a pedido :), permitam-me q continue eu com alguns considerandos sobre o q se tem estado aqui a falar.

Em primeiro lugar, relativamente ao filme em causa, é evidente q é chocante e ninguém de bom senso pode aprovar ou deixar de se sentir chocado. Mas, concordando com o q alguém já disse aqui, para mim, a solução não passa por sermos todos vegetarianos mas por alterar esta forma de matar - já agora, pergunto, será por crueldade (no sentido de prazer em fazer mal) ou por mera indiferença (no sentido de se estar marimbando para o sofrimento do animal)??

A talhe de foice, olhando para o endereço do site, reparo q o filme provem da famigerada PETA e acho curioso q os anti-PETA habituais ainda não tenham referido isso...

Fico espantado (se calhar, como já me disseram por aqui, espanto-me com pouco...) depois de terem noutro tópico comparado os aficionados aos nazis, aqui ligam os omnívoros aos canibais...(ponham aqui muitos olhinhos a rolar e a piscar e muitas bocas abertas de admiração...)A seguir o q é q vão dizer??? Q o pessoal q gosta de comer leitão é como os pedófilos?????!!!!!!!!!!!! enfim, se a ideia é, permitam-me seguir a ironía da sac e da topdown, angariar seguidores para a "Igreja do Reino Vegetal" não me parece q sejam estes de todo os melhores argumentos...
Pikatchu Escreveu: ... bem que só como carne carne caseira, isso sim, se fizessemos isso, porque os animais da quinta, os caseiros, são muito mais bem tratados do que os do aviario, e a prova está no video e se voces forem a uma quinta ou a um monte verão como eu tenho razão.
Pikatchu, concordo inteiramente consigo. Só q, na prática, quem vive em zonas urbanas (a esmagadora maioría) terá alguma dificuldade em consumir apenas carne caseira, certo?

Ok, já existem alguns locais onde é possível adquirir produtos ditos caseiros mas... ajude-me lá a convencer a senhora q faz limpeza em minha casa, a porteira do meu prédio, q têm n filhos e os maridos desempregados e outras pessoas de nível económico semelhante (e, como deve imaginar, é a maioría) e, já agora, por vezes, a mim também, a não comprar(mos) frango de aviário a pouco mais de 1€ /kg e comprar(mos) outros produtos substancialmente mais caros...

Por mera curiosidade, gostava de perguntar à Madona e/ou às pessoas q pensam da mesma forma, como alimentam os vossos animais? Já há rações vegetarianas???

Cumps,
Free
sabss
Membro
Registado: quarta dez 19, 2001 2:43 pm
Localização: 4 persas, 1 europeu comum, 1 S. Bernardo, 1 coelhinho anão
Contacto:

quinta dez 04, 2003 4:08 pm

Boa tarde a todos!

Não pude deixar de comentar o assunto tão polémico como este.
As imagens do video são simplesmente deploráveis e mostram o lado mais cruel do ser humano, mais maléfico. Fico muito triste quando tomo consciência da falta de respeito que o ser humano consegue demonstrar para com as outras espécies que cohabitam neste planeta.
Mas não sou vegetariana isto porque, como já foi dito neste fórum, as plantas são seres vivos que nascem, crescem vivem e morrem e até podemos considerar que se deslocam quando pensamos que as suas sementes podem percorrer vários Kms. Além disso elas também sentem, se pensarmos que com a vibração da música clássica as plantas ficam muito mais bonitas. Se não fossem as plantas não estariamos cá pois são elas que nos dão o princípio activo da produção da nossa energia, o oxigénio.
Além disso o ser humano, tal como o urso, é omnívoro, ou seja, come um pouco de tudo: a sua dentição está preparada para tal, assim como o seu sistema digestivo. E porque não pensar na história do apêndice, um orgão que outrora tinha as enzimas para degradar os vegetais e que agora está digamos que atrofiado, pois deixou de ter uso. Os vegetais servem de fibras para nos ajudar a fazer a digestão e não só, mas a protéina animal é muito importante para o nosso metabolismo. mas é claro não sou perita, nem conheço muito da alimentação vegetariana.
Além disso existe outra questão, na minha humilde opinião muito importante, a cadeia alimentar. Todos têm um papel importante no equilíbrio da natureza. Um predador mantem o equilíbrio, se ele deixar de existir muitas espécies entrarão em extinção. Logo se a natureza nos deu o papel de omnívoros ela lá sabe as suas razões e quem é o ser humano para mudar isso?!!!!!!!!!!!!!!!! Que mania de pensarem que governam/são os donos do mundo............
É claro que não concordo com o video, de maneira alguma, mas como já foi dito existem maneiras e maneiras de nos alimentarmos sem provocar o sofrimento a alguém. Não podemos ser extremistas nem tentar mudar as mentalidades dos outros à viva força, só porque achamos que a nossa ideia é a mais correcta. Mas quem sou eu para dar lições de moral!
Desculpem ter-me alongado, mas este assunto tem tanto que se lhe diga...
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta dez 04, 2003 4:47 pm

sabss Escreveu: Boa tarde a todos!
Além disso o ser humano, tal como o urso, é omnívoro, ou seja, come um pouco de tudo a sua dentição está preparada para tal, assim como o seu sistema digestivo. E porque não pensar na história do apêndice, um orgão que outrora tinha as enzimas para degradar os vegetais e que agora está digamos que atrofiado, pois deixou de ter uso. Os vegetais servem de fibras para nos ajudar a fazer a digestão e não só, mas a protéina animal é muito importante para o nosso metabolismo. mas é claro não sou perita, nem conheço muito da alimentação vegetariana.
Além disso existe outra questão, na minha humilde opinião muito importante, a cadeia alimentar. Todos têm um papel importante no equilíbrio da natureza. Um predador mantem o equilíbrio, se ele deixar de existir muitas espécies entrarão em extinção. Logo se a natureza nos deu o papel de omnívoros ela lá sabe as suas razões e quem é o ser humano para mudar isso?!!!!!!!!!!!!!!!! Que mania de pensarem que governam/são os donos do mundo............
Olá.
Concordo contigo, porquê mudar a nossa naturesa se somo omenivros te~mos que portarmos como tal, mas como animais racionais que somos devemos respeitar e ter consideração com as nossas presas.
E não seguir o exemplo horrivel e monstruoso daquele video.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 04, 2003 6:25 pm

Bom eu tenho cisões básicas com a Madona.

Acontece que eu, pe, sou partidária da pena de morte (sim, para os humanos).´

Com muitas restrições, que se prendem básicamente com a possibilidade de se cometer um erro.

Mas acho que a sociedade tem o direito de se ver livre de certos elementos - demasiado perigosos para se deixarem viver (veja-se o caso dos loucos homicidas - alguns que matam com requintes de crueldade).
Acho que se pensa demasiado no criminoso e muito pouco na vítima.
Talvez porque ela já cá não está para dizer o que sentiu e partilhar conosco todo o horror que passou.

Acho que, neste assunto, como em todos, convém ter bom senso.
Na vida é preciso matar.
É um ponto bem focado esse de que não está provado que as plantas não sentem.

É verdade que crescem mais e mais bonitas ao som da música clássica.
Talvez sintam, noutro grau, de outra maneira...
É, digamos, cómodo, para os veganistas, dizer que não sentem !
Mas será verdadeiro ?
Há quem se entregue a investigações no sentido de provar o contrário - científicamente.

Ter respeito pela vida não significa não matar.

Essa é uma visão básica do problema (diria que americana).
Significa ter critérios, fazer opções, assumir responsabilidades, pensar no que se faz.
Pense-se, pe, na eutanásia.
Também é matar.
De acordo com o princípio moralista, não é aceitável.
De acordo com a Moral (com M grande), é perfeitamente aceitável e, em muitos casos, desejável.
Isto pretende ser apenas um exemplo de como a questão de matar pode ser complexa e estar longe de definições apriorísticas.

Para mim, importante é ter respeito pelo que se mata.
E até alguma afeição.
E é nesse sentido que acho que matar sim, mas dentro de certos parâmetros, de humanidade, de decência.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”