Animais no circo sim ou não?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Deveriam retirar os animais do circo?

Não, eles são as estrelas principais do circo
2
6%
Sim, aquilo é uma exploração!
21
60%
Depende dos circos em questão
12
34%

Total de votos: 35
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 15, 2003 11:08 am

Repare, vald, que é esse turismo que permite manter estas reservas...

Retire-lhe o turismo e as terras acabarão por serem ocupadas para a agricultura (aliás existe uma batalha, nestes países, por causa disso mesmo...).

E, depois, guardas e restante protecção custam dinheiro.

Enquanto o turismo fotográfico e as doações de entidades protetoras da natureza derem mais proveitos que a exploração agricola, os animais selvagens vão ter direito a um habitat, senão...o maior de todos os predadores (o homem) vai-lhes roubar o direito à existência.

Neste, como noutros assuntos, as boas intenções tem de ser servidas pelo bom senso e o espirito prático.

Diga-se, de passagem, que por muito que eu desaprove a caça tenho de reconhecer que a sobrevivência de milhares de espécies (a maioria não se caça) dependem, elas também, das reservas de caça.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda dez 15, 2003 4:34 pm

Odemirense Escreveu: Acabei de ver as noticias, e ouvi que uma associação está a exigir que seijam retirados os animais nos circos, até compreendo, porque algum tem condições bizarras e desumanas animais?
Bom eu por exemplo não dispenso o meu safá, o meu charutão a minha velhinha e os pés quentes. Será que eles(circo) não têm estas condições paro os animais? nem mesmo para os elefantes? se não têm acho mal!

porque isto é o minimo de condições para um humano viver com dignidade.
Um abraço
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

segunda dez 15, 2003 11:15 pm

Caros foristas:

Quando digo que não concordo com reservas ecológicas/turísticas, é porque defendo que os animais selvagens devem ser realmente selvagens com todo o seu carácter e instinto e porque não sou adepto de meias soluções.
Agora atendendo a um contexto onde não são reunidas as condições para que isso aconteça, até posso concordar, mas preocupa-me que futuramente e noutros locais esta opção não seja tomada como uma alternativa mas como uma regra e que em nada abonara em prole dos animais, mas sim de interesses económicos.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça dez 16, 2003 12:12 am

deinhac Escreveu: É uma tristeza que as pessoas não vejam isso e continuem a aplaudir quando vêm um elefante a fazer acrobacias. É tudo baseado no medo.
Isso é coisa que eu teria que ver com os meus próprios olhos. Um elefante, um leão a fazer acrobacias, baseado no medo... Qual medo? Se tivessem medo, reagiriam como tal, ou seja, atacavam.
Isabel
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

terça dez 16, 2003 12:17 am

...
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

terça dez 16, 2003 12:25 am

Isso é coisa que eu teria que ver com os meus próprios olhos. Um elefante, um leão a fazer acrobacias, baseado no medo... Qual medo? Se tivessem medo, reagiriam como tal, ou seja, atacavam.

:| :( :( :? :( :( :( :( :evil: :evil:
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

terça dez 16, 2003 12:27 am

A mensagem anterior é citação da pedra mas ainda ando às voltas com as citações :? :?
Pedra
Membro Veterano

terça dez 16, 2003 2:07 am

Enquanto anda ás voltas com as citaçoes, pode ir dizendo o que queria,
è que os smiles, a mim, não me esclareceram.
Isabel
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 16, 2003 2:57 am

Depende dos circos em questão, muitos dos animais são bem tratados, acarinhados, têm alimentação...
oda a gente sabe que existem circos onde os animais são muito bem tratados e alimentados
Depende do circo ?

São bem tratados ?

Se estamos a falar de animais como leões, ursos, elefantes, alguém ainda me vai explicar como é que obrigar um desses animais a fazer acrobacias parva, andar de bicicletas, ou seja, viver um vida anti-natural é ser bem tratado.

Por mim até podiam viajar em jaulas de luxo, serem alimentados com picanha da argentina, que não justificaria de maneira nenhuma serem explorados da maneira que são.
E sinceramente nem sei o que acho mais cruel, leoes a saltar por um arco ou as touradas .... venha o diabo e escolha !
Segundo eu penso, os circos não têm assim tanto dinheiro para mandar um méidco veterinário ver os animais todos
Pois, então se não têm dinheiro, não têm condições. Se não têm condições não têm animais. Tão simples como isso

Isabel, isso para mim não é assim tão linear.

Os animais, tal como nós, escolhem o que, dentro dos possiveis mais lhe convem. Se reconhecem-nos como superiores, é logico que não vão tentar entrar em confronto conosco. De tal maneiro, que preferem "obedecer", evitando o confronto e o castigo. O mal menor ....
Inclusive, penso que esse medo é patente nos espectaculos que envolvem grandes felinos, basta o "treinador" (ou será domador ?) se aproximar para os animais se abaixarem e começarem a "bufar" - sinais claros de medo, suponho.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano

terça dez 16, 2003 9:13 am

Excluindo a parte sobre se os animais são ou não bem tratados, que não sei se são, pois circos não é comigo. Podem ser nalguns, minimamente bem tratados, podem não o ser noutros. Continuo a achar que um leão, um elefante, ao entrar em panico não hesitaria em atacar. Não me parece que o treino desses animais de baseie no medo, mas sim na recompensa. O facto de bufar, pode ser apenas um manisfestação de contariedade. Os gatititos que aqui recebemos, se contrariados, bufam, se contariados demais, esses não hesitam em atacar . Na experiencia que tenho com gatos e o seu grooming, aprendi que com um gato, não vale a apena entrar em grande confronto com ele, obrigá-lo a algo que ele não esteja receptivo, é SEMPRE, um pouco desastroso para nós.
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 16, 2003 6:59 pm

É sim, é baseado no medo.
A CindepP tem toda a razão.

Há descrições (´tá bem, já são antigas) dos finais do sec XIX, inícios do XX por pessoas cotadas (Axel Munthe, Conan Doyle,etc) dos métodos de treino dos animais selvagens nos circos - acredite, são muito chocantes.

Embore acredite que hoje em dia não sejam tão maus mantêm-se a base : animal selvagem deve ser livre, tanto quanto possível.
Já com animais sociáveis com o ser humano é outra coisa.

É mais colaboração do que escravidão.Ou deve ser.E, se não é, deve haver intervenção dos protetores dos animais, apoiados pela lei.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça dez 16, 2003 8:29 pm

Leu " O livro de San Michele" Aisd ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quarta dez 17, 2003 11:43 am

Boa dia.
Sim, e eu não tiro a razão a CindePP, mas deve ser muito dificil conteolar e dominar um leão outro outro animal, selvagem, já se ouvio relatos de domadores seres feridos ou até mortos (que para mim lá no fundo não deixo de achar bem feito) por animais selvagens.
Mas Não vanmos comparas o tempo do século passado com a actualidade, mesmo que haja hainda trocidades que não sairam do tempo, muita coisa mudou desde 100/200 anos para cá.
Pedra
Membro Veterano

quarta dez 17, 2003 12:33 pm

Eu também não quero retirar a razão a ninguém, muito menos á Cindel, no entanto talvez ande por aí alguém com alguma experiencia em comportamento animal, mais propriamente em animais selvagens, ou semi-selvagens ( que talvez seja este caso) e nos elucide melhor. Continuo na minha, um bicho desses, com medo é um perigo. Como os ataques de animais de circo não são assim tantos quando isso...
Isabel
Miguel_Alambre
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

quinta jan 08, 2004 11:28 pm

[quote=aisd]

Há descrições (´tá bem, já são antigas) dos finais do sec XIX, inícios do XX por pessoas cotadas (Axel Munthe, Conan Doyle,etc) dos métodos de treino dos animais selvagens nos circos - acredite, são muito chocantes.
[/quote]

Hoje em dia existem métodos de treino muito diferentes e q se baseiam na relação treinador / animal (e eu sei do q falo...) se não são usados é pq os treinadores / tratadores não querem! E os resultados são mto melhores...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”