O que significa ajudar os animais ?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 16, 2004 1:49 pm

Temos de ter algum cuidado quando chegamos a alguma conclusão com esses indicadores, primeiro teremos de cruzar o nº de habitantes com o nº de clínicas veterinárias

Penso que não se justifica ter uma clinica aberta todo o dia para "meia duzia de consultas", até porque nestes meios os Vets têm de fazer muitas deslocações a quintas.

Agora quanto a qualidade de serviço, também não discuto, pois não conheço as clinicas que visitou, mas garanto-lhe que na provincia também há bons profisionais.
Será que todos os Vets da cidade são bons profissionais?
pode ter a certeza que o nº de animais ´
e verdadeiramente assustador nos sítios onde estive. cito- terceira e s.miguel. sempre pasmei como os vets, sobretudo em s.miguel, tinham tão pouca afluência.
uma vizinha chegou-me a dizer que os meus velhotes tinham durado tanto porque eu era rica :o uyma das gatas dela foi esterelizada pq. a aa a operou à borla. mas ela teve dinheiro para comprar um telemóvel topo de gama ao filho. apesar disso e das advertências, a gata não pode ser operada no dia previsto pq. foi atropelada e partiu uma patas. escusado será dizer que acabou por morrer atropelada.
nestes sítios, a maioria dos gatos são para ficar na rua e os cães presos toda a vida a uma corrente. como em todo o lado há excepções. eu bem vi como era gozada por tratar bem os meus animais. ainda consegui contagiar alguns donos.
como não sou paranóica e não tenho palas nos polhos, sei ver dos 2 lados. tb. na cidade há maus profissionais. mas bem vi o que penei qd. alguns dos meus animais adoeceram. pelo menos em lx, tenho por onde escolher.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta jan 16, 2004 2:30 pm

Penso eu que o que por vezes acontece é que alguns veterinários, que não têm concorrência, se deixam "encostar" depois do sítio aberto.`As vezes a vontade para progredir não é muita, aqui na Lousã que é uma vila já bastante grande, o veterinário já cometeu graves faltas que iam custando a vida a animais, por exemplo não tendo atenção que os gatos de pêlo longo precisam de pasta de malte 2/3 X's por semana e dizendo 2 ou 3 vezes por ano. Este caso até nem é dos mais graves, porque com atenção do dono e rápida actuação o assunto resolvia-se bem, em princípio, mas a outro gato com problemas de estomâgo receitou "n" medicamentos sem cuidado com o problema, ao consultar outra clínica descobriram uma reacção alérgica e grave desidratação com bastantes implicações...enfim são só dois exemplos que até se resolveram bem, mas às vezes com um bocadinho mais de empenho tinha-se resolvido logo o problema, contudo imaginem intervenções cirúrgicas e afins.
Claro que existem diferenças entre clínicas e veterinárias municipais, não se pode exigir tanto de uma como de outra, mas muita gente não sabe isto e entrega os animais com confiança...Revolta-me às vezes ver indicações de eutanásia quando se poderia fazer muito mais...
Acredito que no dia-a-dia é um corre-corre e que as acções de formação custam tempo e dinheiro, mas há coisas básicas que mesmo falando com outros colegas veterinários se sabem. Basta consultar alguns livros das especialidades para se saberem estas pequenas coisas... Não ter medo de assumir que não se sabe tanto acerca disso e que se vai pesquisar e principalmente adequar cada veterinário à sua especialidade.
Em Lisboa é mais fácil encontrar um aglomerado de bons veterinários, há muita concorrência e há mais algum esforço de conhecimento, não digo que seja sempre assim, mas como há mais facilidades em termos de acções de formação, mais colegas com quem partilhar ideias, etc, que talvez seja mais fácil confiar. Mas é como tudo, há sempre bons e maus profissionais e as coisas nunca são tão lineares assim...
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sexta jan 16, 2004 9:39 pm

Idependentemente de terem ou não razão, não podemos tirar conclusões baseadas em casos particulares e conhecimentos impiricos.

Agora eu podia começar a descrever "N" casos de maus tratos e imcompetência veterinária nas cidades. O que não levaria a nada e fugiría à questão principal do tópico.
Acho que deviamos encaminhar a nossa discussão, para o que se pode fazer para ajudar os animais:

um bem haja
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sexta jan 16, 2004 10:03 pm

_Last_kiss_ Escreveu: (...)Em Lisboa é mais fácil encontrar um aglomerado de bons veterinários, há muita concorrência e há mais algum esforço de conhecimento, não digo que seja sempre assim, mas como há mais facilidades em termos de acções de formação, mais colegas com quem partilhar ideias, etc, que talvez seja mais fácil confiar. Mas é como tudo, há sempre bons e maus profissionais e as coisas nunca são tão lineares assim...
Bem, visto que há mais facilidade de encontrar veterinários em Lisboa concluo que estes se concentram em Lisboa porque há muito mais clientes (também há mais habitantes que numa vila ou aldeia), e portanto estão mais interessados no dinheiro que podem ganhar do que propriamente em se deslocarem para a provincia ganhando menos mas tendo uma acção educativa junto às populações. :evil: O mesmo acontece com os médicos!!! É claro que a concorrência pressupõe que os profissionais tenham que fazer actualizações do seu saber, através de cursos de aperfeiçoamento. Também é óbvio que é mais fácil frequentar um curso em Lisboa para quem mora e trabalha em Lisboa do que para uma pessoa que tenha que gerir a sua vida privada e ainda o trabalho numa vila a x km da cidade (e eu sei o que custa porque já o fiz!!!).
E é grave esta situação, quanto mais população se concentrar em Lisboa e no Porto mais veterinários e médicos se deslocam para lá - mais oportunidades, mais dinheiro, maior progressão na carreira,... - a provincia estará cada vez mais carênciada de assistência médica e veterinária, tornando-se um ciclo vicioso. Podemos então culpar «as gentes» da província???? :o

Isto há maus profissionais em todo o lado. Quando eu morava em Lisboa o meu cão também foi muito mal assistido por um vet, tendo sido resolvido o problema por outro. A diferença é que um pertencia a uma associação de animais e o preço das consultas era quase simbólico e o outro etava ao serviço de uma loja num Centro Comercial e fazia-se pagar bem. :roll: ;)

Quanto a animais maltratados e/ou abandonados, só a União Zoófila - em Lisboa - tem 800 cães... aposto que a maioria não vem da província!!! ;)

Em Lisboa, a maioria dos animais fica cerca de 12 horas/dia sózinhos e fechados entre 4 paredes... :evil: Enfim, há de tudo e em todo o lado. Quem acaba por sofrer são sempre os animais!!! :evil:
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sexta jan 16, 2004 10:10 pm

Não quero ser desmancha prazeres, mas o assunto cidade/meio rural podia ser discutido noutro tópico. é só abri-lo.

Agora em relação à ajuda:

Já ouvi falar na adopção de animais abandonados por estrangeiros, seria uma boa hipotese.
Como é que o comum cidadão pode ajudar?

Claro que esta hipotese não pode ser encarada como uma soluçaõ defenitiva, pois ainda fica muito por fazer.

Um bem haja
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”