Caça...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

terça jun 22, 2004 4:44 pm

Boas,

Embora me pareça que tenha claros problemas mentais mesmo assim para que não haja dúvidas acerca dos meus canitos ai fica o link das fotografias dos meus cães disponíveis na internet já há muito tempo.

Cumprimentos e melhoras,

Daniel Carreira

http://www.perdigueiro.net/fotoscanil.htm
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

terça jun 22, 2004 4:45 pm

Boas,

Embora me pareça que tenha claros problemas mentais mesmo assim para que não haja dúvidas acerca dos meus canitos ai fica o link das fotografias dos meus cães disponíveis na internet já há muito tempo.

Cumprimentos e melhoras,

Daniel Carreira

http://www.perdigueiro.net/fotoscanil.htm
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

terça jun 22, 2004 4:53 pm

Olha, olha, as minhas afilhadas mais lindonas ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jun 22, 2004 10:03 pm

Pois é, esta civilização "bambi" vê muitos filmes e anda pouco na natureza.
Essa conversa de ecologista de cidade, de que os predadores não têm prazer na caça e só matam porque têm fome é simplesmente falsa. É uma tentativa parola e ingenua de moralizar a natureza
Todos os predadores têm instinto de caça, instinto esse, que se traduz no prazer de perseguir e matar, o homem e os predadores domésticos não são excepção.
--Um lobo, quando encontra presas fáceis, por exemplo um rebanho de ovelhas, mata-as todas e depois de saciar os seus instintos (prazeres) leva uma e come-a.
--Uma raposa que entra num galinheiro mata todas as galinhas e depois leva uma e come- a
--Os lobos matam os coiotes ( é só ver como a população de Yelowstone diminuiu de pois da reitrodução do lobo) e, salvo raras excepções, não os comem.
--Os linces matam as raposas e não as comem.
--Os cães matam os gatos e não os comem
--Os gatos matam as toupeiras e não as comem
Etc, etc....
Isto é a pura verdade! provo-o a si, ou a quem quiser! Vamos paro o campo falar com pastores, agricultores, guardas florestais., caçadores, biólogos.
Leiam trabalhos sérios, publicações cientificas.
Tenho passado a minha vida a estudar a natureza e em contacto com ela e não admito que alguém só porque viu um filme “americanizado”, sem o menor rigor cientifico, venha por em causa factos.

Nunca deve ter visto um cão a caçar! Experimente e vai ver o que é um animal feliz.

Caro Jordan e demais foristas
Eu não pretendo que todos concordem comigo, mas argumentem, com exemplos reais e conhecimento de causa e não com filmes pseudo-moralistas.
Em relação à caça e à conservação da natureza.
Não é verdade o que eu disse em relação à cabra ibérica?
Não é verdade o que eu disse em relação à vacina do coelho bravo?
Não é verdade o que eu disse da recuperação do lobo ibérico? Da águia de bonelli e da herdade do Pinheiro?
Não é verdade que o aumento espectacular do veado, corso e gamo em Espanha ( e felizmente estão a invadir Portugal) se deve ao excelente trabalho dos caçadores?
Vamos ver quem vai salvar o lince e a águia imperial?
Mais uma vez meus caros, contradigam-me! mas argumentem com factos concretos, com conhecimento de causa e não venham para aqui com conversas, de que deves viver numa barraca e dar porrada na mulher... ENFIM, cada um diz o que pode!!!!

PS:
1 Concordo perfeitamente com aqueles que dizem que a caça em Portugal ainda deixa muito a desejar.
2 Ao contrário do que já vi insinuado, eu não sou caçador.

Cumprimentos
Francisco Bica
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jun 22, 2004 10:30 pm

Jordan Escreveu: [
1º pois os cães são tão predadores como os gatos, os lobos, os leões, isto é, predam e matam para comer, caçam qd têm fome, alimentam-se e só voltam a caçar qd têm fome outra vez! Ou seja é muito raro animais terem comportamentos desviantes de matarem repetidamente sem serem para alimantar-se (ver filme Ghost & Spirit, é excelente); logo que se os cães têm alguém que os alimente e depois esse alguém os utiliza na caça?? realmente deve ser um "delírio" para os cães.... bha!
Não costumo meter-me nestas guerras de caça e etc, mas não resisti desta vez porque chego á conclusão que sou uma anormal e cruel detentora de animais que ainda por cima NÂO os alimenta o suficiente para evitar que os meus cães pilhem galinhas, gatos. ouriços, etc.
No entanto, chego também á conclusão que tenho que mudar as variedades de galinhas (talvez galinhas da India...) gatos, e etc, pois os danados apesar de cheios de fome, não os comem :o
Ou será que terei que concluir que os meus câes têm um comportameno desviante e atipico da especie?
Estou a ficar preocupada.

Isabel
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 22, 2004 10:49 pm

Miadores Escreveu:
Querem dar tiros? Para ver quem é o maior? Dêm aos pratos, às latas, à quinquilharia toda e deixem os animais em paz!!!
Concordo, os animais estão a ficar todos em vias de extinção para alimentar o desportivismo(como lhe xamam) e o ego de ser Homem!!
Acho k se devia proibir a caça, já k esta ñ é para o sustento biológico, mas sim para alimento psicológico!!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 23, 2004 8:18 am

Quando os argumentos falham .... :roll: :roll:

Aberrações da espécie é o que são! O que vale é que o tempo encarrega-se de os limpar!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 23, 2004 10:10 am

Que fique bem claro:

- Eu não gosto de caça

Mas , e desculpem-me, a caça ordenada e quando feita em regimes controlados e por pessoas idóneas (não estou a falar dos brugeços que são a vergonha não só da classe caçadora, mas também da propria Nação) é uma mais valia para o meio hambiente e para a própria protecção e controlo das espécies cinegéticas. Releiam o tópico desde o ínicio e vão descobrir porquê.

Embora eu não goste de caça, há uma coisa que para mim está acima dste meu gosto (ou não gosto) pessoal...é ver um cão a trabalhar aplicando as suas aptidões naturais quando conduzido por caçadores a sério, e não por burgeços.
E nisso tenho que dar os parabéns ao Tiago (Farban) e ao Daniel (Bahia) pelo fantástico trabalho que fazem pelo Perdigueiro Português, divulgando, defendendo e trabalhando esta magnifica raça como poucos o fazem.
Excelentes exemplares, equilibrados morfologicamente (beleza) e com excelente caracter para trabalho. E isto meus caros, é um trabalho árduo e dificil, que deve ser reconhecido...
basta olhar para o que se passa com tantas raças de cães transformadas agora em amorfos pela selecção unicamente para bobis de companhia e shows de beleza...

Já sei que vou ser criticada por esta minha posição, mas é o que eu penso.
Sou contra a caça desordenada, ilegal, e feita por burgeços bebados que até dão tiros aos próprios cães e os abandonam no fim da época. Sou a favor da caça ordenada, feita por caçadores idóneos, em regimes normalmente privados (de associação), que tratam bem os seus animais e fazem um bom trabalho pelas raças portuguesas de caça, além de contribuirem para a manutenção de raças cinegéticas que já estariam extintas...

E a minha cadela já caçou uma rola. Se eu gostei de ver a rola morta? Não, não gostei. Se repreendi a minha cadela? Não, não repreendi. Porquê? Porque fiquei orgulhosa da sua capacidade natural para caçar, mesmo sendo uma Rott. Isso mostra que ela tem um instinto de presa aguçado...uma mais valia para trabalho e mais uma prova das suas excelentes linhas de trabalho. Se me sinto culpada? Não. Tentei sociabilizá-la com vários animais, só não consegui com aves...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jun 23, 2004 3:07 pm

FBC Escreveu: Pois é, esta civilização "bambi" vê muitos filmes e anda pouco na natureza.
Essa conversa de ecologista de cidade, de que os predadores não têm prazer na caça e só matam porque têm fome é simplesmente falsa. É uma tentativa parola e ingenua de moralizar a natureza
Todos os predadores têm instinto de caça, instinto esse, que se traduz no prazer de perseguir e matar, o homem e os predadores domésticos não são excepção.
--Um lobo, quando encontra presas fáceis, por exemplo um rebanho de ovelhas, mata-as todas e depois de saciar os seus instintos (prazeres) leva uma e come-a.
--Uma raposa que entra num galinheiro mata todas as galinhas e depois leva uma e come- a
--Os lobos matam os coiotes ( é só ver como a população de Yelowstone diminuiu de pois da reitrodução do lobo) e, salvo raras excepções, não os comem.
--Os linces matam as raposas e não as comem.
--Os cães matam os gatos e não os comem
--Os gatos matam as toupeiras e não as comem
Etc, etc....
Isto é a pura verdade! provo-o a si, ou a quem quiser! Vamos paro o campo falar com pastores, agricultores, guardas florestais., caçadores, biólogos.
Leiam trabalhos sérios, publicações cientificas.
Tenho passado a minha vida a estudar a natureza e em contacto com ela e não admito que alguém só porque viu um filme “americanizado”, sem o menor rigor cientifico, venha por em causa factos.

Nunca deve ter visto um cão a caçar! Experimente e vai ver o que é um animal feliz.

Caro Jordan e demais foristas
Eu não pretendo que todos concordem comigo, mas argumentem, com exemplos reais e conhecimento de causa e não com filmes pseudo-moralistas.
Em relação à caça e à conservação da natureza.
Não é verdade o que eu disse em relação à cabra ibérica?
Não é verdade o que eu disse em relação à vacina do coelho bravo?
Não é verdade o que eu disse da recuperação do lobo ibérico? Da águia de bonelli e da herdade do Pinheiro?
Não é verdade que o aumento espectacular do veado, corso e gamo em Espanha ( e felizmente estão a invadir Portugal) se deve ao excelente trabalho dos caçadores?
Vamos ver quem vai salvar o lince e a águia imperial?
Mais uma vez meus caros, contradigam-me! mas argumentem com factos concretos, com conhecimento de causa e não venham para aqui com conversas, de que deves viver numa barraca e dar porrada na mulher... ENFIM, cada um diz o que pode!!!!

PS
1 Concordo perfeitamente com aqueles que dizem que a caça em Portugal ainda deixa muito a desejar.
2 Ao contrário do que já vi insinuado, eu não sou caçador.

Cumprimentos
Francisco Bica
Já que sabes tanto de vida na natureza, sabes por onde anda o Lynce Ibérico?

E escusam de andar com bambis e essa conversa marxista que comigo cai em saco roto! E só falei na porrada da mulher pq vieste com a conversa pseudo... de "instintos básicos que precisam ser satisfeitos". Não sei porque essa crispação toda e gostava de saber se a revistas sobre Caça são consideradas doc. científica, já agora poderia mencionar "trabalhos sérios, publicações cientificas" que tenha lido para basear suas opiniões? Pode ser que tb as possua aqui nos arquivos (tenho acesso a inúmeras teses de mestrado, doutoramento, trabalhos de licenciatura e pós graduações e tb de colocar questões a inúmeros Prof. Doutores aqui onde trabalho); ah! e nunca insinuei que fosse caçador, até pq pela sua conversa, não o é mesmo!

E lá porque os animais matem pq têm instintos para isso, não significa que o homem com os mesmos instintos tenham que o fazer, pq os homens têm uma coisa que os animais não têm que é a consciência! Mas enfim muitos pensam como você e é por isso que o mundo é como é, só miséria, ganância, morte, guerra ... tudo isso para satisfazer um "instinto básico" o da auto-destruição!
Foi para atender um instinto básico que os nazis começaram a guerra e dizimaram milhões de pessoas, sabes qual era esse instinto? "Espaço vital!"

PS: Devias de te dedicar á 7ª arte de vez enquando é que o filme em questão não tem nada de pseudo-moralista, pelo contrário defende o que tu acreditas. Afinal quem é que fala daquilo que não sabe? É o Sr., por isso é melhor abrir os seus horizontes e qd falar, fundamentar as suas opiniões!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jun 24, 2004 2:32 am

Caro jordan e restantes foristas

Em primeiro lugar eu nunca disse que as revistas de caça eram publicações cientificas. Mas há artigos com teor cientifico em revistas de caça, assim como os há em revistas de ambiente e muitas outras, também há as teses cientificas de que fala, bons livros e bons documentários e há ainda o contacto com a natureza que é o melhor de tudo. Assim como também há filmes e livros pseudo-ecologistas e nada científicos para enganar papalvos e para promover uma “moralidade” completamente infantil em relação há natureza. Este tipo de moralidade é muito aceite em certos países civilizadissimos que cometem os maiores atentados contra o ambiente, a humanidade e o equilíbrio mundial.
Não interessa estar para aqui a dizer o que se estuda e o currículo que se tem, o que interessa é o que se diz e o que se sabe ou pensa. Estou à espera que contradigam os meus argumentos em relação aos exemplos de beneficio da caça na conservação da natureza. Isso de dizer “ a caça devia ser proibida pela conservação da natureza” é a mesma coisa que estar calado. É preciso argumentar dar exemplos....
Por exemplo se se deixa-se de caçar javalis em Portugal (o mesmo serve para o resto da Europa) caía-se no caos ecológico. O mesmo se passa com o veado e o corso em muitos países da Europa, ou os alces na Escandinávia. Exemplos destes há-os às centenas.
Por falar na Escandinávia, é dos sítios onde há mais consciência ecológica, coincidentemente, ou não, é nesses países onde a percentagem de caçadores é mais elevada.

Em relação ao lince ibérico. Sei muito bem onde anda o lince! Pelas ruas da amargura, infelizmente talvez não se salve. Muitos “ecologistas” fizeram campanhas e mais campanhas, proibiram a caça e quase toda a actividade humana nos seus territórios e nada ( ou pouco).

O lince precisa de duas coisas
1º habitat adequado.
Neste ponto a caça é uma boa alternativa económica às eucalipetizações em muitas regiões do interior ( não quero com isto dizer que não se deva proibir a caça em pontos vitais para o lince).

2º presas.
O lince alimenta-se quase exclusivamente de coelhos. Aliás , o coelho era a base de alimentação da grande maioria dos predadores ibéricos. As pragas que se abateram sobre o coelho ( mixomatose e mais recentemente a febre hemorrágica”) fizeram com que alguns predadores mudassem de presas e outros menos adaptados, como o lince e a águia imperial estejam à beira da extinção.
Felizmente há uma esperança. Os caçadores espanhóis estão a patrocinar a criação de uma vacina que poderá vir a resolver o problema. Pelo que sei as coisas estão a ir no bom caminho. Ao contrário das campanhas ecologistas que são pagas pelo estado (não tenho nada contra) os caçadores pagam do seu bolso.

Um aparte. O lince é um excelente controlador de predadores oportunistas que por vezes proliferam, como a raposa e o saca rabos, como raramente os come, o malandro se calhar tem prazer em caçar!!!!

P.S.1 Concordo totalmente com a Nynf com a grande quantidade de burgeços que para aí andam e que se dizem caçadores. São autênticos exterminadores que atiram a tudo o que se mexe ( ou não) e não têm o mínimo espirito conservacionista. Infelizmente em Portugal ainda há demasiada gente assim, mas, se houver vontade e força política ( e neste ponto certos pseudo ecologistas mal informados têm muita culpa) que obrigue a uma total e CORRECTA ordenação da caça esses atiradores desaparecem. Saliento correcta porque também há para aí muitos coutos que quase fazem produção industrial de caça, o que é péssimo.

P.S.2 Não é minha intenção ficar crispado com ninguém. Um fórum serve para discutir e discordar. Se todos pensassem da mesma maneira não haveria fóruns.

Cumprimentos
Francisco Bica
Miadores
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 12:09 pm

Só duas coisas:
1ª - para os que utilizam sofismas do género: a caça é a que contribui por excelência para o equilíbrio das espécies!!! Isto é o que se chama maquiavélico, cínico! A Natureza tem mecanismos próprios de o manter, o equilíbrio, sem precisar do homem e da sua actividade para nada! Pelo contrário, o homem e a sua actividade é que são a fonte de desequilíbrio!! Isto é uma verdade insofismável, e quem o negar não vive neste planeta, de certeza!
2ª - para a nynf: como consegues conciliar o teu amor e preocupação com os animais com isto que dizes? Ou só contam os cães e os gatos e os outros não são também obras de Deus? Considero-te muito pelo que tens feito e continuas a fazer, mas esta tua intervenção! Haja Deus!
Enfim, todos temos as nossas contradições...
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 24, 2004 2:17 pm

Miadores Escreveu: Só duas coisas:
1ª - para os que utilizam sofismas do género: a caça é a que contribui por excelência para o equilíbrio das espécies!!! Isto é o que se chama maquiavélico, cínico! A Natureza tem mecanismos próprios de o manter, o equilíbrio, sem precisar do homem e da sua actividade para nada! Pelo contrário, o homem e a sua actividade é que são a fonte de desequilíbrio!! Isto é uma verdade insofismável, e quem o negar não vive neste planeta, de certeza!
2ª - para a nynf: como consegues conciliar o teu amor e preocupação com os animais com isto que dizes? Ou só contam os cães e os gatos e os outros não são também obras de Deus? Considero-te muito pelo que tens feito e continuas a fazer, mas esta tua intervenção! Haja Deus!
Só por curiosidade, Miadores e Jordem, comem carne ?

saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta jun 24, 2004 2:19 pm

Bem, vamos lá ver se me faço perceber melhor.
Apesar de andar a levar com bocas de que me baseio em filmes pseudo-moralista (já por aí vejo uma atitude tendenciosa anti-americanismo?, talvez); de ser bambi..., não falei de curriculum, para aparecer, mas sim do material científico e não científico que tenho á minha disposição, para consulta (supervisionada), não estou aqui para demagogias ocas e se forem á BN (internet tb) têm á disposição também para consulta; “lamento” se não "engulo" tudo o que leio como certo ou garantido, tenho direito á minha própria opinião e;
muitas das leituras que mencionei nem têm o carácter de abonar ou não á cerca da caça ou contra ela abordam diversos temas sobre outros aspectos (casos epidémicos, alimentação; lide dos touros, vacinas...)
Logicamente que revistas sobre caça (q tb leio algums), vão ser abonatórias da caça, daí referir-me que quem só lê essas e não outro tipo de literatura (para saber os dois lados da história), só poderá fazer enfoque num único aspecto!

Como tenho poucas oportunidades de convívio directo com a natureza, não tenho outro remédio senão ler livros, revistas, artigos, que abordem a vida animal sob várias perspectivas; de ler e assistir ao NG, Odisseia, ... mea culpa!
O pouco que pude observar (de longas estadas em certas zonas do país, cá e estrangeiro) foi de puro exibicionismo de caçadores a exibirem “os seus troféus” pendurados nos carros a conduzirem nas estradas; ou em suas casas cheias dos mesmos ditos... enfim, devem de ser coisas do associativismo!)

a) Para já que fique bem claro: sou contra á actividade de caça, não contra caçadores, convivo com pessoas que não tenham as mesmas ideias que eu, o que acho essêncial para evitar extremismos, o respeito mútuo entre indivíduos é fundamental!
b) Conservar os animais em reservas protegidas é o ideal "nesta nossa sociedade" porque afinal se nós nos expandimos e lhes roubamos espaço, depois estabelecemos reservas para os conservar, depois essas reservas ficam sobrepovoadas (porque se esqueceram entretanto de incluir os seus predadores naturais nas ditas reservas, ou entretanto, nem se esqueceram, os predadores naturais já nem existem ou andam á muito desaparecidos, como o caso do Lynce), e então criam as reservas de caça para serem os caçadores a resolverem um problema criado por outros, e pela má governação principalmente! Depois há um surto, epidemia, os animais começam a morrer ás dezenas, começam as autoridades a falar em extinção e toca a cortar a caça (proibida durante “n” tempo); lá ficam os caçadores na berlinda outra vez, desta sem terem o que caçar e onde caçar. Digo-vos os caçadores neste país também têm que ter muita pachorra!
O facto de haver desequilíbrios na natureza, deve-se á própria má intervenção do homem, criam problemas ambientais e depois para resolve-los é de qualquer modo, e qt mais barato lhe saia melhor!
Logicamente que os caçadores têm interesse em proteger as espécies, caso contrário ficariam sem o seu hobby, se não fosse isto, eles estavam pouco se borrifando, e se é algo do interesse pessoal de cada um, acho bem que as pessoas tb disponham dos seus recursos, se eu custeio o meu hobby, não vejo pq os outros não o possam fazer! Se não puderem, arranjem outro mais barato. E muitos tiveram de ser lembrados pelos (“pseudo”) ecologistas, que os “recursos naturais” tb se acabam se não lhes dermos tempo e meios para se recomporem.

c) No que se refere aos cães. Respondendo tb á outra forista:
no meu entender os cães (e não só, e tb nem todos) têm aptidões para a caça. Cães e outros animais selvagens caçam para sobreviver, comer; também em fase de aprendizagem e para fortalecerem os músculos e treinarem técnicas de caça (qd em bando, ou sozinhos) este pode ser considerado um divertimento, mas é assim que os animais se desenvolvem; e qt mais aptos estiverem, mais probabilidades têm de sobrevivência!
Nunca disse que os animais não têm instinto de caça (e certamente há cães mais apurados para a caça que outros) nunca disse que tais cães não derivam “prazer” de o fazer; pelo que foi atrás exposto; lógico que se um cão tem estes instintos, continuará a tê-los mesmo domesticado e bem alimentado pelos seus donos, os cães (e todos os animais) guiam-se pelos seus instintos!
Mas, o homem tem a capacidade de controlar seus instintos e seus impulsos, e é aqui que está a diferença! O homem possui uma consciência, possui valores, possui moral, claro que inculcada em nós pela sociedade, mas á medida que nos tornamos adultos, vamos desenvolvendo a “nossa consciência pessoal”, a “nossa moral”, os “nossos valores”, daí haver diferenças de comportamento, atitudes,... de geração para geração, causando os famosos “conflitos de geração”. O homem podendo agir de modo diferente, prefere a continuar a comportar-se como se animal fosse, (e há gente para aí que davam bem para cães, gatos..., atenção não me estou a referir a ninguém aqui do fórum pq não conheço ninguém pessoalmente nem convivo com as pessoas, que para mim são duas coisas essenciais para realmente conhecer alguém, friso que não estou a atacar ninguém)

d) Tb concordo com a ninf qd fala dos burgessos! E tb quando não repreendeu o cão por caçar o pombo, seria uma idiotice, porque o cão não perceberia o porquê, não tem consciência como nós, portanto para o cão aquilo é natural. E tb ficaria contente se estivesse a ver o meu cão a agir livremente como cão, por aqueles momentos ela visionou o seu cão num estado o mais próximo do natural possível. Tb gosto de ver a minha gata nas caças ás moscas e lagartixas e por certo se um dia tiver oportunidade deixo-a á solta e se lhe apetecer caçar passarinhos, não a vou impedir embora saiba que ela não os vá comer, é a sua natureza; e não faço braço-de-ferro com animais! (e com alguns humanos tb não vale á pena)

e) Tb concordo com o fórum ser de “convivência” e troca de opiniões e lamento desde já se fui mordaz, ou se minha ironia atingiu algum dos presentes... mas tb souberam responder tentando atribuir-me “nomes”, por isso acho que ficamos quites.

f) Sou contra a caça com a desculpa hipócrita de “manter o equilíbrio natural” e outra qualquer que surja pq se não há equilíbrio a culpa é nossa (raça humana ocidental e civilizada, ha!); sou contra a caça pelo mesmo motivo que sou contra as guerras pq sou contra a tirar a vida de qualquer ser vivo, e pq sou contra as armas. E poderia ainda enumerar uma outra série de motivos e coisas que sou contra, mas como isto já está enorme, duvido que alguém vá ler isto tudo, acho que vou ficar por aqui!

Fiquem Bem!

Maria João
(Jordan) ;) 8)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 24, 2004 3:35 pm

Miadores Escreveu: Só duas coisas:
Simplesmente porque há que não cair em radicalismos que são exactamente o que contribui para que a imagem dos defensores dos animais seja equivalente á dos maluquinhos de arroios.
Porque acreditar que a Natureza hoje em dia consegue sózinha restablecer-se e renovar-se é uma utopia.
Porque a actividade humana nunca vai cessar, e a intervenção humana na Natureza também não.
Porque hoje, a haver equilibrio, esse é da nossa responsabilidade e não da Mãe Natureza.
Porque a única forma de o Mundo voltar a ser o que era, seria extreminar a raça humana.
Porque isto tudo é utópico e irrealizável.
Porque temos que manter a razão.

Vou-lhe dar uns simples exemplos: os incêndios o ano passado...as coutadas não arderam...porquê? Porque estão limpas e mantêm a flora original, isto é, nada de eucaliptos que ardem como papel...

O problema da praga de coelhos que aconteceu em Alqueva...por falta de predadores naturais: animais ou homens.
O aumento descontrolado das populações de coelhos ou outros roedores ou até mesmo de espécies introduzidas na altura das descobertas em determinados ecosistemas causa graves desiquilibrios ecológicos.

Há vários estudos científicos sobre este assunto. Há muitos predadores que caçam só pelo gozo. Os gatos por exemplo. Um gato bem alimentado não resiste a caçar pelo simples prazer que isso lhe dá.

Não vamos cair em radicalismos que em nada ajudam o ambiente e a Natureza. ATé porque a ser assim, tinhamos todos que ser ermitas. Os equipamentos electrodomésticos emitem radiações nocivas para o meio ambiente. A utilização do papel e todos os seus derivados é que leva á plantação massiva de eucaliptos - uma praga!
A Miadores gostava que agora a proibissem de utilizar a TV e todos os electrodomésticos? Ou que a proibissem de usar a sanita pois vai tudo para os esgotos e etc etc?

Bom senso acima de tudo. É pela falta deste que muitas vezes os ambientalistas não são levados a sério...

Quanto ao resto. É a minha opinião. Não vejo contradição absolutamente nenhuma. Eu não gosto de caça. Sou contra a caça nos moldes actuais. Sou a favor da caça em determinados moldes que contribuam para o meio hambiente e natureza. Gosto de ver os cães de caça portugueses a trabalharem. Trata-se de bom senso e não de contradição. Se encontrar um animal ferido vou tratá-lo. Qual é o problema?
Se fosse-mos por aí, eramos todos ermitas...a argumentação extremista dos defensores da natureza leva ao extremismo por parte do resto do Mundo. Defender com equilibrio e bom senso leva a uma maior sensibilização e a resultados práticos maiores e mais benéficos. Porque mesmo quem não concorda ou não está para aí virado mais facilmente ouve e entende uma pessoa que usa a razão e o bom senso do que uma que é extremista.
Atenção que não te estou a chamar extremista Miadores, apenas estou a explanar o meu ponto de vista.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

quinta jun 24, 2004 4:03 pm

OK, nynf, mas eu não tenho medo dos radicalismos.
Eles são necessários quando a situação assim o exige.
E sou muito capaz de ser radical - o politicamente correcto é que nos interioriza (na maioria que é manipulada sem se aperecber de tal)
esse medo pelo radicalismo e pelo extremismo, porquê?
Muito simples, porque se as pessoas tomassem as atitudes radicais que algumas situações exigem, o poder cairia!
Enquanto andarmos (a maioria, porque existem sempre, felizmente! pessoas que não engolem sapos!!) a comportar-nos como seres muito direitinhos, segundo a perspectiva dominante,claro!, as coisas continuarão a ser como são!!!
Só se quebra uma determinada situação, se se estabalece uma ruptura, e ela é sempre necessária quando essa situação se aproxima dum beco sem saida.
A Natureza, a História humana, estão aí para o provar.
Só se passa para uma nova situação através duma revolução.
Seja ela biológica, económico-social, cultural, política.
Não há, nem na Natureza nem na sociedade, progressos contínuos e gradativos, mas sim descontínuos, saltos.
Estou com uma linguagem um pouco técnica, as minhas desculpas a quem não a dominar, mas penso que dá para perceber.
Acontece que a maioria das pessoas teme as revoluções, porque teme o novo, o radicalmente novo.
Já se definiu o homem como um animal de hábitos. Mas simultâneamente é o único que pode, tem capacidade para isso, de mudar radicalmente.
Mal é que nos esqueçamos frequentemente disso.
Pessoalmente gosto das revoluções.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”