O_CLONE Escreveu:
Xino Escreveu:
Acreditem que o argumento que mais me irrita é esse. Sem as touradas não havia touros! Por favor!
Mas é que não havía mesmo!!
Procure noutro tópico lá para trás a intervenção do fang precisamente sobre isto. 'tá explicadinho e clarinho para militar.
Mas para tirar todas as dúvidas, pergunte às únicas pessoas que criam touros bravos - os ganaderos - se o faríam na ausência de touradas ou de algo que viabilizasse economicamente a sua criação.
Agora não tenha dúvidas que acabando as touradas e não havendo algo que as substituisse de forma a tornar economicamente viável a criação de touros bravos, esta raça extinguir-se-á num fósforo (eventualmente meia dúzia de exemplares num zoo ou algo de semelhante).
Pergunte aos ganaderos (os únicos que criam touros bravos) e depois diga-nos
Está a dar-me razão!
De certeza que não podia haver touros? Claro, o enriquecimento dos homens explorando animais fala mais alto, como tão bem explicou!
Nunca falei nem faço tensão de falar com ganaderos, até porque já sei o que me iriam dizer... Continuo a achar que é possível o touro existir sem ser para servir de saco de pancada a alguns "homens" que não têm mais nada para fazer. Quanto mais não seja como espécie protegida. Não aceito nem vou aceitar nunca a criação de determinada espécie para puro divertimento cruel e sádico do homem!
Os exemplos que deu de lobos, linces, tigres são tudo de animais selvagens. O touro, sendo bravo, não é propriamente selvagem.
Ok, não percebi se não entendeu o que eu quis dizer ou se só se está a armar em esperto.
Serve o burro, como espécie protegida?
Neste momento, quase não existem burros a "trabalhar", são uma espécie a proteger e estão quase todos em "santuários".
Repare, até pode dizer que não se rala com a extinção do touro.
E que até é preferível a extinção do touro à manutenção das touradas; pessoalmente não concordo, mas é um ponto de vista tão válido como outro.
Nunca me ouviram dizer uma coisa dessas. Não acho que a extinção do touro seja uma boa alternativa, acho é que se pode chegar a uma situação ideal: haver touros sem touradas!