Enfim, cada um na sua. Este é o tipo de coisa em que cada um tem a sua opinião e, desde que não haja mal para ninguém, cada um fica com a sua.

Moderador: mcerqueira
Não, não é por não ser perseguido por um touro.ladyxzeus Escreveu: Amaricada? Mas porquê? Por não se estar a ser perseguido por um touro em fúria?
Enfim, cada um na sua. Este é o tipo de coisa em que cada um tem a sua opinião e, desde que não haja mal para ninguém, cada um fica com a sua.![]()
fang Escreveu:
E se a D. Miadores não tivesse apagado uma porrada de posts, daria bem para ver quem recorre ao insulto pessoal por não haver consenso.
Calma! Se não foi você, alguem apagou. Agora eu não me esqueço quando levo com "mimos" por ter uma posição diferente.Miadores Escreveu:fang Escreveu:
E se a D. Miadores não tivesse apagado uma porrada de posts, daria bem para ver quem recorre ao insulto pessoal por não haver consenso.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Esta é nova!!!! Agora recorre à mentira, ou sofreu algum ataque de amnésia???
Ele há cada um!!
Para sua informação, NUNCA apaguei qualquer post escrito por mim. Sempre mantive o que afirmei.
IRRA!!
Não é a única garantia, mas aquela que NESTE momento me parece viável. E eu não estou preocupado com a espécie em si (o que não faltam são vacas de estábulo), mas com a raça. E mesmo isso é apenas uma parte do conjunto de VALORES naturais e da biodiversidade dependentes desta actividade (leia-se pastoreio em extensivo ligado ao montado).Miadores Escreveu: E, mais uma vez, deixe-me que lhe diga, que a sua argumentação é sofística: essa de serem as touradas a única garantia de salvaguarda da espécie é, no mínimo, cínica, para não dizer mais.
Mas parece que continuo a falar com pessoas da época da barbárie, idade das trevas!!!
Haja Deus!!!
Não vejo onde esta opinião colide com a minha. Tambem não gosto de touradas... portanto não as vejo.aisd Escreveu: Vou-me repetir mas, na verdade, não mudei de opinião.
Considero a tourada um espectaculo indigno de uma pessoa civilizada.
Pondo de parte as questões relativas à sobrevivência do touro bravo e de muitas espécies que necessitam desse ambiente - argumentos importantes e mesmo, os únicos válidos neste tópico - pensemos no que faz à cabeça das pessoas este "divertimento".
Não é por acaso que o estudo da vida de psicopatas apresenta a maioria como crianças que faziam crueldades a animais...
Nem é por acaso que uma das provas que passavem os SS destinados a campos de concentração consistia em matarem um animal de estimação ao qual se tivessem afeiçoado.
Para mim a pior das consequências da tourada é a insensibilidade que cria nos seus fãs.
Insensibilidade no que respeita a animais que fácilmente se torna na insensibilidade para com o homem.
Sensibilidade não significa "mariquice".
"Mariquice" é a falsa sensibilidade, feita de choradeira e fingimento de sentimentos que não se têm.
As pessoas mais sensíveis que eu conheço tiveram muitas e muitas vezes de "matarem" essa delicadeza para fazerem o que está certo, o que se deve fazer.
Já pensaram no que sofre um amante de cães quando é obrigado a eutanasiá-los ?
Ou no que sofre um pediatra quando tem de transmitir coragem a uma criança em fase terminal ?
Que homens e mulheres serão estes saídos das touradas ?
Terão algum sentimento de mesericórdia face a um animal em sofrimento ? (mesmo que esse animal seja uma pessoa...)
Ou fingirão que sim, em nome das conviniências ?
Note-se que um tio meu era aficcionado e eu própria vi, desde muito cedo, muitas touradas e até sei apreciar qualquer coisinha.
Mas sempre detestei o toreio a cavalo - a meu ver a maior cobardia - e só gostava dos forcados.
Lembro-me que, uma vez fui castigada por vitoriar o touro, que feriu o toureiro.
Para mim era legitímo, era a vingança do torturado sobre o torturador, do fraco sobre o forte.
Ainda hoje não me arrependo.
Ainda hoje, acho que tinha razão.
Aqui está o problema da ética, infelizmente só é aplicada ao ser humano, não visa espécies "inferiores". Enquanto a ética não fôr uma ciência aplicada a todo e qualquer ser vivo, estas discussões vão continuar assim, um ping pong de ideias que alberga tudo menos o que interessa. Eles sofrem, maioritáriamente, porque nós os fazemos sofrer em nome das coisas mais estranhas, desporto, tradição, conservação de uma espécie... O ser Humano é o que é, julga-se o que se julga e por qualquer motivo, acha que a sua espécie é a mais importante e estará sempre à frente das outras, ainda não entendi esta parte, o ego Humano desmesurado que pensa que o seu umbigo é o centro do mundo. A realidade é que o mundo fica cá igualmente mesmo que o Homem desapareça e não me parece que alguém vá sentir a sua falta.tigris Escreveu: Deduz-se então que não rege os seus comportamentos por princípios e valores éticos...![]()
Certo, mas enquanto por cá anda deve preocupar-se com a biodiversidade natural ou não? Ou será anti-ético?LuMaria Escreveu: A realidade é que o mundo fica cá igualmente mesmo que o Homem desapareça e não me parece que alguém vá sentir a sua falta.
Tem a ver com a história de que se não fossem as touradas o touro bravo passava a dinossauro? E qual é o problema? Tem ideia de quantas espécies a Natureza, ou o Homem, extinguem por dia? Qual o problema de se extinguir mais uma? Não é esse um processo natural da história do mundo? Não me vai dizer que a tourada é um frontespicio da ética?fang Escreveu: Certo, mas enquanto por cá anda deve preocupar-se com a biodiversidade natural ou não? Ou será anti-ético?![]()
Leu o tópico desde o início??LuMaria Escreveu:Tem a ver com a história de que se não fossem as touradas o touro bravo passava a dinossauro? E qual é o problema? Tem ideia de quantas espécies a Natureza, ou o Homem, extinguem por dia? Qual o problema de se extinguir mais uma? Não é esse um processo natural da história do mundo? Não me vai dizer que a tourada é um frontespicio da ética?fang Escreveu: Certo, mas enquanto por cá anda deve preocupar-se com a biodiversidade natural ou não? Ou será anti-ético?![]()
Et voilá Lady, a cruel história do nosso mundo! Mas já agora, porque não fazer então as touradas com o tal velcro? Fim ao sofrimento, fim ao espectáculo desumano. Há necessidade do sangue, do medo e da morte para se poder amar o touro e tudo o que ele representa? Também sou daquelas que aplaude o touro de pé sempre que marra no toureiro! Touché!ladyxzeus Escreveu: O problema, Lu_Maria é que não se extingue só o touro. Extingue-se um ecossistema inteiro.