Matar não é solução! País civilizado usa o método da castração

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta abr 06, 2006 12:51 pm

Eu assumo que castrei os meus gatos por conveniencia, porque de facto não queria ver as minhas paredes de casa todas pintalgadas, porque não me apaetece andar de esfregão e repelente em punho toda a vez que se lembrassem de marcar territorio.
Agora vejamos em que é que estes factos incomodavam os meus gatos? Rigorasamente nada, estão la eles preocupados com o cheiro, ou com as paredes pintalgadas...logo aqui assumo o meu total egoismo.
Por outro lado sendo animais domesticos, sabendo que lhes estou a dar anos de vida e evitar algumas doenças, acredito que não fui cruel com eles e sei que são felizes.
Apesar de entender a posição do casadicaes , acho que ao preferir a eutanasia esta a ser radical demais ;)
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quinta abr 06, 2006 12:54 pm

bita322 Escreveu: Eu assumo.......
Apesar de entender a posição do casadicaes , acho que ao preferir a eutanasia esta a ser radical demais ;)
O Sr. casadiscaes está a defender a eutanasia nos animais selvagens não em animais domesticos, a castração é mais prejudicial em animais selvagens que em domesticos...
Última edição por coldblood em quinta abr 06, 2006 3:03 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 06, 2006 12:58 pm

bita322 Escreveu: Apesar de entender a posição do casadicaes , acho que ao preferir a eutanasia esta a ser radical demais ;)
Nós acabamos por ser radicais sempre. Castramos um animal para ele se enquadrar melhor nas nossas necessidades. Não pensamos nas necessidades deles, mas sim nas nossas. Mas não sendo assim, lá se acabavam os animais de estimação, não é verdade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta abr 06, 2006 1:19 pm

Cara Gisele,
Não percebeu a minha mensagem... era simplesmente, uma ironia!
É óbvio que concordo com a castração... é óbvio que concordo com a vacinação! Não discordei de si, em momento algum.
Tenho 4 cadelas e 2 gatos e todos estão castrados, o contrário, como já se disse, sería um sofrimento para o animal e uma via a doenças, uma vez que não utilizam o aparelho reprodutor.
É óbvio que não concordo com o corte de orelhas, nem de cauda e nem vou discutir este assunto.
Aquilo que acho, é que, quando colocamos os animais a viverem connosco, domesticamo-los, dentro dos parâmetros normais de respeito, creio eu.
Se formos questionar o que é anti natura, encontraremos muita incoerência nas nossas atitudes. O melhor mesmo, é tentar manter um critério mínimo de respeito.
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

quinta abr 06, 2006 3:01 pm

Olá Madonna, obrigada por escrever, e desculpe se fiz alguma má interpretação a sua mensagem ok? Continue opinando, o tópico está polêmico pois temos aqui divisões de opiniões, o que acho muito normal.
Um abraço ;)
krnk
Membro Veterano
Registado: sexta dez 02, 2005 1:50 pm

quinta abr 06, 2006 9:22 pm

sou a favor da esterilização e a minha vai ser esterelizada qdo fizer 6meses
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta abr 06, 2006 9:36 pm

se gosta minimamente da sua cadela vai esperar até que seja adulta... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo abr 09, 2006 3:34 pm

Castrar um cão ou castrar um lobo não seria a mesma coisa e sabem porquê: um cão vive para agradar ao dono a questão de reprodução já não se coloca, pois foi domesticado por alguma razão. Para um lobo é a sua razão de viver.

O que acham mais doloroso, castrar um cão ou ter um cão inteiro e ele nunca se reproduzir, e sofrer tanto como eles sofrem para cobrirem uma cadela com cio e sem nunca a cobrir.

Casadiscães pela sua lógica todos os cães se deviam reproduzir, daí o abate contínuo de animais.

O cão castrado só fica com os níveis de testosterona adulterados, mais nada, o que, dependendo do estilo de vida do cão, pode ou não alterar o seu comportamento, temos o exemplo da castração do Zézé Camarinha ou do Castelo branco, um ficava uma nova personagem, o outro não se alterava.

A razão de viver do cão deixou de ser a reprodução, desde séculos que tem sido a sua fieldade ao Homem, o cão fica contente por ter comida, água, muitos mimos, e um dono para fazer companhia, a reprodução não faz falta para a felicidade de um cão.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda abr 10, 2006 9:25 am

Acho que há aqui alguma dificuldade de comunicação, porque o casadicaes nunca disse que era a favor da reprodução indicriminada de cães!! O que ele disse é que devem manter intactos os instintos que os levam a isso, pois caso contrário verifica-se uma alteração significativa da personalidade.

Eu sou a favor da eutanásia como forma de controlo da população excedentária de cães. Sou também a favor da esterelização e castração de todos os cães sobre os quais não haja outra forma de controlo da reprodução. Nem uma nem outra forma resolvem o problema isoladamente.
Com efeito, penso que a castração/esterelização deve ser feita mas não chega. Hão-de convir que não há casas de acolhimento suficientes para acolher toda a população de cães que existe nesse preciso momento, por isso é um facto que existem cães a mais para aqueles que os pretendem adoptar. Esta é a realidade. Sendo assim, para além de esterelizar para que não nasçam mais cães, o que fazer com o excesso que já existe? Fecham-se em caixas num qualquer canil 'bem-intencionado' até ao final das vidas?
Para algumas situações que se vêem para aí, a eutanásia chega a ser até uma solução piedosa!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça abr 11, 2006 10:27 am

leoa_nova_ Escreveu:
O que acham mais doloroso, castrar um cão ou ter um cão inteiro e ele nunca se reproduzir, e sofrer tanto como eles sofrem para cobrirem uma cadela com cio e sem nunca a cobrir.

A razão de viver do cão deixou de ser a reprodução, desde séculos que tem sido a sua fieldade ao Homem, o cão fica contente por ter comida, água, muitos mimos, e um dono para fazer companhia, a reprodução não faz falta para a felicidade de um cão.
Sou totalmente a favor da esterilização das cadelas, mas não da castração do cão e contráriamente ao que diz não me parece que o sofrimento do cão seja assim tão grande, por não cobrir uma cadela. O meu nunca cobriu nenhuma e nem por isso foi menos feliz!

O cão é um animal como outro qualquer, mas domesticado e incrivelmente ligado aos donos. Mas macho é macho e nem todo o amor que têm pelos donos, os faz perder toda a sua natureza de macho e a prova é que muitas vezes andam os donos a chorar baba e ranho porque numa determinada altura eles trocaram a comidinha , os mimos e o amor por o dono, por uma cadela com cio que os levou a fugir atrás dela.... ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sábado abr 15, 2006 2:02 pm

Não entendeu, se o seu cão convivê-se diariamente com cadelas com cio percebia pois eles ganem e tentam fazer de tudo para chegar até elas. É como se tivessem doentes.

Em muitos cães não existe alterações significativas, ficam mais calmos mas muitos continuam dominantes ou submissos como eram antes da castração.

Conhecem cães castrados que dão aqueles saltos epulos de alegria quando vêem o dono? Eu conheço.
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta abr 19, 2006 2:11 pm

Olá!!

Eu por não ter esterelizado a minha gata, apareceu-lhe recentemente um tumor numa maminha. Nunca teve filhotes e tem 13 anos. Não vejo onde possa ter vivido infeliz ou deprimida por não ter filhotes, se assim o fosse, acho que já teria morrido de depressão ou algo do genero.
Vai ser operada nesta sexta feira, e além de tirarem o tumor vao esterelizar.
E agora... Por eu gostar muito da minha cadela, estou a ponderar sériamente em esterelizar, porque não quero que aconteça o mesmo que está a contecer com a gata.
A cadela é uma rottweiler (é pura, mas um mau exemplar) e tem 2 anos. Por ser de raça não me impede de esterelizar, e em relação ao feitio, ela é uma lamechas de primeira, eu nem quero imaginar se ficar pior (sempre me disseram que ficam mais meigos), vai ser super cola 3. Nunca vivi uma esterelização por isso não sei se mudam ao não. ( a minha mãe também fez o que a Gisele fez, quando eu nasci (cesariana)e por isso eu não sei o que mudou nela, mas também não ficou mais meiga por isso ou menos feminina).

Acho que os gatos e caes (gatas/cadelas) de apartamento, se não são para fins de procriação acho que devem ser esterelizados, aumenta o tempo de vida deles e reduz as probabilidades de aparecerem tumores e isto para mim não me parece que seja de todo egoismo da nossa parte. Não sei, digo eu.
Com os de rua, acho que devem ser esterelizados para controlar as suas colonias. Pelo menos enquanto não são adoptados. Há para aí milhares de animais abandonados, não é por metade esterelizados que vão entrar em vias de extinsão. Vão continuar sempre a aumentar. Além disso, vai sempre haver gente a não ter muito cuidado e deixar as gatas e os gatos andarem por aí a procriar.
Mas os de casa sou a favor da esterelização, é para o bem deles.
Quando aparecem aí anuncios a dizer que Cao X ou Gato X precisam de namorada, vão logo todos dizer que eles não têm necessidade de criar, não sentem prazer, a pessoa diz que o gato ou cao anda maluco e têm que arranjar namorada se não ficam com crises de identidade, pra isso esterelize o cao ou gato, gata ou cadela, que assim já não têm preocupações diminuindo os riscos de virem mais caes ao mundo ou gatos para serem abondonados e irem parar ao canil municipal..... mas depois à quem diga não à estrelização. Ás vezes não entendo.

Desculpem o texto longo.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
leoa_nova_
Membro Veterano

quinta abr 20, 2006 8:05 pm

Catarina expressou muito bem o seu ponto de vista, e incluiu o meu também :p :D

Casadiscaes a esterilização deve ser feita bem cedo, antes do primeiro cio se não estou em erro, assim não existem mudanças de comportamento e a cadela\gata habituam-se num instante. É muito pior castrar animais adultos.

O animal não tendo objectivos reprodutores não necessita de permanecer inteiro até tarde.

Já agora alguém sabe se se fazem vasectomias a cães??
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta abr 21, 2006 8:51 am

leoa_nova_ Escreveu: Casadiscaes a esterilização deve ser feita bem cedo, antes do primeiro cio se não estou em erro, assim não existem mudanças de comportamento e a cadelagata habituam-se num instante. É muito pior castrar animais adultos.
http://www.caninesports.com/SpayNeuter.html

Tem aqui o motivo pelo qual sou contra a castração de juvenis...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sexta abr 21, 2006 10:36 am

Opah!
Não sei muito bem ingles, por isso, ler esse site é a mesma coisa que nada.

Queria saber porque não aconselha a esterelizar quando são novos...

Além disso, uma pergunta estupida, com 2 anos, para si é juvenil? Ou tá dentro do tempo certo? (em relação a uma cadela). É que na rua perguntam-me se ela é nova (por ser tão brincalhona com as pessoas) e eu digo que sim que tem 2 anos, e as pessoas "ah...já tem 2 anos!!!" e eu fico a pensar... E.... ??? Dois anos é novinha.
Sei que com 2 anos já se podem considerar adultos. Mas não deixa de ser nova.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”