Campanha contra Venda de Bilhetes para as Touradas
Moderador: mcerqueira
Há assuntos nos quais sou radical, a tourada é um deles.
Acho que a preservação do touro bravo nunca deveria passar pela obrigação da existencia das touradas.
Sei que ha todo um ecossistema que depende da existencia do touro, mas , não ha argumento nenhum que me faça aceitar que a preservação desse mesmo ecossistema passe pela tourada.
Há outros animais que foram quase extintos e que com vontade e sem ter como objectivo unico a obtenção de dinheiro, estão aos poucos a ser ou reeintruduzidos , ou preservados.
O meu conhecimento sobre o touro bravo é de facto muito pouco, mas não consigo conceber que a sua preservação seja feita á conta de um espectaculo com contornos sadicos e que o sangue e o sofrimento sirvam de guadio a uma multidão.
As tradições essas, a mim também nao me convencem nem pouco mais ou menos, ha tantas tradições inofensivas que nao causam sofrimento que se foram perdendo ao longo dos anos.
A tourada na minha opinião é um espectaculo triste, barbaro e totalmente desenquadrado dos tempos de defesa de animais pelos quais tanto se luta.
E no meu radicalismo, se a unica forma que ha para preservar o touro bravo é á conta da tourada( coisa que definitivamente nao acredito) entao que se extinga de uma vez.
Acho que a preservação do touro bravo nunca deveria passar pela obrigação da existencia das touradas.
Sei que ha todo um ecossistema que depende da existencia do touro, mas , não ha argumento nenhum que me faça aceitar que a preservação desse mesmo ecossistema passe pela tourada.
Há outros animais que foram quase extintos e que com vontade e sem ter como objectivo unico a obtenção de dinheiro, estão aos poucos a ser ou reeintruduzidos , ou preservados.
O meu conhecimento sobre o touro bravo é de facto muito pouco, mas não consigo conceber que a sua preservação seja feita á conta de um espectaculo com contornos sadicos e que o sangue e o sofrimento sirvam de guadio a uma multidão.
As tradições essas, a mim também nao me convencem nem pouco mais ou menos, ha tantas tradições inofensivas que nao causam sofrimento que se foram perdendo ao longo dos anos.
A tourada na minha opinião é um espectaculo triste, barbaro e totalmente desenquadrado dos tempos de defesa de animais pelos quais tanto se luta.
E no meu radicalismo, se a unica forma que ha para preservar o touro bravo é á conta da tourada( coisa que definitivamente nao acredito) entao que se extinga de uma vez.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
cold pois eu de experiencias que tenho visto em touradas é o seguinte:Pois xuga, até me mostrarem fotos que provem o contrario estas são a informação que tenho...e digo-te mais deste modo corno meu é que não serravam , já agora não tens nada a dizer em relação ás farpas e remoção destas? Quanto aos cavalos, eu não digo que seja á força, apenas que é contra a naturesa destes e como tal, é sofrimento para o animal...
o touro sofre quando espetam a farpa mas é momentaneo, tal como o ser humana leva uma injecção daquelas que dói mesmo e depois passa

O retirar da farpa ele já não sente, porque se a tourada não é de fim de semana o touro é logo abatido e desmanchado e as farpar são retiradas após o abate.
O touro sofre sim se fica em currais durante um fim de semana para ser abatido, chega a ter febres muito elevadas.
Relativamente ao cavalo o animal nao tem qualquer sofrimento, para ele é um treino como outro qualquer, agora depende do cavaleiro pois aí tem de haver perícia e muita experiência para que o cavalo em frente a um touro bravo não vá ao solo, como aconteceu na ultima corrida.
Para mim, e concordo com a xuga é triste ver um cavalo fazer aqueles saltos sobre obstaculos e muitos deles com lagos por debaixo, quantas quedas ja se viu nesse desporto.
Será que um cavalo não sofre quando está a puxar charrete para as madames passearem as suas capelines .
Lambidelas do chico e do massai
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Mas neste momento falamos de cavalos de toureio, e não de charretes, é claro que sofrem, embora possa ser visto mais como trabalho o puxar as charretes, que as acrobacias de saltos e touradas, mas sofrem sim....se p«udessem escolher, decerto que não faziam nenhuma destas actividades.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am
os cavalos de toureio não sofrem, eles são tratados 5***** são cavalos de luxo, é preciso muito dinheiro para manter estes animais. 

Lambidelas do chico e do massai
Há insinuações que repugnam o mais passível dos passíveis, ainda para mais quando vêm da boca de pessoas supostamente cultas e supostamente "amigas" dos animais! Então o sofrimento do touro numa tourada é momentâneo?? Arre, que isto é de mais! 

Boas,
Aqui concordo com a Texuga ... realmente os cavalos de toureiro são bem tratados. São estimados com todo o cuidado, como qualquer " instrumento de trabalho" . Nenhum toureiro é burro ao ponto de menosprezar o seu cavalo, já que sabe que a sua actuação depende, directamente, do bem estar - fisico e psicologico - do cavalo. E um bom cavalo é meia tourada - bastou ver isso ontem, na corrida com o Moura Jr.
A questão que aqui se pode colocar, é o que se passa até os cavalos serem "cavalos"; a sua triagem e o treino.
Meus amigos enganem-se, se pensam que é pêra doce. Quem monta a cavalo, a serio, sabe que o cavalo é por natureza um animal nervoso e medroso. Prefere mil vezes fugir a ter que enfrentar o desconhecido.
Agora, metam um touro à frente de um cavalo de 4 anos, que vão ver a sua reacção. Muita redeazinha presa lá e muita espora enfiada lá ...
Atenção que isto não me choca ... quase todos os cavalos neste páis, são ainda desbastados desta forma, seja para o touradas ou para as diversas modalidades.
Quem tiver oportunidade, que visite algumas ganadarias e coudelarias dos Açores - de ondem ainda vêm muitos cavalos para as touradas. Quem tiver oportunidade, visite algumas coudelarias de Portugal, nomeadamente a mais-que-batida de Alter-do-Chão e fale com as pessoas que lá trabalham.
Por isso, a historia de que os cavalos não sofrem, não é bem assim ... sofrem e sofrem muito em determinado ponto. Não só os de tourada, como quase todos os que por aí andam.
Nanci
Aqui concordo com a Texuga ... realmente os cavalos de toureiro são bem tratados. São estimados com todo o cuidado, como qualquer " instrumento de trabalho" . Nenhum toureiro é burro ao ponto de menosprezar o seu cavalo, já que sabe que a sua actuação depende, directamente, do bem estar - fisico e psicologico - do cavalo. E um bom cavalo é meia tourada - bastou ver isso ontem, na corrida com o Moura Jr.
A questão que aqui se pode colocar, é o que se passa até os cavalos serem "cavalos"; a sua triagem e o treino.
Meus amigos enganem-se, se pensam que é pêra doce. Quem monta a cavalo, a serio, sabe que o cavalo é por natureza um animal nervoso e medroso. Prefere mil vezes fugir a ter que enfrentar o desconhecido.
Agora, metam um touro à frente de um cavalo de 4 anos, que vão ver a sua reacção. Muita redeazinha presa lá e muita espora enfiada lá ...
Atenção que isto não me choca ... quase todos os cavalos neste páis, são ainda desbastados desta forma, seja para o touradas ou para as diversas modalidades.
Quem tiver oportunidade, que visite algumas ganadarias e coudelarias dos Açores - de ondem ainda vêm muitos cavalos para as touradas. Quem tiver oportunidade, visite algumas coudelarias de Portugal, nomeadamente a mais-que-batida de Alter-do-Chão e fale com as pessoas que lá trabalham.
Por isso, a historia de que os cavalos não sofrem, não é bem assim ... sofrem e sofrem muito em determinado ponto. Não só os de tourada, como quase todos os que por aí andam.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Qualquer cavalo "sofre" pelo simples facto de ser desbastado... Não há nenhum cavalo "montado" que não "sofra", e é como diz a Nanci, não é preciso ser usado para toureio, tudo depende de como e com quem são treinados...
Já conheci um "equitador" de tal modo bruto que TODOS os cavalos se encolhiam quando ele passava, uma égua inclusivamente não hesitava em mandar um belo par de coices se ele passasse por perto...
Sendo assim, eu penso até que os de toureio são muito bem tratados
Xuga
Já conheci um "equitador" de tal modo bruto que TODOS os cavalos se encolhiam quando ele passava, uma égua inclusivamente não hesitava em mandar um belo par de coices se ele passasse por perto...

Sendo assim, eu penso até que os de toureio são muito bem tratados

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Boas Texuga,texuga Escreveu: Já conheci um "equitador" de tal modo bruto que TODOS os cavalos se encolhiam quando ele passava, uma égua inclusivamente não hesitava em mandar um belo par de coices se ele passasse por perto...![]()
Mas neste caso, e fugindo um pouco ao topico, essa égua tinha era falta de educação
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Cultas?Há insinuações que repugnam o mais passível dos passíveis, ainda para mais quando vêm da boca de pessoas supostamente cultas e supostamente "amigas" dos animais! Então o sofrimento do touro numa tourada é momentâneo?? Arre, que isto é de mais!![]()

100% correctíssimo!!!Boas,
(...)
A questão que aqui se pode colocar, é o que se passa até os cavalos serem "cavalos"; a sua triagem e o treino. Meus amigos enganem-se, se pensam que é pêra doce. Quem monta a cavalo, a serio, sabe que o cavalo é por natureza um animal nervoso e medroso. Prefere mil vezes fugir a ter que enfrentar o desconhecido.
Nanci

Não, não treinei cavalos mas, assisti a muita atrocidade...

Enfim...
Não vale a pena nem fazer-se desenhos porque quando a mente está estabelecida numa determinada direcção, é para essa direcção que se redireccionará para todo o sempre! Mentalidades...!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Muito eu gostava de saber o dinheiro que todo este comercio envolve.
Não faço ideia, imagino que movimente muito, para que não se proiba isto de uma vez por todas.
Infelizmente num pais onde ha supostos "amigos" dos animais que dizem que defendem os direitos de caes ou gatos com unhas e dentes depois aplaudem o sofrimento e o espectaculo que a mim so pelo facto de existir me insulta, nunca haveremos de ir muito longe no que toca a acabar com este misero e nojento espectaculo que são as touradas.
Nunca vai entrar na minha cabeça que quem diz ser defensor dos direitos dos animais possa sequer simpatizar com touradas , quanto mais ve-las e babar ao ver espetar o touro.
Qualquer dia so falta dizer que espetar o touro só lhe faz bem á saude e que eles adoram que é tipo massagem.
E que os cavalos não nao sofrem de forma alguma, nem sequer se magoam, nunca, não levam umas belas de umas cornadas (ah mas os cornos estao embolados e por isso so deve doer um bocadinho
) .
Depois ouriçam-se contra lutas de cães e eu pergunto-me porque? so porque nao gostam?Hipocrisia isso é que é.
A mim repugnam-me ambas, mais a tourada porque ainda por cima é aplaudida em pé publicamente.
Não faço ideia, imagino que movimente muito, para que não se proiba isto de uma vez por todas.
Infelizmente num pais onde ha supostos "amigos" dos animais que dizem que defendem os direitos de caes ou gatos com unhas e dentes depois aplaudem o sofrimento e o espectaculo que a mim so pelo facto de existir me insulta, nunca haveremos de ir muito longe no que toca a acabar com este misero e nojento espectaculo que são as touradas.
Nunca vai entrar na minha cabeça que quem diz ser defensor dos direitos dos animais possa sequer simpatizar com touradas , quanto mais ve-las e babar ao ver espetar o touro.
Qualquer dia so falta dizer que espetar o touro só lhe faz bem á saude e que eles adoram que é tipo massagem.
E que os cavalos não nao sofrem de forma alguma, nem sequer se magoam, nunca, não levam umas belas de umas cornadas (ah mas os cornos estao embolados e por isso so deve doer um bocadinho

Depois ouriçam-se contra lutas de cães e eu pergunto-me porque? so porque nao gostam?Hipocrisia isso é que é.
A mim repugnam-me ambas, mais a tourada porque ainda por cima é aplaudida em pé publicamente.
Eu não consigo perceber que alguma pessoa que goste de animais possa dizer isto, mesmo dentro do contexto em que é dito...entao que se extinga de uma vez
Estive a tecer algumas considerações sobre touro versus conservação da natureza, mas resolvi apagar tudo. Estava a repetir-me naquilo que já está escrito por n tópicos.
Enquanto as pessoas nem um pardal de um chapim destinguem, sabem lá o que é um picanço-barreteiro, uma águia-calçada ou uma águia-imperial-ibérica...
Enquanto as pessoas não percebem porque está a regredir a gralha-de-bico-vermelho e a expandir a gralha-preta (que nada tem a ver com montados), vão lá perceber a importancia do montado não cultivado com pastoreio sustentado...
Enquanto as pessoas não perceberem que numa zona com touros ninguem lá entra de animo leve, nunca perceberão a sua importancia como raça diferente.
Enquanto as pessoas acreditarem que sem envolvimento de dinheiro as coisas se mantêm, também acreditam no pai natal...
Há coisas que só se percebem na 1ª pessoa e é preciso muito tempo (e interesse) no campo para se constatar e perceber.
Enquanto as pessoas estiverem nas cidades a emitir opiniões daquilo que não conhecem, há sempre quem fale para o boneco...
Este Bufo-real foi anteontem encontrado alvejado. Foi encontrado já em estado lastimável, com ambas as asas com fracturas e chumbo no corpo.
Durou poucas horas... mas provavelmente sofreu dias...
Como este há muitos mais, fora os que nunca se encontram (que são a maioria).
Mas isto não choca as pessoas mesmo sabendo ser uma espécie rara. Ninguem esteve a aplaudir... Afinal um touro na arena é mais importante...

Não sou pelos touros nem pelas touradas. Sou pelos animais.
E abomino a palavra EXTINÇÃO!!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Ola fang,
Eu não acredito que a tourada seja a unica forma de o preservar, acredito que seja a forma mais rentavel de o fazer.
E sim sem dinheiro é dificil, mas é possivel faze-lo sem interesses financeiros, tanto quanto sei a preservação do lobo iberico nao implica que haja espectaculos á conta destes.
O problema esta em pensar que para se preservar uma certa e determinada especie convém que se tirem dividendos dela.
Aquilo que me incomoda é haver quem diga que as gadanarias são as salvadoras dos touros, que é graças a elas, que se não fossem elas e que o fazem unicamente por amor ao touro...eu permito-me duvidar e muito do desinteresse economico que ha por detras disto.
Eu nao considero a tourada um mal menor Fang, tal como não considero a caça.
Já agora uma questão se tiver pachorra para me responder em traços gerais agradeço, qual a origem do touro bravo?
Se é uma especie que evoluiu, ou é uma raça que foi criada pelo homem?
Cumps
Acho que a citação que fez cortando apenas uma parte acaba mal interpretada.se a unica forma que ha para preservar o touro bravo é á conta da tourada( coisa que definitivamente nao acredito) entao que se extinga de uma vez.
Eu não acredito que a tourada seja a unica forma de o preservar, acredito que seja a forma mais rentavel de o fazer.
E sim sem dinheiro é dificil, mas é possivel faze-lo sem interesses financeiros, tanto quanto sei a preservação do lobo iberico nao implica que haja espectaculos á conta destes.
O problema esta em pensar que para se preservar uma certa e determinada especie convém que se tirem dividendos dela.
Aquilo que me incomoda é haver quem diga que as gadanarias são as salvadoras dos touros, que é graças a elas, que se não fossem elas e que o fazem unicamente por amor ao touro...eu permito-me duvidar e muito do desinteresse economico que ha por detras disto.
Já agora uma questão se tiver pachorra para me responder em traços gerais agradeço, qual a origem do touro bravo?
Cumps
Definitivamente, mais uma vez não perceberam patavina do que escrevi...bita322 Escreveu: Ola fang,
Acho que a citação que fez cortando apenas uma parte acaba mal interpretada.se a unica forma que ha para preservar o touro bravo é á conta da tourada( coisa que definitivamente nao acredito) entao que se extinga de uma vez.
Cumps
Eu estava-me a referir sobretudo a espécies selvagens em declíneo. Muitas das quais têm como grande auxiliar a criação de touros.
E o que tem a ver a preservação do lobo-ibérico com esta situação?? São coisas completamente diferentes. O Touro é apenas uma raça bovina e não uma espécie selvagem. Os touros têm donos!! O touro vale sobretudo pelo seu papel no campo.
É claro que o touro bravo não se extingue por acabarem touradas, creio eu. Como é completamente treta os ganadeiros criarem touros só por "amor" á raça. É o dinheiro que mexe tudo!!
Agora, o touro só tem sentido conservacionista criado em quantidade e ocupando vastas áreas. Não é com uma "reserva" de "meia duzia" de touros.
O touro-bravo É uma raça bovina seleccionada pelo homem e como todas as raças bovinas europeias (Bos taurus) descendem do Auroque (Bos primigenius). Trata-se é de uma raça ainda com caracteristicas primitivas que alguns autores dizem ter ainda grandes afinidades com o Auroque. No entanto tem sido seleccionada e mantida pelo homem durante séculos com determinada finalidade - ser agressiva e ágil.
Agora diga-me lá: Uma espécie selvagem (águia-de-bonelli, aguia-calçada, etc., etc.,...) está mais ou menos segura em relação a vândalos que por aí abundam, num território com touros em semi-liberdade, ou num território sem os mesmos??
Aquele bufo-real por exemplo??
Isto para não entrar em coisas mais complicadas, como a manutenção de habitat dessas mesmas espécies... que parece que não percebem... e eu até compreendo que não percebam... tal como mencionei no outro post...
É como os "males menores"...
É escrever "alhos" e perceberem "bugalhos"...
<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Off topic
Eles não são burros de todo
Xuga
Os coices eram "exclusivos" para o equitador, qeu por sua vez era dono da égua em questão... Ela não fazia isso com MAIS NINGUÉMBoas Texuga,
Mas neste caso, e fugindo um pouco ao topico, essa égua tinha era falta de educação
Nanci

Eles não são burros de todo

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Boas,texuga Escreveu: Off topic
Os coices eram "exclusivos" para o equitador, qeu por sua vez era dono da égua em questão... Ela não fazia isso com MAIS NINGUÉMBoas Texuga,
Nanci![]()
Eles não são burros de todo![]()
![]()
Xuga
Pois, mas para mim continua a ser má-educação e uma falta de responsabilidade admitir que uma egua tenha tal comportamento

Nanci