O que são para ti os direitos dos animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

terça jun 09, 2009 9:54 am

imarcelo Escreveu:
itait Escreveu:No mundo ideal a declaração seria aplicada até porque é muitissimo pertinente, mas no mundo real em que vivemos, ela é apenas proclamatória... tal como a Nicasxi disse, se não a cumprir-mos ninguem vai preso por isso, muito embora devesse, pois (na minha opinião) quem não sabe respeitar os animias, pouco ou nada respeitará :wink:
Vou voltar a repetir-me. :wink:

Se os direitos que eles têm são claros e não são cumpridos, então porque não uma lei que faça cumprir?
Mas para isso é preciso legislar e fazer cumprir! Não com esta lei actual e obsoleta de julgar ''coisas''....

Mas é exactamente esse o teor da questão... acontece que há quem acredite que os direitos dos animais são urgentes e necessários, mas também há quem pense o contrário e por isso é que esta declaração é meramente proclamatória. Se todos estivessemos de acordo quanto a este assunto, uma lei que protegesse os animais já existiria há muito, mas dada a controvérsia teremos que esperar :( Na minha opinião é urgente criar uma lei efectiva que faça punir, para começar, abandono, maus tratos, negligência... chega de letra morta!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jun 09, 2009 11:07 am

Do ponto de vista legal, legislativo, estas Declarações não são, de facto, lei, são apenas um guia para os princípios básicos das leis que se vierem a promulgar sobre os sectores a que as Declarações respeitam.

No entanto, quando um país as aceita e adere a elas, está a tornar seus os princípios proclamados e fica obrigado a legislar em conformidade. Ou seja, a partir do momento em que surgiu uma declaração reconhecendo direitos aos animais, os países aderentes ficaram obrigados a legislar na sua defesa e reconhecimento.

Na prática, Portugal cumpriu, mas a falta de uma mentalidade virada e aberta a estas questões resultou em leis desfasadas dos reais interesses dos animais e alheadas dos seus problemas e direitos já reconhecidos superior e internacionalmente.

Por outro lado, e como acontece em muitos outros campos, fazem-se as leis mas não se dotam os organismos responsáveis de meios para as fazer cumprir. Por exemplo, na actual lei estão previstas coimas para quem maltrate animais, mas nunca ou muito raramente estas são aplicadas, quer por não existir uma fiscalização mínima, quer até porque as forças policiais nem sequer conhecem a lei que têm de fazer cumprir.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 09, 2009 12:22 pm

Native Escreveu:Também podemos então virar as coisas...

Os animais não têm qualquer tipo de direitos!!!

Mas nós temos todos os deveres para com eles..o dever de proteger o seu habitat, o dever de protege-los do ser humano e das suas ameaças contra eles, o dever de proporcionar-lhes os cuidados de saúde necessários e condições a isso inerentes, etc etc etc ;)
Aqui está o busilis da questão. As pessoas morrem de medo que ao atribuir direitos, que deviam ser já seus por direito, aos animais, isto venha contribuir para perca dos seus proprios direitos.

Temos um País sem cultura, pobre. Ainda cheio de analfabetos e pessoas sem competências. Onde a saúde e educação, pilares base de bem estar e prosperidade, é o que é.

Somos um povo desunido. A tendência é olhar com inveja para o vizinho do lado e a achar que temos direito às coisas porque pronto e não porque mereço. Somos um povo muito mal educado, com certa tendência para enganar o proximo. Um País de xicos espertos a pregar rasteiras ao colega do lado.

Um País que precisa de ser obrigado a proteger a sua fauna selvagem e não consegue sequer manter o nº inicial de efectivos. Uns tristes nós.

Estamos também tão habituados à escravidão e mau trato dos animais que raramente nos choca alguma coisa em relação a eles.
E os que se preocupam de facto e sentem um dever moral perante eles são rápidamente apelidados de extremistas, maluquinhos, inimigos da sua propria espécie.

Não é à toa que nos Países onde se pratica uma cultura de respeito para com os animais, exista a par uma enorme cultura de respeito para com o Ser Humano.

Em Portugal temos este triste e mal educado exemplo. Very Tuga! Muito triste, na realidade.
http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1347724
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 12:47 pm

Só posso acrescentar que os deveres são filhos dos direitos: quando estes existem, aqueles são criados. Não o contrário.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
LuMaria
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 1:21 pm

LucNun Escreveu:Só posso acrescentar que os deveres são filhos dos direitos: quando estes existem, aqueles são criados. Não o contrário.
O que acontece a um cão que morde alguém violentamente? Morre!
O que acontece a um animal que ataque um Ser Humano? Morre!
O que acontece a um animal que desobedece? Provavelmente leva porrada! Vai de castigo na melhor das hipóteses.
O que se espera de um animal doméstico? Que aprenda a conviver sob o jugo Humano ou paga as consequências.

De uma maneira ou outra, deveres, têm eles muitos. Mas apesar disso é-lhes negado qualquer espécie de direito.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 1:35 pm

LuMaria Escreveu:
LucNun Escreveu:Só posso acrescentar que os deveres são filhos dos direitos: quando estes existem, aqueles são criados. Não o contrário.
O que acontece a um cão que morde alguém violentamente? Morre!
O que acontece a um animal que ataque um Ser Humano? Morre!
O que acontece a um animal que desobedece? Provavelmente leva porrada! Vai de castigo na melhor das hipóteses.
O que se espera de um animal doméstico? Que aprenda a conviver sob o jugo Humano ou paga as consequências.

De uma maneira ou outra, deveres, têm eles muitos. Mas apesar disso é-lhes negado qualquer espécie de direito.
O cerne da questão somos sempre nós, que por termos polegares oponíveis que nos permitem o manuseamento de objectos e, por consequência, o trabalho, desenvolvemos um cérebro maior e com ele maiores capacidades de pensamento, com tudo o que isso implica. E com esta evolução criámos um sentido de supremacia e domínio sobre as outras espécies e a Natureza que cada vez mais se deforma porque esquecemos que também somos animais. E animais predadores!
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 09, 2009 2:02 pm

O problema pelo que estou a ver, é o facto de não ser aceite que qualquer animal tenha direitos e que tenham forma juridica de serem julgados, já que um animal não se pode comparar a uma pessoa.
Mas porque havemos de fazer comparações?
Nós temos leis, porque não hão-de os animais tê-las também para sua protecção e bem estar?
De que forma a nossa superiodade como ser humano, racional ( às vezes) e ser que está acima de tudo e de todos se há-de sentir beliscado na sua essência?
Com toda a franqueza, não vejo nisto qualquer problema!
A minha humanidade não se sente ofendida pelas leis para protecção dos animais ou da natureza... Sou um ser superior e daí? Não compartilho tudo com eles?

Desculpem-me mas não consigo olhar para eles como bestas....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 09, 2009 3:28 pm

Justamente, mas esses deveres são nossos para com eles e não os direitos deles para connosco ;)
LucNun
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 3:50 pm

Native Escreveu:
Justamente, mas esses deveres são nossos para com eles e não os direitos deles para connosco ;)
E os nossos direitos, são para com quem? Os direitos são intrínsecos à existência. Eles têm direitos e nós temos o dever de os respeitar, tão simples como isto.
Native
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 3:54 pm

LucNun Escreveu:
Native Escreveu:
E os nossos direitos, são para com quem? Os direitos são intrínsecos à existência. Eles têm direitos e nós temos o dever de os respeitar, tão simples como isto.
Os nossos direitos são para com quem tem deveres, ou seja com os outros humanos...

Exactamente, devemos respeitar...não somos obrigados a isso, infelizmente ;)
LucNun
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 4:18 pm

Native Escreveu:
LucNun Escreveu:
Native Escreveu:
Os nossos direitos são para com quem tem deveres, ou seja com os outros humanos...

Exactamente, devemos respeitar...não somos obrigados a isso, infelizmente ;)
Discordo: a partir do momento em que existem direitos a respeitar, eu respeito-os, não fico à espera que venha de lá alguém ou alguma lei impor-mo.
Native
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 4:29 pm

LucNun Escreveu:(..)
Discordo: a partir do momento em que existem direitos a respeitar, eu respeito-os, não fico à espera que venha de lá alguém ou alguma lei impor-mo.
Mas isso é você, eu que assim fui educado e felizmente penso quase todos os que frequentam este forum...mas Portugal não é arca e mesmo que fosse obrigado por lei é sempre os fora de lei ;)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 09, 2009 4:39 pm

Respeitar os direitos dos animais , em paises como o nosso , é quase uma utopia...
Pois se não se respeita o direito à saude.
Pois se não se respeita o direito à dignidade humana.
Pois se não se respeita a propriedade de outrem.
Pois se não se respeita o espaço do vizinho.
Pois se não se respeita ( em muitos casos infelizmente ) a familia.
Pois se não se respeita a condição mulher.
Pois se não se respeita ....
:( :( :( :(
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Native
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 4:40 pm

nicasxi Escreveu:(...)
Pois se não se respeita ....o respeito ;)
:( :( :( :(
LuMaria
Membro Veterano

terça jun 09, 2009 5:33 pm

Native Escreveu:Mas isso é você, eu que assim fui educado e felizmente penso quase todos os que frequentam este forum...
Não acredito nisso Native. Muitas pessoas que frequentam este forum gostam apenas dos seus proprios animais e às vezes nem pelos motivos mais obvios. Muitas, parece-me, nem sequer gostam o suficiente para aprender mais alguma coisa do que o disco rachado que lhes venderam. Outras vêem nos seus proprios animais uma ferramenta de obediência e veneração ao dono. Já tirei o cavalinho da chuva. O conceito de gostar varia muito e no fim resta o direito. Quem de facto respeita os direitos do seu proprio animal? Quem respeita de facto, pelo menos, o seu proprio animal como individúo e não como espelho do que quero, posso e faço contigo?
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”