LucNun Escreveu:nicasxi Escreveu:...(estou a notar que para si , Bronkas, os exoticos já são considerados um luxo

), ...
Só para dizer que falei assim para corresponder a
l'air du temps daqui, a ver se aqueles que tanto defendem essa noção do animal de companhia como objecto de luxo cuja posse só deve ser acessível aos privilegiados percebem a diferença.
Quanto a essa questão de o cativeiro já ter salvo muitas espécies da extinção total, concordo, como é evidente, mas restrinjo-a a zoológicos e a organizações, que, aliás, surgiram só depois de se ver o papel dos zoológicos nesse campo. O cativeiro doméstico, para fins lúdicos, não cumpre esse papel. Nem tem de cumprir, os seus objectivos são de todo diferentes.
LucNun quando criei killies e continuo a acompanhar esse hobby, uma das forças impulsionadoras desse hobby é a preservação de certas espécies que infelizmente já não existem na natureza e se não fossem os exemplares capturados e criados em cativeiro e trocados por esse mundo fora, já ninguém os poderia admirar.
No entanto nenhuma associação se lembra da protecção destes peixinhos e os únicos que o fazem sem apoios nenhuns e só pelo amor aos peixinhos são os killi-addicts desse mundo fora.
As Dendrobates são outro exemplo disso. Há bem pouco tempo abriu um "estabelecimento temático" em Mora e o responsável pela colecção queixou-se a um amigo meu, que as dendrobates morriam todas coladas nas lâmpadas. O Sr. que até era biólogo tinha-as num aquario com mais de 50% de água e apenas um pau para elas sairem de água. Tendo em conta que são animais 100% terrestres, isto é de rir.
Neste caso, são os entusiastas do hobby que mais fazem pela preservação destes animais. que lhes dedicam horas dos seus dias, para os manter em condições e conseguirem que se reproduzam nos terrarios que têm em casa.
A meu ver e é só a minha opinião, devia haver um maior interesse das Associações de defesa da vida selvagem, pelos hobbyistas que têm muito mais sucesso que muitas associações.
eu defendo que hobbyistas e associações devem funcionar em estreita relação de parceria. O hobbyista pode não ter conhecimento científico, mas de certeza tem muito mais conhecimento prático do que é o animal que mantém.
Como aqui já foi dito, qualquer dono de réptil, anfíbio ou artropode que seja minimamente consciente conhece todos (ou pela menos a maioria) dos sinais que o seu animal de estimação (e não de companhia) dá constantemente.
Eu sei se as minhas cobras têm fome, ou estão nervosas só deme aproximar dos faunáriuns. Sei se as Darts estão bem ou não, bastando olhar para elas.
Por serem mais diferentes e menos convencionais têm o mesmo direito a serem defendidos, tal como os cães e os gatos.
Nós portugueses é que só agora estamos a apercebermo-nos do potencial do mercado exótico que no resto da europa é enorme e existe há imensos anos mesmo.