Ver , ouvir e reflectir

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quarta nov 02, 2011 10:21 pm

Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:Quando disse outras espécies digo outras espécies de bovinos mas pronto ok, asério tem um sócratesmobile epá tenho de comprar um :twisted:
Há outras espécies de bovinos ?
Há, sim.
Praziquantel Escreveu:Quais ?
Está aqui a lista de géneros pertencentes à sub-família Bovinae... clicando num género podem-se ver as espécies pertencentes ao género:

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/s ... ml#Bovinae
Praziquantel Escreveu:Anedotico...
Ridículo.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quarta nov 02, 2011 10:30 pm

Continuo a esperar que aqui o clone ou quem abriu o topico me diga que espécies de bovinos é que são especificos para fornecer couro para sapatos e para cintos. :arrow:
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

quarta nov 02, 2011 10:58 pm

mas isto é pa falar sem saber? entao bora lá :D
as penas que se usam nos blusoes são retiradas de galinhas cuja carne nao vai para os talhos, mas para fabricas de produção de alimentação canina 8) 8) 8)
é como as vacas do "couro" existem as que dão leite, as que dao carne e as que dão couro, estas ultimas so servem para isso, poois a carne é muito rija 8) 8)
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta nov 02, 2011 11:02 pm

E as ovelhas que dão lã tambem não servem para comer.... têm muita fibra! :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Deaadman
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 11:07 pm

e pouca carne, porque elas estao geneticamente programadas para terem mais lã que carne
essas ovelhas são as qu vao para as fabricas da purina para se fazer granulado para coelhos

e se eu te disse se que os elasticos escolares são feitos a partir de tendoes de cavalos que nao servem para saltos, ai chamavas me de mentiroso
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quarta nov 02, 2011 11:42 pm

Praziquantel Escreveu:Na verdade são subespécies.Não é a mesma coisa.

E qual delas é a que o jovem rikas diz ser a especializada em cintos e sapatos ?
cantitb Escreveu:
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:Quando disse outras espécies digo outras espécies de bovinos mas pronto ok, asério tem um sócratesmobile epá tenho de comprar um :twisted:
Há outras espécies de bovinos ? Quais ?

Anedotico...
Por acaso existem outras espécies. As mais conhecidas são realmente o Bos taurus taurus (gado europeu) e o Bos taurus indicus (gado asiático), que são da mesma espécie, Bos tarurus, mas de subespécies diferentes. Mas existem outras espécies de bovinos, como o Bos javanicus e o Bos mutus (iaque).

Por exemplo, a ECCO tem botas feitas com couro de iaque.
Bos taurus e Bos mutus são espécies diferentes.
KavakoSilva
Membro Veterano

quarta nov 02, 2011 11:56 pm

Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:claro mas n percebi qual o proposito de dar essa resposta mas pronto ok respeito :wink: Agora claro que n passa so por n comer carne, peixe, ovos, etc. eu sou muito exigente em algumas coisas n compro produtos testados em animais n compro qualquer tipo de peles, etc.
Mas usa produtos sintéticos e em parte produzidos com derivados do petróleo não biodegradáveis, certo ? que fazem bem mais mal ao ambiente do que peles..entenda-se sapatos, cintos, carteiras de couro.
Errado. A indústria dos curtumes é uma indústria altamente poluente, que utiliza produtos extremamente tóxicos, como o crómio, para curtir as peles dos animais que são usadas no fabrico do couro. Onde existe indústria dos curtumes existe poluição da água, seja de rios, seja de reservas subterrâneas, devido às descargas tóxicas efectuadas pelas fábricas de curtumes. Além disso, existe também o consumo de petróleo associado ao cultivo de alimentos usados nas rações para os animais, ao transporte desses alimentos e das rações, ao transporte dos animais, ao fabrico e transporte dos produtos tóxicos, ao transporte do produto final...

A indústria dos curtumes causa problemas sociais e ambientais gravíssimos em países em via de desenvolvimento, como, por exemplo, a Índia:

http://ietd.inflibnet.ac.in/bitstream/1 ... apter2.pdf

Mas não é preciso ir tão longe... por cá, temos a bacia hidrográfica do rio Alviela, onde se concentram quase todas as fábricas de curtumes de Portugal... as notícias de poluição no rio Alviela provocada por descargas tóxicas das fábricas de curtumes são às dezenas...
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:
LuluB Escreveu:Sapatos de algodão? :o
Claro que não LOL mas de tecido ou então sintécticos
As solas são de tecido ? Não.
As solas dos teus sapatos são de couro, Praziquantel?
LuluB Escreveu:
Rikass Escreveu:
Pois, mas repare: os plásticos usados como substitutos do couro (e de uma maneira geral todo o mundo de produtos sintéticos usados hoje na substituição dos produtos naturais) são fabricados a partir do petróleo - por isso as guerras a que assistimos nos países produtores de petróleo, que tem um peso económico incomensurável.
Absurdo. A culpa das guerras nos países produtores de petróleo é das fibras sintéticas? Quase tudo o que fazemos hoje em dia envolve, directa ou indirectamente, o uso de petróleo. As guerras pelo controlo das fontes de combustíveis fósseis são lamentáveis (e evitáveis), mas atribui-las ao fabrico de fibras sintéticas é simplesmente absurdo.
LuluB Escreveu:Não ganhamos nada, em termos de ecologia e desenvolvimento sustentado, em optarmos por eles.
Ganhamos sim. As fibras sintéticas são recicláveis, o que significa, por exemplo, que a partir de garrafas e outras embalagens de polipropileno se podem fazer meias e camisolas de polipropileno (isto é apenas um exemplo). O couro, pelo contrário, não é reciclável, e demora várias décadas a decompor-se.
LuluB Escreveu:Queira-se ou não se queira, os animais continuarão a ser criados para consumo e os seus subprodutos a ser utilizados. Nenhum sintético os substitui, nem às suas qualidades orgânicas.
Errado. As fibras sintéticas, hoje em dia, substituem, e com grandes vantagens, o couro. A Lorica, por exemplo, é uma "pele" sintética, composta por poliuretano e microfibras de poliamida, que pode ser utilizada no fabrico de todos os objectos em que o couro é normalmente utilizado. Além de ser "respirável", o que significa que pode ser utilizada no fabrico de sapatos pois permite aos pés transpirarem, não acumulando humidade (ao contrário de outras fibras sintéticas), é impermeável (ao contrário do couro, que para ser impermeável tem que sofrer um tratamento específico), é bastante mais resistente que o couro e é reciclável (tanto o poliuretano como a poliamida são recicláveis), ao contrário do couro.

A marca italiana sidi, por exemplo, já abandonou completamente o couro na sua gama de sapatos de ciclismo (tanto de estrada como de montanha), tendo adoptado a Lorica:

Imagem

Um par de botas de caminhada feitas de Lorica, com a sola de poliuretano:

Imagem

Estas botas são extremamente resistentes, além de serem impermeáveis, "respiráveis" e não serem usados produtos de origem animal no seu fabrico.

A Lorica pode ser, como disse anteriormente, utilizada em todos os objectos em que normalmente é utilizado o couro:

Braceletes de relógios:

Imagem

Imagem

Imagem

Cintos:

Imagem

Malas:

Imagem

Blusões:

Imagem

Selins:

Imagem

Rikass Escreveu:Claro e eu respeito a sua maneira de pensar agora parece que me estão a tentar mudar ao dizerem sempre isso eu sei que é feito de plástico e que o mesmo é fabrico apartir do petróleo para mim e pior sacrificar um animal para eu usa-lo do que usar coisas que foram feitas de um matrial que está a ser usado a toda a hora...
100& de acordo. Além de que o fabrico do couro também envolve o uso de petróleo.
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:
Tudo bem mas voce n anda de carro não gasta dinheiro em petróleo? Agora não sei se sabe mas o couro não vem das vacas que come vem de outras espécies mortas para esse efeito devia pensar nisso :wink:
Caro jovem.. ao contrário de si não ando a apregoar que defendo o ambiente, etc, etc.

Quanto a carro tenho agora um sócratesmobile...porreiro, né ? Continua a ter materiais não recuperáveis, mas não usa combustiveis fosseis..mas ao menos sou coerente....é que você diz que faz tudo para defender..mas aposta em materiais não reciclaveis no dia a dia.
Errado mais uma vez, Praziquantel. As fibras sintéticas são recicláveis, o couro é que não é. E demora décadas a decompor-se.
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quarta nov 02, 2011 11:59 pm

Sim enganei-me queria referir a sub-família Bovinae mas pronto a espécie que disse ser para fazer o couro (pelo que vi e li) por isso não garanto 100% que esteja certo a tal espécie que me referi e a que o cantib disse e muito bem Bos taurus indicus pelo que vi mais uma vez em artigos (que em breve vou por aqui para verem so não sei onde vi porque enviam-me por mail e depois eu apaguei):

Esta mesmo:
Imagem

Como disse e pelos vistos já não posso espressar a minha opinião, não sei se é verdade ou não mas pelos argumentos que na altura li acho que mentira também é pouco provavel...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Deaadman
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:00 am

porque é que o couro demora decadas a decompor se? devido aos quimicos que leva?
KavakoSilva
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:04 am

Deaadman Escreveu:porque é que o couro demora decadas a decompor se? devido aos quimicos que leva?
Sim. A pele dos animais, após lhes ser retirada, entra rapidamente em putrefacção se não for tratada (nas fábricas de curtumes). Devido a esse tratamento, a sua posterior decomposição torna-se extremamente lenta.
Rikass
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:07 am

KavakoSilva Escreveu:
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:claro mas n percebi qual o proposito de dar essa resposta mas pronto ok respeito :wink: Agora claro que n passa so por n comer carne, peixe, ovos, etc. eu sou muito exigente em algumas coisas n compro produtos testados em animais n compro qualquer tipo de peles, etc.
Mas usa produtos sintéticos e em parte produzidos com derivados do petróleo não biodegradáveis, certo ? que fazem bem mais mal ao ambiente do que peles..entenda-se sapatos, cintos, carteiras de couro.
Errado. A indústria dos curtumes é uma indústria altamente poluente, que utiliza produtos extremamente tóxicos, como o crómio, para curtir as peles dos animais que são usadas no fabrico do couro. Onde existe indústria dos curtumes existe poluição da água, seja de rios, seja de reservas subterrâneas, devido às descargas tóxicas efectuadas pelas fábricas de curtumes. Além disso, existe também o consumo de petróleo associado ao cultivo de alimentos usados nas rações para os animais, ao transporte desses alimentos e das rações, ao transporte dos animais, ao fabrico e transporte dos produtos tóxicos, ao transporte do produto final...

A indústria dos curtumes causa problemas sociais e ambientais gravíssimos em países em via de desenvolvimento, como, por exemplo, a Índia:

http://ietd.inflibnet.ac.in/bitstream/1 ... apter2.pdf

Mas não é preciso ir tão longe... por cá, temos a bacia hidrográfica do rio Alviela, onde se concentram quase todas as fábricas de curtumes de Portugal... as notícias de poluição no rio Alviela provocada por descargas tóxicas das fábricas de curtumes são às dezenas...
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:
As solas são de tecido ? Não.
As solas dos teus sapatos são de couro, Praziquantel?
LuluB Escreveu:
Rikass Escreveu:
Pois, mas repare: os plásticos usados como substitutos do couro (e de uma maneira geral todo o mundo de produtos sintéticos usados hoje na substituição dos produtos naturais) são fabricados a partir do petróleo - por isso as guerras a que assistimos nos países produtores de petróleo, que tem um peso económico incomensurável.
Absurdo. A culpa das guerras nos países produtores de petróleo é das fibras sintéticas? Quase tudo o que fazemos hoje em dia envolve, directa ou indirectamente, o uso de petróleo. As guerras pelo controlo das fontes de combustíveis fósseis são lamentáveis (e evitáveis), mas atribui-las ao fabrico de fibras sintéticas é simplesmente absurdo.
LuluB Escreveu:Não ganhamos nada, em termos de ecologia e desenvolvimento sustentado, em optarmos por eles.
Ganhamos sim. As fibras sintéticas são recicláveis, o que significa, por exemplo, que a partir de garrafas e outras embalagens de polipropileno se podem fazer meias e camisolas de polipropileno (isto é apenas um exemplo). O couro, pelo contrário, não é reciclável, e demora várias décadas a decompor-se.
LuluB Escreveu:Queira-se ou não se queira, os animais continuarão a ser criados para consumo e os seus subprodutos a ser utilizados. Nenhum sintético os substitui, nem às suas qualidades orgânicas.
Errado. As fibras sintéticas, hoje em dia, substituem, e com grandes vantagens, o couro. A Lorica, por exemplo, é uma "pele" sintética, composta por poliuretano e microfibras de poliamida, que pode ser utilizada no fabrico de todos os objectos em que o couro é normalmente utilizado. Além de ser "respirável", o que significa que pode ser utilizada no fabrico de sapatos pois permite aos pés transpirarem, não acumulando humidade (ao contrário de outras fibras sintéticas), é impermeável (ao contrário do couro, que para ser impermeável tem que sofrer um tratamento específico), é bastante mais resistente que o couro e é reciclável (tanto o poliuretano como a poliamida são recicláveis), ao contrário do couro.

A marca italiana sidi, por exemplo, já abandonou completamente o couro na sua gama de sapatos de ciclismo (tanto de estrada como de montanha), tendo adoptado a Lorica:

Imagem

Um par de botas de caminhada feitas de Lorica, com a sola de poliuretano:

Imagem

Estas botas são extremamente resistentes, além de serem impermeáveis, "respiráveis" e não serem usados produtos de origem animal no seu fabrico.

A Lorica pode ser, como disse anteriormente, utilizada em todos os objectos em que normalmente é utilizado o couro:

Braceletes de relógios:

Imagem

Imagem

Imagem

Cintos:

Imagem

Malas:

Imagem

Blusões:

Imagem

Selins:

Imagem

Rikass Escreveu:Claro e eu respeito a sua maneira de pensar agora parece que me estão a tentar mudar ao dizerem sempre isso eu sei que é feito de plástico e que o mesmo é fabrico apartir do petróleo para mim e pior sacrificar um animal para eu usa-lo do que usar coisas que foram feitas de um matrial que está a ser usado a toda a hora...
100& de acordo. Além de que o fabrico do couro também envolve o uso de petróleo.
Praziquantel Escreveu:
Rikass Escreveu:
Tudo bem mas voce n anda de carro não gasta dinheiro em petróleo? Agora não sei se sabe mas o couro não vem das vacas que come vem de outras espécies mortas para esse efeito devia pensar nisso :wink:
Caro jovem.. ao contrário de si não ando a apregoar que defendo o ambiente, etc, etc.

Quanto a carro tenho agora um sócratesmobile...porreiro, né ? Continua a ter materiais não recuperáveis, mas não usa combustiveis fosseis..mas ao menos sou coerente....é que você diz que faz tudo para defender..mas aposta em materiais não reciclaveis no dia a dia.
Errado mais uma vez, Praziquantel. As fibras sintéticas são recicláveis, o couro é que não é. E demora décadas a decompor-se.
:lol: melhor resposta conseguiu fazer uma coisa que eu nã consegui mas tentei ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta nov 03, 2011 12:08 am

Deaadman Escreveu:porque é que o couro demora decadas a decompor se? devido aos quimicos que leva?
Curiosamente continuo sem saber qual a subespécie que se dedica a fornecer couro para sapatos e cintos...

Será o sapaboi ? 8)
Rikass
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:10 am

Vá mais acima que eu já respondi a essa já vai um bocadinho atrasado :lol:
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quinta nov 03, 2011 12:12 am

Praziquantel Escreveu:
Curiosamente continuo sem saber qual a subespécie que se dedica a fornecer couro para sapatos e cintos...

Será o sapaboi ? 8)
Praziquantel, o Bos mutus (iaque) é um espécie diferente do Bos taurus e o seu couro é usado na indústria do calçado.
Deaadman
Membro Veterano

quinta nov 03, 2011 12:17 am

Praziquantel Escreveu:

Será o sapaboi ? 8)
sapaboi é a especie de bovino de que fazem os impermeaveis, para botas deve ser a especie Bos tiberlakus ou o bos biqueiradaçus
a das malas é bos luiviton
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”