Praziquantel Escreveu:Rikass Escreveu:claro mas n percebi qual o proposito de dar essa resposta mas pronto ok respeito

Agora claro que n passa so por n comer carne, peixe, ovos, etc. eu sou muito exigente em algumas coisas n compro produtos testados em animais n compro qualquer tipo de peles, etc.
Mas usa produtos sintéticos e em parte produzidos com derivados do petróleo não biodegradáveis, certo ? que fazem bem mais mal ao ambiente do que peles..entenda-se sapatos, cintos, carteiras de couro.
Errado. A indústria dos
curtumes é uma indústria
altamente poluente, que utiliza produtos extremamente
tóxicos, como o
crómio, para curtir as peles dos animais que são usadas no fabrico do couro. Onde existe indústria dos curtumes existe
poluição da água, seja de
rios, seja de
reservas subterrâneas, devido às
descargas tóxicas efectuadas pelas fábricas de curtumes. Além disso, existe também o
consumo de petróleo associado ao
cultivo de alimentos usados nas rações para os animais, ao
transporte desses alimentos e das rações, ao
transporte dos animais, ao
fabrico e transporte dos produtos tóxicos, ao
transporte do produto final...
A indústria dos curtumes causa
problemas sociais e ambientais gravíssimos em
países em via de desenvolvimento, como, por exemplo, a
Índia:
http://ietd.inflibnet.ac.in/bitstream/1 ... apter2.pdf
Mas não é preciso ir tão longe... por cá, temos a
bacia hidrográfica do
rio Alviela, onde se concentram quase todas as fábricas de curtumes de Portugal... as notícias de
poluição no rio Alviela provocada
por descargas tóxicas das fábricas de curtumes são às
dezenas...
Praziquantel Escreveu:Rikass Escreveu:LuluB Escreveu:Sapatos de algodão?

Claro que não LOL mas de tecido ou então sintécticos
As solas são de tecido ? Não.
As solas dos teus sapatos são de couro, Praziquantel?
LuluB Escreveu:Rikass Escreveu:LuluB Escreveu:Sapatos de algodão?

Claro que não LOL mas de tecido ou então sintécticos
Pois, mas repare: os plásticos usados como substitutos do couro (e de uma maneira geral todo o mundo de produtos sintéticos usados hoje na substituição dos produtos naturais) são fabricados a partir do petróleo - por isso as guerras a que assistimos nos países produtores de petróleo, que tem um peso económico incomensurável.
Absurdo. A culpa das guerras nos países produtores de petróleo é das fibras sintéticas? Quase tudo o que fazemos hoje em dia envolve, directa ou indirectamente, o uso de petróleo. As guerras pelo controlo das fontes de combustíveis fósseis são lamentáveis (e evitáveis), mas atribui-las ao fabrico de fibras sintéticas é simplesmente absurdo.
LuluB Escreveu:Não ganhamos nada, em termos de ecologia e desenvolvimento sustentado, em optarmos por eles.
Ganhamos sim. As fibras sintéticas são recicláveis, o que significa, por exemplo, que a partir de garrafas e outras embalagens de polipropileno se podem fazer meias e camisolas de polipropileno (isto é apenas um exemplo). O couro, pelo contrário, não é reciclável, e demora várias décadas a decompor-se.
LuluB Escreveu:Queira-se ou não se queira, os animais continuarão a ser criados para consumo e os seus subprodutos a ser utilizados. Nenhum sintético os substitui, nem às suas qualidades orgânicas.
Errado. As fibras sintéticas, hoje em dia, substituem, e com grandes vantagens, o couro. A
Lorica, por exemplo, é uma "pele" sintética, composta por poliuretano e microfibras de poliamida, que pode ser utilizada no fabrico de todos os objectos em que o couro é normalmente utilizado. Além de ser "
respirável", o que significa que pode ser utilizada no fabrico de sapatos pois permite aos pés transpirarem, não acumulando humidade (ao contrário de outras fibras sintéticas), é
impermeável (ao contrário do couro, que para ser impermeável tem que sofrer um tratamento específico), é bastante mais
resistente que o couro e é
reciclável (tanto o poliuretano como a poliamida são recicláveis), ao contrário do
couro.
A marca italiana
sidi, por exemplo, já abandonou completamente o couro na sua gama de sapatos de ciclismo (tanto de estrada como de montanha), tendo adoptado a
Lorica:
Um par de botas de caminhada feitas de
Lorica, com a sola de
poliuretano:
Estas botas são extremamente resistentes, além de serem impermeáveis, "respiráveis" e não serem usados produtos de origem animal no seu fabrico.
A
Lorica pode ser, como disse anteriormente, utilizada em todos os objectos em que normalmente é utilizado o couro:
Braceletes de relógios:
Cintos:
Malas:
Blusões:
Selins:
Rikass Escreveu:Claro e eu respeito a sua maneira de pensar agora parece que me estão a tentar mudar ao dizerem sempre isso eu sei que é feito de plástico e que o mesmo é fabrico apartir do petróleo para mim e pior sacrificar um animal para eu usa-lo do que usar coisas que foram feitas de um matrial que está a ser usado a toda a hora...
100& de acordo. Além de que o fabrico do couro também envolve o uso de petróleo.
Praziquantel Escreveu:Rikass Escreveu:
Tudo bem mas voce n anda de carro não gasta dinheiro em petróleo? Agora não sei se sabe mas o couro não vem das vacas que come vem de outras espécies mortas para esse efeito devia pensar nisso

Caro jovem.. ao contrário de si não ando a apregoar que defendo o ambiente, etc, etc.
Quanto a carro tenho agora um sócratesmobile...porreiro, né ? Continua a ter materiais não recuperáveis, mas não usa combustiveis fosseis..mas ao menos sou coerente....é que você diz que faz tudo para defender..mas aposta em materiais não reciclaveis no dia a dia.
Errado mais uma vez, Praziquantel. As fibras sintéticas são
recicláveis, o couro é que não é. E demora décadas a decompor-se.