abc

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta nov 05, 2003 12:09 pm

Animais em cativeiro para terem as peles! :evil: :evil:

No comments! :evil: :evil:

Faz tudo parte da gente "civilizada" que nós somos, não é verdade?
Tirar peles, espetar farpas, pôr animais a lutar uns contra os outros, criá-los em "série", etc, etc, etc,

Tudo coisas lindas e boas! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

quinta nov 06, 2003 6:47 am

Quando eu era pequena também era como a Cinha, gostava de animais e peles (fascinava-me so de as ver), quando cresci percebi o que faziam aos animais, mas parece que essa parte do cerbero de Cinha não se desenvolveu, quem gosta de animais não gosta de peles deles, é uma regra basica para todos os amantes

P.S.- Free65 não é nada disso, pensei que podias ser um fã de Eiffel65 (a minha banda preferida), eu não brinco com a idade de ninguem, pois ja passei ou passarei por essa idade ;)
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

quinta nov 06, 2003 1:27 pm

deinhac escreveu:
a carne é para os "ricos"
Olhe que não! Se comparar preços, verá que o peixe é mais caro do que a carne. Até os padres da igreja católica já recomendam a abstenção de peixe e não de carne às sextas-feiras, uma vez que o espírito da questão reside na renúncia de um bem para sacrifício do próprio e com o fim de doar aos pobres o dinheiro daí resultante.

Já agora, há uma coisa que não consigo perceber: porque é que o processo de libertação dos vegetarianos começa sempre pela negação da carne? Os peixes são menos animais? São animais inferiores? Platão também considerava a mulher menos humana do que o homem…

Free65 escreveu:
Não tenho blusões de cabedal nem casacos de pele ou de pelo. Fora isso, sou omnívoro, tenho sapatos de couro e por acaso uso carteira de cabedal. Não sei se ter roupa de lã e edredon de penas tb é "pecado".
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Saudações amigas.
Zeca
Free65
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:14 pm

quinta nov 06, 2003 4:09 pm

Griffin_Bandida Escreveu: P.S.- Free65 não é nada disso, pensei que podias ser um fã de Eiffel65 (a minha banda preferida), eu não brinco com a idade de ninguem, pois ja passei ou passarei por essa idade ;)
Pois... essa banda não conhecía... Para mim Eiffel era o Gustavo q não sei se "gustava" de peles. O negócio dele era mais ferro para fazer torres, pontes, elevadores ... :)
andreialima
Membro
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

quinta nov 06, 2003 9:14 pm

[quote=Albatroz2]

Já agora, há uma coisa que não consigo perceber: porque é que o processo de libertação dos vegetarianos começa sempre pela negação da carne? Os peixes são menos animais? São animais inferiores? Platão também considerava a mulher menos humana do que o homem…

[/quote]

Tem que começar por algum lado não acha ;).

Falando por mim, posso-lhe garantir que está a falar com uma pessoa que respeita todos os animais e como tal não os considero nem menos animais nem inferiores pois têm o mesmo direito à vida como todos nós.

Quanto à pergunta que fez em relação ao facto de se começar primeiro pela negação da carne, talvez seja porque os peixes não sofrerão tanto como os mamiferos. Não me interpretem mal, eles também sofrem bastante com o tipo de morte a que estão sujeitos (asfixiados), mas não sofrem tanto como os restantes animais. E como cortar radicalmente com tudo é muito mais dificil e se corre um grande risco de fracassar, é preferivel optar por seguir etapas.

Espero não ter deixado uma má imagem com as palavras que escrevi, acho que se entende bem o que quero dizer.

Fiquem bem ;)
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sexta nov 07, 2003 1:00 am

andreialima Escreveu: Quanto à pergunta que fez em relação ao facto de se começar primeiro pela negação da carne, talvez seja porque os peixes não sofrerão tanto como os mamiferos.
Na minha perspectiva não é bem por aí... os peixes sofrem tanto como os mamiferos, têm uma morte horrivel por asfixia e o que sentem deve ser algo semelhante ao que um mamifero sente a morrer afogado. O que é um passeio agradavel para uns (ir á pesca no bote, ao fim da tarde), para mim seria um pesadelo!

O que me leva a começar pela carne são outros motivos que, resumidamente, vou tentar apontar:
- porcausa da vida miseravel que as vacas, os porcos, as galinhas, etc, levam para depois serem abatidos de forma igualmente horripilante, cheia de sofrimento á mistura. Não se iludam que todos os animais estao inconscientes no momento da facada: está provado que nem todos levam o tal choque (em muitos matadouros nao é usado, para poupar alguns tostoes).

- como na matança têm de ser mortos o maior numero possivel de animais por hora (para ganhar dinheiro, face á concorrencia), mesmo com choque,alguns animais vão á faca ainda conscientes. Acontece que os animais, nomeadamente os porcos, gritando e sentindo o cheiro a sangue dos outros animais que seguiram à frente, sao empurrados para uma prancha e levam o tal choque. Seguidamente, outro trabalhador pendura-os de cabeça para baixo, numa corrente, prendendo as patas traseiras num gancho metalico(nesta situação muitos animais partem as pernas e acordam com as dores).Tambem acontece por vezes os porcos inconscientes cairem das correntes ,recobram os sentidos, sendo mortos com uma facada na veia jugular nos animais atordoados e frequentemente ainda a contorcerem-se.

- Muito do sofrimento nos matadouros tem a ver com o ritmo alucinante a que tem de ocorrer a matança e a concorrencia entre empresas significa que os matadouros tentam sempre matar mais animais por hora.
(Ora, rapidez não é sinonimo de qualidade e muitos animais nao estao perfeitamente inconscientes na altura do golpe)

- Certas crenças religiosas tambem dão conta de que o animal TEM de estar consciente na hora da morte. É o caso das leis judaicas e muçulmanas que dizem que o animal tem de estar "saudavel e em movimento" na hora do abate. Nestes casos , a morte deverá ser efectuada com um golpe de uma faca afiada nas veias, sem choque.

- O outro problema que se coloca seria muito extenso de colocar aqui, mas resumindo, tem a ver com a fome no planeta e o desgaste dos recursos naturais do mesmo que a industria da carne implica (na industria do peixe não há esta gravidade). Para dar terreno de pasto aos animais,sao cortadas milhares de arvores, sobretudo na Amazonia (pulmao do mundo) e os efeitos disso sao sobejamente conhecidos;
Em vez de se utilizar a terra para cultivo de alimentos que seguiriam directamente para o Homem, o que sucede é que esses terrenos estao cultivados com cereais, vegetais, etc, que segue para alimentação dos animais. Isso é um factor relevante para a causa da Fome no planeta, porque alimentar os animais requer gastos absurdos, por isso se diz que a carne é para os paises ricos (os desgraçados que cultivam a terra nos paises de terceiro mundo exportam os animais e passam fome)

O assunto é muito complexo e não sou a pessoa mais indicada para estar a debatê-lo. Tudo isto que relatei é de uma fonte que considero viavel e que tambem já referi aqui: vem do livro "Libertação Animal". Quem estiver mais interessado em compreender o "busilis" da questao, recomendo que compre este livro. Acho que se aprende muito... e dá que pensar, sem duvida! ;)
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta nov 07, 2003 4:29 pm

Não sou vegetariana porque ainda vivo em casa dos meus pais, não ganho dinheiro e a minha mãe diz que não compra nem faz comida vegetariana só para mim (por causa d dinheiro e do trabalho que dá (segundo ela, porque e já li que não é bem assim...)). mas quando for viver sozinha (o que não falta muito) vou ser vegetariana (por muito que custe deixar as francesinhas e os hamburguers). Não acho nada digno a maneira como matam os animais, e eles não vivem minimamente com condições (o que consta nos direitos dos animais) e sendo nós animais racionais, podendo optar por não matar os animais, podendo ser vegetariana porque não?
Quanto às peles, sinto-me bastante revoltada com as palavras da Cinha Jardim, e também porque no cartaz junto ao casaco encontrava-se um cão (o que querem insinuar com isto?). A questão ainda se torna mais problemática porque quanto às peles quase sempre são de animais à beira de extinção. No outro dia vi num livro uma foto de um animal da família do furão (muito fofo e ainda pequenino) que é usado para peles. Quanto às roupas de pele, não uso nada, nem sapatos nem mais nada (até porque acho alumas bastante pirosas!).

Mas para confimar tudo o que se tem dito aqui, temos uma frase (que não é da minha autoria, li não sei onde...)

Para fazer um casaco de peles são precisos muitos animais, mas para o usar apenas é preciso um!! (não ponho "" porque não tenho a certeza de que é assim)
grilita_
Membro Júnior
Registado: quinta set 11, 2003 4:01 pm

sábado nov 08, 2003 11:25 pm

então e a caça desportiva????
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

domingo nov 09, 2003 6:32 am

grilita_ Escreveu: então e a caça desportiva????
isso ja não serão outros assuntos num topico de casacos de pele
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 10, 2003 11:08 am

Olá

Também fiquei chocada com o anuncio do saldanha quando o vi, e ainda mais com as declarações da Cinha Jardim.
Eu sou contra o uso de peles de animais que foram criados apenas com o fim de lhes ser retirada a pele para fazer casacos.
Há animais em condições horriveis, que são criados apenas para esse fim, animais em vias de extinção apanhados apenas por causa da pele.

Não sou vegetariana, mas não como a carne toda, sou incapaz de comer caça, pois sou contra. E só como vaca, perú, frango e por vezes porco. Sei que alguns destes animais não são tratados com as condições minimas, mas a verdade é que acho que é a ordem da vida sempre, algo tem de morrer para que possamos comer. Dos animais que como uso a pele, eles são kortos para nos alimentar, por isso não vejo mal em ter casacos de pele, e bostas etc.

A quem diz que é capaz de usar um casaco se lhe for oferecido, eu digo isto, se me oferecerem um coelho eu agradeço mas recuso, pois não sou capaz de o comer.

Para mim o ser vegetariana pode ser uma opção mais saudável de vida, mas nunca uma opção para não matar para comer. Pois se formos a ver bem a coisa, as alfaces, os tomates etc também são seres vivos...

Beijokas
kathleen
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

segunda nov 10, 2003 4:18 pm

Olá,

Se bem li o post da Kathleen, concordo. não se esqueçam que vivemos numa "cadeia alimentar".

Mas, também é preciso controlar o equilíbrio demográfico de seres vivos... Não aos abusos e a ganância de comércio! As vítimas são as espécies em extinção.

Ainda no outro dia, vi numa grande superfície comercial (hipermercado) uma secção onde estavam coelhos, galinhas bravas (salvo erro), e outras aves de caça, penduradas por um gancho para venda à moda antiga.

Confesso que fiquei impressionada, mas... não será também porque eu já estou habituada a ver a carne já toda limpa, cortadinha, pronta a comprar e confeccionar? humm?

PS: A semana passada comprei um casaco de malha, cuja gola, punhos e interior são forrados com pêlo de coelho chinês, segundo dizia a etiqueta: os animais não foram mortos de propósito para esse fim. Agora se é mentira ou não... o casaco custou 59€ e é quentinho! ;)

Ah! a mel adorou-o, farta-se de cheirar e brincar com elel!
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

segunda nov 10, 2003 8:16 pm

Eu acho piada a uma coisa que me faz confusão.
Dispomos da natureza como queremos. Alteramos e modificamos o seu curso natural vezes sem conta. Mas depois, para nos desculparmos de alguns actos menos racionais utilizamos argumentos como a ordem da vida ou selecção natural. O Homem já interferiu tanto na Natureza que ela quase já não existe como um Todo. Por um lado gostamos de dizer que somos racionais o que tanto nos distingue dos restantes animais, mas quando não agimos de forma tão racional desculpamo-nos os nossos actos na Natureza, na ordem da vida, afinal de conta somos animais. Acho que devemos ser coerentes com aquilo que dizemos.

Será mesmo possível comparar o sistema nervoso de um porco ao de uma alface? Sem se perceber e sem entramos na biologia de cada um, não será possível compreender que têm níveis de sofrimento e angustia completamente diferentes? Ou será que nós e as plantas temos os mesmo sentimentos? Não estou a falar de racionalidade mas de sensações.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça nov 11, 2003 2:49 am

rita_feria Escreveu: Será mesmo possível comparar o sistema nervoso de um porco ao de uma alface? Sem se perceber e sem entramos na biologia de cada um, não será possível compreender que têm níveis de sofrimento e angustia completamente diferentes? Ou será que nós e as plantas temos os mesmo sentimentos? Não estou a falar de racionalidade mas de sensações.
Isto é algo que ainda não se provou, no entanto, o facto de serem seres vivos já é algo a ter em conta. As plantas não "gritam" ou não "guincham". quando lhes é arrancada uma folha, mas não podemos avaliar se de facto sofrem ou não. Eu acredito que sim. Eu não sou vegetariano, nem tenciono ser, e esta seria uma das razões.... Se sou contra o sofrimento de um ser vivo, tenho que ser contra o sofrimento de todos.
Relativamente ao assunto das peles, devo dizer que não podemos entrar em "radicalismos". Eu sou contra o uso de peles cujos animais, são caçados e criados para esse fim, mas relativamente ao uso de peles de animais que são abatidos para consumo alimentar, não vejo qual o problema em usá-los para o fabrico de calçado, etc....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça nov 11, 2003 11:56 am

rita_feria Escreveu:Será mesmo possível comparar o sistema nervoso de um porco ao de uma alface?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Esta, de facto, só para rir! :lol: :lol: :lol: :lol:

É o que faz as pessoas opinarem sobre coisas que ignoram. :) :)
jcachorro Escreveu: Eu não sou vegetariano, nem tenciono ser, e esta seria uma das razões.... Se sou contra o sofrimento de um ser vivo, tenho que ser contra o sofrimento de todos.
:o :o :roll: :roll:

Óptimo! Nesse caso tinha que desistir de viver, uma vez que não poderia alimentar-se de nada!
E, nesse caso, estaria a fazer sofrer um ser vivo: você próprio! ;)
Está a ver?

O que poderíamos fazer era diminuir ao máximo o sofrimento dos seres de que nos alimentamos, e parar com o sofrimento daqueles que apenas nos servem para nossa "ostentação" ou "divertimento".
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça nov 11, 2003 12:07 pm

Miadores Escreveu: .... e parar com o sofrimento daqueles que apenas nos servem para nossa "ostentação" ou "divertimento".
Inclui cães, gatos, papagaios, periquitos, etc....

:|
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”