susanastrat Escreveu:
Fang, não sabia que o touro nas lezírias não tinha qualquer importância.
As lezírias que têm terrenos na área protegida do Estuário do Tejo(Vila Franca de Xira, Benavente e Loures). Os touros não são importantes na preservação de algumas espécies? Em especial pelas aves que lá nidificam...

Porquê que não é importante como nos montados?
Até agora sei que os montados, no sul e interior do país estão a passar por maus bocados devido às alterações climatéricas, e sendo a cortiça uma das grandes fontes de receita, cada vez mais árvores a morrer, está previsto anos negros.
Não é que não tenha importância. Só que esta é irrelevante comparando com os montados. Qualquer outra raça bovina (mesmo com maior encabeçamento, pois lezíria é terreno de aluvião e suporta uma capacidade de carga muito superior) mantém habitats para os Alaudídeos mais relevantes e para as limícolas invernantes.
A propósito... consegues-me encontrar alguma espécie em perigo que dependa das pastagens de lezíria???
Pois é!! Os montados de sobro e azinho do interior sul e sul do país estão mesmo a passar-se. Não são apenas as condições climatéricas, são doenças, abandono total (e incendios consequentes), sobrepastoreio, mas sobretudo o abandono de uma gestão equilibrada ( simulando o natural) desses mesmos montados.
Nas áreas de montado mais importantes para a conservação da natureza ( Conjunto de Moura/Barrancos) para além do referido atrás, há também o problema de abandono da criação de touros nos moldes tradicionais, provocado em tempos pelas "quezilias" dos touros de morte...
Actualmente existem estudos que apontam para a introdução de veados como meio de tentativa de minimização do problema... mas eu ( ceptico e escaldado com já estou...) só vendo para crer...
Depois existem 2 problemas:
1- A introdução de veado é indicado para fomento cinegético. A pressão "in loco" vai aumentar! Tenho sérias dúvidas que seja uma medida eficaz em termos de conservação (nomeadamente em espécies que são sensíveis à pressão, como aquelas que é suposto conservar)...
2- Veados não metem medo a ninguem. Logo, para alem da pressão cinegética, toda a outra pressão de "curiosos" e afins vai subir exponencialmente... Cada vez há mais gente a procurar o interior como "roteiro turístico"...
Isto será benéfico para a Águia-imperial, a Águia de Bonelli, o Buteo-abelheiro, a Águia-calçada, o Picanço-barreteiro, e mais uma série de espécies?? Duvido muito...

Algumas destas espécies, depois de estarem extintas ou no limiar da extinção em Portugal, começaram a regressar aos poucos... muitas oriundas de Espanha...
Vamos ver se não se vai verificar uma reviravolta... O futuro o dirá...
PS: Desculpem lá este "desabafo" quase off-topic, que praticamente nada tem a ver com touradas, mas ao fim e ao cabo acaba por ter a ver com o pastoreio tradicional de touros na zona interior alentejana... e as implicações das mudanças que acabam por se refletir na fauna selvagem...