A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 18, 2007 10:46 pm

dinodane Escreveu:Mas quais ecossistemas LuMaria??

Eu sem grandes "googlamentos" e afins já percebi que essa história do ecossistema acaba por ser mais um argumento da treta, e quanto mais leio mais chego a essa conclusão, se a grande entendida na tauromaquia me diz que as ganadarias do montado não são as principais fornecedoras de touros bravos então em que é que ficamos?? Acabam as lezírias se não houver lá touros bravos a pastar?
Lamento informar que não é!!! E não é ecossistema, mas sim habitat, sendo fieis ao termo técnico. Existe de facto grande utilidade na presença de touros nas zonas de montado, sobretudo nos montados semi-naturais do Alentejo interior, como já referi atrás, pois é aí que espécies da fauna selvagem com estatuto mais crítico tiram vantagens. Nesses locais, o touro é de facto um "pilar" da conservação da natureza!!!
Mas isto só mesmo com umas visitinhas no campo ao longo do ano para constatar a realidade!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 18, 2007 11:37 pm

susanastrat Escreveu:
Fang, não sabia que o touro nas lezírias não tinha qualquer importância.

As lezírias que têm terrenos na área protegida do Estuário do Tejo(Vila Franca de Xira, Benavente e Loures). Os touros não são importantes na preservação de algumas espécies? Em especial pelas aves que lá nidificam... :? Porquê que não é importante como nos montados?

Até agora sei que os montados, no sul e interior do país estão a passar por maus bocados devido às alterações climatéricas, e sendo a cortiça uma das grandes fontes de receita, cada vez mais árvores a morrer, está previsto anos negros.
Não é que não tenha importância. Só que esta é irrelevante comparando com os montados. Qualquer outra raça bovina (mesmo com maior encabeçamento, pois lezíria é terreno de aluvião e suporta uma capacidade de carga muito superior) mantém habitats para os Alaudídeos mais relevantes e para as limícolas invernantes.
A propósito... consegues-me encontrar alguma espécie em perigo que dependa das pastagens de lezíria???

Pois é!! Os montados de sobro e azinho do interior sul e sul do país estão mesmo a passar-se. Não são apenas as condições climatéricas, são doenças, abandono total (e incendios consequentes), sobrepastoreio, mas sobretudo o abandono de uma gestão equilibrada ( simulando o natural) desses mesmos montados.

Nas áreas de montado mais importantes para a conservação da natureza ( Conjunto de Moura/Barrancos) para além do referido atrás, há também o problema de abandono da criação de touros nos moldes tradicionais, provocado em tempos pelas "quezilias" dos touros de morte...
Actualmente existem estudos que apontam para a introdução de veados como meio de tentativa de minimização do problema... mas eu ( ceptico e escaldado com já estou...) só vendo para crer...
Depois existem 2 problemas:
1- A introdução de veado é indicado para fomento cinegético. A pressão "in loco" vai aumentar! Tenho sérias dúvidas que seja uma medida eficaz em termos de conservação (nomeadamente em espécies que são sensíveis à pressão, como aquelas que é suposto conservar)...
2- Veados não metem medo a ninguem. Logo, para alem da pressão cinegética, toda a outra pressão de "curiosos" e afins vai subir exponencialmente... Cada vez há mais gente a procurar o interior como "roteiro turístico"...
Isto será benéfico para a Águia-imperial, a Águia de Bonelli, o Buteo-abelheiro, a Águia-calçada, o Picanço-barreteiro, e mais uma série de espécies?? Duvido muito... :? Algumas destas espécies, depois de estarem extintas ou no limiar da extinção em Portugal, começaram a regressar aos poucos... muitas oriundas de Espanha...
Vamos ver se não se vai verificar uma reviravolta... O futuro o dirá...

PS: Desculpem lá este "desabafo" quase off-topic, que praticamente nada tem a ver com touradas, mas ao fim e ao cabo acaba por ter a ver com o pastoreio tradicional de touros na zona interior alentejana... e as implicações das mudanças que acabam por se refletir na fauna selvagem...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mai 19, 2007 1:04 am

Fang, tudo isso está muito bem, mas a entendida em Tauromaquia diz que todos os touros de lide são da lezíria, o que me leva a concluir que a sobrevivência do montado e seu ecossistema não deve ser o motivo para a preservação da tourada, certo?
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 19, 2007 2:01 am

dinodane Escreveu:Fang, tudo isso está muito bem, mas a entendida em Tauromaquia diz que todos os touros de lide são da lezíria, o que me leva a concluir que a sobrevivência do montado e seu ecossistema não deve ser o motivo para a preservação da tourada, certo?
Pois... pode ser entendida em tauromaquia, mas não me parece que seja em habitats...

O que me mete alguma confusão é pessoal que supostamente é do campo, fazer confusões entre habitats distintos e meter tudo no mesmo saco... É que a lezíria no ribatejo está orlada de montado ainda (cada vez menos infelizmente...) em grande parte da região...
<p>Francisco Barros</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado mai 19, 2007 4:59 pm

fang Escreveu:A propósito... consegues-me encontrar alguma espécie em perigo que dependa das pastagens de lezíria???
Eu sinceramente pensei que houvesse interesse semelhante como há nos montados do sul/interior do país. Talvez por ter lido que ia ser criado um centro de observação de aves migratórias e espécies protegidas nas lezírias e porque muitos dos terrenos das lezírias estão situados no Estuário do Tejo, induziu-me em erro. Mas faz sentido que outro tipo de gado seja perfeitamente adequado...as características do terreno é completamente diferente dos montados...tem sentido, claro.
fang Escreveu:O que me mete alguma confusão é pessoal que supostamente é do campo, fazer confusões entre habitats distintos e meter tudo no mesmo saco... É que a lezíria no ribatejo está orlada de montado ainda (cada vez menos infelizmente...) em grande parte da região...
A pressão imobiliária...nem os sobreiros os seguram.
dinodane Escreveu:Fang, tudo isso está muito bem, mas a entendida em Tauromaquia diz que todos os touros de lide são da lezíria, o que me leva a concluir que a sobrevivência do montado e seu ecossistema não deve ser o motivo para a preservação da tourada, certo?
Quanto aos touros de lide serem quase todos das lezírias...E os melhores touros...? Aí teremos que ir aos montados do interior alentejano. ( Xaves deve saber disso.) É que touros muito bravos, com peso (com estrutura para isso) é nos montados que se encontram com mais facilidade, não é por acaso que sejam mais usados nas corridas em Espanha.
<p>susana</p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 19, 2007 10:53 pm

susanastrat Escreveu:
fang Escreveu:A propósito... consegues-me encontrar alguma espécie em perigo que dependa das pastagens de lezíria???
Eu sinceramente pensei que houvesse interesse semelhante como há nos montados do sul/interior do país. Talvez por ter lido que ia ser criado um centro de observação de aves migratórias e espécies protegidas nas lezírias e porque muitos dos terrenos das lezírias estão situados no Estuário do Tejo, induziu-me em erro. Mas faz sentido que outro tipo de gado seja perfeitamente adequado...as características do terreno é completamente diferente dos montados...tem sentido, claro.
As espécies protegidas que ocorrem no Estuário do Tejo são maioritáriamente Aves aquáticas.
<p>Francisco Barros</p>
tatejos
Registado: quinta mar 22, 2007 7:46 pm

segunda mai 21, 2007 2:24 pm

O que me mete alguma confusão é pessoal que supostamente é do campo, fazer confusões entre habitats distintos e meter tudo no mesmo saco... É que a lezíria no ribatejo está orlada de montado ainda (cada vez menos infelizmente...) em grande parte da região...
Interesso-me por este tema até porque acho as touradas bárbaras, mas gostava de saber quais as implicações do seu fim na vida do touro. Se bem percebi o touro é importante na preservação de um habitat, conservação essa vital para certas espécies de aves. Certo? (perdoem-me a ignorância, caso estaja a dizer barbaridades)

O fim das touradas e da criação selectiva do touro são a única forma de garantir a sua preservação, ou o papel importante que o touro desempenha nos montados poderiam ser suficiente para garantir a sua sobrevivência? No fundo, o que se questiona é se era viável economicamente manter o touro..porque infelizmente as coisas só andam para a frente se for economicamente rentável.

Peço-vos um pouco de paciência para me responder...
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mai 21, 2007 6:05 pm

Isto será benéfico para a Águia-imperial, a Águia de Bonelli, o Buteo-abelheiro, a Águia-calçada, o Picanço-barreteiro
Gosto do termo Buteo-abelheiro! O bicho não tem nada de falcão!
susanastrat
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 6:26 pm

FBC Escreveu:
Isto será benéfico para a Águia-imperial, a Águia de Bonelli, o Buteo-abelheiro, a Águia-calçada, o Picanço-barreteiro
Gosto do termo Buteo-abelheiro! O bicho não tem nada de falcão!

Realmente, é mais parecido ao buteo buteo.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 21, 2007 6:39 pm

Ontem sentei-me contrariada, mas estive a ver o tesourinho deprimente no canal 1.
Gostei, salvo seja, da parte em que aqui se referiu que o pessoal amava a valentia bravia do touro e aplaudia a sua coragem. Por sorte, ou não, na praça estava um touro manso, que nitidamente e aparvalhado só queria sair dali e no qual, estupidamente, foram espetadas farpas com o animal parado e a olhar para o lado contrário. Honestamente pensei que a dada altura o animal se sentasse e até fumasse um cigarrito, mas não chegou a tanto. Foi com bravura e valentia que o toureiro enfrentou um mono assustado e lhe espetou heroicamente as bandeirilhas, sei lá, devia estar cansado de estar com elas na mão. Pois a lide foi feita nestes moldes, animal manso, encostado às traves, com uma data de malucos a tentar, e esta mata-me, que o animal "colaborasse". Ora, pensei eu, colaborasse com quem? Com o quê?
Chega a raiar o humor, ouvir os comentários dos apresentadores, parece mais ou menos um relato de jogo de futebol, isto se a bola fosse um gato claro.
Porque se toureia um animal manso? Porque não se acaba com o suplicio do animal se o intuito é homenagear a coragem do touro bravio? Mais valia sentarem-se todos e jogar uma bisca com o bicho que parecia mais virado para esse género de arte.

Enfim, onde está a glória, a bravura e a coragem? Para meu contentamento as bancadas estavam quase vazias!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 7:32 pm

Eu vi parte da corrida só para ver os touros...só para ver a qualidade dos touros e não me enganei, aliás foram piores daquilo que eu pensei ver. Eram bois não eram touros.

Aqueles touros eram mansos, a vergonha de qualquer ganadeiro, neste caso Brito paes...havia outro que não me recordo do nome.

Eram todos eles péssimos touros de lide. Os touros cansavam-se, não tinham resistência nenhuma, nem vontade de investir, encostados às tábuas da arena...foi uma vergonha os ferros espetados naqueles animais.

Os toureiros desiludiram, porque os touros não investiam...o Pedrito de Portugal, chegou a dar palmadas ao touro, isto à uns anos era impossível, era sim preciso ajudas, para de vez enquando, deviar a atenção do touro.

Hoje o touro bravo parece manso, e por este andar os aficionados encerram a tourada em Portugal, nem é preciso os movimentos dos direitos dos animais.

Os touros das lezírias andam em "má forma" e não me engano. Será porque o público querer touros com 700kg, quando eles tinham mais ou menos 450 ou 500kg...é o mais provável, ficam monstros de grandes mas dão uma corrida e ficam cansados...nem 5 min rendem na arena; quanto mais 30 min.
<p>susana</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda mai 21, 2007 9:53 pm

Boa noite,

Eu também vi a corrida :? vi a tentar perceber um bocado mais aquilo, mas devo andar com azar que o que vejo aínda me ouriça mais.

Pois eu também vi o touro manso, também vi o cavaleiro(bastinhas????) todo feliz e contente a tentar espetar duas bandarilhas ao mesmo tempo ( as bandarilhas infelizmente nao ficavam espetadas mas a culpa nao era do toureiro, dizia o comentador, fiquei a pensar se a culpa seria do "parvo" do touro que teria uma pele demasiado dura e nao permitia que o toureiro fizesse um "brilharete"), num touro apatico, vi uma pega que primeiro que o touro "bravo" reagisse foi preciso o forcado quase enfiar-se sozinho em cima do bicho que o touro (bravo?) simplesmente ignorava o forcado, a bem da verdade o touro deu uma "ganda" tanga ao tao "racional" de barrete verde e colants cor de rosa.
Também vi o "matador" (porque cargas de agua chamam matador ao fulano que nao mata nada?) quase a fazer o pino a ver se o touro arrebitava , ouvi comentadores quase dizer que o touro era o culpado de não se mexer e nao dar um belo espectaculo (malvado touro que nao esteve atento a essa lição).

Lu aquilo estava vazio, tal como estava a corrida do 1º ano de reabertura do campo pequeno, pelo menos quando mudei pa TVI aquilo ja estava mais que vazio e aínda deu bastante tourada.

Porque é que metem um touro manso, um outro meio manso na arena?e nao sei os outros touros que entretanto precisava de ir fazendo zapping para nao estar horas seguidas a dizer palavroes.

Como é que touros assim vao proteger os ecossistemas de invasores, é que se a coisa continuar assim, qualquer dia os veados metem mais respeito que o touro.
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 10:53 am

Eu embora tenha já tenha dito o que penso dos touros que se viram recentemente, também não se pode generalizar.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 22, 2007 1:08 pm

susanastrat Escreveu:Eu embora tenha já tenha dito o que penso dos touros que se viram recentemente, também não se pode generalizar.
A minha questão não tem a ver com a qualidade do touro, mas sim com o toureiro. Onde está o respeito e amor que dizem sentir pelo animal? Quando se faz uma figura deprimente daquelas? Sim, porque já vi vacas mais agressivas e afoitas. Não deveria haver uma espécie de "ética" que mandasse retirar o pobre animal da arena? Isto levando em conta os comentários sobre bravura, coragem e vontade de enfrentar o cavaleiro? Enfim, "espectáculo" duplamente deprimente.
Se os touros tivessem sofrido uma sincope cardiaca geral, com toda a certeza iam buscar as vacas, o "espectáculo" esse é que não pode parar, afinal as pessoas pagaram para ver não foi?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano

terça mai 22, 2007 3:20 pm

LuMaria Escreveu:
susanastrat Escreveu:Eu embora tenha já tenha dito o que penso dos touros que se viram recentemente, também não se pode generalizar.
A minha questão não tem a ver com a qualidade do touro, mas sim com o toureiro. Onde está o respeito e amor que dizem sentir pelo animal? Quando se faz uma figura deprimente daquelas? Sim, porque já vi vacas mais agressivas e afoitas. Não deveria haver uma espécie de "ética" que mandasse retirar o pobre animal da arena? Isto levando em conta os comentários sobre bravura, coragem e vontade de enfrentar o cavaleiro? Enfim, "espectáculo" duplamente deprimente.
Se os touros tivessem sofrido uma sincope cardiaca geral, com toda a certeza iam buscar as vacas, o "espectáculo" esse é que não pode parar, afinal as pessoas pagaram para ver não foi?

Foi exactamente o que menos gostei, o toureiro tem gosto do confronto com o touro, ontem não houve nada disso, continuaram... para não devolver os bilhetes às pessoas? Eu só vejo essa explicação.

Eu já estava à espera de ver o habitual, mas ver uma tourada com touros mansos foi pior ainda.

Não me parece que tivessem recursos tinham para ir buscar mais touros...nem sempre é possível e penso que tenha sido o caso.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”