A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 23, 2007 1:01 am

FBC Escreveu:
Isto será benéfico para a Águia-imperial, a Águia de Bonelli, o Buteo-abelheiro, a Águia-calçada, o Picanço-barreteiro
Gosto do termo Buteo-abelheiro! O bicho não tem nada de falcão!
Creio que é actualmente o nome vernáculo oficial (isto de uma pessoa estar habituada a mencionar os bichos pelo nome científico, fica sempre na dúvida e agora não tenho pachorra para ir confirmar...) embora eu refira (toda a gente refere) no meio ornitológico simplesmente como Pernis. Mas aqui, não vá alguem retirar-lhe o "r"... enfim....
De facto é aparentado com os búteos e milhafres (aliás em juvenil muitas vezes é confundido com buteos...), não faz mesmo sentido chamar-lhe falcão... trata-se de um Accipitrídeo e não de um falconídeo.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 23, 2007 1:07 am

tatejos Escreveu:
O que me mete alguma confusão é pessoal que supostamente é do campo, fazer confusões entre habitats distintos e meter tudo no mesmo saco... É que a lezíria no ribatejo está orlada de montado ainda (cada vez menos infelizmente...) em grande parte da região...
Interesso-me por este tema até porque acho as touradas bárbaras, mas gostava de saber quais as implicações do seu fim na vida do touro. Se bem percebi o touro é importante na preservação de um habitat, conservação essa vital para certas espécies de aves. Certo? (perdoem-me a ignorância, caso estaja a dizer barbaridades)

O fim das touradas e da criação selectiva do touro são a única forma de garantir a sua preservação, ou o papel importante que o touro desempenha nos montados poderiam ser suficiente para garantir a sua sobrevivência? No fundo, o que se questiona é se era viável economicamente manter o touro..porque infelizmente as coisas só andam para a frente se for economicamente rentável.

Peço-vos um pouco de paciência para me responder...
Poderia reformular a pergunta? É que eu sinceramente não entendi... provavelmente devido ao cansaço e ao adiantado da hora...
Não estou a gozar... não percebi mesmo!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta mai 23, 2007 11:28 am

O fim das touradas e da criação selectiva do touro são a única forma de garantir a sua preservação, ou o papel importante que o touro desempenha nos montados poderiam ser suficiente para garantir a sua sobrevivência?
fang Escreveu:Poderia reformular a pergunta? É que eu sinceramente não entendi... provavelmente devido ao cansaço e ao adiantado da hora...
Não estou a gozar... não percebi mesmo!
Está ali uma confusão, sim...O fim das touradas não é a única forma de garantir... É antes as touradas que garantem...

Eu penso que a pergunta seria: A criação de touros só é viável com a função da tauromaquia, ou só pela sua ultilidade na preservação dos montados era suficiente para que não deixem de existir?

Mas só a própria para nos esclarecer.
<p>susana</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 08, 2007 3:31 pm

Só uma questão, porque razão são todos contras as touradas?

Pelo sofrimento que o touro sofre na arena?

É que se vamos abolir "actividades" pelo nivel de sofrimento que os animais sofrem, vamos começar pelas explorações intensivas de animais de carne, pelo seu transporte e pelo seu abate! Isso sim é muito mais degradante do que uma tourada!

Podem dizer que nem sempre a carne do touro entra no mercado, logo não se pode comparar. Mas a questão é que pouco importa para que sirva a carne do touro.
A galinha de certeza que não fica mais contente por saber que vai servir de comida e o touro não fica mais triste por saber que vai servir de adubo.
Morrem e morrem e isso é que interessa e a nós só nos cabe garantir que o abate é feito da forma mais "humana". E aí, novamente, acho que as touradas são o "menor mal".

Sinceramente parece-me que os anti-touradas concentram-se mais no prazer que os aficionados têm. E agora até se podia perguntar, à semelhança de um comentario que alguém fez: "Que havemos de pensar de alguém que tanto inveja o prazer que um aficionado sente?"

E não, não sou a favor das touradas como elas existem mas tambem não acredito que as touradas sejam um desporto tão cruel como o fazem parecer.
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

domingo jun 10, 2007 9:52 pm

"morrem e morrem", mas a diferença é que o touro morre, e antes de morrer é torturado, apenas para diversão de umas quantas pessoas, enquanto que uma galinha morre porque vai servir de alimentação. E esta é uma necessidade que nós temos, não temos é necessidade nenhuma de nos divertirmos à custa do sofrimento de um animal.

CindelP Escreveu:Sinceramente parece-me que os anti-touradas concentram-se mais no prazer que os aficionados têm. E agora até se podia perguntar, à semelhança de um comentario que alguém fez: "Que havemos de pensar de alguém que tanto inveja o prazer que um aficionado sente?"
Inveja? eu sinto tudo menos inveja do prazer que eles sentem.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 11, 2007 6:20 pm

CindelP Escreveu:Sinceramente parece-me que os anti-touradas concentram-se mais no prazer que os aficionados têm. E agora até se podia perguntar, à semelhança de um comentario que alguém fez: "Que havemos de pensar de alguém que tanto inveja o prazer que um aficionado sente?"
Gosta de lutas de cães? Que pensa dos que gostam? Gostaria de ver um animal seu no ringue?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 11, 2007 9:14 pm

Dispondency Escreveu:"morrem e morrem", mas a diferença é que o touro morre, e antes de morrer é torturado, apenas para diversão de umas quantas pessoas, enquanto que uma galinha morre porque vai servir de alimentação. E esta é uma necessidade que nós temos, não temos é necessidade nenhuma de nos divertirmos à custa do sofrimento de um animal.
E só por curiosidade, qual acha que sofre mais a galinha ou o touro?

Já aqui alguem disse, o touro é criado em regime intensivo, com todos os cuidados, transportado nas melhores condições.

A galinha é criada numa regime intensivo, sem o minimo de condiçoes para o bem estar, transportada em muito más condições e acreditem que o seu abate tambem não é algo sem stress/"tortura".

Posto isto, que preferiam ser o touro ou a galinha?

E não, não sou a favor das touradas. Mas acho que antes de andarmos aqui todos aos pulinhos com as touradas, mais vale olharmos para o que comemos e que há coisas muito piores do que as touradas.

É que sinceramente parece-me que só se preocupam com o que se vê (daí a inveja). Isto é como a caça a cavalo à rapousa em Portugal... andaram todos muito ocupados com a proibição de tal modalidade que mata anualmente 3/4 raposas doentes/velhas enquanto todos os se esqueceram da outra fraçcao que mata milhares de raposas anualmente ..
Dispondency
Membro Veterano

segunda jun 11, 2007 10:22 pm

CindelP Escreveu: E só por curiosidade, qual acha que sofre mais a galinha ou o touro?
Nem é isso que está em causa, o que está em causa é que o touro é torturado apenas por prazer, por diversão...a galinha é morta por uma necessidade nossa, que é a alimentação. Eu, que apesar de andar a tentar tornar-me vegetariana, sei que não é facil mudar a nossa alimentação assim...A minha mãe, por exemplo, que andou anos e anos a comer carne, não lhe posso dizer agora a ela para se tornar vegetariana por causa dos animais... Agora eu não consigo é compreender qual é o propósito da tourada, qual é a necessidade que há em espetar ferros no touro.
CindelP Escreveu:Já aqui alguem disse, o touro é criado em regime intensivo, com todos os cuidados, transportado nas melhores condições.

A galinha é criada numa regime intensivo, sem o minimo de condiçoes para o bem estar, transportada em muito más condições e acreditem que o seu abate tambem não é algo sem stress/"tortura".
E não é por o touro ser melhor tratado que a galinha que vou achar bem que lhe sejam espetadas farpas só por prazer.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 11, 2007 11:26 pm

Dispondency Escreveu: Nem é isso que está em causa, o que está em causa é que o touro é torturado apenas por prazer, por diversão...a galinha é morta por uma necessidade nossa, que é a alimentação.
Mas estamos aqui a falar das nossas necessidades ou do bem estar animal?

É que sinceramente, ao touro e à galinha, pouco interessa saber se ia morrer para servir de alimentação ou de adubo.

Interessa sim saber em que condições vão viver/ser abatidos e aí, vejo o touro em grande vantagem!
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça jun 12, 2007 12:05 am

Podiam abrir um tópico sobre o sofrimento da galinha...mas este é sobre as touradas...mas se vamos misturar especies eu vou dar um expemlo embora não goste de comparar humanos com animais....uma criança que sofre maus tratos e uma criança que é violada....os maus tratos não estão correctos mas a violação é doentio...eu acho que ter prazer do sofrimento alheio...é doentio, seja ele animal ou humano...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 12, 2007 12:13 am

Ophi Escreveu:eu acho que ter prazer do sofrimento alheio...é doentio, seja ele animal ou humano...
Ninguem disse q não, pois não?

Mas tambem acho extremamento doentio querer classificar os gostos alheiros!
Dispondency
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 12:31 am

CindelP Escreveu:
Dispondency Escreveu: Nem é isso que está em causa, o que está em causa é que o touro é torturado apenas por prazer, por diversão...a galinha é morta por uma necessidade nossa, que é a alimentação.
Mas estamos aqui a falar das nossas necessidades ou do bem estar animal?
Neste caso, estamos a falar das duas coisas, porque se se matam galinhas é por causa de uma necessidade nossa de alimentação.
CindelP Escreveu:É que sinceramente, ao touro e à galinha, pouco interessa saber se ia morrer para servir de alimentação ou de adubo.

Interessa sim saber em que condições vão viver/ser abatidos e aí, vejo o touro em grande vantagem!
Entao vamos ver, eu tenho um gato que viveu cmg durante bastante tempo, sempre foi muito bem tratado, mas agora apetece-me chegar ali e espancá-lo até a morte, só porque deve ser giro. Ora até nem ha problema nenhum, porque ele teve uma vida que sim senhor, quem dera a muitas galinhas....

O ideal seria que nenhum animal tivesse que sofrer para nos servir. Mas a verdade é que em alguns casos eles sofrem, porque realmente é muito complicado alterar isso, como é o caso da experimentação animal. Agora existir um espectaculo que se baseia no sofrimento de um animal, só para divertimento das pessoas...não vejo o porquê disso, sinceramente.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 12, 2007 1:12 pm

CindelP Escreveu:
Dispondency Escreveu:"morrem e morrem", mas a diferença é que o touro morre, e antes de morrer é torturado, apenas para diversão de umas quantas pessoas, enquanto que uma galinha morre porque vai servir de alimentação. E esta é uma necessidade que nós temos, não temos é necessidade nenhuma de nos divertirmos à custa do sofrimento de um animal.
E só por curiosidade, qual acha que sofre mais a galinha ou o touro?
:oops: Culpa minha, tinha-me esquecido dos eventos galináceos, em que se faz festa brava com galinhas. Já não está aqui quem falou.

Mas afinal pergunto eu, ainda não percebeu, que não é por inveja que se fala sobre quem aprecia tourada, mas sim, porque é um bocado intrigante como as pessoas conseguem separar-se da existência de um ser vivo e viver aquilo como uma festa?
Desde quando há encontros festivos nos matadouros ou festas explosivas aos camiões que transportam animais?
Que tem a "comida" a ver com a tourada?
Ophi Escreveu:eu acho que ter prazer do sofrimento alheio...é doentio, seja ele animal ou humano...
Já somos 2 :wink:
CindelP Escreveu: Mas tambem acho extremamento doentio querer classificar os gostos alheiros!
E isso aplica-se também a pedófilos, a ladrões, a assassinos ou só mesmo a quem curte sofrimento animal?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jun 12, 2007 7:42 pm

Uma coisa é discutir o intuito ético-moral do homem, que mata/mal trata um animal, criticar os seus propósitos; outra coisa é avaliar a condicão animal perante tais comportamentos.

Embora eu considere que na lide, se for avaliar o homem, possa ser pior no ponto de vista moral, os animais têm menos sofrimento, comparando com outros animais, embora os homens possam gozar de atenuantes morais muito maiores, porque se diz que matam para ser comido... etc. Mas o touro vive muito melhor que outros; por esses as vozes calam-se mais; ou não encontram tanto eco na sociedade.
<p>susana</p>
Dispondency
Membro Veterano

terça jun 12, 2007 9:36 pm

Mas qual é a logica de estar a separar o proposito que o homem tem quando mata/maltrata um animal do bem estar deste ultimo? Se os animais estão como estão é porque o homem os mantém assim e se os mantém assim é porque ha motivos para isso. Do que é que adianta estar a dizer que um animal destinado a nossa alimentação sofre mais do que um touro, se pouco ou nada podemos fazer por esse animal, já que se trata de uma necessidade básica nossa?No caso do touro é diferente já que não há qualquer motivo para que ele tenha que sofrer, a não ser mesmo o prazer que algumas pessoas têm nisso.

E depois também não vou deixar de me preocupar com um animal so porque sei que há animais que estão piores.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”