Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

quinta jan 01, 2009 12:57 pm

TitvsLivivs Escreveu:Ora, a morte de seres humanos por seres humano causada por uma epidemia de ódio, leva a que a Humanidade fique doente e descoesa, já a crença de que os animais tem uma vida inferior à do Homem, não compromete em nada a coesão da Humanidade. Aliás, é o que ajuda a mantê-la coesa.
Ter a segurança de que, se tiver um acidente não serei preterido por um pombo nas urgências, ajuda a que possa acordar de manhã sem temer que a minha espécie, que é gregária e que funciona como um todo como uma colónia de formigas, se desintegre porque passou a considerar que a vida de um dos seus membros é igual à de qualquer outro animal que não um da sua espécie - aí a colónia desintegra-se tal como se os seus membros se odiassem.
Não tinha visto esta parte.

Então aquilo em que não acredita é no bom-senso de avaliação de situações é isso? Respeitar de igual forma ambas as vidas não coloca em perigo a sua posição nas urgências que não são urgências veterinárias. Existem hospitais e hospitais veterinários.

Se acha que a humanidade no seu todo está a ir no bom caminho é lá consigo, mas considerar que isso se deve a considerar as outras espécies como inferiores acho um exagero.

A colónia humana não é coesa (ainda) e pratica actos de discriminação contra si própria. Ricos vs pobres, raças vs raças, nações vs rações, omnívoros vs vegetarianos, etc, por isso não estou a ver a unidade criada pelo desrespeito por espécies inferiores.

Para garantir a sua tranquilidade e assumir um especismo declarado nas seguintes escolhas para salvamento de morte certa teríamos:

Adolf Hitler vs O seu cão (ou outro animal doméstico para fins de companhia a seu cargo) = Adolf Hitler

Um psicopata incontrolável vs 1.000.000 animais = Psicopata

1.000 criminosos de alto grau vs Último casal de uma espécie em vias de extinção = 1.000 criminosos

Isto porque o bom-senso do especismo garante a primazia de todo o ser humano. E isso deixa-o tranquilo e crente na coesão da Raça Humana.

Talvez por não acreditar na raça humana, no seu bom-senso e sentido de justiça, é que se sinta confortável em condicionar o julgamento de situações delicadas através de mecanismos castradores que impeçam devaneios na tomada de decisões. O especismo nas 3 situações acima citadas seria o garante de 3 muito más decisões.
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

quinta jan 01, 2009 1:23 pm

Se eu entrasse no bunker do Hitler à la Wolfenstein 3D e me deparasse com a Blondie e o Hitler e apenas tivesse uma munição no carregador, meus amigos, não tenham dúvidas, a bala ia direitinha ao coração do Adolfo.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta jan 01, 2009 1:29 pm

mad_zzzb Escreveu: Não tinha visto esta parte.

Então aquilo em que não acredita é no bom-senso de avaliação de situações é isso? Respeitar de igual forma ambas as vidas não coloca em perigo a sua posição nas urgências que não são urgências veterinárias. Existem hospitais e hospitais veterinários.
Isto era um exemplo, não era para ser levado à letra. :wink:

mad_zzzb Escreveu: Adolf Hitler vs O seu cão (ou outro animal doméstico para fins de companhia a seu cargo) = Adolf Hitler

1.000 criminosos de alto grau vs Último casal de uma espécie em vias de extinção = 1.000 criminosos

Isto porque o bom-senso do especismo garante a primazia de todo o ser humano. E isso deixa-o tranquilo e crente na coesão da Raça Humana.

Isto talvez seja verdade para quem é a favor da pena de morte. Eu não sou. Acho que, mesmo que não seja possível o perdão, temos de perceber que matar quem matou é a repetição e continuação desse acto ominoso e isso é algo que não é compatível com os valores que em mim imperam. Faz-se pressão para que respeitem-se os animais, mas é paradoxal que ainda se abuse do Homem e que um vídeo da peta sobre abates cruéis de animais faça mais mossa na sensibilidade de alguém que uma única imagem de Auschwitz. :(

Se a sua visão é a de um mundo onde há pena de morte para um psicopata incontrolável mas é um crime hediondo matar um animal, então, na minha opinião tem uma visão muito distorcida e até perigosa da realidade. :|
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 1:36 pm

franxdaniele Escreveu:Se eu entrasse no bunker do Hitler à la Wolfenstein 3D e me deparasse com a Blondie e o Hitler e apenas tivesse uma munição no carregador, meus amigos, não tenham dúvidas, a bala ia direitinha ao coração do Adolfo.

Se eu entrasse no Fuhrerbunker e me deparasse com a blondi e Hitler e tivesse uma munição no carregador deixava-a lá estar que podia ser necessária para me defender.

Não tenho o direito de fazer justiça pelas próprias mãos nem de fuzilar alguém de acordo com os meus desejos ou opiniões, que por definição são parciais. :|
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 1:46 pm

Pois, mas não lhe passou pela cabeça que a Blondi poderia atacá-lo e, neste caso, só tinha duas hipóteses:

-Dava um tiro na Blondi e enfrentava o Hitler com os punhos;

ou

-Dava um tiro no Hitler e tentava dominar a Blondi com as mãos.

Ou o Titvs estaria à espera que o Hitler o recebesse de braços abertos?
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta jan 01, 2009 2:45 pm

mad_zzzb Escreveu:
Então aquilo em que não acredita é no bom-senso de avaliação de situações é isso? Respeitar de igual forma ambas as vidas não coloca em perigo a sua posição nas urgências que não são urgências veterinárias. Existem hospitais e hospitais veterinários. .
A partir do momento em que est´´a a dar direitos aos animais que colidem com os dos humanos, permite que uma lesma tenha iguais direitos aos de uma criança numa urgencia.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 2:56 pm

TitvsLivivs Escreveu:
mad_zzzb Escreveu:Adolf Hitler vs O seu cão (ou outro animal doméstico para fins de companhia a seu cargo) = Adolf Hitler

Isto talvez seja verdade para quem é a favor da pena de morte. Eu não sou. Acho que, mesmo que não seja possível o perdão, temos de perceber que matar quem matou é a repetição e continuação desse acto ominoso e isso é algo que não é compatível com os valores que em mim imperam. Faz-se pressão para que respeitem-se os animais, mas é paradoxal que ainda se abuse do Homem e que um vídeo da peta sobre abates cruéis de animais faça mais mossa na sensibilidade de alguém que uma única imagem de Auschwitz. :(

Se a sua visão é a de um mundo onde há pena de morte para um psicopata incontrolável mas é um crime hediondo matar um animal, então, na minha opinião tem uma visão muito distorcida e até perigosa da realidade. :|
O Homem defende o Homem (mais cedo ou mais tarde dependendo de interesses e conjunturas políticas e económicas). Quem defende o Animal (todos sem exclusividade)?

Fico sensibilizado com Auschwitz, Ruanda, vídeos da Peta e muitas outras coisas. O grau de sensibilidade é distinto mas todas merecem a minha atenção e respeito.

Nunca disse que matar um animal era um crime hediondo. Afirmo que para mim matar um animal para fins de alimentação é um 'crime' evitável.

Matar o mais criminoso dos seres humanos é para si algo que abomina, mas a morte de um animal inocente é para si aceitável. O ser humano criminoso é um 'ser do Mal' e o animal um 'ser do bem'. Ao não distinguir o Mal do Bem estamos a acabar com o conceito universal de Justiça. Se a justiça é cega veria na balança Mal vs Bem, mas a sua justiça está viciada porque assume que ser um humano se sobrepõe a qualquer ser independentemente da sua natureza maligna ou benigna.

É de senso comum que há animais que têm mais direito à vida do que muitos seres humanos e isso é inclusive dito por pessoas com mais respeito pela vida humana do que animal.

Se tivesse uma arma na mão e apanhasse em flagrante um violador ou assassino de membros chegados da sua família queria ver se manteria o respeito pela vida que estava à sua frente.

Estamos aqui a defender os animais porque este é um o local para isso. Noutros fóruns defendemos o fim de situações de conflito, tiranias, depotismo, etc... Não são assuntos que colidam e por defender animais não estou a criar rachas na base da pirâmide construída pela Humanidade.

Não quero prejudicar o Homem em detrimento do Animal. Mas o inverso acontece em demasia e gratuitamente.

E já que tocou no assunto a minha visão do mundo é uma visão Holística.
Não imponho nada a ninguém, nem crucifico opções. Sinta-se bem, viva feliz, o mundo acabará por retribuir o que de mau ou de bem faz ao longo da vida. Comer animais não é horrendo, criminoso, e afins. Sobretudo tendo em conta o peso cultural por detrás desse comportamento.

Sei que não preciso de o fazer, por isso escolhi evitá-lo. É importante que toda a gente tenha a percepção de que pode não se alimentar de animais sem efeitos colaterais. O resto cada cabeça cada sentença.

A si já não o consigo convencer com toda a certeza, mas já converti algumas pessoas ao longo da vida para um regime vegetariano ou semi-vegetariano (pelo menos metade das refeições serem vegetarianas) simplesmente por conviverem perto de mim. E é assim que eu actuo, sou como sou, digo porquê, mostro como funciona e cada um faz a sua escolha. A maioria dos meus amigos e toda a minha família é omnívora e não deixo de lhes ter menos apreço por isso. E vice-versa. Alguns confessam-me que gostariam de o ser, pelos mesmos motivos que aponto, mas não são capazes de mudar e vivem confortáveis com isso.

Mas para aqueles que caiam de para-quedas neste tópico e estejam a ponderar a mudança de regime alimentar para um regime vegetariano ou similar só quero que saibam que

YES, WE CAN! :D
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 3:12 pm

TheGreatDane Escreveu:
mad_zzzb Escreveu:
Então aquilo em que não acredita é no bom-senso de avaliação de situações é isso? Respeitar de igual forma ambas as vidas não coloca em perigo a sua posição nas urgências que não são urgências veterinárias. Existem hospitais e hospitais veterinários. .
A partir do momento em que est´´a a dar direitos aos animais que colidem com os dos humanos, permite que uma lesma tenha iguais direitos aos de uma criança numa urgencia.
O direito basilar é o direito a uma vida em liberdade.
Sim, uma lesma tem o direito a viver tanto como uma criança.

No restante, em termos de prioridade de atendimento e casos problemáticos em simultâneo entre um ser humano e um animal, tudo depende das circunstâncias, dos seres envolvidos, da gravidade de cada um, etc... Ou seja acima dos direitos basilares opera o BOM-SENSO.

Nada é seguido by-the-book. É tudo interpretado e é na boa interpretação que reside o segredo das boas decisões. Há quem tenha bom senso e quem não tenha. Os cenários apresentados não são lineares. Mas se quiser que eu delineie aqui um algoritmo de definição da prioridade de urgências com concorrência entre humanos e animais acho que já é um pouco demais.

Veja um caso mais real. Situação:
Acidente de viação de um desconhecido e o seu cão de estimação.

Cenário A
homem em estado crítico + cão em estado crítico
Minha opção de assistência: 1º homem; 2º cão

Cenário B
homem em estado médio + cão em estado crítico
Minha opção de assistência: 1º assegurar que o homem tem condição estável; 2º cão; 3º homem

Cenário C
homem em estado ligeiro + cão em estado crítico
Minha opção de assistência: 1º cão; 2º homem

Choca-o estas opções?
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 3:22 pm

A questao e que segundo o que voce defende em igualdade de circusntancias um caracol, um grilo e uma crianca tem os mesmos direitos
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mad_zzzb
Membro

quinta jan 01, 2009 3:53 pm

TheGreatDane Escreveu:A questao e que segundo o que voce defende em igualdade de circusntancias um caracol, um grilo e uma crianca tem os mesmos direitos
No exemplo acima do acidente de viação troque homem desconhecido por criança desconhecida.

Todos têm o direito à vida e a não serem alvo de sofrimento infligido conscientemente.

Em igualdade de circustâncias impera sempre o bom-senso.
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 4:27 pm

mad_zzzb Escreveu:Se tivesse uma arma na mão e apanhasse em flagrante um violador ou assassino de membros chegados da sua família queria ver se manteria o respeito pela vida que estava à sua frente.
Ah pois é...
TitvsLivivs
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 7:00 pm

franxdaniele Escreveu:
mad_zzzb Escreveu:Se tivesse uma arma na mão e apanhasse em flagrante um violador ou assassino de membros chegados da sua família queria ver se manteria o respeito pela vida que estava à sua frente.
Ah pois é...
São situações extremas. Também se você estivesse a morrer à fome, para comer até matava um boi com um palito.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jan 01, 2009 7:08 pm

franxdaniele Escreveu:
Ah pois é...
Se tivesse uma arma na mão e apanhasse em flagrante um leão a atacar membros chegados da sua família queria ver se manteria o respeito pela vida que estava à sua frente.

:roll: :roll: :roll:

Desculpem lá, mas eu desisto........vou-me ficar na minha de ser omnivoro que não tem a força de vontade e auto-controlo suficiente para enverdar pelo regime superior do vegetarianismo....lamento, mas NO I CAN'T....
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 7:29 pm

TitvsLivivs Escreveu:São situações extremas. Também se você estivesse a morrer à fome, para comer até matava um boi com um palito.
Matar um boi com um palito duvido que conseguisse, provavelmente o boi matava-me a mim antes.
PauloC1 Escreveu:
franxdaniele Escreveu:
Ah pois é...
Se tivesse uma arma na mão e apanhasse em flagrante um leão a atacar membros chegados da sua família queria ver se manteria o respeito pela vida que estava à sua frente.
Nesse caso eu não hesitava em disparar sobre o leão, mas se ele estivesse a atacar o George Bush ou o Dick Cheney a única coisa que disparava era a máquina fotográfica.

Já agora, por falar em fotografia, fica aqui uma foto do meu jantar de hoje:

Spaghetti senza cadaveri com burger de caril e nabiças cozidas, regadinhas com azeite :)

Imagem

Fica aqui também um vídeo divertido, para ajudar a alegrar a malta :D , que isto hoje está um tempo esquisito e anda muita gente de mau humor:

http://it.youtube.com/watch?v=ZOKUdMr95Ig
Última edição por franxdaniele em quinta jan 01, 2009 7:33 pm, editado 1 vez no total.
TheGreatDane
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 7:33 pm

mad_zzzb Escreveu: Em igualdade de circustâncias impera sempre o bom-senso.
O que refere impede o bom senso, não h+á escolha poossivel entre situações equivalentes e ao tornar equivalente a vida de um grilo e de um ser humano você está a fazer isso mesmo.

Noto ainda que a atitude tomada aqui de "todos os seres vivos são iguais" se deve a estarem numa sociedade de fartura.Em um local do planeta em que não haja fartura estes extremismos desaparecem.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”