Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta jan 01, 2009 7:52 pm

franxdaniele Escreveu:
Nesse caso eu não hesitava em disparar sobre o leão, mas se ele estivesse a atacar o George Bush ou o Dick Cheney a única coisa que disparava era a máquina fotográfica.
Já se essa situação acontecesse com um terrorista da ALF, por exemplo, eu não faria nada: o leão que se desenvencilhasse sozinho. :lol:

Em um local do planeta em que não haja fartura estes extremismos desaparecem
Claro. Mas há quem acha que o nosso planeta é a Quinta Avenida.
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

quinta jan 01, 2009 8:01 pm

TitvsLivivs Escreveu:(...)há quem acha que o nosso planeta é a Quinta Avenida.
Principalmente as pessoas que se recusam a reconhecer que a criação de gado é insustentável para o planeta, tanto em termos ambientais como sociais:

http://towardfreedom.com/home/content/view/1018/64/
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta jan 01, 2009 8:10 pm

franxdaniele Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:(...)há quem acha que o nosso planeta é a Quinta Avenida.
Principalmente as pessoas que se recusam a reconhecer que a criação de gado é insustentável para o planeta, tanto em termos ambientais como sociais:

http://towardfreedom.com/home/content/view/1018/64/

Pescadinhas de rabo na boca agora não, franxdaniel, que já jantei.
:wink:
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 8:13 pm

Mais um artigo interessante para quem acha que o mundo é a Quinta Avenida:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49129
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

quinta jan 01, 2009 8:14 pm

TheGreatDane Escreveu:
mad_zzzb Escreveu: Em igualdade de circustâncias impera sempre o bom-senso.
O que refere impede o bom senso, não h+á escolha poossivel entre situações equivalentes e ao tornar equivalente a vida de um grilo e de um ser humano você está a fazer isso mesmo.
Nesse caso desafie-me com situações que me levarão a tomar as escolhas absurdas ou incompreensíveis. Dê-me exemplos de situações. Como já disse eu igualo o direito à vida não absolutamente o valor da vida em si.
TheGreatDane Escreveu:Noto ainda que a atitude tomada aqui de "todos os seres vivos são iguais" se deve a estarem numa sociedade de fartura.Em um local do planeta em que não haja fartura estes extremismos desaparecem.
Cada geração tenta corrigir o que vê de errado nos actos das gerações anteriores. Foi assim que se aboliu com a escravidão e combateu o racismo, que surgiram movimentos hippies contra a guerra, que surgiram os movimentos ecológicos e que surge agora um movimento de maior consideração ou de libertação pelas espécies exploradas para proveito humano.

Não percebo o que é perjurativo em dar valor idêntico a vidas de seres distintos. Cada vida deveria ser até uma tábula rasa à nascença e os actos conscientes que toma durante a vivência é que deveria aumentar ou decrescer o seu valor. Se há humanos que passariam a ter um valor inferior ao de uma lesma isso dever-se-ia apenas a eles.

Na Índia, os Hindus praticam o vegetarianismo há séculos.
Foi também na Índia que surgiu o Budismo no século 6 AC onde o vegetarianismo também era prática comun. Os budistas também respeitam a vida de todos os seres.
Indía, século 6 AC, sociedade onde impera a fartura? Ainda hoje julgo estar longe de merecer esse rótulo.

E Pitágoras também já praticava o vegetarianismo. Os vegetarianos eram até inicialmente chamados de "pythagorianos".

Mesmo na nossa sociedade a fartura não toca a todos e há pessoas de todas as classes sociais a adoptar um regime vegetariano.

Mas confirmo-lhe que quem luta para sobreviver não terá tempo para pensar e preocupar-se com estas questões. As opiniões não são intuitivas, são formadas. Precisam de tempo para pensar. Se a vida fôr um ufa-ufa não há pensamento logo não há aborrecimento. Por isso sim, acho que quem tenha mais tempo tranquilo para si pode ter mais tempo para abordar estes assuntos e explorá-los a fundo.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta jan 01, 2009 8:52 pm

Bem, uma pessoa que vem advogar que os animais têm direitos idênticos aos seres humanos sejam lesmas, caracóis ou formigas e que depois vem dizer que em situações extremas de comparação funciona o bom senso não é lógica.

Se considera valor igual na vida de um rato e de uma criança pura e simplesmente não pode tomar uma decisão. Se tiver de matar um rato para criar uma vacina que salve uma criança não o fará.

Se o fizer estará não a mostrar bom senso, mas sim falta de sentido nas suas opiniões. Sem falar do tal especismo que apresenta.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

quinta jan 01, 2009 9:34 pm

TheGreatDane Escreveu:Bem, uma pessoa que vem advogar que os animais têm direitos idênticos aos seres humanos sejam lesmas, caracóis ou formigas e que depois vem dizer que em situações extremas de comparação funciona o bom senso não é lógica.
Volto a repetir que advogo que todos têm o direito a viver livres e a não serem alvo de actos violentos (físicos ou psíquicos) propositados.

São apenas 2 direitos fundamentais. Isso não é equivalente a defenderem que têm direitos idênticos aos seres humanos. Cada espécie terá as tuas necessidades próprias sendo a nossa a mais complexa e a única de que temos uma consciência absoluta e detalhada do que é aceitável ou desejável.

TheGreatDane Escreveu:Se considera valor igual na vida de um rato e de uma criança pura e simplesmente não pode tomar uma decisão. Se tiver de matar um rato para criar uma vacina que salve uma criança não o fará.

Se o fizer estará não a mostrar bom senso, mas sim falta de sentido nas suas opiniões. Sem falar do tal especismo que apresenta.

Mais uma vez deturpa aquilo que apresentei. Defender o direito à vida de ambos não é dar equivalência ao seu valor, daí em situações equivalentes imperar o bom-senso de uma avaliação cuidada e objectiva.

Quanto à utilização de animais na medicina com tantos enfermos não faltariam aqueles que se sujeitariam a estudos pioneiros para tentar obter curas. Como recorrem alguns reclusos para redução de pena e alguns doentes terminais.

E se entrar por aí vamos entrar nos estudos realizados que comprovam que o uso de espécies animais para avanços médicos produz muito mais medicamentos que são inadaptados para uso humano do que aqueles que saiem para o mercado. E relatos e vídeos dos testes e condições de alojamento dos animais envolvidos nas experiências.

Cada espécie é um modelo biológico, uma máquina complexa e distinta. A que deve juntar os genes próprios de cada individuo. Por isso a medicina poderia avançar bem mais depressa se utilizasse especimens humanos (voluntários) para testar teorias e novas substâncias. Aliás durante o tão citado holocausto foi prática comun obrigarem presos a serem sujeitos a actos desse cariz como se fossem animais de laboratório. E pasme-se que a comunidade científica internacional na altura até ficou mais fascinada, do que propriamente horrorizada, com os avanços médicos e demonstrações que foram feitas nessa base. Sim era errado usar humanos daquela forma mas os resultados eram tão interessantes e esclarecedores...
Gestão Gratuita de Associações Zoófilas - http://www.portugalzoofilo.net/backoffice/
Adoptar Cães & Gatos - http://www.portugalzoofilo.net
Procura Casa? -  http://www.casas.com.pt
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 9:51 pm

É o Grande Deturpador, sempre em forma!!!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jan 01, 2009 9:57 pm

Foi também na Índia que surgiu o Budismo no século 6 AC onde o vegetarianismo também era prática comun. Os budistas também respeitam a vida de todos os seres.
Indía, século 6 AC, sociedade onde impera a fartura? Ainda hoje julgo estar longe de merecer esse rótulo.
A India é aquele sitio onde existe aquela historia das castas, e onde os a vida dos "intocáveis" não vale um chavo, certo? Ah, ok, mas respeitam a vidas de todos os seres vivos...esqueci-me!
Quanto à utilização de animais na medicina com tantos enfermos não faltariam aqueles que se sujeitariam a estudos pioneiros para tentar obter curas. Como recorrem alguns reclusos para redução de pena e alguns doentes terminais.
Fez-se luz.....não matem os ratinhos para testes laboratoriais, mas usem reclusos que queiram 'voluntariar-se' em troco de redução das penas!! :roll: Ou então que se usem os proprios enfermos, não são eles que estão doentes?...então eles que morram para descobrir a cura!! Decididamente EU não quero reger-me por este tipo de valores!!! Antes quero comer posta mirandesa mal passada e ser chamado 'comedor de cadaveres" por isso, mas continuar a dar valor à minha especie....porque não tenho vergonha de ser humano!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:12 pm

PauloC1 Escreveu:
A India é aquele sitio onde existe aquela historia das castas, e onde os a vida dos "intocáveis" não vale um chavo, certo? Ah, ok, mas respeitam a vidas de todos os seres vivos...esqueci-me!
Ai estes raciocínios... as castas têm a ver com o hinduísmo, não com o budismo!...
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
shyka
Registado: segunda abr 29, 2002 12:11 pm

quinta jan 01, 2009 10:18 pm

boa noite!

estive na passada hora e meia a tentar ler todo este tópico... Fiquei satisfeita quando (finalmente!!) este ganhou uma discussão interessante e séria, deixando os insultos e comentários infantis de lado.

Sou ovo-lacto-vegetariana há 4 anos. Toda a minha familia come carne, fui educada e gostar de carne, caça e touradas. No entanto sempre que acompanhava o meu pai a caça, achava que todo o contacto com a natureza era óptimo mas o final, o tiro e a morte do animal, tinham um sabor amargo.
Comecei a informar-me e, progressivamente, fui-me tornando vegetariana.

Vivo com uma pessoa que come carne, e, apesar de preferir que partilhasse as minhas convicções, não o condeno por seguir as dele.

Para mim era uma questão de coerência. Se por um lado defendia os direitos dos animais, não podia por outro ser responsável pelo seu sofrimento e morte desnecessária.
Tento não ser fundamentalista, e confesso que nem sempre é fácil...
Existe, de facto, muita hipocrisia por ai. Acho que muitas pessoas preferem, simplesmente, não ter presente tudo o que aconteceu para terem aquele bife na mesa. E acreditem que eu adorava carne, as picanhas, rosbifes e afins. Não foi com facilidade e de um dia para o outro que me tornei vegetariana, mas hoje em dia era incapaz de tocar em carne!
De facto não entendo o que difere um dos meus cães de um porco, por exemplo, que tenha que ser morto para eu o comer. Penso que a grande maioria das pessoas que comem carne, se tivessem que ser responsaveis por todo o processo até terem uma bifana para comer, muito provavelmente não o conseguiriam (entenda-se: ter um porco, desde leitão, alimenta-lo todos os dias, conviver com ele e depois mata-lo, corta-lo aos bocados e comê-lo) mas posso estar enganada! Em todo o caso, e como só posso falar de mim, eu sei que EU não seria capaz de o fazer, e como faço os possiveis para viver de forma coerente com os meus principios, sinto-me muito bem por ser vegetariana.
Tento que todos os derivados que utilizo na minha alimentação sejam biologicos e proveniente de um ambiente o mais saudável e que vise o bem estar animal que seja possivel. Sai um pouco mais caro, mas uma vez mais, acabo por me sentir melhor por fazê-lo.

A verdade é que desde que me tornei vegetariana me sinto muito melhor! Acho também, e para ser justa, que o tornar-me vegetariana surgiu em todo um processo de viver de forma mais consciente e saudável possivel.
De facto tomo suplementos de vitamina B12 mes sim mes não, mas fora isso encontro tudo o que necessito na minha alimentação.
Faço análises anualmente, como parte de um check-up, e recebi as ultimas a duas semanas. A minha médica diz que raramente vê um colestrol tão baixo e que estou com todos os niveis impecaveis!

Só para terminar gostaria so de salientar uma questão:

vi poucos vegetarianos a postarem aqui, e tirando um, ou dois, assisti um fundamentalismo muitissimo mais marcante dos que comem carne do que ao contrário. Acredito que o vegetarianismo é uma evolução logica para a especie humana. e como todas as mudanças, esta exige discussões e muito tempo para acontecer. Mas a verdade é que é notória e indiscutivel que cada vez mais pessoas vêem o mundo com estes olhos.

Não estou, entenda-se, a tentar converter ninguém, acho que cada pessoa tem o seu processo e as aprendizagens que necessita de fazer...

um bom ano de 2009 para todos, cheio de paz, luz e amor!

PauloC1
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:22 pm

franxdaniele Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
Ai estes raciocínios... as castas têm a ver com o hinduísmo, não com o budismo!...
E quem é que disse que as castas tinham a ver com o Budismo?!?! Têm a ver é com a INDIA!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:24 pm

Os budistas também respeitam a vida de todos os seres.
PauloC1
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:44 pm

Cara Shika,
Não sei se para si é normal chamar às pessoas omnivoras 'Comedores de Cadaveres' ou dizer, por diversas formas, que as pessoas que comem carne são trogloditas, incultos e de um patamar de evolução inferior! Para mim isto é ser extremista, é ser ofensivo, e em diversas ocasiões até mal educado (antes que o Frank se insurja, convém dizer que não foi só ele que contribuiu com os 'piropos' atrás mencionados).

Relativamente ao seu tópico, li-o com bastante atenção, e não pude deixar de reparar em algumas partes que tenho de comentar.
Existe, de facto, muita hipocrisia por ai. Acho que muitas pessoas preferem, simplesmente, não ter presente tudo o que aconteceu para terem aquele bife na mesa. E acreditem que eu adorava carne, as picanhas, rosbifes e afins. Não foi com facilidade e de um dia para o outro que me tornei vegetariana, mas hoje em dia era incapaz de tocar em carne!
À parte de começar desde logo por chamar hipocritas às pessoas que comem carne, quero apenas salientar que não há nenhuma necessidade de pensar em tudo o que aconteceu para termos um bife na mesa! Isto pela mesma razão que não vejo qualquer necessidade de ter presente tudo o que acontece para extraír um apendice ou o que acontece para fazer um implante mamário! Por se gostar de bife, não quer dizer que se goste de visionar a morte da vaca! Decerto que não é uma coisa poética e bonita, mas também o não é o nascimento de uma criança no momento que antecede a expulsão (e uma criança, sobretudo um filho, é a coisa melhor do mundo).
De facto não entendo o que difere um dos meus cães de um porco, por exemplo, que tenha que ser morto para eu o comer
.
Se não difere isso é algo que só a si diz respeito! Pela minha parte posso dizer que os meus cães diferem em muito de um porco para eu comer, e mais, diferem muito dos outros cães (incluindo o seu), pelo simples facto de que são os MEUS CÂES! São animais por quem nutro um sentimento particular e sobreudo por quem sou responsável .
Penso que a grande maioria das pessoas que comem carne, se tivessem que ser responsaveis por todo o processo até terem uma bifana para comer, muito provavelmente não o conseguiriam (entenda-se: ter um porco, desde leitão, alimenta-lo todos os dias, conviver com ele e depois mata-lo, corta-lo aos bocados e comê-lo) mas posso estar enganada
Não é preciso recuarmos muito no tempo para que isso que está a dizer fosse a situação mais comum na maioria dos lares portugueses. Aliás, hoje em dia, isso ainda acontece em muitos. E se muita gente hoje em dia não seria capaz de matar e comer de seguida um animal, é simplesmente porque deixou de ter necessidade de fazê-lo porque facilmente encontra o produto desse trabalho feito por outros.
Tento que todos os derivados que utilizo na minha alimentação sejam biologicos e proveniente de um ambiente o mais saudável e que vise o bem estar animal que seja possivel. Sai um pouco mais caro, mas uma vez mais, acabo por me sentir melhor por fazê-lo.
Não vejo porquê uma dieta omnivora não se possa reger pelos mesmos principios. Se a diferença é o consumo da carne obrigar sempre á morte do animal, pergunto-lhe quantas explorações já visitou (de onde tenham vindo os ovos e o leite que consome) que tenham estancias de repouso para os animais da '3ª idade' que tenham deixado de ser produtivos (galinha e vacas). Aposto que vivem em liberdade até ao fim dos seus dias, ´debicando alegremente milho e vegetais biológicos!! :roll:
franxdaniele
Membro Veterano

quinta jan 01, 2009 10:46 pm

PauloC1 Escreveu:Cara Shika,
Não sei se para si é normal chamar às pessoas omnivoras 'Comedores de Cadaveres' ou dizer, por diversas formas, que as pessoas que comem carne são trogloditas, incultos e de um patamar de evolução inferior! Para mim isto é ser extremista, é ser ofensivo, e em diversas ocasiões até mal educado (antes que o Frank se insurja, convém dizer que não foi só ele que contribuiu com os 'piropos' atrás mencionados).
Pois, eu realmente só chamei "come-cadáveres" (que até é verdade, portanto nem sequer é um insulto).
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”