A Tourada

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

terça jul 24, 2007 5:34 pm

fmss_6 Escreveu:
gisaafp Escreveu:Então pergunto. Nãp devemos ensinar os meninos a reciclar e a respeitar a natureza? Em respeitar os animais?
Sim, claro que podem e devem, não podem é tentar convencê-los a não gostar de uma "actividade", a tourada, é o que acho. :wink:
É uma "actividade" que se baseia na crueldade e no sofrimento de um animal. Por isso mesmo, quanto mais cedo os miudos perceberem que o que se passa ali está errado, melhor.
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

terça jul 24, 2007 6:01 pm

E o touro que está a ser torturado? Isso é respeitar o animal que ali está? Espeta-lo todo e gritar, festejar quando isso acontece!
Isso é respeito pelo touro?
Para mim não é, e se quero ensinar a respeitar os animais é quase obrigatório falar nas touradas. Não só, mas também.
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

quinta ago 02, 2007 12:57 pm

Há que tempos ando arredada dos foruns mas voltei.....

Vi este topico, começei a ler mas sinceramente 25 pág. ñ tenho pachorra mas deixo somente aquilo que sinto e uma pergunta.

Adoro "CAVALOS"
ODEIO " toureiros"

E quando ando pelos varios canais de TV, a ver se há alguma coisa de jeito, aparece logo em grande plano a "PEGA", como eu gosto de ver o TOURO dar aquelas valentes cornadas, o gajo ali aos pinotes, atirado ao ar, cai, embrulha-se, enrosca-se...........VALENTE TOURO FEZ-SE ALGUMA JUSTIÇA.

Agora a pergunta: Que fazem aos touros depois da tourada?
É morto ali?
Tiram os ferros, a sangue frio?

:twisted:
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

quinta ago 02, 2007 1:11 pm

Eu já ouvi dizer que o Touro vai directamente para o matadouro.. mas como nunca assisti a nenhuma não faço ideia.
rowena
Membro Veterano
Registado: quarta mar 15, 2006 11:01 am

quinta ago 02, 2007 2:52 pm

Já ouvi o mesmo, alias 2 versões, uma é esta, outra é que lhes tiravam os ferros ainda no curro. Nesta ultima eles ñ eram mortos la mas no matadouro, sera???

:twisted:
Rubiazitah
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 2:45 pm

quinta ago 02, 2007 3:30 pm

Se calhar fazem isso.

O que o meu sogro já me disse, é que após a tourada, o animal é levado para o matadouro de modo a ficar pronto para consumo.

Mas tb há sempre aqueles desgraçados que voltam á arena depois de lhe tirarem os espigões ( ou como lhes chamam).
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 03, 2007 2:05 am

Rubiazitah Escreveu:Eu já ouvi dizer que o Touro vai directamente para o matadouro.. mas como nunca assisti a nenhuma não faço ideia.
Rubiazitah Escreveu:Eu já ouvi dizer que o Touro vai directamente para o matadouro.. mas como nunca assisti a nenhuma não faço ideia.
Bem... os trabalhos de campo sempre servem para algo. Fala-se com pessoas que podiam ser nossos pais ou nossos avós... e que viveram experiencias de tempos idos...

Em épocas passadas, todos os touros lidados (exceptuando aqueles que por acidente ficavam irrecuperáveis), eram tratados, castrados, e serviam para alqueivar os terrenos alentejanos para sementeira, durante a campanha do trigo, que vigorou durante o estado novo. Chegavam a juntar parelhas de 8 touros a puxar uma charrua enorme, para lavrar os campos alentejanos. Assim permaneciam anos a fio até ao fim das suas vidas. Touro lidado, ou era semental, ou passava a "boi" de trabalho. E um touro possante era bem cobiçado, e consequentemente, bem alimentado (embora sem direito a se reproduzir...).

Actualmente existem tractores que têm a força de 10 touros, portanto os touros lidados já não são necessários.

Actualmente, os touros lidados, ou são um "supra-sumo" que interessa salvagurdar a sua genética (e aí são recuperados como "sementais") ou acabam abatidos.

O problema é que actualmente as lides são feitas normalmente á noite, e o touro lidado (quer venha a ser um "cobridor", ou um cadáver), a recuperação ou abate, normalmente (embora haja excepções)
é realizada na manhã seguinte. Indiscutivelmente, esta situação, causará sofrimento ao animal, sobretudo depois da passagem da adrenalina "anestesiante" da lide. Isto chega a durar uma porrada de horas.
Embora eu não seja um radical anti-touradas, pelo menos estas "normas" deveriam ser alteradas. O abate deveria ser efectuado logo após a lide e segundo as regras em vigor.

Mas já agora, deixo aqui um tema de discussão:

Qual a melhor sorte para o touro?
- Eterno escravo de trabalho depois da lide, até ao resto da sua vida...ou,
- Abatido depois da lide, após umas horas de sofrimento... ???

Sei que as necessidades (das pessoas) são completamente diferentes ao longo de 50 ou 60 anos, mas pensemos nisso...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 03, 2007 12:04 pm

fang Escreveu:Mas já agora, deixo aqui um tema de discussão:

Qual a melhor sorte para o touro?
- Eterno escravo de trabalho depois da lide, até ao resto da sua vida...ou,
- Abatido depois da lide, após umas horas de sofrimento... ???
:D Para responder a isso só falando com um touro. Porque a ver pelo nosso prisma humano só vamos dizer disparates baseados em suposições.
Além disso os animais não têm pena deles proprios, adaptam-se às situações para sobreviver. O instinto maior será sempre a sobrevivência, nunca a morte.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 03, 2007 7:22 pm

fmss_6 Escreveu:
gisaafp Escreveu:Então pergunto. Nãp devemos ensinar os meninos a reciclar e a respeitar a natureza? Em respeitar os animais?
Sim, claro que podem e devem, não podem é tentar convencê-los a não gostar de uma "actividade", a tourada, é o que acho. :wink:
A senhora professora está a fazer aquilo que pode e deve que é educar as crianças e formá-las para que venham a ser adultos responsáveis, coerentes e inteligentes. O meu bem haja para ela e para todos os que pensam da mesma forma.

Cumprimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 03, 2007 9:51 pm

No outro dia uma amiga minha saiu-se com uma muito boa:

Se houvesse "Lei" que obrigasse a um desafio entre alguns toureiros e Touros para ver quem tinha os cornos maiores, aposto que paravam as Touradas..!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo ago 05, 2007 3:23 pm

leonildecarvalho Escreveu:No outro dia uma amiga minha saiu-se com uma muito boa:

Se houvesse "Lei" que obrigasse a um desafio entre alguns toureiros e Touros para ver quem tinha os cornos maiores, aposto que paravam as Touradas..!

Leo
Eheheheh... Olé!!! :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

domingo nov 04, 2007 7:40 pm

Não sou totalmente contra as touradas. Mas já fui...
Mas sou contra a forma como se praticam as touradas em Espanha, com toiros de morte, isso acho completamente desumano, esse "show" de matar o toiro exibi-lo pela arena.

Não sei bem o que me levou a começar a gostar de touradas, largadas e derivados mas ainda me faz impressão a ver o toiro a sofrer nas touradas.
Gosto de ver os forcados e as largadas, mas penso que nestas situações quem acaba por apanhar sempre é o Homem
sinik
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:59 pm

segunda abr 28, 2008 4:29 pm

Na tourada só a uma coisa que aprecio mesmo e faço questão de ver SEMPRE, as pegas são do melhor, mas a uma coisa que nao percebo, porque e que são ilegais as lutas de cães (no qual sou a favor que sejam) e as touradas não, e por ser o homem a causar sofrimento nos animais?
Atençao que sou contra as lutas de cães e até gosto de ver touradas (pegas)

Abraços
<p><strong>Sinik Louren&ccedil;o</strong></p>
saramendes
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2007 10:43 am

terça jun 17, 2008 4:16 pm

Não concordo com as touradas.
Não concordo que as touradas sejam uma arte.
Não concordo que se diga que se não fosse a tourada os touros bravos e os cavalos lusitanos já estariam extintos.
E não concordo que este texto tenha sido aqui postado por alguém que respeite os animais.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”