Leitura interessante sobre veganismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mar 03, 2006 2:00 pm

LuMaria Escreveu: :D Eu estive para colocar na minha assinatura: Eu gosto muito de vegetais, os meus cães também. Mas pareceu-me tótó...
Não sei porquê :) ... infelizmente, os meus cães não são tão requintados :? ... preferem um bom cagalhoto de gato, a uma cenourita, por ex. :roll:
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 03, 2006 2:03 pm

Não será certamente á toa que a alimentação mediterranica é considerada uma das mais equilibradas.
Hoje em dia comemos realmente mal, ele é as refeições de plastico, a ausencia de sopa , de legumes de pão, as quantidades astronómicas de refrigerantes etc etc.
Existe uma tabela de alimentos que é estudada desde muito cedo pelas crianças nas escolas, que inclui desde o leite ao peixe passando igualmente pela carne, legumes etc.
Acredito que o segredo de uma boa alimentação passa sim pelo equilibrio, pela variedade dos ingredientes, pelo prato de sopa diario, pelo não abuso da carne, mas incluindo-a também.
Não me acredito que alguem que tenha estes cuidados na sua alimentação tenho por isso uma saude mais débil, do que um vegetariano ou um vegan que exclui pura e simplesmente o peixe a carne , leite e seus derivados da alimentação.
Que me digam que não comem carne ou peixe por uma questão de principios proprios eu aceito, aquilo que não aceito é que uma alimentação equilibrada seja considerada pior que uma alimentação vegetariana.
Cumps
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 03, 2006 2:22 pm

É impressionante, mas um dos povos mais saudáveis do mundo são os esquimós que fazem uma alimentação quase exclusiva de carne. Não sabem o que são legumes ou frutas frescas. Pelo que li, ninguém sabe muito bem o porquê mas é um assunto profundamente estudado. Claro que na sua boa saúde entre elas, ausência de cancro, contam muitos factores como ambiente, temperatura, poluição and so on, mas... e o resto que consta da pirâmide alimentar? Onde anda?
Não é por causa deles que vou começar a comer carne, mas é interessante.
Outra coisa interessante é o consumo de leite, que é um dos meus alimentos preferidos, somos as unicas criaturas a ingerir leite após o desmame. Uns consideram benéfico, outros nefasto e aqui? Onde anda a pirâmide da alimentação. Pego na pirâmide alimentar e digo estou a fazer bem? Uns acham que sim, outros acham que não. Nada é definitivo.

Madonna, os meus animais ingerem legumes com prazer. Habituei todos a comerem vegetais crus e cozinhados. Gatos e cães não dizem que não. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 2:37 pm

bita322 Escreveu: Que me digam que não comem carne ou peixe por uma questão de principios proprios eu aceito, aquilo que não aceito é que uma alimentação equilibrada seja considerada pior que uma alimentação vegetariana.
Cumps
E porque é que não aceita? Antes de mais, quero frisar que não a vou tentar convencer a absolutamente nada, pois sei que não vale a pena e mesmo correndo o risco de estar a perder o meu tempo precioso, vou-lhe dizer o seguinte:

Uma alimentação equilibrada, pode ser vegetariana, ou não;
Uma alimentação vegetariana, pode ser equilibrada, ou não.

Aquilo que se tem vindo a descobrir, é que a carne não é o alimento mais saudável para a morfologia humana; quer digam que tem proteína aqui, ou ali, ou é completa em aminoácidos, whatever, também as sementes de sésamo o são e só as utilizam para salpicar o pão para o hamburger. A carne, pelas suas características e começando por ser um corpo morto e já há algum tempo em decomposição, é rica em gorduras saturadas, toxinas e germes, que só poluem o organismo, diminuindo a nossa longevidade. Consumida em excesso, provoca as doenças que já todos conhecem, como cancro do cólen e da mama, colesterol, diabetes e alterações hormonais, que podem resultar em obesidade e outros problemas de muito difícil solução.

Um exemplo rapidíssimo:
Numa porção de soja, as calorias apresentam-se sob a forma de:
50% proteínas + 50% de hidratos de carbono complexos (os melhores que podemos ingerir)

A mesma porção de carne, as calorias apresentam-se sob a forma de:
50% proteínas + 50% de gordura saturada.

Antes de terminar, queria só dizer o seguinte: eu já fui omnívora e agora (há 5 anos), sou vegetariana. Eu posso falar das diferenças, posso apresentar o meu testemunho. Quem nunca passou para este lado, quer-me impingir o quê? Que gosta muito de carne e que não vai deixar de a comer? Então força!
Nunca se esqueçam, é que muitos génios da humanidade, já diziam que a alimentação vegetariana é mais saudável. Pena que não estejam vivos para poderem participar neste fórum ;) Pena que tenham sido génios quando fizeram descobertas importantes para o avanço tecnológico, físico e científico, mas quando falavam do vegetarianismo, já eram os maluquinhos.
bita322
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 2:52 pm

Lu,
Não conheço essa teoria dos esquimós, mas sempre soube que eles de facto ingerem bastante gordura animal...no entanto não fazia ideia que são um povo saudavél, rtalvez não tenham os "nossos" problemas de saude talvez tenham outros, se a memoria não me atraiçoa tem uma esperança media de vida bem inferior á nossa.
Podemos acreditar que estando esse povo numa situação climatica extrema, fazem o tipo de alimentação adequada ao local onde estão inseridos, talvez se viessem viver para um pais de clima temperado essa alimentação os arruinasse, não sei isto sou eu a conjecturar.
Quanto ao facto de sermos os unicos seres que continuam a ingerir leite após o desmame, não podemos caír no erro de comparar morfologias, cada ser tem as necessidades ajustadas ao seu proprio sistema , não me parece que o leite seja prejudicial muito pelo contrario é uma fonte de calcio impar, se para outros mamiferos não é importante que seja ingerido pelo resto da vida, para nós é importante, ou será que não?Há estudos que comprovam que o uso de leite é nefasto? Não conheço.
Cumps
LuMaria
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 2:58 pm

Não é ponto acente que o leite é nefasto ou não. Há vertentes que defendem o leite, há vertentes que não.
Quanto aos esquimós eu frisei que havia mais factores a ter em conta, como clima etc, etc. A longevidade, deduzo que esteja muito directamente relacionada com cuidados médicos.
Mas o que interessa no estudo que li, é que entre várias coisas, a taxa de cancro é baixissima. Mas muito honestamente, sem o dito estudo, não posso referir muito mais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:05 pm

Ola Madonna,
Se reparar eu não disse que uma alimentação mediterranica é mais saudavél que a vegetariana.
Aquilo que eu disse é que acredito que uma alimentação não vegetariana equilibrada não tem que ser forçosamente pior que uma alimentação equilibrada vegetariana.
Falou em varias doenças provocadas pelo uso abusivo da carne e está correctissima, mas se na dieta o uso da carne for abusivo deixa de ser equilibrada.
São alimentações diferentes, e aquilo que eu acho que é importante e saudavél é sempre o equilibrio.
Sim a carne que nos chega a casa vinda do talho de facto já esta morta ha algum tempo, mas e então aquela que é criada , morta e consumida de imediato? POr essa ordem de ideias os agricultores que tem criaçao de subsistencia já não tem problemas no consumo da sua carne?
Eu também não estou aqui a tentar convencer ninguem, ate porque eu consumo pouca carne não apenas por causa da alimentação , mas também porque me faz imensa confusão estar a comer uma coxa de galinha, uma pata de coelho, carne só como aquela em que não "noto" o membro da animal (nao vale gozar tá
:oops: )
Se for por ex. um bife de frango, ou um naco de carne Ok o resto não vai.
Cumps
LuMaria
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:10 pm

Fui pesquisar esquimós e o que encontrei foi o seguinte: A alta ingestão de omega 3 parece estar no segredo.

Já agora a titulo de curiosidade o omega 3 encontra-se em peixe, óleos vegetais e nozes ;)
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:13 pm

LuMaria Escreveu: ...somos as unicas criaturas a ingerir leite após o desmame.
Exacto! Pior ainda, é que se consome um leite, que as sua características proteícas se destinam a alimentar um outro tipo de corpo: o do bezerro, que mais tarde será uma vaca ou um boi.
Há muito tempo que eu sei que depois de se ser adulto, não se deve beber leite; hoje em dia é que é moda dizer-se: beba leite! (o q ninguém percebeu, é que isso é uma campanha das indústrias leiteiras e não uma campanha com o intuito de melhorar a saúde humana.

LuMaria Escreveu: Madonna, os meus animais ingerem legumes com prazer. Habituei todos a comerem vegetais crus e cozinhados. Gatos e cães não dizem que não. ;)
Os meus gatos não, mas as minhas cadelas, comem tudo isso e ainda fazem a limpeza ao cachote dos gatos!
De qualquer forma, uma vez li, que não era saudável dar nem fruta, nem legumes aos cães, uma vez que são carnívoros e todo os seu aparelho digestivo está preparado em termos de enzimas, para absorver os nutrientes da carne. Será? Não sei... nunca mais procurei nada sobre o tema! ;)
É muito interessante comparar a morfologia de um herbívoro, com a de um carnívoro. A morfologia humana, é de todo, semelhante ao do herbívoro. Interessante não é?
bita322
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:23 pm

Ok já sabemos que ha interesses industriais por de tras de muita coisa, mas bolas será que até aos medicos que aconselham o consumo do leite, lhes foi feita uma lavagem cerebral por essas ditas industrias?
Madonna já agora se quiser responder, não consome apenas carne ou também não consome peixe e se não consome peixe se quiser pode dizer-me porque?
É que estamos aqui apenas a debater o consumo da carne e os seus maleficios, mas os vegetarianos por norma também não consomem peixe, gostaria de saber quais são os maleficios que o peixe tras para a saude.
E não vale entrar pela contaminação dos oceanos que como a Madona muito bem disse os vegetais também estão carregadinhos de pesticidas e outros produtos quimicos que tal.
Cumps
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:26 pm

bita322 Escreveu: Sim a carne que nos chega a casa vinda do talho de facto já esta morta ha algum tempo, mas e então aquela que é criada , morta e consumida de imediato?
Bita, só na era pré-histórica é que se caçava e comia-se de imediato.
Comer de imediato, implica comer logo após a morte do animal, enquanto a carne ainda está quente(que nojo). Só assim se evita uma parte do processo de putrefacção.
Isso acontece hoje em dia? Não. Nem podia, só a descrição, é alvo de repúdio.
O aparelho digestivo dos carnívoros, está preparado para digerir um alimento nestas condições; o do Homem, não.
Sabendo que a digestão começa na boca, começamos logo por ver que a saliva de um carnívoro é ácida e a nossa, é alcalina.
Começando a descer até ao estomago e acabando nas fezes, tudo é diferente de nós, Seres Humanos.

Bita, o Homem está a seguir um caminho errado e pagará uma factura cara. Já muito se vê e muito mais se verá.
Madonna
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 3:33 pm

LuMaria Escreveu: Fui pesquisar esquimós e o que encontrei foi o seguinte: A alta ingestão de omega 3 parece estar no segredo.

Já agora a titulo de curiosidade o omega 3 encontra-se em peixe, óleos vegetais e nozes ;)
Pois, bem me queria parecer 8) ... quando falou em carne, eu estranhei bastante, mas podia se referir à carne de peixe.
Mas o que a bita diz é verdade: eles têm uma esperança de vida bastante inferior à ocidental e outras ;) Viver só de peixe... hummm, ísso é para o urso polar ;)
bita322
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 4:01 pm

Então alguem por favor me explique o porque de o Homem desde sempre consumir carne se não temos o aparelho digestivo preparado para tal?
Pegando no exemplo de um carnivoro, por "instinto" este apenas se alimenta de carne certo? é algo que não tem que lhes ser ensinado é assim porque é assim.
Os herbivoros "sabem" qual a sua alimentação e não vemos animais herbivoros a comer carne.
Se o Homem desde sempre não está predisposto a consumir carne , não seria mais logico nunca ter tido esse "instinto"?
Afinal o Homem não é desde sempre omnivoro?

Atenção que isto são questões, não estou a fazer criticas Ok, ate podem ser os meus conceitos que estão todos errados...
LuMaria
Membro Veterano

sexta mar 03, 2006 4:03 pm

Madonna Escreveu: De qualquer forma, uma vez li, que não era saudável dar nem fruta, nem legumes aos cães, uma vez que são carnívoros e todo os seu aparelho digestivo está preparado em termos de enzimas, para absorver os nutrientes da carne. Será? Não sei... nunca mais procurei nada sobre o tema! ;)
Pegando como exemplo a alimentação de um lobo ela passa por: Carne que inclui ossos e visceras, insectos, erva e pequenos frutos. Está lá tudo.

Bita, acredito que a maioria dos não comedores de proteina animal o faça por não querer alimentar-se de seres vivos. Neles estão incluidos os peixes. Como mais peixe do que aquele que gostaria, mas a minha intenção é deixar, pelo mesmo motivo que deixei a carne. ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta mar 03, 2006 4:30 pm

Madonna Escreveu:Considera-se o vegetarianismo uma alimentação mais saudável, do que incluir carne, por diversas razões, que quem se interessar, pode tomar consciência e conhecimento.
Quando se muda para melhor, "evolui-se". Em qualquer situação.
Mas, atenção, nem li isso da Peta, porque esse assunto já cheira mal.
Da mesma forma que cheira mal, chamarem fundamentalistas aos vegetarianos, quando quem mais se revolta com a situação, são precisamente as pessoas que não o são.
Curioso que todos os estudos que conheço dão aos ovo/lacto/piscis-vegetarianos e aos amonívoros com o mesmo estilo de vida a mesma qualidade de vida e duração... já os vegans, frugíferos e outras posturas mais radicais perdem qualidade de vida e tempo de vida... quando vendem exactamente o contrário...

E já agora... todas as fontes ciêntificas referem que a situação ideal é 15% de carne e o restante de origem vegetal, pelo com que base é que considera o vegetarianismo mais saudável? é que nem históricamente há uma passado vegetariano na evolução do homeme nem este está adaptado para uma alimentação exclusivamente vegetariana...

Já agora e para não me chamarem imparcial, está aqui um site feito por um vegan ex-frugífero bastante objectivo e esclarecedor sobre o assunto... www.beyondveg.com
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”