uma imagem vale mais que mil palavras

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta mai 13, 2010 5:05 pm

E voltamos ao princípio? :roll: tem, tem mais chances de adopção. E depois? Acha que toda a gente que adopta cães de raça são bons donos para eles? :roll:E se toda a gente sabe que rafeiro tem poucas hipóteses de ser adoptado bem, não faz muito mais sentido actuar na fonte, em vez de culpar os mauzões que não adoptam os que os outros criam/abandonam à pedrada? :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mai 13, 2010 5:13 pm

Fjjord Escreveu:E voltamos ao princípio? :roll: tem, tem mais chances de adopção. E depois? Acha que toda a gente que adopta cães de raça são bons donos para eles? :roll:E se toda a gente sabe que rafeiro tem poucas hipóteses de ser adoptado bem, não faz muito mais sentido actuar na fonte, em vez de culpar os mauzões que não adoptam os que os outros criam/abandonam à pedrada? :roll:
Fjjord, na fonte estamos todos ás espera de actuação não é? Nós não nos limitamos a pegar no cão e arranjar dono, como deve calcular. Fazem-se campanhas de sensibilização e informação, qualquer possível adoptante é entrevistado e visitado para ver como corre tudo, insistimos na esterilização, etc etc. No meio disto tudo escrevemos cartas ao governo, protestamos, e fazemos praticamente tudo o que nos é possível. Mas se tivermos em conta que uma grande maioria senta o rabo no assento e está-se borrifando para isso tudo, ou para se o mundo tem um ou mil cães abandonados, naturalmente as coisas não vão a bom porto. Eu começo a sentir algum optimismo porque me parece que as mentalidades lentamente estão a mudar, e isso dá-me alento para continuar.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mai 13, 2010 5:57 pm

omegaa Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
- Todos os animais domésticos errantes devem ser capturados;
perfeitamente de acordo!
AlunoBioGeo Escreveu:
- Todos os animais esterilizados, à excepção o dono seja detentor de uma "cédula de criador";

não cheguemos a tanto ò Fred!! eu tenho duas cadelas em casa que não estão esterelizadas- nem uma nem outra tiveram uma unica ninhada até hoje porque eu não quis! e não precisei de as esterelizar! já agora, hás de me dizer onde se arranja essa "cédula de criador" que nunca ouvi falar disso!
LOL... Por isso mesmo pus com aspas, não existe (pelo menos que eu saiba), mas se existisse haveria maior controlo (ou pelo menos, sensação disso... LOL... Uma vez que sem inspecção/regulação, nada feito...)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta mai 13, 2010 6:00 pm

Este argumento de " quem dá o dinheiro, dá-o a quem quer e como quer" é assim a dar para o " não tenho outro argumento".
Não se pode disfarçar com esta afirmação o facto de que enquanto se gastam esforços, recursos e dinheiro com um cão em fim de vida e estropiado, esses mesmos recursos serviriam para salvar 4 ou 5 em melhores condições. É assim tão dificil entender isto?
Eu defendo que uma responsabilização dos donos de animais de companhia , fortalecida com uma fiscalização eficiente, é um passo importantíssimo para a conscencialização das pessoas. Assim houvesse vontade e coragem , de quem de direito, em legislar .
Apontar as miras para criadores de animais de raça ou , como já li aqui , para quem frequenta exposições, é estar a olhar para este assunto com " palas" nos olhos. Não são estes os responsaveis pelos inumeros animais abandonados, mas sim os donos que os acolhem por impulso, por vaidades ou seja lá pelo que for.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Charlie2
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 6:10 pm

nicasxi Escreveu:Este argumento de " quem dá o dinheiro, dá-o a quem quer e como quer" é assim a dar para o " não tenho outro argumento".
Não se pode disfarçar com esta afirmação o facto de que enquanto se gastam esforços, recursos e dinheiro com um cão em fim de vida e estropiado, esses mesmos recursos serviriam para salvar 4 ou 5 em melhores condições. É assim tão dificil entender isto?
Eu defendo que uma responsabilização dos donos de animais de companhia , fortalecida com uma fiscalização eficiente, é um passo importantíssimo para a conscencialização das pessoas. Assim houvesse vontade e coragem , de quem de direito, em legislar .
Apontar as miras para criadores de animais de raça ou , como já li aqui , para quem frequenta exposições, é estar a olhar para este assunto com " palas" nos olhos. Não são estes os responsaveis pelos inumeros animais abandonados, mas sim os donos que os acolhem por impulso, por vaidades ou seja lá pelo que for.
Nicaxsi, eu como pessoa que falou um bcoado sobre criadores, digo que sim, estes precisam de ser tão fiscalizados como os futuros donos. Para muita gente ter um cão hoje em dia é um brincadeira, até o bicho ficar adulto e dar poblemas «maiores». Quando deixar de ser permitido ás pessoas fartarem-se do cão, e entregá-lo num sítio qualquer, talvez as coisas mudem. Assim como um criador para vender cães deveria ter de cumprir uma data de normas, cuja grande maioria de criadores em Portugal, não cumpre. porque não é preciso, não há fiscalização, nem nenhuma entidade que os responsabilize por uma conduta menos boa. Eu volto a frisar que não tenho nada contra os bons criadores, mas acho que há demasiados criadeiros e muitos pensam que são criadores.
PS: em relação aos cães estropiados e feridos, ou em fim de vida, tenho a mesma opinião, porque acho que a cisa mais digna que podemos fazer por eles muitas vezes é acabar-lhes com o sofrimento. No entanto também já vi cães que pareciam farrapos darem voltas de 180º e ficarem quase irreconhecíveis. Se os vets não fossem tão caros.... :roll:
Última edição por Charlie2 em quinta mai 13, 2010 6:11 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mai 13, 2010 6:11 pm

Continuo a apoiar o abate dos animais em "último recurso" (seja nos 8 dias ou em 30 dias, dependendo da capacidade de cada canil), porque é impossivel, impossivel mesmo, arranjar donos para todos os cães e por isso mesmo temos que tentar remediar a situação das sobrepopulações...

E como disse acima, se alguém arranjar uma forma que não incorra na morte dos animais (o que acho improvável) e que resolva a situação, sou o primeiro a apoiar, mas enquanto não houver, esta é a melhor solução possivel para os animais não adoptados/não adoptáveis.

A omega tem razão no que disse, se podemos escolher entre usar fundos (venham de onde vierem) para animais doentes e animais saudáveis, que se use nos saudáveis, porque se calhar dar-se-ia melhores condições a esses saudáveis e evitava-se o grande sofrimento dos animais quase irrecuperáveis (esta é uma das situações deprimentes que eu "pensei" sobre aquele tópico).

Uma coisa várias pessoas têm que reter: Não se pode salvar todos os animais, por isso canalizemos forças para os que se pode realmente salvar!

Volto a frisar numa coisa: Não é possível salvar todos os animais. Há uns tempos dei uma estimativa do numero de gatos no nosso país: 3.000.000 de gatos (errantes+errantes/caseiros+caseiros)... Falei com uma pessoa que está a fazer um estudo na área e ele supõe que o número que adiante seja abaixo da estimativa que andará nos 4.000.000. Pergunto novamente: Mesmo que os errantes (também caseiros ou não) sejam só 1/3 desse número (porque serão mais), acham possível salvar todos esses gatos? E agora os cães (que penso serem um pouco menos)?

É nisto que quero assentar a minha ideia...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta mai 13, 2010 7:15 pm

Nos cães, a estimativa de cães em canis para adopção ou abate é de 1 milhão. O total de cães registados no CPC nos últimos 10 anos anda à volta de 200 mil. E o problema existe porque há quem os queira com Lopes e chispes? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 13, 2010 7:39 pm

Na minha utopiazinha todos os cães teriam lop e chispes e os poucos que não tivessem custariam tanto como os outros, nunca menos que dois salários mínimos nacionais. Quem sabe assim, nesta sociedade consumista e obcecada pelo papel, as pessoas valorizassem mais os animais e pensassem duas vezes antes de adquirirem um.
Mas como o que há mais é cachorros a nascer por graça ou por incúria a custo 0 e outros que custam o mesmo que duas sacas de ração, é assim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Charlie2
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 8:14 pm

dinodane Escreveu:Na minha utopiazinha todos os cães teriam lop e chispes e os poucos que não tivessem custariam tanto como os outros, nunca menos que dois salários mínimos nacionais. Quem sabe assim, nesta sociedade consumista e obcecada pelo papel, as pessoas valorizassem mais os animais e pensassem duas vezes antes de adquirirem um.
Mas como o que há mais é cachorros a nascer por graça ou por incúria a custo 0 e outros que custam o mesmo que duas sacas de ração, é assim.
Dino, a ultima senhora que abandonou um de lopes e chispe (agora isto pode ou não ser verdade) disse que o animal tinha custado mil euros (e só dava trabalho, daí a indignação com que me falou, certamente, uma vez que deveria estar á espera que o animal cheio de ss e rr's viesse com comando de desligar). Está longe de se rum problema monetário porque no que toca a gastar dinheiro de forma desmedida, está mais que provado que os portugueses vão na crista da onda. Veja-se o exemplo das multas.. serviu de alguma coisa? Er... nope!
Tenho ALGUMA esperança que agora com a crise os portugueses fiquem mais comedidos e gastem dinheiro só em carros caros :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 8:43 pm

Charlie, sabes muito bem que esse caso é um em mil... :roll:

Raramente um cão comprado por esse valor vai bater com os costados ao canil ou às associações... aparece sempre alguém para ficar com o animal quanto mais não seja para o pôr a render e fazer uma ninhada ou duas. Eu olho para os fóruns de adopções e em 1000 cães vejo uns 10 inequívocamente de raça e são sempre casos do cacete, são bernardo com displasia em último grau, pequinês paralisado das patas traseiras, labradora displásica, dogue alemão negligenciado até à pele e ao osso sénior, etc... O resto, rafeirinhos que nasceram por obra e graça do senhor.

Charlie2
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 8:47 pm

Raramente um cão comprado por esse valor vai bater com os costados ao canil ou às associações... aparece sempre alguém para ficar com o animal
nas segunda parte estamos de acordo, na primeira, lamento informar mas muitas vezes vai ele ou a descendência. Os cães ainda são muito vistos como objectos e seres inferiores. Se me disser que é raro aparecer um cão apreendido ainda vá...
Charlie2
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 8:49 pm

1000 cães vejo uns 10 inequívocamente de raça e são sempre casos do cacete,
Não vê isso em fóruns porque muitas vezes eles nem chegam a ser divulgados lá, são logo adoptados :wink: edit: Penso que nos fóruns aparecem geralmente ou cães recolhidos por particulares ou que têm menos chances de serem adoptados.
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 8:58 pm

Charlie... pois são logo adoptados sim, logo nem entram na estatística dos abandonados e eutanasiados etc etc.

Não lamentes informar, canis e associações conheço muitos, vai lá ver o que lá está. Vai ver a primeira página das adopções deste e dos outros fóruns. Onde fazes voluntariado, o que é que aparece no dia à dia? Rafeiros, pseudo pits, o ocasional rottweiler, já aparecem menos oxers e uskies, já passou mais a moda e subsquente pseudocriação desenfreada...

Quem larga uma milena para comprar um cão não o espeta no canil à primeira contrariedade, essa é que é essa. Agora os cachorros adoptados por impulso? Os pseudo-raça a 100 euros? A ninhada da vizinha ou da prima? Pois, pois. A culpa é mesmo dos criadores sérios e do pessoal que leva os cães às expos...

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 13, 2010 9:02 pm

dinodane Escreveu:Charlie, sabes muito bem que esse caso é um em mil... :roll:

Raramente um cão comprado por esse valor vai bater com os costados ao canil ou às associações... aparece sempre alguém para ficar com o animal quanto mais não seja para o pôr a render e fazer uma ninhada ou duas. Eu olho para os fóruns de adopções e em 1000 cães vejo uns 10 inequívocamente de raça e são sempre casos do cacete, são bernardo com displasia em último grau, pequinês paralisado das patas traseiras, labradora displásica, dogue alemão negligenciado até à pele e ao osso sénior, etc... O resto, rafeirinhos que nasceram por obra e graça do senhor.
A minha cadela não veio de canil, mas sabes bem de onde veio... e custou 1000€, mas não a mim :wink:
Felizmente que são poucos os casos como o da Catarina, mas infelizmente também os há...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 13, 2010 9:05 pm

Como tu, logo apareceriam n pessoas a querer ficar com a cadela, portanto lamento mas esses casos não entram nas estatísticas negras. :|

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”