Iniciativa do BE: nova política controlo de animais errantes
Moderador: mcerqueira
Quando se pergunta se há animais mais animais que outros, percebo finalmente, o quão idiota é. Óbvio que há. Estamos nós no topo, seguidos das espécies em declineo, os selvagens, os de companhia, os de abate, as pragas.
Pergunto-me o que tem a ver com o tópico? Nada. Serve para desconversar.
Pergunto-me o que tem a ver com o tópico? Nada. Serve para desconversar.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
No dia em que me convidar para almoçar e me sirva um cachorro no forno, eu aceito que não está a desconversar só porque sim.Terugkeren Escreveu:Ora aqui está uma frase que resume o que eu penso e que é exactamente aquilo que tenho tentado dizer.PS: o BE não está certamente informado sobre a realidade do abandono no nosso país. Acabar com os canis de abate seria fechar as comportas de uma barragem e deixá-la encher até transbordar.
Aguardo o convite.[/quote]
Pelos vistos não me estou mesmo fazer entender. Quem chama assassinato à eutanásia de animais nos canis e gatis mas chama abate para consumo à morte de animais para comer é que está a ser incongruente!! Para mim, a morte de animais é sempre morte de animais, seja para comer ou por excesso de população. São AMBOS males necessários, que se equivalem, e têm de ser feitos.
Quanto a fazer cão assado no forno e convidá-la, prometo-lhe que faço isso no mesmo dia em que a Lumaria me vir enviar um Perú para o canil municipal para ser adoptado ou eutanasiado . Mas gostei da sua ‘chalaça.

Convém, de facto, sermos rigorosos nas palavras, para sermos sérios no debate.
Eutanásia é isto:
(Do grego [não sei transcrever] 'morte doce e fácil') 1. Teoria segundo a qual é lícito pôr fim à vida dos doentes incuráveis, sobretudo quando estão em grande sofrimento. 2. Prática dessa teoria. (Dicionário Houaiss)
1. Doutrina segundo a qual é lícito suprimir indivíduos com tara, ou antecipar a morte de doentes incuráveis, para lhes poupar os sofrimentos da agonia; morte provocada de acordo com os princípios de tal doutrina. (Dicionário Editora)
Logo, à morte provocada de animais de companhia saudáveis nos canis chama-se abate.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
exacto.
Além de que eu respondi aquilo em relação á proposta porque esses senhores não pensaram no principal ou seja, o que fazer com os animais EM GRANDE NÚMERO que vão continuar sem dono ( e a não terem ninguém que os queira/possa adoptar) enquanto não houver um equilíbrio?
Além de que eu respondi aquilo em relação á proposta porque esses senhores não pensaram no principal ou seja, o que fazer com os animais EM GRANDE NÚMERO que vão continuar sem dono ( e a não terem ninguém que os queira/possa adoptar) enquanto não houver um equilíbrio?
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Ao tempo que eu digo isso! E recuso-me a chamar-lhe eutanásia, noção pela qual qual tenho o maior respeito.Tassebem Escreveu:Convém, de facto, sermos rigorosos nas palavras, para sermos sérios no debate.
Eutanásia é isto:
(Do grego [não sei transcrever] 'morte doce e fácil') 1. Teoria segundo a qual é lícito pôr fim à vida dos doentes incuráveis, sobretudo quando estão em grande sofrimento. 2. Prática dessa teoria. (Dicionário Houaiss)
1. Doutrina segundo a qual é lícito suprimir indivíduos com tara, ou antecipar a morte de doentes incuráveis, para lhes poupar os sofrimentos da agonia; morte provocada de acordo com os princípios de tal doutrina. (Dicionário Editora)
Logo, à morte provocada de animais de companhia saudáveis nos canis chama-se abate.
Abreviar o sofrimento apressando o irremediável é um acto humanitário que merece todo o respeito.
O abate de animais saudáveis para controlar a sua proliferação, da qual somos inteiramente responsáveis e culpados, é um acto hipócrita, para não lhe chamar desprezível. E é assassinato, sim.
Toda a restante conversa e comparações não passam de conversa politicamente correcta que desvia o debate de questões fulcrais que não agradam. Um expediente velho e relho.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Se não é eutanásia e não é abate, é?Significado de Abater
v.t. Pôr abaixo, derrubar (árvores).
Matar (animais domésticos para consumo): abater aves.
Abaixar, fazer descer.
Vencer, sobrepujar, submeter: abater o inimigo.
Diminuir o preço de, fazer abatimento, desconto.
V.i. Calcar-se (a terra), baixar (a terra) por efeito da chuva.
Enfraquecer-se, prostrar-se.
Ficar abatido, revelar (na fisionomia) sinais de doença, de contrariedade, de desgosto.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Precisamente. A utilização da palavra «eutanásia» é um expediente, tal como é um expediente a argumentação acima contra esta iniciativa, que pretende, entre outros objectivos louváveis, promover a esterilização como único método ético e humano de controlo da sobrepopulação de animais de companhia.LuluB Escreveu:Ao tempo que eu digo isso! E recuso-me a chamar-lhe eutanásia, noção pela qual qual tenho o maior respeito.Tassebem Escreveu:Convém, de facto, sermos rigorosos nas palavras, para sermos sérios no debate.
Eutanásia é isto:
Abreviar o sofrimento apressando o irremediável é um acto humanitário que merece todo o respeito.
O abate de animais saudáveis para controlar a sua proliferação, da qual somos inteiramente responsáveis e culpados, é um acto hipócrita, para não lhe chamar desprezível. E é assassinato, sim.
Toda a restante conversa e comparações não passam de conversa politicamente correcta que desvia o debate de questões fulcrais que não agradam. Um expediente velho e relho.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Chacina também serve.LuMaria Escreveu:Se não é eutanásia e não é abate, é?Significado de Abater
v.t. Pôr abaixo, derrubar (árvores).
Matar (animais domésticos para consumo): abater aves.
Abaixar, fazer descer.
Vencer, sobrepujar, submeter: abater o inimigo.
Diminuir o preço de, fazer abatimento, desconto.
V.i. Calcar-se (a terra), baixar (a terra) por efeito da chuva.
Enfraquecer-se, prostrar-se.
Ficar abatido, revelar (na fisionomia) sinais de doença, de contrariedade, de desgosto.
Mas o problema na definição acima é que quem a fez não concebeu (e bem) a hipótese de os animais domésticos serem mortos com outro objectivo que não fosse o do seu consumo.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Ah...agora é uma discussão de semântica?
É pá, chamem-lhe o que quiserem...Xilofrénosia, Asdrubelamento, insofinésia!! O resultado é a morte de animais, seja para consumo ou para o que quer que seja! E já nem vou discutir mais qual delas é legítima e qual não é porque já se percebeu que o que vale para uns não vale para todos.
Em suma, vou limitar-me a reforçar a pergunta: O que se faz aos milhares de animais que JÀ EXISTEM e que vão continuara existir e a aumentar até que as consciências mudem e a esterilização em massa faça efeito?
É pá, chamem-lhe o que quiserem...Xilofrénosia, Asdrubelamento, insofinésia!! O resultado é a morte de animais, seja para consumo ou para o que quer que seja! E já nem vou discutir mais qual delas é legítima e qual não é porque já se percebeu que o que vale para uns não vale para todos.
Em suma, vou limitar-me a reforçar a pergunta: O que se faz aos milhares de animais que JÀ EXISTEM e que vão continuara existir e a aumentar até que as consciências mudem e a esterilização em massa faça efeito?
A resposta já foi dada na página anterior. Estender esta discussão não leva a parte nenhuma.
Do que este tópico trata é da interpelação do Bloco de Esquerda ao Parlamento. Voltemos a ela, portanto.
E antes que venham acusar-me de parcialidade, não, não sou do Bloco de Esquerda.
Do que este tópico trata é da interpelação do Bloco de Esquerda ao Parlamento. Voltemos a ela, portanto.
E antes que venham acusar-me de parcialidade, não, não sou do Bloco de Esquerda.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
Apre! Mas ainda não percebeu que não é isso que está em causa na iniciativa do BE? Na melhor das hipóteses, não percebeu mesmo. Na pior, está deliberadamente a querer desvirtuá-la e desviar o debate para outras temáticas.Terugkeren Escreveu:Ah...agora é uma discussão de semântica?
P.S. A semântica é importantíssima. Permite-nos distinguir umas coisas das outras, que é aquilo que o Terugkeren não está a querer fazer.
O que já se faz agora, assassinam-se. Conforme já tinha dito atrás quando as questões semânticas tinham importância para si.Terugkeren Escreveu:Ah...agora é uma discussão de semântica?
Leu o tópico que lhe indiquei?
Significado de Assassino
s.m. Aquele que mata com premeditação ou à traição.
Adj. Que mata: mão assassina.
Homicida, matador.
Significado de Assassinato
sm (assassino+ato) V assassínio.
Última edição por LuMaria em quarta fev 23, 2011 5:00 pm, editado 1 vez no total.
Não é isso que está em causa , mas é aí que está a origem de tudo isso.Tassebem Escreveu:Apre! Mas ainda não percebeu que não é isso que está em causa na iniciativa do BE? Na melhor das hipóteses, não percebeu mesmo. Na pior, está deliberadamente a querer desvirtuá-la e desviar o debate para outras temáticas.Terugkeren Escreveu:Ah...agora é uma discussão de semântica?
P.S. A semântica é importantíssima. Permite-nos distinguir umas coisas das outras, que é aquilo que o Terugkeren não está a querer fazer.
E a pergunta que o terugkeren faz tem toda a lógica, sim.
O problema é que não se vislumbra resposta possivel... ou talvez se vislumbre mas não se queira dar o braço a torcer.
E agora parafraseando a Tasse " E se passasse? "... Qual seria o ponto de partida? Alguem sabe explicar?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Outra vez a mesma questão? Matam-se, abatem-se, chacinam-se, assassinam-se, como se tem feito até agora.
-
- Membro Veterano
Se passasse, nicasxi, começava-se a fazer o que o BE propõe na iniciativa. Já a leu?