Matar animais é natural

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta abr 20, 2005 9:56 pm

CasadeAnaval, leu o que escrevi antes?
tigris Escreveu:Acompanho este fórum da AN há muito tempo e houve apenas uma pessoa que teve comentários mais agressivos (comentários esses que eu até entendo) para com outros foristas, sendo que essa pessoa já nem participa há meses!
E o próprio CasadeAnaval está a meter todos no mesmo saco quando fala nos "vegetarianos de serviço" da Arca... Por acaso agora recordo-me de ter havido outra pessoa com comentários mais agressivos, mas isso não invalida que tenha sido o outro lado a começar... E quando digo que entendo esses comentários mais agressivos é porque sei perfeitamente que um dia a paciência esgota perante tantas provocações e acusações de que os vegetarianos são alvo!

Algumas pessoas querem que nos sintamos envergonhados pelo nosso posicionamento. O vegetarianismo é muitas vezes menosprezado, marginalizado e até mesmo difamado. Até acho que são bem tolerados os vegetarianos que o sejam por razões de saúde ou problemas ambientais, por exemplo. Mas ai dos vegetarianos que contestem abertamente a carnificina que envolve a dieta omnívora.

Primeiro somos alvo de troças e depois quase somos transformados em monstros. Somos transformados em traidores da nossa espécie porque não lhe concedemos todos os direitos, somos considerados pais negligentes porque não damos aos nossos filhos a carne de que precisam, somos considerados nazistas porque Hitler gostava de cães, somos etiquetados como sectários ignorantes porque não pensamos como o resto das pessoas, somos acusados de sermos terroristas e fanáticos, somos acusados de ir contra as leis da natureza e blablabla.

Enfim, nenhum argumento é demasiado extremo quando se trata de deturpar as nossas ideias com o objectivo de nos tornarem merecedores de vergonha e de nos "enxotarem" para fora da sociedade. Parece que é absolutamente errado e indigno não querer matar para comer!

Eu pessoalmente recuso sentir vergonha. Não preciso de carne para viver e não peço desculpa por não querer contribuir para a morte de animais para alimentação!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta abr 20, 2005 10:32 pm

tigris Escreveu:
é porque sei perfeitamente que um dia a paciência esgota perante tantas provocações e acusações de que os vegetarianos são alvo!
Mas foi uma vegetariana que começou com insultos sem ser provocada e que leva a intolerância contra certas atitudes preoptentes de alguns vegetarianos...
se não estava por aqui na altura e não conhece os antecedentes de certas atitudes agradeço que as tigris não teçam considerações sobre o que não sabem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

quarta abr 20, 2005 10:44 pm

pessoalmente esta história de extremistas, anti- caças,...já começa a aborrecer.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta abr 20, 2005 11:25 pm

Boas!!

Eu nem era mais pra responder..pois cada vez que o faço sou considerado ou besta ou agressivo ou mesmo mal educado.

A verdade é só uma..os seres humanos são Omnivoros...não nascemos nem com 2 estomagos nem somos ruminantes...foi assim que a NATUREZA NOS CRIOU

Agora pergunto...ser vegetariano não será contra a propria Natureza...pergunto mais...quais as consequencias futuras pra Propria Natureza...é que isso muda tudo...altera a cadeia alimentar...logo terá um efeito bola de neve que alterará tudo o resto.

Ok..poderei estar a divagar...mas para mim..em vez de coisas boas...só vejo coisas más...

Continuo a perguntar...o que aconteceria à terra se todos fosse-mos Vegetarianos???...será que algum vegetariano ja pensou nas consequencias??

Arcanjo
tigris
Membro Veterano

quinta abr 21, 2005 11:36 am

CasadeAnaval Escreveu:Mas foi uma vegetariana que começou com insultos sem ser provocada e que leva a intolerância contra certas atitudes preoptentes de alguns vegetarianos...
se não estava por aqui na altura e não conhece os antecedentes de certas atitudes agradeço que as tigris não teçam considerações sobre o que não sabem.
Ok, a sua opinião é a de que essa pessoa não foi provocada. Mas a opinião dessa pessoa e de outras pessoas poderá ser diferente.
De resto, não tenho por hábito falar daquilo que não sei.
Arcanjo Escreveu:Eu nem era mais pra responder..pois cada vez que o faço sou considerado ou besta ou agressivo ou mesmo mal educado.

A verdade é só uma..os seres humanos são Omnivoros...não nascemos nem com 2 estomagos nem somos ruminantes...foi assim que a NATUREZA NOS CRIOU

Agora pergunto...ser vegetariano não será contra a propria Natureza...pergunto mais...quais as consequencias futuras pra Propria Natureza...é que isso muda tudo...altera a cadeia alimentar...logo terá um efeito bola de neve que alterará tudo o resto.

Ok..poderei estar a divagar...mas para mim..em vez de coisas boas...só vejo coisas más...

Continuo a perguntar...o que aconteceria à terra se todos fosse-mos Vegetarianos???...será que algum vegetariano ja pensou nas consequencias??
Desculpe Arcanjo, mas esta sua intervenção faz algum sentido nesta altura? Alguma vez disse que o ser humano não é omnívoro? Alguma vez disse que o vegetarianismo era a solução para todos os problemas do mundo? Alguma vez disse que quero que sejamos todos vegetarianos?

Mas já que fala do omnivorismo, certamente saberá que ser-se omnívoro é diferente de ser-se carnívoro. Se o ser humano fosse carnívoro, aí sim, teriamos todos de comer carne. Não é esse o caso.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta abr 21, 2005 1:25 pm

tigris Escreveu:Mas já que fala do omnivorismo, certamente saberá que ser-se omnívoro é diferente de ser-se carnívoro. Se o ser humano fosse carnívoro, aí sim, teriamos todos de comer carne. Não é esse o caso.
Está enganada tigris... exactamente porque é omnívoro o ser humano deve comer carne, peixe, ovos e vegetais... quer queira quer não uma alimentação vegetariana acaba por ser sempre desiquilibrada... mesmo no caso dos peixe-ovo-lacto vegetarianos... que ainda vão tendo uma alimentação mais equilibrada... estudos recentes, levados a cabo numa universidade nos EUA (mais logo coloco aqui o link) mostram que os acidos gordos essenciais são mais benéficos se consumidos em "2ª mão" ou seja através da carne de animais que se alimentam de plantas uma vez que estes os transformam de um modo que os torna mais assimiláveis e eficazes...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta abr 21, 2005 2:31 pm

tigris Escreveu: ...

Mas já que fala do omnivorismo, certamente saberá que ser-se omnívoro é diferente de ser-se carnívoro. Se o ser humano fosse carnívoro, aí sim, teriamos todos de comer carne. Não é esse o caso...
Cara Tigris (permita-me que a trate assim).

Pessoalmente defendo que cada um escolha para sim o modo de vida (neste caso de alimentação) que bem entenda, se gostar, se fisica e se psicológicamente esiverem bem com o mundo, quem sou eu para querer impôr hábitos, preferências e necessidades a outros.
esclarecido que está este importante aspecto, dir-lhe-ei que ao ler as suas mágoas no post mais acima, vi-me recuar uns anos neste fórum, se tiver pachorra (acho que não vale mesmo a pena) reparará que o que aponta como acusações dos omnivoros em relação aos vegetarianos, vegans, lacto-vegans e etc. é precisamente a argumentação , convencida e pedante, logo mal formada, que o pessoal das "ervas" utiliza contra as pessoas, a meu ver e no que diz respeito à alimentação, normais.
Foi de facto a malta das "ervas que , pela sua intolerância, criaram anti-corpos nas pessoas que frequentemente aqui debatem. Os vegetarianos e afins, não são homenzinhos e/ou mulherzinhas de verde com um aspecto diferente, são apenas, e só, homens e mulheres que têm outra maneira de estarem no mundo.
Como espécie, e em questões de sobrevivência, os omnivoros estão de facto melhor preparados dos que entendem ter uma alimentação mais especializada.

Quando nos confrontarmos com a necessidade de sobreviver, e só aí, é que podemos chegar à conclusão, sem duvidas. quem tem razão.
Ninguém tem que ser superior aos outros, seja por esta ou por qualquer outra razão.
Última edição por gary em quinta abr 21, 2005 10:41 pm, editado 3 vezes no total.
Um abra&ccedil;o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta abr 21, 2005 8:40 pm

tigris Escreveu: Ok, a sua opinião é a de que essa pessoa não foi provocada. Mas a opinião dessa pessoa e de outras pessoas poderá ser diferente.
De resto, não tenho por hábito falar daquilo que não sei.
... pois infelizmente está a fazê-lo. :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tigris
Membro Veterano

sexta abr 22, 2005 2:58 pm

Antes de mais, também eu defendo que cada um deve fazer as suas próprias escolhas. Tanto que nunca aqui tentei impor nada a ninguém.

Uma alimentação vegetariana não é desequilibrada. Pelo contrário, acaba até por ser mais equilibrada do que uma dieta omnívora porque aposta bastante na diversidade. E é precisamente na diversidade que está o equilíbrio.

Quanto a estudos, segue abaixo um bem recente. Nem sequer é sobre vegetarianismo, mas sim crudivorismo. Se uma dieta baseada apenas em alimentos crus é saudável, uma dieta vegetariana também o é.

http://www.aol.com.br/vida_saudavel/for ... 8/0002.adp
Reuters - 20:50 - 28/03/2005
Vegetarianos radicais são magros, mas sadios, diz estudo

WASHINGTON (Reuters) - As pessoas que adotam uma dieta vegetariana radical, com o consumo apenas de alimentos crus, são magras, mas surpreendentemente saudáveis, disseram pesquisadores norte-americanos na segunda-feira.

Embora nutricionistas e a indústria de alimentos alertem que uma dieta sem laticínios possa provocar osteoporose, a equipe da Escola de Medicina da Universidade Washington, em Saint Louis, concluiu que os "vegans", como se intitulam, têm ossos fortes.

"Achamos possível que estas pessoas não tenham um risco maior de fraturas, mas que sua baixa massa óssea esteja relacionada ao fato de que elas são mais leves, porque ingerem menos calorias", disse Luigi Fontana, que liderou o estudo, publicado na edição desta semana da revista Archives of Internal Medicine.

Esses vegetarianos só consomem alimentos derivados de plantas, desde que não tenham sido cozidos, processados ou alterados. "Por causa do seu baixo consumo de calorias e proteínas, eles têm um índice de massa corporal (IMC) baixo e um baixo nível de gordura corporal. É bem documentado que um IMC baixo e a perda de peso estão fortemente associados com a baixa massa óssea e a um risco maior de fraturas, enquanto a obesidade protege contra a osteoporose."

O grupo estudou 18 vegetarianos radicais com idades entre 33 e 85 anos. Todos eles só consumiam legumes, frutas, nozes e grãos germinados, sempre crus. Em média, mantinham essa dieta há 3,6 anos.

Os pesquisadores compararam-nos a 18 norte-americanos "comuns". Os vegetarianos tinham IMC médio de 20,5, enquanto o outro grupo estava levemente acima do peso -- IMC 25. Considera-se que uma pessoa está no peso ideal quando seu IMC (o peso dividido pelo quadrado da altura) fica entre 18,5 e 24.

Fontana esperava que os "vegans" tivessem baixos índices de vitamina D, devido à ausência de alimentos de origem animal na sua dieta. Mas, na verdade, os índices de vitamina D desse grupo eram "marcantemente maiores" do que na média.

A vitamina D é produzida pela pele quando o corpo é exposto ao sol. Essa substância é essencial para a manutenção dos ossos. Devido à sua importância, ela é acrescida nas indústrias ao leite e a outros alimentos.

"Estas pessoas são bastante inteligentes para se exporem à luz do sol a fim de aumentar suas concentrações de vitamina D", disse Fontana.

Além disso, esses vegetarianos têm índice baixo da proteína C-reativa, uma molécula inflamatória que está sendo vinculada a ataques cardíacos, diabetes e outras doenças crônicas. E, para completar, eles têm índices menores de IGF-1, um fator de crescimento ligado ao risco de câncer da próstata e das mamas.

Fontana, porém, não defende a dieta com alimentos crus. Mas afirma que, para evitar o câncer e as doenças cardíacas, as pessoas deveriam comer mais frutas, legumes e grãos integrais.
Notícia em inglês: http://edition.cnn.com/2005/HEALTH/diet ... gans.reut/
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta abr 22, 2005 3:08 pm

[quote=tigris]Uma alimentação vegetariana não é desequilibrada. Pelo contrário, acaba até por ser mais equilibrada do que uma dieta omnívora porque aposta bastante na diversidade. [url]

Isso é uma contradição...

Realmente é verdade. Quando há falta de argumentos algumas pessoas tornam-se patéticas...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
tigris
Membro Veterano

sexta abr 22, 2005 4:08 pm

Bullie Escreveu:
tigris Escreveu:Uma alimentação vegetariana não é desequilibrada. Pelo contrário, acaba até por ser mais equilibrada do que uma dieta omnívora porque aposta bastante na diversidade.
Contradição? Ainda nos há-de explicar porquê...
tigris
Membro Veterano

sexta abr 22, 2005 4:09 pm

Bullie Escreveu:
tigris Escreveu:Uma alimentação vegetariana não é desequilibrada. Pelo contrário, acaba até por ser mais equilibrada do que uma dieta omnívora porque aposta bastante na diversidade.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta abr 22, 2005 4:13 pm

[quote=tigris]
[quote=Bullie]
[quote=tigris]Uma alimentação vegetariana não é desequilibrada. Pelo contrário, acaba até por ser mais equilibrada do que uma dieta omnívora porque aposta bastante na diversidade. [/quote]

Isso é uma contradição...[/quote]

[/quote]

Se souber o que é uma dieta exclusivamente vegetariana e o que é uma dieta omnívora é facilímo perceber porquê...

Julgava-a mais inteligente que isso
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
tigris
Membro Veterano

terça abr 26, 2005 1:07 am

Bullie Escreveu:
tigris Escreveu:
Bullie Escreveu:
Se souber o que é uma dieta exclusivamente vegetariana e o que é uma dieta omnívora é facilímo perceber porquê...

Julgava-a mais inteligente que isso
Só é uma contradição na mente de pessoas preconceituosas e de ideias feitas.

Já agora, Bullie, tenha a decência de não se voltar a dirigir a mim com insultos pessoais, ok? Nunca lhe faltei ao respeito, agradeço que faça o mesmo.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça abr 26, 2005 7:05 am

Bullie Escreveu:Se souber o que é uma dieta exclusivamente vegetariana e o que é uma dieta omnívora é facilímo perceber porquê...
Pois... os vegans vendem a dieta deles como a última maravilha do mundo, e nunca vi uma dieta com tantas restrições e necessidades de acompanhamento médico (quer por nutricionistas, quer por análizes para controlar eventuais subnutrições e carências)...

E um estudo ciêntifico baseado em 18 pessoas... dificilmente é representativo ou vinculativo da comunidade científica, ou dá dados com algm nível de certeza, tigris...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”