Repare bita, eu adoro os médicos, claro. Preciso muito deles. Mas nem tudo o que me dizem, eu sigo, porque sei que se por um lado há um interesse muito grande em desenvolver a indústria de fármacos, as investigações no campo das curas para doenças, etc, por outro, há uma barreira que separa tudo isto: aquilo que se costuma dizer: "uma no cravo, outra na ferradura".bita322 Escreveu: Ok já sabemos que ha interesses industriais por de tras de muita coisa, mas bolas será que até aos medicos que aconselham o consumo do leite, lhes foi feita uma lavagem cerebral por essas ditas industrias?
Os fármacos, curam-nos de uma doença e provocam-nos outra, a médio ou a longo prazo; ao contrário, uma alimentação rica em todos os nutrientes (e isto requer tempo, paciência e dedicação da nossa parte), não só nos poderá evitar essas doenças, simplesmente não as provocando, como nos fortalece todo o nosso sistema imunológico.
Um médico, quando confrontado com a alternativa a uma suplementação vitamínica, em vez de recorrer a um anti inflamatório ou antibiótico, fica tremendamente irritado. Deus no céu e eles na terra.
(uma vez disse à minha médica: Dra. estou a tomar suplementos vitamínicos - ao que ela respondeu: Para quê? Está tudo nos alimentos / Tempos mais tarde e porque estava grávida, quis receitar-me Ácido Folico, ao que lhe disse: Dra. mas eu tomo levedura de cerveja, que é bastante rica em Ácido Fólico; não disse que estava tudo nos alimentos? Ficou bastante irritada, deu-me mesmo uma boa descasca, insinuando que me "pusesse no meu" lugar)
De qualquer maneira, bita, já há muita gente, inclusivamente bebés que não podem beber leite de vaca e os médicos já se vão habituando. Já existe o leite de soja para amamentação, em alternativa ao outro.
Quanto ao cálcio, ele está presente em todos os vegetais de folhas verdes, como espinafres, bróculos e outros. Também nas sementes e no tofu. Na quinoa. Os leites de soja vêm suplementados, também.
Sabe-se que o excesso de proteína, é a principal causa de osteoporose. A proteína retira cálcio dos ossos. Uma vez que o leite é muito rico em proteína, a conjugação proteína+cálcio, talvez não seja das melhores.
Os vegetais são, por excelência, a melhor fonte de cálcio. Ou mesmo as sementes, entre outros minerais e vitaminas. Por outro lado, não nos podemos esquecer, que uma boa assimilação de cálcio, depende de outras vitaminas, como a D, por ex. Por isso, é sempre a alimentação boa, que ganha esta corrida.
(é difícil não me alongar, peço desculpa)
Sou ovolactovegetariana (como ovos, manteiga e queijo).bita322 Escreveu: Madonna já agora se quiser responder, não consome apenas carne ou também não consome peixe e se não consome peixe se quiser pode dizer-me porque?
Dou peixe diariamente ao meu filho e admito que o faço, por temer alguma carência. Há alimentos que ele ainda não pode ingerir e outros que não encontro, ou se encontro, tenho que percorrer seca e meca. Para conseguir reunir tudo o que está no peixe, teria que fazer um apanhado de sementes, algas e couves. Tenho medo de falhar, só isso.
Devo confessar e perdoem-me os mais radicais, mas não tenho o mesmo tipo de consciência por um peixe, como tenho por uma vaca, embora isso não me dê o direito de o comer. Mas aqui, está em causa a sobrevivência do meu filho e as circuntâncias e local onde nasceu: um país pouco informado e desprovido, onde a cultura da carne, está acima de qualquer outro padrão alimentar, que se queira inserir.
Sei que o peixe liberta uma hormona antes de morrer, hormona essa que é prejudicial ao humano.bita322 Escreveu: É que estamos aqui apenas a debater o consumo da carne e os seus maleficios, mas os vegetarianos por norma também não consomem peixe, gostaria de saber quais são os maleficios que o peixe tras para a saude.
O peixe faz parte da alimentação macrobiótica, aquela que mais se aproxima da vegetariana. A nutricionista que acompanha o meu filho, é precisamento do Instituto Macrobiótico de Portugal.
Desconheço malefícios, apenas conheço e aceito o conceito ético: o direito a viver.