sábado fev 18, 2006 7:36 pm
Chisia Mama
E para responder à pergunta da Madona(uma excelente resistente à causa e uma mais valia), e por considerar útil a todos vós.
Sobre o valor nutricional de uma planta que na minha opinião será muito e muito importante de ser conhecida por todos; faz parte da minha dieta e inclusive na do meu cão.
A Quinoa
A planta sagrada dos Incas era conhecida em quetchua por Chisia Mama que significa grande mãe.
As qualidades alimentares e terapêuticas
» Rica em proteínas(16% a 18% e até 22% em certas variedades), a quinoa é muito equilibrada em aminoácidos essenciais e pode considerada como uma proteína completa. É particularmente rica em lisina(muito útil para os vegetarianos e em histidina, duas substâncias essenciais para os bebés. Esta planta em comparação com os cereais como o trigo ela tem 50% mais em cálcio, magnésio 3 vezes mais de ferro e 2 vezes mais zinco. Esta planta é essencial também a quem não consome lacticínios
»Leve, de digestão muito fácil, é uma boa fonte de fibras, minerais e vitaminas(B1, B6, C e E) e mesmo de óleos (ácido linoleico e linolénico), o que a torna uma boa fonte de vit. F. A quinoa não contém glutén, sendo boa para doentes celíacos(intolerantes ao glutén.
» A quinoa tonifica os rins e promove as funções do pericárdio. Reforça todo o corpo.
-Benefícios para a saúde estados/problemas em que a quinoa pode actuar:
»Alimentação infantil pobre em proteínas,
»Dieta com carência de cálcica pela ausência de laticínios,
»Intestino preguiçoso,
»Intolerância ao glutén
»Gravidez,
»Aleitamento(a quinoa é galactogena).
-Eu utilizo a quinoa em múltiplas formas e aplicações, sabe-se que está cozida quando liberta um pequeno germe branco.
É boa em sopas, saladas, gratinados ou cozinhada como o arroz: Para purés, croquetes devemos deixar cozer mais 5 minutos.
A quinoa como batido é excelente em especial um de morangos e cacau é um delícia(baptizo Mámá Mia) Em bolos, queijadas, tartes, etc...
As folhas eu faço sopa como os espinafres e adoro esparregado.
Tem gosto a avelã mas em certos cozinhados nem se nota.
E já está feita a minha apresentação da Quinoa, experimentem.
Comp,
Susana.
<p>susana</p>