Veganismo e Vegetarianismo... novas definições

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sábado fev 18, 2006 3:37 pm

Essa nunca experimentei :p ... de qualquer maneira, isso é tipo lanchinho, não? ...mesmo "inho"... a seguir vem a refeição a sério, senão a malta não se aguenta nas canetas :roll:

É errado pensar-se (não digo q é o seu caso, leoa_nova) que um vegetariano vive de cenouras e alfaces. Alguns fazem precisamente isso e o resultado é a má imagem que se passa duma determinada opção alimentar.
Existe é uma, entre várias diferenças e eu falo por mim: fazem-se "lanches" com muito mais regularidade, pois as digestões são rápidas e dispendem pouca energia do organismo ;) ... é óptimo para não se apanharem congestões 8)... entre outras coisas ;)
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado fev 18, 2006 7:36 pm

Chisia Mama
E para responder à pergunta da Madona(uma excelente resistente à causa e uma mais valia), e por considerar útil a todos vós.
Sobre o valor nutricional de uma planta que na minha opinião será muito e muito importante de ser conhecida por todos; faz parte da minha dieta e inclusive na do meu cão.
A Quinoa
A planta sagrada dos Incas era conhecida em quetchua por Chisia Mama que significa grande mãe.
As qualidades alimentares e terapêuticas
» Rica em proteínas(16% a 18% e até 22% em certas variedades), a quinoa é muito equilibrada em aminoácidos essenciais e pode considerada como uma proteína completa. É particularmente rica em lisina(muito útil para os vegetarianos e em histidina, duas substâncias essenciais para os bebés. Esta planta em comparação com os cereais como o trigo ela tem 50% mais em cálcio, magnésio 3 vezes mais de ferro e 2 vezes mais zinco. Esta planta é essencial também a quem não consome lacticínios
»Leve, de digestão muito fácil, é uma boa fonte de fibras, minerais e vitaminas(B1, B6, C e E) e mesmo de óleos (ácido linoleico e linolénico), o que a torna uma boa fonte de vit. F. A quinoa não contém glutén, sendo boa para doentes celíacos(intolerantes ao glutén.
» A quinoa tonifica os rins e promove as funções do pericárdio. Reforça todo o corpo.
-Benefícios para a saúde estados/problemas em que a quinoa pode actuar:
»Alimentação infantil pobre em proteínas,
»Dieta com carência de cálcica pela ausência de laticínios,
»Intestino preguiçoso,
»Intolerância ao glutén
»Gravidez,
»Aleitamento(a quinoa é galactogena).

-Eu utilizo a quinoa em múltiplas formas e aplicações, sabe-se que está cozida quando liberta um pequeno germe branco.
É boa em sopas, saladas, gratinados ou cozinhada como o arroz: Para purés, croquetes devemos deixar cozer mais 5 minutos.
A quinoa como batido é excelente em especial um de morangos e cacau é um delícia(baptizo Mámá Mia) Em bolos, queijadas, tartes, etc...
As folhas eu faço sopa como os espinafres e adoro esparregado.
Tem gosto a avelã mas em certos cozinhados nem se nota.

E já está feita a minha apresentação da Quinoa, experimentem.

Comp,
Susana.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

sábado fev 18, 2006 7:55 pm

Uma informação onde adquirir estes produtos e outros difíceis de adquire em preços mais justos
Sede e loja “Mercearia do Mundo”
Rua de São José nº 17, 1150-321 Lisboa.
Atenção não tenho ligação a este comércio e etc sou apenas consumidora habitual, apesar de comer um bife às vezes.
www.coresdogloboonline.pt

comp,
Susana
<p>susana</p>
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado fev 18, 2006 8:14 pm

Obrigado pela Quinoa, fiz uma pesquisa mas em chisia mama, não encontrei nada, em quinoa encontrei muito, Chenopodium quinoa

http://www.copacabanarunners.net/quinoa.html
http://www.specialfoods.com/quinoa.html

obrigado, só preciso de saber o ratio calcium / fosforo, embora não seja vegetariano a minha iguana é, e também é sempre bom saber o que nos faz bem....principalmente aos nossos rins, que tanto sofrem com o estilo devida actual..
Última edição por coldblood em domingo fev 19, 2006 5:40 pm, editado 1 vez no total.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado fev 18, 2006 11:42 pm

Não há à venda em lado nenhum??? Eu vou agora para os açores e estava a pensar em comer apenas soupa à noite, por ser leve e me sentir melhor para estudar, mas eu gostaria de adquirir certos produtos que não há à venda em lado nenhum :o Eu nem sei onde encontrar tofu :oops: Se eu soubesse cozinhar pratos vegetarianos também tentava, mas não sei...Será que existem essas receitas na Net?
susanastrat
Membro Veterano

terça fev 21, 2006 7:57 pm

Muito bom eu nem conhecia esses sites sobre a quinoa! hehehe

Agora eu queria a ajuda da Maddona!... :lol:
Leoa nova
Os produtos eu compro na próvida no Celeiro e em especial na morada que escrevi na minha mensagem anterior mas já vi que não a página não abre! :o :oops:
Aqui vai morada

"mercearia do mundo"
Rua de São José, nº 17,
1150-321 Lisboa.
Está aberto também ao Sábado das 10h às 15h.
Faz os cozinhados simples de início combina arroz integral com feijão preto e depois mistura alho françês(bastante), cebola e cugumelos eu uso azeite, já tens um arroz óptimo e fica agradável.
No google faz pesquisa: receitas naturistas

É só difícil começar depois é fácil! ;)

Madonna se for possível dá umas dicas sobre fazer uma boa alimentação! ;)

comp,
Susana
<p>susana</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta fev 22, 2006 1:59 pm

Uau :) tou fascinada! ...mas há qualquer coisa de familiar neste membro, susanastrat ;) ... será o membro, que tinha o nick "sentido"? 8) ...hummm, tou desconfiada :roll:

Passei de fininho, tou cheia de pressa, mas vou adorar responder, claro!

Só uma rapidinha: a quinoa é de facto o alimento de ELEIÇÃO! Soberbo e requintado. Cheio de nutrientes bons, saborosa ao paladar e apta a uma grande diversidade, como diz a susana.
(eu a escrever isto e a almoçar... quinoa!)

Posso passar uma receita boa para um paté, que serve também para refeição... se quiserem :oops: ... claro!

Beijinhos... inté!
susanastrat
Membro Veterano

sexta fev 24, 2006 7:26 pm

Que bom! Não te esqueces de mim...hehehe
Com meu nick antigo não conseguir entrar diz que já se encontra esse registo mas não consegui entrar acho que era a password, então entrei com o meu nome mais qualquer coisa, para ser mais correcto. Procurei e encontrei-te aqui na luta e fiquei à espera na toca; mas não resisti a estes desabafos!
Eu vejo que tens tido uma longa luta.
Ajuda aqui que está alguém a tentar fazer a papinha boa!

E na oficina também lá estou. Procuras pelo juca e sou eu. :lol: :lol: :lol:

comp,
Susana
<p>susana</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça fev 28, 2006 10:38 pm

Vou experimentar...

Já agora sabiam que no modelo eles não vendem soja para cozinhar, só em líquido...E eu que ia fazer uma lasanha :(
susanastrat
Membro Veterano

domingo mar 19, 2006 2:42 pm

leoa_nova

Existe à venda em natural e no modelo não posso afirmar mas acho que têm. Está na parte dos legumes embalados. ;)

Mas existe soja em seco que eu não gosto nada do sabor.

Experimenta fazer os pratos em os cremes não tenham uma grande quantidade se farinha mas sim de legumes, que uses farinha para os ligares um pouco mas que não seja possível ver farinha. E podes sempre usar a gema de ovo para dar um paladar mais suave e agradável. O alho françês, os cugumelos, são reis para o paladar em recheios.
Não exagerar na farinha para as roupas não encolherem.

comp,
Susana
<p>susana</p>
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

domingo mar 19, 2006 5:40 pm

Só uma rapidinha: a quinoa é de facto o alimento de ELEIÇÃO! Soberbo e requintado. Cheio de nutrientes bons, saborosa ao paladar e apta a uma grande diversidade, como diz a susana.
(eu a escrever isto e a almoçar... quinoa!)

Posso passar uma receita boa para um paté, que serve também para refeição... se quiserem ... claro!

Madonna se for possível podes-me dizer como é que cozinhas a quinoa ;) é que cada vez que tento sai sempre empapasado :p

A receita tb era bem vinda ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo mar 19, 2006 11:00 pm

Para os que sabem inglês...

Os mitos do vegetarianismo...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
susanastrat
Membro Veterano

segunda mar 20, 2006 11:15 am

A arca está com problemas e aparece muitas vezes a resposta. Ou não vai logo para o tópico. Desculpem estas repetições... :oops:
Última edição por susanastrat em segunda mar 20, 2006 11:28 am, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

segunda mar 20, 2006 11:19 am

casadiscaes
Para os que sabem inglês...

Os mitos do vegetarianismo...
Eu já estava à espera...

:lol: :lol:

Casadiscaes eu adoro a minha forma de estar na vida. Eu gosto de carne, peixe, legumes, leguminosas e cereais, fruta e o resto que existe saboroso. E essas "travadinhas" como "low-fat vegetarian" ou uma "dieta à parva" sem usar o bom senso só pode resultar disparate.

Mas não confundir. Deve haver equilibrio.
Um recheio pode ser agradável e mais saudável sem um monte de natas, de manteiga, de farinha ou de maionese com uma pequena amostra de legumes ou peixe ou carne ou fruta. Estas quantidades devem ser bem pensadas, é uma questão de bom senso. E são erros comuns nos regimes alimentares.

Concorda comigo?

comp,
Susana
<p>susana</p>
susanastrat
Membro Veterano

segunda mar 20, 2006 11:20 am

era repetido... :oops:
Última edição por susanastrat em segunda mar 20, 2006 11:32 am, editado 1 vez no total.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”