O que são para ti os direitos dos animais?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado jun 13, 2009 7:34 pm

Olha colocas uma boa questão, um simio tem mais direitos do que uma mosca da fruta ?
:wink: `

E se falássemos sobre isto ?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jun 14, 2009 7:40 pm

A questão do tópico é : " Que são para ti os direitos dos animais ?" e eu devolvo a pergunta reformulada : " Que direitos e de que animais ?"
Há animais , mais animais que outros e consequentemente com mais direitos? Os nossos animais de companhia , por serem " da familia" têm mais direito que uma galinha ou uma ratazana do esgoto, por exemplo ?
Os pombos que poluem as nossas cidades, tambem são contemplados com estes direitos?E as moscas, os mosquitos, as melgas, as pulgas e as carraças ????? Em que patamar se encontram??????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jun 15, 2009 9:09 am

nicasxi Escreveu:A questão do tópico é : " Que são para ti os direitos dos animais ?" e eu devolvo a pergunta reformulada : " Que direitos e de que animais ?"
Há animais , mais animais que outros e consequentemente com mais direitos? Os nossos animais de companhia , por serem " da familia" têm mais direito que uma galinha ou uma ratazana do esgoto, por exemplo ?
Os pombos que poluem as nossas cidades, tambem são contemplados com estes direitos?E as moscas, os mosquitos, as melgas, as pulgas e as carraças ????? Em que patamar se encontram??????
Oh nicas eu sei que não tem a mesma opinião no que toca aos direitos dos animais, mas vir aqui falar de direitos de parasitas como das carraças e pulgas, é algo absoleto , não?
Deixe que os seus animais apanhem febre da carraça ou você mesmo, e depois me dirá onde estão os direitos deles...
Os mosquitos? Também quer direitos para eles? Ok então venha o Dengue, a Malária e num ápice o ser humano vai desta para melhor...Ou então a leishmaniose...

Creio que ficou bem clara a minha posição. Direitos para os animais e leis que façam cumprir esses mesmos direitos.
Absurdo para alguns ? Talvez! Mas é esta a minha posição, independentemente das maioneses, das lógicas das batatas, e das donas de casa armadas em juristas, há muito boa gente a pensar desta forma.
Quanto aos que não estão de acordo... Paciência! Não se pode agradar a todos... :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda jun 15, 2009 9:47 am

Os direitos dos animais existem e já estão consagrados numa Declaração Universal reconhecida e aceite por todos os países. No que respeita às legislações subsequentes a esse reconhecimento é que a porca torce o rabo.

Quanto à maionese, nem sequer gosto. Quanto às donas de casa armadas em juristas, que sabemos nós dos cursos que elas possam ter, neste nosso cantinho onde engenheiros servem à mesa de restaurantes, sociólogas são caixas de supermercados e licenciados em Gestão são ajudantes de veterinário?

Enfim, como este tópico já há muito que deixou de me dar pica e não tenho paciência para andar a repisar sempre as mesmas coisas, desejo a todos muito bons dias. :D :D :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
nicasxi
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 10:58 am

A minha posição em relação aos direitos dos animais no fundo não é muito diferente da de muitos....
A unica diferença é que eu encaro como os nossos deveres para com os animais.
A declaração existe , sim , mas não tem reflexos. queiramos ou não.
Falei nos parasitas, em modo de provocaçãozinha. ( Que não deixam de ser animais... ). A sensação que tenho é que quando "vestimos a camisola" dos direitos dos animais , vestimo-la a pensar acima de tudo nos nossos companheiros. O cão, o gato e pouco mais...
era bom que se assumisse isto. E á luz desta realidade talvez se compreendesse porque se diz que são direitos mas não de todos os animais....
Quanto aos diplomas de cada um : Sempre achei que o que faz uma pessoa são os seus actos. Não os diplomas ou haveres....
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 15, 2009 12:22 pm

nicasxi Escreveu:Mas isso tudo à parte.... tambem me pergunto: Porquê só os simios??????
Têm mais direitos que os outros ? É por supostamente serem mais iguais ao ser humano??????
Oh Nicas. Alegre-se mulher. Já é fantástica esta progressão para os simios. Mais virão atras. E só quem nunca conviveu com simios pode não entender porque foram os primeiros a ser libertados. No dia em que conviver com um macaco, vai perceber Nicas, vai perceber, acredite.
nicasxi Escreveu:A questão do tópico é : " Que são para ti os direitos dos animais ?" e eu devolvo a pergunta reformulada : " Que direitos e de que animais ?"
Boas Nicas!!!!! Que tal uma petição género: Libertem os fungos! Abaixo o Canesten. Amem o v/ pé de atleta!!!!!!

O meu cão é um Pulgas Lover! Não usa Frontline Combo.

Viva o Ébola, viva o mosquito. A malária é amiga!!!!! Jantar anual dos amigos da malária acaba com convidados a afogarem-se no prato da sopa devido às altas temperaturas provocadas pela doença….

A minha casa é ecológica, o lixo é consumido pelas varejeiras!

Boas pessoal. Sabem como debater um assunto… Que cansaço :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 12:35 pm

LuMaria Escreveu:
nicasxi Escreveu:Mas isso tudo à parte.... tambem me pergunto: Porquê só os simios??????
Têm mais direitos que os outros ? É por supostamente serem mais iguais ao ser humano??????
Oh Nicas. Alegre-se mulher. Já é fantástica esta progressão para os simios. Mais virão atras. E só quem nunca conviveu com simios pode não entender porque foram os primeiros a ser libertados. No dia em que conviver com um macaco, vai perceber Nicas, vai perceber, acredite.
Boas Nicas!!!!! Que tal uma petição género: Libertem os fungos! Abaixo o Canesten. Amem o v/ pé de atleta!!!!!!

O meu cão é um Pulgas Lover! Não usa Frontline Combo.

Viva o Ébola, viva o mosquito. A malária é amiga!!!!! Jantar anual dos amigos da malária acaba com convidados a afogarem-se no prato da sopa devido às altas temperaturas provocadas pela doença….

A minha casa é ecológica, o lixo é consumido pelas varejeiras!

Boas pessoal. Sabem como debater um assunto… Que cansaço :roll:
:lol: :lol: :lol:
Sei perfeitamente que entenderam a minha provocação.... não adianta ir por aí.... :lol: :lol:
Vá lá.....
Que direitos ? Que animais?

— Emily Dickinson

LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 1:18 pm

nicasxi Escreveu:Sei perfeitamente que entenderam a minha provocação.... não adianta ir por aí.... :lol: :lol:
Vá lá.....
Que direitos ? Que animais?
Achas que as moscas da fruta estão a ser mal tratadas? Achas que as ratazanas de esgoto levam uma vida cruel? É certo que vai na volta e lá andam às turras com veneno, mas nós não andamos às turras com o cancro? Com a SIDA? Oh Nicas, essa questão não é meio limitada, meio quem diz... vamos avacalhar a coisa?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 3:42 pm

Não ! Não vamos avacalhar ( o mestre nisso já se despediu ).
O que eu quero dizer é: quando falamos em direitos dos animais quais são os que pensamos no imediato?
Acho que a tendência é pensar logo , no cão, no gato, alguns pensam no lobo, no touro e poucos mais são os abrangidos.
Quando se fala em direitos , por acaso quantos pensam em frango, porco,coelho , e todos os que servem para nos alimentarmos?
Quantos pensam em animais que embora não estejam extintos estão lá quase, devido à sua exterminação massiva para nosso consumo?
Quantos pensam em répteis ? Quantos pensam em aves de rapina , ou outras?Olha não vamos mais longe, a minha cunhada tambem é acérrima defensora dos direitos dos animais , mas não admite um ninho de andorinha nos beirais da casa dela.... :roll:
O que quero dizer é que deviamos partir do principio que todos os animais são iguais. No nosso dever perante eles, seja em manter-lhes os habitats , seja em dar-lhes condições dignas , seja em minorizar a agonia da sua morte,seja em assegurar todas as necessidades ao decidirmos ter um por companhia.
O direito dos animais está no nosso dever perante eles...
Não se pode esperar que seja por obrigação legal... tem que ser para TODOS e por dever moral!

Editei para acrescentar : As moscas não estão a ser maltratadas. Já o mesmo não se pode dizer dos zangões.... :x

— Emily Dickinson

lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda jun 15, 2009 5:04 pm

Quem é o mestre?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 15, 2009 5:17 pm

nicasxi Escreveu:Quando se fala em direitos , por acaso quantos pensam em frango, porco,coelho , e todos os que servem para nos alimentarmos?
Quantos pensam em animais que embora não estejam extintos estão lá quase, devido à sua exterminação massiva para nosso consumo?
Quantos pensam em répteis ? Quantos pensam em aves de rapina , ou outras?Olha não vamos mais longe, a minha cunhada tambem é acérrima defensora dos direitos dos animais , mas não admite um ninho de andorinha nos beirais da casa dela.... :roll:
O que quero dizer é que deviamos partir do principio que todos os animais são iguais. No nosso dever perante eles, seja em manter-lhes os habitats , seja em dar-lhes condições dignas , seja em minorizar a agonia da sua morte,seja em assegurar todas as necessidades ao decidirmos ter um por companhia.
O direito dos animais está no nosso dever perante eles...
Não se pode esperar que seja por obrigação legal... tem que ser para TODOS e por dever moral!
:lol: Quem abriu o tópico é um vegan assumido a quem chamam extremista. Eu sou vegetariana assim assim que passo a vida a dizer para consumirem carne de prado, ovos de prado and so on...
A quem fazes essa pergunta concretamente?...

Que se passa com os zangões? :o
lagutrop Escreveu:Quem é o mestre?
:o Sei lá eu... Quem é o Meistre?...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 15, 2009 6:39 pm

É obvio que quando se fala em 'direitos dos animais' se tem em mente que alguns são 'mais animais' que outros ;) Quem fez a Declaração dos direitos dos animais não estava certamente a pensar em varejeiras, ratazanas e outros ANIMAIS que nos incomodam e que são incluivamente perigosos para a saúde pública. Aliás, quando está em causa a segurança e a saúde pública, não há "direito" que valha a animal nenhum porque o Ser Humano está sempre primeiro. Esta é mais uma razão para que não faça sentido em falar-se de Direitos dos animais mas sim de qualquer coisa (deveres, responsabilidade,etc.) do lado dos humanos. Ao fim e ao cabo quem determina "que animais e que direitos" somos nós e os animais não têm qualquer voto na matéria. Falar-se em direitos dos animais é mais uma tentativa de humanizaçao e de espelhar nos animais conceitos que não têm NADA a ver com eles e sim conosco.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda jun 15, 2009 8:20 pm

PauloC1 Escreveu:É obvio que quando se fala em 'direitos dos animais' se tem em mente que alguns são 'mais animais' que outros ;) Quem fez a Declaração dos direitos dos animais não estava certamente a pensar em varejeiras, ratazanas e outros ANIMAIS que nos incomodam e que são incluivamente perigosos para a saúde pública. Aliás, quando está em causa a segurança e a saúde pública, não há "direito" que valha a animal nenhum porque o Ser Humano está sempre primeiro. Esta é mais uma razão para que não faça sentido em falar-se de Direitos dos animais mas sim de qualquer coisa (deveres, responsabilidade,etc.) do lado dos humanos. Ao fim e ao cabo quem determina "que animais e que direitos" somos nós e os animais não têm qualquer voto na matéria. Falar-se em direitos dos animais é mais uma tentativa de humanizaçao e de espelhar nos animais conceitos que não têm NADA a ver com eles e sim conosco.
E mai nada. 8)
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jun 16, 2009 11:16 am

Voltei :wink:

Quando falo de direitos e leis para os animais não me estou a referir apenas aos de companhia. Se bem que esses precisem de maior protecção já que estão em contacto directo conosco e todos sabemos o que muitos donos são capazes de fazer.

Mas refiro-me também a todos os animais, não só os de consumo humano, mas também os selvagens.

Sabemos que a maior parte dos Países, estão a contruir parques naturais com milhares de hectares para protecção da fauna, sob vigilância apertada, para acabar com a caça clandestina, acabar com o massacre de elefantes para retirada do marfim e delimitar os campos agrícolas para que os animais não sejam mortos por se alimentarem e estragarem esses mesmos campos e existir um conflito permanente com as populações.
Estão a evitar que algumas espécies sejam extintas!
Mais! Muitos ensinan a população a coexistir com esses animais!
Em Angola por exemplo onde a fome e a guerra matou práticamente toda a fauna existente, foram criados os parques da Kissama e o projecto de Conservação da palanca negra gigante, para reintroduzir os animais que neste momento práticamente não existem.
Se neste momento há a preocupação de preservar habitats, de ensinar populações, de punir severamente caçadores furtivos, se este empenho não é tentar protegê-los e dar-lhes direitos....

O mesmo se passa com os animais para consumo humano. Não há leis especificas nesse sentido?

Não acredito que as leis para protecção animal, sejam para humanizar Paulo, bem pelo contrário... é para os proteger de um predador que não tem limites....
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça jun 16, 2009 6:44 pm

I rest my case! ;)
Já concluí na minha mensagem anterior, e parece-me que tudo o que voltar a dizer é voltar a chover no molhado e repetir-me. Se há quem se sinta melhor pensando que os animais têm direitos, pois que assim seja.
Eu por mim fico aqui ansiosamente à espera do dia em que um qualquer advogado ou o ministério público for a tribunal defender o direito da Lassie a ter filhotes e à Libertação da escravidão do Boby com a abolição do estatuto de 'dono'.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”