Mas como é que a Charlie conhece a realidade dum canil municipal???Charlie2 Escreveu:resumindo, não conhece a realidade de um canil municipal.
Condições dos canis municipais
Moderador: mcerqueira
E a Charlie conhece porquê? Porque faz voluntariado na ABRA?Charlie2 Escreveu:mas conhecem porquê? porque lá vão buscar canitos e gatos de vez em quando?
<p>Se não pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salvá-los! Divulgue ou apadrinhe!!! </p>
Resumindo, falam mal do canil de Lisboa por terem lá ido umas vezes...uma das quais deve ter sido com aquela situação da #vigilia cães e gatos# que todos sabemos o que deu....
E tecem opiniões..curiosamente com a mesma mão com que atacam o CRO de Lisboa defendem as pessoas que coitadas adoram animais mas têm azar os metem em hoteis de morte ou em FATS e FARS sem capacidade economica ou psicologica.
E tecem opiniões..curiosamente com a mesma mão com que atacam o CRO de Lisboa defendem as pessoas que coitadas adoram animais mas têm azar os metem em hoteis de morte ou em FATS e FARS sem capacidade economica ou psicologica.
sim, isso faz com que conheça a realidade bem de perto de pelo menos UM canil municipal.Bobbyca Escreveu:E a Charlie conhece porquê? Porque faz voluntariado na ABRA?Charlie2 Escreveu:mas conhecem porquê? porque lá vão buscar canitos e gatos de vez em quando?
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie, infelizmente, neste caso, um não é alguns. O Canil de Braga e o regulamento que o gere, nada tem a ver com os outros.Charlie2 Escreveu:sim, isso faz com que conheça a realidade bem de perto de pelo menos UM canil municipal.Bobbyca Escreveu:E a Charlie conhece porquê? Porque faz voluntariado na ABRA?Charlie2 Escreveu:mas conhecem porquê? porque lá vão buscar canitos e gatos de vez em quando?
Pelo que vejo e pelos muitos que conheço, cada um é pior que o outro, mesmo os que se intitulam de não abate. Não abatem mas moem. E para não abater atiram os cães para coleccionadores (alguns) ou para Associações (alguns) ou simplesmente ficam a monte.
Quantos conhece in loco? O de Braga? Conhece o do Seixal? O do Porto? O de Lisboa? O de Sintra? O de Setúbal? Digo-lhe uma coisa: O de Braga é bom...
<p>Se não pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salvá-los! Divulgue ou apadrinhe!!! </p>
Bobbyca, primeiro para mim não existe um canil bom, é um mal necessário, mas considerar aquilo bom é que não.Bobbyca Escreveu:Charlie, infelizmente, neste caso, um não é alguns. O Canil de Braga e o regulamento que o gere, nada tem a ver com os outros.Charlie2 Escreveu:sim, isso faz com que conheça a realidade bem de perto de pelo menos UM canil municipal.Bobbyca Escreveu:E a Charlie conhece porquê? Porque faz voluntariado na ABRA?Charlie2 Escreveu:mas conhecem porquê? porque lá vão buscar canitos e gatos de vez em quando?
Pelo que vejo e pelos muitos que conheço, cada um é pior que o outro, mesmo os que se intitulam de não abate. Não abatem mas moem. E para não abater atiram os cães para coleccionadores (alguns) ou para Associações (alguns) ou simplesmente ficam a monte.
Quantos conhece in loco? O de Braga? Conhece o do Seixal? O do Porto? O de Lisboa? O de Sintra? O de Setúbal? Digo-lhe uma coisa: O de Braga é bom...
Segundo eu falo do que sei, daí nunca ter referido que conhecia milhentos canis porque lá vou buscar animais e já fui á secretaria e já falei com o vet mas apenas UM, porque lá faço voluntariado há uns meses.
O que se passa aqui é que a maioria das pessoas que diz que conhece os canis fala apenas porque lá vai buscar um ou outro infeliz, muitas vezes para o enfiar num «hotel» ou numa FAR ad eternum. E isso lamento, mas não é ser amigo dos animais, é gostar daquele, embicar com aquele, e porque tem de ser aquele não vai ser abatido. Entretanto para milhentos outros não há sequer divulgação. No canil municipal de Braga travou-se uma luta de ANOS para se conseguir o que temos agora. Porque não foi isto feito noutros sítios? Não sei... sei que de cada vez que vou ao facebook que nem sequer é oficialmente da ABRA revolvem-se-me as entranhas com a carrada de mentiras que lá leio.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
CharlieCharlie2 Escreveu:Bobbyca, primeiro para mim não existe um canil bom, é um mal necessário, mas considerar aquilo bom é que não.Bobbyca Escreveu:Charlie, infelizmente, neste caso, um não é alguns. O Canil de Braga e o regulamento que o gere, nada tem a ver com os outros.Charlie2 Escreveu:sim, isso faz com que conheça a realidade bem de perto de pelo menos UM canil municipal.Bobbyca Escreveu:E a Charlie conhece porquê? Porque faz voluntariado na ABRA?Charlie2 Escreveu:mas conhecem porquê? porque lá vão buscar canitos e gatos de vez em quando?
Segundo eu falo do que sei, daí nunca ter referido que conhecia milhentos canis porque lá vou buscar animais e já fui á secretaria e já falei com o vet mas apenas UM, porque lá faço voluntariado há uns meses.
O que se passa aqui é que a maioria das pessoas que diz que conhece os canis fala apenas porque lá vai buscar um ou outro infeliz, muitas vezes para o enfiar num «hotel» ou numa FAR ad eternum. E isso lamento, mas não é ser amigo dos animais, é gostar daquele, embicar com aquele, e porque tem de ser aquele não vai ser abatido. Entretanto para milhentos outros não há sequer divulgação. No canil municipal de Braga travou-se uma luta de ANOS para se conseguir o que temos agora. Porque não foi isto feito noutros sítios? Não sei... sei que de cada vez que vou ao facebook que nem sequer é oficialmente da ABRA revolvem-se-me as entranhas com a carrada de mentiras que lá leio.
Concordo com o que dizdo facebook (aliás, é um sítio que não frequento). Deixe-me apenas corrigi-la numa ideia que parece-me que tem também acerca de mim: eu não tiro cães do canil. Tirei uma vez uma cadela, para mim. Infelizmente saiu do canil com esgana e esteve um mês internada, acabando por falecer. Mas fui buscá-la porque queria uma cadela para mim, não para me dar a auto satisfação de salvar, nem para enfiar em lado nenhum. Logo tive a sorte de nem em minha casa ficar.
Eu conheço os canis porque passo temporadas com um grupo de pessoas a fazer voluntariado, e damos primazia a canis municipais. Outros conheço porque recolho fundos para compra de pipetas, desparasitantes, ração, alguns medicamentos e faço a distribuição desses bens pelos vários canis vulgo "não abate". Os do distrito onde moro e trabalho conheço por força da profissão e das diversas visitas que fazemos, seja para ir buscar animais, seja para tratar, etc, etc.
Quando disse "que o de Braga" é bom, disse-o porque, entre o mau, é o menos mau e explico porque o digo: porque tem um regulamento (em papel ou não), porque é organizado, porque permitem voluntariado, porque divulgam os animais, mesmo sabendo que alguns não têm como escapar, e, principalmente, porque os voluntários, apesar da frustração de não poderem salvar todos conseguem salvar alguns e é nesses poucos salvamentos que ganham forças todos os dias para continuar o excepcional trabalho que executam, sem se queixar, contra todas as bocas de quem nada conhecee ainda se dão ao trabalkho de explicar oque se passa e o porquê de algumas decisões.
Entende o bom? O bom é isto: unidade, solidariedade, coesão e respeito.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
o único meio de evitar os abates em massa e as condições degradantes nos canis municipais passa pela educação das pessoas. Mais especificamente, por um acto simples: ESTERILIZAR OS ANIMAIS.
Na quarta feira, quando fui ao canil municipal de Lisboa para a autosatisfação de salvar gatos - ninguém imagina o prazer que é entrar no gatil e ver os animais apavorados ou apáticos, magríssimos, deitados sobre as fezes e com grades sob as patas, muitos entregues pelos donos após uma vida inteira -,
vi uma gatita com uma cria minúscula, recém nascida. Hoje soube que estava a parir... teve, na box, uma ninhada de 6. E eu pergunto, como é possível deixarem uma gata prenha parir no canil? Para que a capturaram, então? Não seria melhor para todos ter sido feita uma interrupção da gravidez? ou eutanasiar os recém nascidos?? A mãe é magríssima, a panleucopénia e outras doenças virais grassam e ceifam vidas, porquê deixá-los nascer?? Ou permitir que definhem até à morte??
Quanto ao que foi referido acerca de associações, fats, fars, hotéis... não vamos generalizar e dizer que é tudo mau. A maioria é muito melhor do que o canil municipal. Prefiro retirar um animal moribundo e eutanasiá-lo "cá fora" do que deixá-lo morrer ali. Porque, para muitos, a eutanásia no canil é uma benção... no entanto, sabe-se lá porquê, há animais doentes (devidamente misturados com os outros...) que se arrastam e outros, saudáveis, que são abatidos...
Também não compreendo porque é que um canil não pode ter uma função educativa. O que custa chamar a atenção aos donos? Abrir-lhes os olhos, dizerem para visitarem as instalações e depois decidirem se querem mesmo desfazer-se do animal? Explicar que não há espaço nem condições para tantos e o motivo de não aceitarem voluntários para ajudar será assim tão difícil?
Um dos veterinários, o Dr Leonel, esforça-se, realmente. É atencioso, preocupa-se. Tenta minimizar o sofrimento dos que lá estão, longe de tudo o que conheceram, fechados, prisioneiros - mas não vejo outros trabalhadores a fazer o mesmo. E até dificultam, como se houvesse um prazer sádico em manter ali os animais prisioneiros nas condições que vi. Se não tivesse visto, se não tivesse conversado com os funcionários, não acreditaria. Como é possível gastar tanto dinheiro dos contribuintes em futilidades e não estender uma mão aos animais que sofrem sob a responsabilidade do estado que deveria protegê-los??
Na quarta feira, quando fui ao canil municipal de Lisboa para a autosatisfação de salvar gatos - ninguém imagina o prazer que é entrar no gatil e ver os animais apavorados ou apáticos, magríssimos, deitados sobre as fezes e com grades sob as patas, muitos entregues pelos donos após uma vida inteira -,
vi uma gatita com uma cria minúscula, recém nascida. Hoje soube que estava a parir... teve, na box, uma ninhada de 6. E eu pergunto, como é possível deixarem uma gata prenha parir no canil? Para que a capturaram, então? Não seria melhor para todos ter sido feita uma interrupção da gravidez? ou eutanasiar os recém nascidos?? A mãe é magríssima, a panleucopénia e outras doenças virais grassam e ceifam vidas, porquê deixá-los nascer?? Ou permitir que definhem até à morte??
Quanto ao que foi referido acerca de associações, fats, fars, hotéis... não vamos generalizar e dizer que é tudo mau. A maioria é muito melhor do que o canil municipal. Prefiro retirar um animal moribundo e eutanasiá-lo "cá fora" do que deixá-lo morrer ali. Porque, para muitos, a eutanásia no canil é uma benção... no entanto, sabe-se lá porquê, há animais doentes (devidamente misturados com os outros...) que se arrastam e outros, saudáveis, que são abatidos...
Também não compreendo porque é que um canil não pode ter uma função educativa. O que custa chamar a atenção aos donos? Abrir-lhes os olhos, dizerem para visitarem as instalações e depois decidirem se querem mesmo desfazer-se do animal? Explicar que não há espaço nem condições para tantos e o motivo de não aceitarem voluntários para ajudar será assim tão difícil?
Um dos veterinários, o Dr Leonel, esforça-se, realmente. É atencioso, preocupa-se. Tenta minimizar o sofrimento dos que lá estão, longe de tudo o que conheceram, fechados, prisioneiros - mas não vejo outros trabalhadores a fazer o mesmo. E até dificultam, como se houvesse um prazer sádico em manter ali os animais prisioneiros nas condições que vi. Se não tivesse visto, se não tivesse conversado com os funcionários, não acreditaria. Como é possível gastar tanto dinheiro dos contribuintes em futilidades e não estender uma mão aos animais que sofrem sob a responsabilidade do estado que deveria protegê-los??
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
se não frequenta, não conhece, e se não conhece, como pode ter opinião formada?Bobbyca Escreveu:
Concordo com o que dizdo facebook (aliás, é um sítio que não frequento).
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Tenho que concordar com as futilidades.Chamarrita Escreveu:Como é possível gastar tanto dinheiro dos contribuintes em futilidades e não estender uma mão aos animais que sofrem sob a responsabilidade do estado que deveria protegê-los??
No entanto, existem prioridade andes dos animais, ainda existem crianças a terem aulas em sítios impróprios. Existem nº escolas a fechar principalmente no norte, onde crianças têm que fazer n km.Hospitais a fechar. A educação é má. Os ordenadas mínimos é o que se vê.
Neste momento, existem em Portugal problemas muitos mais graves que os animais.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
sem dúvida: as pessoas são um problema grave, quando comparam alhos a bogalhos. Ou não viessem as criancinhas à baila... Olhe, eu sou professora, faço a minha parte, e isso não exclui ajudar animais em sofrimento. E o senhor, quantas crianças já salvou?
-
- Membro Veterano
AlexandreMqs Escreveu:km.Hospitais a fechar. A educação é má. Os ordenadas mínimos é o que se vê.
reclame disso no local apropriado... e faça a sua parte, que só reclamar não chega. O problema é que as pessoas acham que a vida dos animais vale menos que a sua, e por isso podem viver em condições que nem a um inimigo se desejam. São seres sencientes, está bem? Têm fome, têm sede, têm necessidades que nós, humanos, também temos. Têm frio, têm calor, sentem a dor e a alegria. A grande maioria facilmente trocaria a sua vida pela dos donos. Acha que a vida deles vale menos? com base em quê?
No que concordo é que os animais são realmente o menor dos problemas, aceitam maus tratos resignadamente e continuam a confiar nas pessoas, não reclamam da qualidade da educação, nem dos serviços veterinários, por exemplo... mas o modo como os animais vivem neste país - graças às pessoas - é um problema muito grave. Gravíssimo. Que se resolveria com o respeito pela vida, com o fim do "especismo", se cada um fizesse o que deve fazer.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Eu acho que a nossa propria vida vale mais que a vida de qualquer outro, para nos proprios claro.
-
- Membro Veterano
sim, Rafael. Mas por ser verdade - desde que relativizada, claro, não há verdades absolutas e cada um tem a sua - não deixa de ser egocêntrico e especista...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Eu não estou a comparar valores de vida, estou sim, a definir prioridades.Chamarrita Escreveu:Acha que a vida deles vale menos? com base em quê?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)