UE proíbe corte de orelhas e cauda dos cães

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta nov 18, 2011 2:43 pm

Rikass Escreveu:Por acaso gostava de ouvir as razões pelas quais você corta as orelhas aos seus cães...
Razões? É fácil:

1 - Porque gosto
2 - Porque o cão fica esteticamente muito mais bonito
3 - Porque beneficia a cabeça do cão morfologicamente falando
4 - Outra vez porque gosto!
5 - Porque ninguém trata melhor dos meus cães do que eu, ninguém os ama mais do que eu, e porque se eu soubesse pela experiência, que eles sofriam horrores ou que ficavam traumatizados, jamais o faria.

Sendo proibido ou não, continuarei a fazê-lo.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

sexta nov 18, 2011 2:51 pm

TheOne Escreveu:Sendo proibido ou não, continuarei a fazê-lo.
Anotado no meu caderninho de incoerências para futura referência :lol:
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta nov 18, 2011 3:26 pm

CupCakes Escreveu:
Bem vindo ao clube!!! Esta gente não tem a noção do que diz :roll: Estéticamente mais bonito :lol: Não brinque comigo existem varias razões negativas para não o fazer:
Conchectomia (Corte de Orelha)

A cirurgia era realizada em filhotes entre 8 e 12 semanas de vida (as vezes até antes). O pós- cirúrgico era extremamente trabalhoso e muitas vezes doloroso. Eram necessários curativos regulares, durante várias semanas para atingir o objetivo – orelhas eretas. E o pior é que nem sempre o resultado final atingia as expectativas e as orelhas ficavam com o aspecto de “quebradas”.
Há casos de corte de cauda com o filhote recém nascido, em casa, sem anestesia e sem nehum cuidado de assepsia. Este procedimento oferece risco de infecção e muitas vezes o resultado é desastroso e requer outra cirurgia corretiva.

As raças que estamos habituados a ver de caudas cortadas, ficam lindas de cauda longa. É uma questão de costume. Por qual motivo se acha uma cauda grossa longa de rottweiler estranha e a do labrador linda? PURO COSTUME! E o poodle? Esquisito de cauda longa? Pense no bichon frisé, parecidíssimo com o poodle e de cauda longa. PURA IMPLICÂNCIA!
Estas questões PODEM acontecer mesmo o dono não querendo isto pode acontecer e a proibição facilitaria nas diminuições destes casos...Claro que a casos que é tudo feito como deve ser, mas também a casos que não acontece isto...O cão pode ficar bonito para o dono mas muitas vezes causa lesões graves quando não é bem feito.

Se isto acontecer continua a ser o melhor dono do mundo (TheOne) por amor de deus não sei se é ou deixa de ser a mim não me interessa, pois não tenho qualquer informação válida sua, eu também posso dizer que recolho todos os cães da rua, mas não o faço porque não posso, senão faria...Enfim :roll:

Fonte: http://www.bichosaudavel.com/corte-de-orelha-e-cauda/
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
TheOne
Membro Veterano

sexta nov 18, 2011 3:57 pm

CupCakes Escreveu:
Be my guest :wink:

Já agora nunca se esqueça de não passar dos 50km/h dentro das localidades... :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

sexta nov 18, 2011 4:01 pm

Rikass Escreveu:
CupCakes Escreveu:
Bem vindo ao clube!!! Esta gente não tem a noção do que diz :roll: Estéticamente mais bonito :lol: Não brinque comigo existem varias razões negativas para não o fazer:
Não tenho noção? Quem é você para me dizer se um cão fica ou não mais bonito de orelha cortada? Quem é você para "ordenar" naquilo que eu gosto e na minha opinião pessoal? Homessa... :roll:

Rikass Escreveu:
Conchectomia (Corte de Orelha)

A cirurgia era realizada em filhotes entre 8 e 12 semanas de vida (as vezes até antes). O pós- cirúrgico era extremamente trabalhoso e muitas vezes doloroso. Eram necessários curativos regulares, durante várias semanas para atingir o objetivo – orelhas eretas. E o pior é que nem sempre o resultado final atingia as expectativas e as orelhas ficavam com o aspecto de “quebradas”.
Há casos de corte de cauda com o filhote recém nascido, em casa, sem anestesia e sem nehum cuidado de assepsia. Este procedimento oferece risco de infecção e muitas vezes o resultado é desastroso e requer outra cirurgia corretiva.

As raças que estamos habituados a ver de caudas cortadas, ficam lindas de cauda longa. É uma questão de costume. Por qual motivo se acha uma cauda grossa longa de rottweiler estranha e a do labrador linda? PURO COSTUME! E o poodle? Esquisito de cauda longa? Pense no bichon frisé, parecidíssimo com o poodle e de cauda longa. PURA IMPLICÂNCIA!
Estas questões PODEM acontecer mesmo o dono não querendo isto pode acontecer e a proibição facilitaria nas diminuições destes casos...Claro que a casos que é tudo feito como deve ser, mas também a casos que não acontece isto...O cão pode ficar bonito para o dono mas muitas vezes causa lesões graves quando não é bem feito.

Se isto acontecer continua a ser o melhor dono do mundo (TheOne) por amor de deus não sei se é ou deixa de ser a mim não me interessa, pois não tenho qualquer informação válida sua, eu também posso dizer que recolho todos os cães da rua, mas não o faço porque não posso, senão faria...Enfim :roll:

Fonte: http://www.bichosaudavel.com/corte-de-orelha-e-cauda/

E o que é que a negligência dos outros e a estupidez humana, referindo-me ao corte "em casa" a "recém nascidos" sem "anestesia e sem assepsia" tem de semelhante comigo e com os MEUS cães????

Tá boa tá :roll:

CupCakes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 9:16 am
1 Papagaio Snurf

sexta nov 18, 2011 4:07 pm

TheOne Escreveu:
CupCakes Escreveu:
Be my guest :wink:

Já agora nunca se esqueça de não passar dos 50km/h dentro das localidades... :wink:
Não precisa "enguestar" eu convidei-me a mim próprio :lol:
<p>"O Hip&oacute;potamo comanda o sistema digestivo e o hip&oacute;talamo&nbsp;&eacute; um bicho muito perigoso." <a href="http://www.youtube.com/watch?v=E5OXKRIy ... axQ</a></p>
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta nov 18, 2011 4:38 pm

Hepa...vocês já começam a parecer uma cambada de doidos fanáticos.

Ha e tal não se pode matar porcos para comer, ha e tal o touro, ha e tal o corte das orelhas e cauda nos cães...daqui a bocado temos ha e tal nao podemos comer vegetais porque esses maravilhosos seres vivos não podem morrer.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta nov 18, 2011 8:20 pm

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda nov 21, 2011 12:40 pm

eu consegui «compreender» os argumentos do Francisco. Mas não me parece que cortar a orelha e o rabo a um cão para ficar a olhar e achar muito giro seja coerente. Lamento e peço desculpa se ofendi alguém, mas fazer algo para o cão ficar esteticamente mais «engraçoso» é capricho do dono, e não do cão. Até porque se há coisa que o cão não tem, felizmente, são caprichos. E prefiro sempre ver um cão a abanar a cauda em vez «do coto». Mas é a minha opinião, não é nenhuma verdade fundamental que tenha de ser seguida á risca por todo o o dono de cão com membros «cortáveis».
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
savate
Registado: segunda dez 26, 2011 12:35 pm

segunda dez 26, 2011 12:45 pm

Esta é a minha primeira mensagem aqui no forum... :D
Sinceramente e por muito subjectiva que seja esta questão, eu sou da opinião que certas raças deixarão de ter sucessores caso não se possam cortar os rabos e as orelhas :( Já tive dois Dobermann, adoro a raça mas ponho em questão voltar a adquirir outro caso o meu pequeno co 2,5 meses tenha que ficar com orelhas grandes... Os meus cães sempre foram tratados da melhor forma, com comida do melhor, nunca estiveram presos por cadeados ou em jaulas, sempre saíram para passeios e sempre foram assistidos pelo veterinário sempre que necessário. Continuo a ser um mau dono?
savate

segunda dez 26, 2011 12:53 pm

Aproveitando a questão, se alguém conhecer algum veterinário na zona norte que o faça, por favor enviem me o contacto por pm... :oops:
Obrigado
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda dez 26, 2011 1:03 pm

savate Escreveu:...eu sou da opinião que certas raças deixarão de ter sucessores caso não se possam cortar os rabos e as orelhas :(
Acha mesmo? Em que é que orelhas e caudas inteiras impedem os cães de se reproduzirem e terem, segundo as suas próprias palavras, "sucessores"? :o

Já tive dois Dobermann, adoro a raça mas ponho em questão voltar a adquirir outro caso o meu pequeno co 2,5 meses tenha que ficar com orelhas grandes...

...
Se adora a raça, se gosta de cães, porque há-de deixar de gostar só porque as orelhas têm de ficar inteiras, cumprindo a lei? Em que é que uma questão meramente estética deita abaixo um sentimento forte e essencial como o é o amor pelos animais que se tem? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
savate

segunda dez 26, 2011 3:15 pm

Quando falava em "sucessores" referia-me a pessoas optarem por determinada raça...
Relativamente a parte estéctica...a maioria das pessoas tem como primeira escolha o aspecto visual do cão! A verdade é que antes de ter o primeiro dobermann foi o aspecto que me atraiu, tendo em conta que não tinha proximidade com nenhum anteriormente. :(
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda dez 26, 2011 3:37 pm

Portanto, o que teme é que, deixando de se lhes cortar as orelhas e as caudas eles deixem de cativar futuros donos, não é? :) Neste aspecto, penso que não há que temer, os dobermann são suficientemente bonitos para continuarenm a suscitar paixões, para já não falar na sua utilidade como cães de guarda e defesa pessoal, que foi para isso que foram criados.

É natural que os ache mais belos com as orelhas cortadas e sem cauda. Em relação à cauda, eu, pessoalmente, e mesmo esteticamente falando, acho que nenhum cão fica mais bonito sem ela, pois é um apêndice que, além das múltiplas funções que tem, lhes faz falta.

No que diz respeito à orelhas, não vejo qualquer utilidade em lhas cortar, para além do tal aspecto estético. E para mim, volto a frisar, não há beleza em nenhuma mutilação estética, além de que me repugna tal prática. Qualquer prática mutiladora, aliás. :?

Em relação à sua outra pergunta, sobre se achamos que é mau dono por desejar mutilar o seu cão, não acho que o seja. É apenas uma questão de egoísmo, pois para si tem maior importância o aspecto estético do que a utilidade ou necessidade da operação para o animal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
savate

segunda dez 26, 2011 4:23 pm

A verdade é que tambem tenho lido sobre a redução de infecções nos cães que têm as orelhas erectas...o caso dos cocker é exemplo disso, andam constantemente com problemas nos ouvidos :(
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”