Portanto, o que teme é que, deixando de se lhes cortar as orelhas e as caudas eles deixem de cativar futuros donos, não é?

Neste aspecto, penso que não há que temer, os dobermann são suficientemente bonitos para continuarenm a suscitar paixões, para já não falar na sua utilidade como cães de guarda e defesa pessoal, que foi para isso que foram criados.
É natural que os ache mais belos com as orelhas cortadas e sem cauda. Em relação à cauda, eu, pessoalmente, e mesmo esteticamente falando, acho que nenhum cão fica mais bonito sem ela, pois é um apêndice que, além das múltiplas funções que tem, lhes faz falta.
No que diz respeito à orelhas, não vejo qualquer utilidade em lhas cortar, para além do tal aspecto estético. E para mim, volto a frisar, não há beleza em nenhuma mutilação estética, além de que me repugna tal prática. Qualquer prática mutiladora, aliás.
Em relação à sua outra pergunta, sobre se achamos que é mau dono por desejar mutilar o seu cão, não acho que o seja. É apenas uma questão de egoísmo, pois para si tem maior importância o aspecto estético do que a utilidade ou necessidade da operação para o animal.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.

</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>