Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

segunda fev 23, 2009 7:52 pm

Não tive paciência para acompanhar todo o tópico, mas como a questão inicial se prende com os motivos individuais para adoptar uma determinada dieta, deixo aqui os meus (que provavelmente ao longo destas páginas todas já foram repetidos várias vezes :lol: ).
Sou vegetariana por um motivo muito simples: sendo o ser humano um ser racional e tendo a inteligência que tem para compreender aprofundadamente tanta coisa (como é o caso da saúde e nutrição), não vejo motivo para optar por uma dieta que implica exploração, sofrimento e morte quando posso optar por uma isenta disso, sem prejudicar minimamente a minha saúde (muito pelo contrário, beneficiando-a em inúmeros aspectos). Na minha opinião, o facto de saber bem comer carne ou peixe não é motivo suficiente para não fazer esta opção. Eu sempre adorei carne e peixe e nunca fui muito amiga de vegetais, mas habituei-me à mudança, que foi o remédio, para poder estar em paz com a minha consciência (estou a falar da minha consciência, sublinho, antes que me digam que me considero moralmente superior aos omnívoros 8) )

Não podemos querer ser uns meros animais seguidores dos seus instintos ("mas se o Homem é naturalmente omnívoro!", tantas vezes ouço) para umas coisas e já não para outras. Já pensaram como é natural beber leite?? :lol: Nada mais natural do que uma espécie beber leite a vida toda e ainda por cima de outra espécie!!! Por isso cuidado com esse argumento do ser-se naturalmente omnívoro quando falarem com um vegan, para não ficarem logo mal :P
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

segunda fev 23, 2009 11:10 pm

ChloeS Escreveu: Já pensaram como é natural beber leite?? :lol: Nada mais natural do que uma espécie beber leite a vida toda e ainda por cima de outra espécie!!! Por isso cuidado com esse argumento do ser-se naturalmente omnívoro quando falarem com um vegan, para não ficarem logo mal :P
Boas ChloeS, queria comentar este parte dos eu post. Beber leite é natural sim! Se o fazemos é porque é natural. Assim como, por exemplo, é natural criarmos o que comemos. Nada do que fazemos é não natural, porque o fazemos. Tudo o que fazemos é natural pelo facto de simplesmente sê-lo feito por nós que somos produto da Natureza .
Analogicamente, é o mesmo que alguém dizer: a manipulação genética vai contra a evolução; e alguém responder: só pelo facto de ter surgido é evolução em si.
Aplicando o seu argumento universalmente, poderíamos dizer que: não é natural sermos dependentes do oxigénio (houve uma extinção em massa por causa do oxigénio libertado por organismo fotossintéticos primitivos, pois o oxigénio era tóxico para a maioria das formas de vida da altura) não é natural criarmos animais e plantas (antes caçávamos) não é natural andarmos de avião (é incompatível com a nossa anatomia voarmos). Portanto, beber leite será tão anti-natura como eu ou você necessitarmos de oxigénio para viver. Se houve no tempo um evento x fruto da evolução, que pôs A a agir da maneira y, essa maneira y será tão natural quanto a maneira que A agia antes de ocorrer x. Ou seja, antes de bebermos leite era natural não o bebermos, quando passamos a beber, com tudo o que isso implicou, passou a ser igualmente natural, ou melhor, não houve variação na naturalidade da maneira de A agir antes e depois do evento x .
ChloeS
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 12:15 pm

Óptimo ponto de vista!
Serve para a defesa do vegetarianismo. Se há cada vez mais pessoas vegetarianas, é natural :wink:

Daí o meu espanto pelo facto de algumas pessoas se escandalizarem com uma dieta que obriga, em muitos casos, a tomar um suplemento de vitamina B12. Mas qual é o problema??? :lol:
TitvsLivivs
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 1:27 pm

ChloeS Escreveu:Óptimo ponto de vista!
Serve para a defesa do vegetarianismo. Se há cada vez mais pessoas vegetarianas, é natural :wink:
Sim, é claro que é natural, mas será mais favorável que um regime omnívoro?
Comer um prato de vidros partidos também é natural, no sentido em que é possível eu executar essa acção, mas será favorável à vida do indivíduo que o faz? Claro que não! Não podemos confundir o que é natural como o que é mais ou menos nocivo à vida do indívidiuo que o executa.
Também há cada vez mais pessoas a serem vítimas de homícidio em Portugal. É "natural"? Sim, porque as razões para isso são fruto de condicionalismos que surgiram da Natureza (a nossa sociedade é em última análise Natureza, assim como uma colónia de formigas). Mas, será que é por ser natural haver homicídios que isso o torna normal e favorável à espécie? Bem, para a Natureza, e para o Universo, é igual uma pessoa morrer tanto como uma lesma na estrada, mas para mim, que sou da minha espécie, tenho que lutar pela perpetuação da minha espécie tanto como me for possível, e não é contrariando a minha biologia que o farei.
Seria natural se todos nos tornássemos vegans? Sem dúvida. Seria até natural que a minha espécie se extinguisse. Seria natural uma bomba nuclear cair numa cidade? Também. Mas decerto que não seria mais próspero à minha espécie. É natural haver pessoas que equivalam a vida de um frango à de um humano? Tirando as que são psicologicamente saudáveis, é. O nosso desaparecimento seria ele mesmo natural, mas para a integridade da espécie humana não seria favorável, e por isso se formos contra nós, o Homem, não estaremos a ir contra a Natureza porque ela é tudo o que nela ocorre, mas estaremos a ir contra nós mesmos.
ChloeS
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 2:15 pm

TitvsLivivs Escreveu: Sim, é claro que é natural, mas será mais favorável que um regime omnívoro?
Comer um prato de vidros partidos também é natural, no sentido em que é possível eu executar essa acção, mas será favorável à vida do indivíduo que o faz? Claro que não! Não podemos confundir o que é natural como o que é mais ou menos nocivo à vida do indívidiuo que o executa.
Defendo o vegetariansimo, porque sendo possível optar por uma dieta isenta (ou quase) de violência sem prejuízo para mim, não vejo porquê optar por outra só porque sabe bem e se está habituado. Uma coisa é matar em nome da auto-conservação (desculpe se os termos não são muito precisos, não percebo muito de biologia, interessa é a ideia que quero transmitir), outra é matar porque sabe bem comer animais e porque é hábito. Se me visse perdida num local deserto e com pouca escolha em termos de alimentos de origem vegetal, não hesitaria, por muito que me custasse, em matar para comer. Numa situação extrema, primeiro estou eu e depois os animais (e as outras pessoas, diga-se, já que sou humana e não uma heroína... :lol: ) Assim, como não me privo de tomar um medicamento que foi testado em animais quando preciso de o tomar. Mas em situações extremas a lógica é uma, em situações normais é outra.
Mas, bom, estou a fugir um pouco à sua resposta, já que questiona se a dieta vegana é saudável em comparação à omnívora. Não quero parecer arrogante ou pretender parecer uma expert na matéria (os experts são os médicos e nutricionistas, não uma leiga como eu). Mas pense comigo e veja se não acha que é normal o que vou dizer: é natural que um vegetariano se informe bem antes de fazer uma opção por essa dieta, pelo menos se se tratar de alguem minimamente responsável, porque é algo que o toca a si e que o pode afectar. Mas alguém que não é vegetariano e não pretende sê-lo, pode, na melhor das hipóteses ter curiosidade acerca do assunto (a não ser que seja um dos tais experts na matéria). Por isso acho que quem não é vegetariano devia dar mais crédito àquilo que nós dizemos acerca dos benefícios e ausência de malefícios de uma dieta equilibrada deste tipo. Mas, sei bem que há fundamentalistas nesta metéria, veganos que se põem a dizer barbaridades e, ao invés de defender a sua causa, só a fazem perder valor. Se calhar vem daí a desconfiança de muitos.
No fundo, o que nós, vegetarianos não fundamentalistas e minimamente informados, dizemos acerca desta dieta, não é mais do que uma reprodução do que dizem os profissionais que se dedicam ao estudo da nutrição.
TitvsLivivs
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 2:42 pm

ChloeS Escreveu: Por isso acho que quem não é vegetariano devia dar mais crédito àquilo que nós dizemos acerca dos benefícios e ausência de malefícios de uma dieta equilibrada deste tipo. Mas, sei bem que há fundamentalistas nesta metéria, veganos que se põem a dizer barbaridades e, ao invés de defender a sua causa, só a fazem perder valor. Se calhar vem daí a desconfiança de muitos.
Chloes, da mesma maneira que uma dieta vegetariana equilibrada tem benefícios (por muitos que eles sejam em pessoas adultas, sujeitar bebés a este regime não lhes trará nenhuns), uma dieta omnívora equilibrada tem benefícios, para além de não serem necessários suplementos, o que a torna perfeitamente suficiente, por isso ainda mais benefícios terá! O que acontece é que a quantidade de carne que se consome é uma anormalidade para aquilo que devia ser, e depois surgem as doenças. Mas é totalmente falacioso usar isto - as doenças- como argumento para a favor do vegetarianismo, porque quem as provoca não são a carne e as gorduras mas sim o seu consumo excessivo. Quando certos fundamentalistas da treta usam este argumento deviam lembrar-se disso.

E sim, também sou da opinião que os fundamentalistas enfraquecem os valores pelos quais dizem lutar. Eu pessoalmente tenho lido aqui coisas e noutros sítios também que mudaram para pior a ideia que eu tinha do mundo vegetariano. Peço desculpa a quem nada tem a ver com isto, mas é a verdade.
ChloeS
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 3:14 pm

TitvsLivivs Escreveu: Mas é totalmente falacioso usar isto - as doenças- como argumento para a favor do vegetarianismo, porque quem as provoca não são a carne e as gorduras mas sim o seu consumo excessivo. Quando certos fundamentalistas da treta usam este argumento deviam lembrar-se disso.

E sim, também sou da opinião que os fundamentalistas enfraquecem os valores pelos quais dizem lutar. Eu pessoalmente tenho lido aqui coisas e noutros sítios também que mudaram para pior a ideia que eu tinha do mundo vegetariano. Peço desculpa a quem nada tem a ver com isto, mas é a verdade.
As tais barbaridades ditas por fundamentalistas passam muito por aí: a ideia que querem impingir de que a dieta vegetariana é a garantia de uma vida mais longa e com melhor saúde. Sim, é completamente falacioso dizer-se que o motivo para se ser vegetariano é zelar pela sua saúde. E espero que tenha percebido que não afirmei isso: apenas pretendia mostrar que qualquer dieta bem planeada e adequada é saudável, contenha ela animais ou não. O peixe , por exemplo, traz muitos benefícios que um vegetariano tem de suar para conseguir retirar dos vegetais: consegue-os também, mas dá mais trabalho. Esse é, pode-se afirmar, um benefício da dieta omnívora. Mas a dieta vegetariana também tem benefícios face à omnívora. Ao mesmo tempo, ambas as dietas, se bem planeadas, não têm malefícios por si só (ou seja, só pelo facto de incluirem ou de excluirem animais).
Pelo facto de ter posto em causa a adequação da dieta vegetariana às necessidades do Homem é que eu salientei os benefícios e ausência de malefícios desta dieta. Mas não neguei estas mesmas características à dieta que inclui carne, desde que seja equilibrada.

Agora falacioso é também, dados os conhecimentos actuais em matéria de nutrição, defender a dieta omnívora afirmando que ela é mais saudável do que a vegetariana (coisa que, bem notei, o "TitvsLivivs" não fez, pelo menos em resposta às minhas mensagens...Bom, a não ser talvez em relação aos bebés, e já agora desafio-o a partilhar a fonte das informações que o levam a afirmar que a dieta vegetariana não é apropriada para bebés)
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça fev 24, 2009 3:27 pm

ChloeS problema?
Eu sou omnívora... não quer dizer que tenha seja o que for conta vegetarianos... com ou sem suplementos. Entende? Ou seja, não é opinião minha que ser vegetariano é anti-natural.
O que é anti-natural é que alguém, vegetariano ou omnívoro se ache superior aos restantes de diferente dieta. Dá a sensação que algumas pessoas fazem como a avestruz dos desenhos animados...escondem a cabeça e acham que ninguém os vê (lol).

Então agora eu por comer carne faço menos pelo bem estar animal? ou por ser técnica de produção animal tenho a oportunidade de fazer mais?
Então é porque alguém (isto aplica-se a inúmeras pessoas aqui) come carne que que retirar cães da rua deixa de ter valor? Ou tem menos do que o valor de activistas de sofá que não comem carne mas que passam ao lado de animais famintos sem ligar nenhuma?

Respeito dá-se para receber... eu respeito todos os pontos de vista. ChloeS, este tópico seguiu este caminho estranho porque alguns vegetarianos em vez de colocarem uma opinião coerente como a sua... só disseram disparates.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 24, 2009 4:09 pm

Evidentemente que uma dieta estritamente vegetariana é nociva para bébes mamíferos e para crianças em crescimento. Até os animais estritamente herbívoros baseiam o seu crescimento e desenvolvimento no leite materno.
Se a própria Chloe admite que, e cito:
Sim, é completamente falacioso dizer-se que o motivo para se ser vegetariano é zelar pela sua saúde
e
...uma dieta que obriga, em muitos casos, a tomar um suplemento de vitamina B12.
ainda acha necessário colocar fontes desta afirmação?
Se o vegetariano adopta essa dieta principalmente por motivos filosóficos como a Chloe em detrimento do que seria expectável num animal omnívoro (que é o que somos em termos estritamente alimentares tal como um porco ou um urso), será racional e inteligente submeter crianças a esse mesmo regime? Crianças cuja alimentação deve ser o mais equilibrada em termos nutricionais possível?

Qual é a alternativa? Leite de soja enriquecido artificialmente com cálcio? Vamos falar da intolerância à lactose a seguir?

Bom, mas vamos lá então a citações:

[/quote]Toddlers and pre-school children

The diet of growing toddlers is vital to their well-being

The diet of growing toddlers is vital to their well-being, their ability to play and to learn, as well as to their future health. This is the age when food tastes are learned, so giving children the chance to explore a variety of tastes and textures is important to future likes and dislikes.

Milk
One of the major components of a toddler's diet will still be milk. Full-cream milk provides extra calories and vitamin A and vitamin D, which are both essential for health. Children following a vegetarian diet should be given whole milk up to the age of two years when semi-skimmed milk can be introduced. From the age of five years, fully skimmed milk can be substituted if desired.

For those following a vegan diet, soya milk provides a good substitute for cows’ milk, but be sure to choose those that are supplemented with extra calcium. Likewise, if rice, oat or potato milk is chosen as part of a vegan diet, the toddler will need to be given extra calcium and vitamins as a supplement. Be certain to discuss this with your doctor

de http://www.bbc.co.uk/food/vegetarian_an ... dren.shtml

Há muitos outros sites similares:

http://kidshealth.org/parent/nutrition_ ... anism.html

http://www.dailymail.co.uk/health/artic ... n-ill.html

Entre imensos outros.

Ora, uma alimentação naturalmente equilibrada não precisa de suplementos nem de cálcio extra. Penso que isto por si só é suficiente, não haverá necessidade de procurar estudos mais académicos...

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça fev 24, 2009 4:25 pm

ChloeS Escreveu:(...) não vejo porquê optar por outra só porque sabe bem e se está habituado. Uma coisa é matar em nome da auto-conservação (desculpe se os termos não são muito precisos, não percebo muito de biologia, interessa é a ideia que quero transmitir), outra é matar porque sabe bem comer animais e porque é hábito.(...)
Não é por saber bem comer animais e por ser um habito...é porque sou omnívoro!
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TitvsLivivs
Membro Veterano

terça fev 24, 2009 4:52 pm

ChloeS Escreveu: Agora falacioso é também, dados os conhecimentos actuais em matéria de nutrição, defender a dieta omnívora afirmando que ela é mais saudável do que a vegetariana (coisa que, bem notei, o "TitvsLivivs" não fez, pelo menos em resposta às minhas mensagens...Bom, a não ser talvez em relação aos bebés, e já agora desafio-o a partilhar a fonte das informações que o levam a afirmar que a dieta vegetariana não é apropriada para bebés)
Não nego e já atrás o disse que uma alimentação vegan, com toda a parafernália vitamino-mineral, seja saudável, em adultos. Mas se compararmos a omnívora com a vegan no que toca a ser suficiente por si só, a omnívora claro que é a melhor. Mas eu nem preciso de dizer isto, porque biologicamente o Homem é um omnívoro e não um herbívoro. Contra esta evidência não há argumentos.

Quanto às crianças, a dinodane respondeu já, e eu li algures num site vegetariano, que nos anos oitenta as crianças vegan eram mais pequenas que as omnívoras, mas que isto era por não haver tanto conhecimento sobre as lacunas nutriticionais desta dieta e suplementos que a complementassem. Mas, por muito que me digam que hoje já isso não acontece poqrue há suplementos vários, eu não consiguiria sujeitar um bebé a ter de tomar suplementos. E pergunto: até que ponto essas crianças vegan que ficaram pequenas, não ficaram igualmente comprometidas a nível cognitivo?. Passámos de um extremo em que as pessoas tinham de ser vegans à força devido à escassez de alimentos, para um em que, ora se come mais carne que o Rei Leão, ora se sujeita crianças a um regime alimentar igual àquele que o meu avô que comia pão de tarolos de espigas de milho, tinha. Dos extremos, ao longo da História nada de bom saiu, apenas a lição daquilo que não devemos repetir.

Somos omnívoros. Por questões éticas mas de livre vontade as pessoas podem seguir o regime alimentar que quiserem porque hoje há conhecimento sobre nutrição e suplementos múltiplos. Mas assim como na religião em que a relação da pessoa com a sua crença deve permanecer no seu domínio, não há o direito de subjugar outras pessoas aos nossos princípios, e ainda menos quando dessa imposição coerciva resultam danos para essas pessoas.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça fev 24, 2009 6:13 pm

ChloeS , antes de mais , saúdo , a sua forma de apresentar as suas ideias.
Se outros vegetarianos que por cá têm aparecido , assim apresentassem as suas fundamentações....Mas o caminho do insulto pareceu-lhes, infelizmente, mais fácil.... adiante....
Como muito bem diz, uma pessoa responsavel, quando opta por um regime alimentar diferente do " natural ", informa-se, consulta especialistas, e acima de tudo deve saber exatamente as consequências dessa mesma escolha.
Não critico de maneira nenhuma as opções de cada um, sejam elas de que cariz forem....
Mas.....
Aqui, isto é um forum publico. Aqui vêm inumeras pessoas: adultos, jovens , crianças...
O que eu gostava de ver aqui era , em vez da explicação já gasta do " ah , é porque assim não me pesa na consciência a morte de animais " , " ah, porque não como cadáveres ", " ah, porque à minha conta os animais não sofrem " , etc...., uma explicação de como foi feita a transição entre as duas alimentações, quais as vantagens que daí advieram fisicamente, como estão a ser supridas as necessidades de substancias que só na alimentação omnivora se suprem, etc.
Porque é muito giro ver aqui vir a minha filha de 10 anos, ler que se só comer couves e espinafres os animais deixam de sofrer . E não a conseguir convencer do contrário e seguidamente vê-la a ganhar anemias e defeciências várias.
Gostava que ambos os lados debatessem esta questão mas com argumentos , ao mesmo tempo que fundamentados acessiveis ao entendimento geral....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

terça fev 24, 2009 10:46 pm

TitvsLivivs Escreveu:
ChloeS Escreveu:Por isso acho que quem não é vegetariano devia dar mais crédito àquilo que nós dizemos acerca dos benefícios e ausência de malefícios de uma dieta equilibrada deste tipo. Mas, sei bem que há fundamentalistas nesta metéria, veganos que se põem a dizer barbaridades e, ao invés de defender a sua causa, só a fazem perder valor. Se calhar vem daí a desconfiança de muitos.
Chloes, da mesma maneira que uma dieta vegetariana equilibrada tem benefícios (por muitos que eles sejam em pessoas adultas, sujeitar bebés a este regime não lhes trará nenhuns)
Numa época em que a alimentação vegetariana é reconhecida como apropriada para todas as idades, a sua afirmação parece saída de um filme de (má) ficção científica.
TitvsLivivs Escreveu:uma dieta omnívora equilibrada tem benefícios, para além de não serem necessários suplementos
Eu não me fiaria assim tanto na dieta "omnívora". Na Austrália, num ano em que o governo recomendou que as pessoas se protegessem do sol vestindo mangas compridas em vez de mangas curtas, usando chapéus, vestindo calças em vez de calções, resumindo, que se protegessem mais do sol do que até ali fora hábito, os níveis de vitamina D na população, de uma forma geral, desceram abaixo do nível recomendado. A população, de uma forma geral, era vegetariana? Não.
TitvsLivivs Escreveu:o que a torna perfeitamente suficiente, por isso ainda mais benefícios terá! O que acontece é que a quantidade de carne que se consome é uma anormalidade para aquilo que devia ser, e depois surgem as doenças. Mas é totalmente falacioso usar isto - as doenças- como argumento para a favor do vegetarianismo, porque quem as provoca não são a carne e as gorduras mas sim o seu consumo excessivo.
Leia o resumo deste estudo científico que prova a relação entre o consumo de carne e o desenvolvimento do cancro do cólon:

http://www.sciencedirect.com/science?_o ... 85f0412691
ChloeS
Membro Veterano

quarta fev 25, 2009 12:05 am

Bom, por onde começar? :lol:
Dinodane: estive a ler a informação que partilhou na sua resposta com atenção. À excepção do último link, que já comentarei, não vi nenhuma informação que fosse contrária ao que já disse. Alerta para os especiais cuidados a ter com bebés e crianças e na necessidade de tomar um suplemento e/ou alimentos fortificados com determinadas vitaminas e minerais. Portanto presumo, que a seu ver, a única coisa que tem a apontar às dietas vegans (sim , porque às ovo-lacto-vegetarianas não há absolutamente nada a apontar, ou há?) é o recurso a suplementos e alimentos enriquecidos. Mas já pensou que hoje em dia está a tornar-se difícil encontrar nas prateleiras dos supermercados alimentos que não sejam enriquecidos com isto ou com aquilo? E já pensou como está muito generalizada a toma de tempos a tempos de suplementos (a fama que o Centrum tem!!! lol). E já reparou que aqueles produtos e estes suplementos têm como alvo a generalidade das pessoas e não os vegetarianos? Dir-me-á que o problema está na dependência desses suplementos, que são para tomar a vida toda e não apenas "de tempos a tempos". Mas, volto a repetir a pergunta que já aqui fiz: o que há de tão problemático nisso? É ser anti-natural? Mas se o que não é natural fosse necessariamente errado só por não ser natural, então a Humanidade teria de morrer e começar de novo da estaca zero. A Humanidade seria errada em si mesma... Entre sujeitar um filho meu a uns cereais, sumos, ou coisas do género enriquecidas com B12 e outras vitaminas e minerais (ou dar-lhe a tomar um suplemento) e contribuir para a sujeição de animais à exploração desenfreada a que são sujeitos, fico-me com a primeira hipótese, que de aberração não tem nada (na minha modesta opinião e na opinião de muitos nutricionistas tambem).
O último link, quando vi de que tratava, li um bocado na diagonal, e se me escapou algo importante que enfraqueça a minha posição e fortaleça a sua, por favor chame-me a atençao... mas tratava-se de um caso particular, em que ficamos sem saber se a dieta foi devidamente planeada ou não, Por outro lado, trata-se de uma dieta muito específica, em que os alimentos não são cozinhados. Se assim fosse a minha dieta, eu mesma já estava a morrer!! :lol:

Só um ponto: a dieta vegan não priva os bebés do leite materno!!! Ou então há por aí uma dieta vegan muito radical (eu diria doida) que eu desconheço!!! :P Bebés vegans continuam a ser mamíferos, as mães veganas é que têm de planear muito bem a sua alimentação.

Para a generalidade dos participantes neste tópico e muito em particular para quem pediu informações mais detalhadas sobre a dieta vegetariana (como me alegro quando vejo esse interesse!) aqui deixo dois links, um em português, outro em inglês:

Uma nutricionista portuguesa que, note-se, é imparcial, uma vez que salienta igualmente, na sua página, os benefícios de alguns alimentos de origem animal, dá muita informação interessante e acessível:

http://www.florbelamendes.net/index.jsp ... egetariana

A famosa posição oficial da associação norte-americana de nutricionistas acerca da dieta vegetariana (tenho a suspeita que este link já deve ter sido deixado aqui, mas pronto...):

http://www.dietitians.ca/news/downloads ... r_2003.pdf

E depois deste testamento, fiquei com fome, vou comer uma sanduíche de tofu (ok, já sei que ninguem fica com inveja :lol: :P )
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quarta fev 25, 2009 12:19 am

ChloeS, posso fazer-lhe umas questões mais pessoais? Há quanto tempo é vegetariana e se sentiu alguma alteração a nível fisíco? Já agora, que suplemento toma? Confesso que as suas intervenções deixaram-me curiosa. :)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”