Vegetarianismo

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quinta fev 26, 2009 8:48 pm

Biólogos e defensores da Natureza em geral= preocupação pelas espécies e ecossistemas no seu todo + preocupação pelos indivíduos pensando na espécie

Vegetarianos e defensores dos direitos dos animais em geral= preocupação pelo bem estar dos indivíduos das diferentes espécies (animais) + preocupação pela espécie pensando nos indivíduos

Daí não ser de esperar que biólogos sejam, tendencialmente, vegetarianos :wink:
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta fev 26, 2009 11:32 pm

Honestamente, não sei como será a minha dieta futuramente... :oops:
Como já aqui referi, moro com uma amiga que há vários anos que não come carne (engenheira do ambiente, por acaso 8) ), eu sempre comi imensa carne e vivemos na mesma em harmonia e respeito comum.
Porém, nos últimos tempos, tenho vindo a sentir a necessidade de diminuir (quiçá retirar) a carne/peixe da minha alimentação. O facto de se tratarem de animais tem uma enorme parcela neste meu sentir, mas confesso que não é o único motivo, sendo os outros de ordem pessoal e não se justificando a sua discussão aqui.
Para não afectar negativamente a minha saúde (até porque tenho tendência para ter anemia), marquei já análises ao sangue com todos os factores de interesse (ferro, b12, etc).
Entretanto, tenho vindo a descobrir alimentos e refeições fabulosos: desconhecia por completo quinoa e adoro! Cogumelos recheados com soja.. :roll: Pelo facto de ter mais atenção aos nutrientes dos alimentos que compro, ando a ter uma alimentação muito mais cuidada (por acréscimo e não por não se tratar de carne/peixe), sendo que abandonei as refeições congeladas por completo.
A dificuldade reside no almoço, pois como tenho direito à refeição e não ao subsídio de alimentação, torna-se monetariamente complicado não comer no refeitório, e comer só uma sopa não é de todo viável como almoço! Enfim...a ver vamos!
Resumindo, ando numa descoberta, sem fanatismos, sem extremismos, com muita calma e pesquisa... E tenho de dizer que os restaurantes vegetarianos têm uma vantagem para levar lá o meu namorado (omnivoro :D )...umas sobremesas divinais!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 26, 2009 11:36 pm

Faz muito bem. Nada contra o vegetarianismo se praticado em consciência, por opção própria, com informação isenta e sobretudo sem fanatismos nem intolerância a quem não o pratica. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta fev 26, 2009 11:58 pm

dinodane Escreveu:Faz muito bem. Nada contra o vegetarianismo se praticado em consciência, por opção própria, com informação isenta e sobretudo sem fanatismos nem intolerância a quem não o pratica. :)
E cozinha vegetariana bem confeccionada é muito boa e ao contrario do que muita gente pensa não passa nada só por comer saladas ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sexta fev 27, 2009 9:28 pm

nicasxi Escreveu:Off topic : Franx esteja à vontade para corrigir o que eu tiver escrito mal.... afinal parece que os seus fundamentos se baseiam nessas perseguições ridiculas....
Não é, de modo nenhum, uma perseguição. Se corrijo erros que alguns utilizadores dão (eu também os dou e agradeço que mos corrijam) é porque, tal como a Nicasxi escreveu, este é um fórum frequentado por crianças e adolescentes. Se os adultos não derem o exemplo, como podemos esperar que os mais novos escrevam correctamente?
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sexta fev 27, 2009 9:55 pm

ChloeS Escreveu:Vitamina D:

Basta o sol que apanhamos na cara e mãos enquanto caminhamos na rua,se se tiver pele clara. Pesssoas de pele escura devem procurar apanhar sol com conta, peso e medida! Também há margarinas e outros produtos enriquecidos.
Neste ponto discordo parcialmente da ChloeS. Embora a exposição da pele ao sol seja uma boa fonte de vitamina D, nos meses de inverno a exposição solar é menor, pelo que deve ser tomado um suplemento de vitamina D ou ingeridos produtos enriquecidos, como mencionou (imagine uma pessoa a viver na Noruega ou na Suécia; a sua exposição solar no inverno será muito reduzida).
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

sexta fev 27, 2009 10:12 pm

franxdaniele Escreveu:
nicasxi Escreveu:Off topic : Franx esteja à vontade para corrigir o que eu tiver escrito mal.... afinal parece que os seus fundamentos se baseiam nessas perseguições ridiculas....
Não é, de modo nenhum, uma perseguição. Se corrijo erros que alguns utilizadores dão (eu também os dou e agradeço que mos corrijam) é porque, tal como a Nicasxi escreveu, este é um fórum frequentado por crianças e adolescentes. Se os adultos não derem o exemplo, como podemos esperar que os mais novos escrevam correctamente?
8)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 28, 2009 7:48 pm

Franxdaniela, vá lá, dê aqui então o exemplo:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65184

Tem muito com que se entreter! E não é um user do costume. :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ChloeS
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 9:05 pm

franxdaniele Escreveu:
ChloeS Escreveu:Vitamina D:

Basta o sol que apanhamos na cara e mãos enquanto caminhamos na rua,se se tiver pele clara. Pesssoas de pele escura devem procurar apanhar sol com conta, peso e medida! Também há margarinas e outros produtos enriquecidos.
Neste ponto discordo parcialmente da ChloeS. Embora a exposição da pele ao sol seja uma boa fonte de vitamina D, nos meses de inverno a exposição solar é menor, pelo que deve ser tomado um suplemento de vitamina D ou ingeridos produtos enriquecidos, como mencionou (imagine uma pessoa a viver na Noruega ou na Suécia; a sua exposição solar no inverno será muito reduzida).
Fez bem em chamar a atenção para isso, porque a forma como escrevi de facto não foi a mais feliz. :oops: Subentende-se que é necessária a exposição solar, mas não está muito claro e nem especifica qual a quantidade necessária. Aí está o risco de resumos em matérias importantes!! Vou editar a mensagem e não apenas completar a informação aqui. Afinal foi a pensar nas crianças e adolescentes que por aqui passam, a pedido de uma utilizadora :wink:
ChloeS
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 9:12 pm

ChloeS Escreveu:nicasxi: percebo a sua preocupação e que queira ver aqui informação mais detalhada bem explícita e não apenas links. A questão é que como deve ter notado estes links remetem para informação muito extensa. Palha? Quase nenhuma. Ou seja, deixar aqui conselhos acerca da dieta vegetariana completos seria incompatível com a extensão aceitável de uma mensagem para publicar num fórum. E isso poderia ser contraproducente, se estivermos a pensar em crianças e adolescentes que por aqui passem e que leiam informação resumida e incompleta.

Qualquer criança ou adolescente que queira ser vegetariana deve procurar o aconselhamento de um nutricionista (através dos pais, obviamente!). Nenhuma informação aqui deixada pode substituir esse aconselhamento.

Vou deixar aqui um resumo do meu percurso e dos aspectos mais importantes, tambem em resposta à Paraiso:

O primeiro passo é familiarizar-se com os substitutos da carne (quanto à proteína, porque para substituir outros nutrientes não chegam), que apesar de terem um sabor mais suave que o da carne, não deixam de ter um gosto muito característico. Seria boa ideia iniciar essa familiarização em restaurantes vegetarianos, porque a preparação dos pratos é em princípio mais bem feita do que a levada a cabo por alguem ainda inexperiente. Convem procurar receitas vegetarianas e ir experimentando até conseguir algumas que tenham agradado e ir insistindo nessas. Entretanto, continua-se a consumir carne e peixe. Quando se tiver uma boa lista de receitas ao gosto, pode-se então suprimir a carne, ou aos poucos ou de repente (eu fi-lo de um dia para o outro). Temos então:

Substitutos da proteína da carne:

Soja (em granulado fino - moída-; em granulado mais grosso -pedaços-; em "bifes") ; tofu (feito a partir da soja, mas processado de forma muito diferente e com valor nutricional diferente); seitan (glúten de trigo). Trat-se de alimentos muito versáteis e que absorvem muito o gosto dos temperos.

Ferro:

Há inúmeras fontes de origem vegetal, a própria soja, leguminosas, vegetais de folha verde... A absorção do ferro de origem vegetal sofre a interferência dos outros alimentos consumidos ao mesmo tempo (tanto para aumentá-la como para diminuí-la), pelo que é importante consumir, juntamente com os alimentos ricos em ferro, uma fonte de vitamina C e evitar chá, café, chocolate e, no geral, alimentos ricos em oxalatos e taninos.

Cálcio:

Não é fonte de preocupação, os alimentos de origem vegetal (soja, leguminosas e vegetais de folha verde, entre outros) são muito ricos em cálcio.

Vitamina D:

Uma exposição solar diária de cerca de 15 minutos, para pessoas de pele clara, nas mãos e cara é suficiente (para a latitude a que nos encontramos). Pessoas de pele mais escura, devem aumentar o período de exposição. Quem não se expõe o suficiente ao sol, crianças e pessoas idosas devem ingerir alimentos enriquecidos ou tomar um suplemento. Estes são ainda recomendáveis nos meses de Inverno. (Uff, espero não me ter esquecido de algo importante! :wink: )

Vitamina B12:

O pomo da discórdia :lol: Não vão em cantigas: não há nenhuma fonte de confiança de vitamina B12 de origem vegetal (pelo menos para já ainda não se descobriu!). Esqueçam a levedura de cerveja e as algas (são óptimos para outras coisas). Os vegetarianos puros devem tomar um suplemento ou então ingerir diariamente doses abundantes de alimentos enriquecidos (existem sumos, cereais, bolachas, bebidas de soja, maragarina, etc...)

Ómega 3:

Temperem saladas com óleo de linhaça ou de colza, juntem sementes de linhaça aos pratos, consumam nozes. Também há margarinas ricas nestas gorduras e uma grande variedade de alimentos enriquecidos, é só ver os rótulos.
E não posso enumerar todos os nutrientes, que a mensagem já vai num Km :lol: Se tiverem dúvidas em relação a algum em especial, terei todo o gosto em ajudar no que souber.

Para finalizar, não se sente qualquer diferença a nível físico, nem para pior nem para melhor (pelo menos eu não senti). Qualquer receio, pode-se sempre fazer análises :wink:
XKiaraX
Registado: sexta fev 27, 2009 3:52 pm

segunda mar 02, 2009 10:39 am

Não acompanhei o tópico desde o inicio visto que sou nova aqui e já tem 40 e tal páginas :o

Mas queria só dizer que sou vegetariana(ovolacto) há mais de dez anos e sinto-me lindamente :lol: . As análises têm estado sempre boas, faço anualmente...

Á minha cadelinha dou ração normal...
ChloeS
Membro Veterano

quinta mar 12, 2009 12:25 pm

Em resposta à questão colocada pela Angeleyes no tópico "Earthlings" aqui fica uma comparação de preços de produtos vegetarianos e de produtos de origem animal, com a informação que consegui nos websites de dois hipermercados.

As fontes de proteína vegetal são em regra mais baratas do que as fontes de proteína animal (mais baratas). A soja, o feijão e o grão ficam mais baratos do que ovos e frango. Arranja-se ovos muito baratos, mas como não podem ser a única fonte de proteína animal, porque o seu consumo diário é considerado por muitos profissionais de saúde prejudicial, temos de considerar o conjunto das fontes mais baratas de proteína animal e comparar às fontes de proteína vegetal, também no seu conjunto, e assim sendo, estas têm um preço vantajoso.

Porém, verdade seja dita, uma dieta vegetariana pura implica a compra de alimentos enriquecidos com determinadas vitaminas ou, em alternativa, um suplemento, e essas coisas podem ser mais caras Só que nem todas o são: há, por exemplo, cereais enriquecidos que até são baratos, pelo que se se souber escolher resolve-se o problema com pouco dinheiro).

Alguns preços para comparar (tentei escolher os mais baratos,e dentro das carnes excluí as que contêm muita gordura):

Uma dúzia de ovos: 1,36€, embora já tenha visto a 0,99€ (qual o peso aproximado?? Alguem ajuda, não sou boa a fazer estimativas!)
Peito de frango (escolho peito porque se aproveita a 100%) : 7,95€/ Kg
Porco (bife da perna) : 2,49€/Kg
Porco (lombo s/ osso): 3,95€/ Kg

Soja (granulado): 4,55€ embora haja a 2,98€/ Kg
Soja: 2,96€/Kg (só encontrei biológica, deve haver mais barato)
Feijão encarnado: 1,58€/Kg
Grão: 1,38€/Kg
Lentilhas: 1,98€/Kg
Cereais enriquecidos com B12: 3,45€/Kg

Produtos vegetarianos muito mais caros que os equivalentes com carne/leite:
Hamburgueres, enchidos, salsichas e, de uma forma geral, produtos prontos a comer congelados; iogurtes de soja e bebida de soja (leite magro: 0,54€/L; bebida de soja: 1,39€/L)

Quanto à qualidade da proteína, penso que o website que o Franx consultou é o melhor. Só encontro tabelas com a quantidade de proteína, mas não com a qualidade.
francesco
Membro Júnior
Registado: quinta mar 12, 2009 10:43 pm

sábado mar 14, 2009 6:38 pm

Native Escreveu:E cozinha vegetariana bem confeccionada é muito boa e ao contrario do que muita gente pensa não passa nada só por comer saladas ;)
100% de acordo. :wink:
tlopes

segunda mar 16, 2009 12:26 pm

O tópico foi editado. Pede-se aos utilizadores para ignorarem e reportarem posts que não sejam regulares.

Agradecemos a colaboração.

Melhores cumprimentos,
mad_zzzb
Membro
Registado: quarta mar 29, 2006 5:09 pm

sábado jul 25, 2009 3:21 pm

Olá a todos. (novamente)

Já vi que o tópico ainda animou animado. E vi que pelo menos uma pessoa passou a considerar ser vegetariana. Isso é excelente!

Deparei-me com isto e achei que era um dos locais indicados para divulgação.

Este mês a Associação Americana de Dietética reafirmou a dieta vegetariana como sendo uma das mais saudáveis que se podem adoptar. Algumas das suas conclusões:

"Uma dieta vegetariana bem planeada pode fornecer as quantidades necessárias de nutrientes vitais, incluindo proteínas, ácidos gordos omega-3, ferro, zinco, iodine, calcium e vitaminas D e B-12."

"Dietas vegetarianas cuidadosamente planeadas são saudáveis e nutritivas para indivíduos de todas as idades, incluindo grávidas ou mulheres lactantes, bebés, crianças, adolescentes e atletas."

"Uma dieta vegetariana bem delineada traz muitos benefícios para a saúde prevenindo e tratando algumas doenças crónicas como doenças de coração, cancro, obesidade, e diabetes."

Isto e muito mais encontra-se em
http://www.medscape.com/viewarticle/705344 (às vezes não abre pelo que vou copiar para baixo)

Informe-se e opte pela dieta que adopta em plena consciência.
(acho que não há muito mais a dizer pelo que ou discutem com nutricionistas e comunidade médica e científica ou os metem a discutir entre eles)

--- Transcrição da página --

uly 6, 2009 — Vegetarian diets, if well-planned, are healthful and nutritious for all age groups and can help prevent and treat chronic diseases, according to an updated position paper released by the American Dietetic Association. The revised recommendations are published in the July issue of the Journal of the American Dietetic Association. The position was adopted by the House of Delegates Leadership Team in 1987 and was reaffirmed in 1992, 1996, 2000, and 2006; the updated position paper is to remain in effect until December 31, 2013.

"Common reasons for choosing a vegetarian diet include health considerations, concern for the environment, and animal welfare factors," write Winston J. Craig, PhD, MPH, RD, from Andrews University in Berrien Springs, Michigan, and Ann Reed Mangels, PhD, RD, LDN, FADA, from the Vegetarian Resource Group in Baltimore, Maryland. "Vegetarians also cite economic reasons, ethical considerations, world hunger issues, and religious beliefs as their reasons for following their chosen eating pattern.... Individual assessment is required to accurately evaluate the nutritional quality of the diet of a vegetarian or a self-described vegetarian."

Defining and Planning a Vegetarian Diet

The American Dietetic Association defines a vegetarian diet, or lacto-ovo vegetarian diet, as one that does not include meat, fowl, seafood, or products containing those foods. The lacto-vegetarian diet also excludes eggs and primarily consists of grains, vegetables, fruits, legumes, seeds, nuts, and dairy products. The vegan, or total vegetarian, eating pattern excludes eggs, dairy, and other animal products. Within these broad definitions, there is still variation in the degree to which animal products are excluded.

A well-planned vegetarian diet can meet current recommendations for all vital nutrients, including protein, omega-3 fatty acids, iron, zinc, iodine, calcium, and vitamins D and B-12. However, use of supplements or fortified foods may be helpful to boost intake of important nutrients in certain cases.

The American Dietetic Association contends that carefully planned vegetarian diets, including vegan diets, are healthful and nutritionally sufficient for individuals of all ages, including pregnant or lactating women, infants, children, adolescents, and athletes. During pregnancy, adherence to a nutritionally adequate vegetarian diet can lead to positive health outcomes for both the mother and infant.

Furthermore, well-constructed vegetarian diets may offer health benefits in terms of preventing and treating certain chronic diseases, including heart disease, cancer, obesity, and diabetes. Vegetarian diets are linked to lower risk for death from ischemic heart disease, according to findings of an evidence-based review. In addition, low-density lipoprotein cholesterol levels, blood pressure, and body mass index appear to be lower in vegetarians than in nonvegetarians, as do rates of hypertension, type 2 diabetes, and cancer.

The position paper also reviews available evidence concerning the effects of vegetarian diets on cardiovascular disease, obesity, osteoporosis, renal disease, dementia, diverticulitis, and rheumatoid arthritis.

Specific vegetarian considerations regarding specific nutritional programs are also reviewed, including the Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants, and Children; child nutrition programs; feeding programs for elderly adults; corrections facilities programs; military and armed forces programs; and other institutions and quantity food service organizations.

During the next decade, the number of vegetarians in the United States is expected to increase. Vegetarian diets are typically characterized by certain healthful features that may lower the risk for chronic disease — notably, reduced consumption of saturated fat and cholesterol and increased consumption of fruits, vegetables, whole grains, nuts, soy products, fiber, and phytochemicals with potent antioxidant, antiproliferative, and cancer-protective activity.

However, individual diets should be evaluated to ensure that they are nutritionally adequate, given the variability of dietary habits among vegetarians. Other important roles for food and nutrition professionals are to educate vegetarians regarding sources of key nutrients, food purchase and preparation, and individual dietary modifications to meet their specific requirements.

Recommendations for a Healthy Diet

Specific recommendations to help ensure that vegetarians have healthful diets with sufficient nutrients are as follows:

* The diet should contain a wide variety of healthful foods, including whole grains, vegetables, fruits, legumes, nuts, and seeds, as well as dairy and eggs if desired.
* Consumption of foods that are high in sugar, sodium, and fat, particularly saturated fat and trans-fatty acids, should be minimized.
* The diet should contain a wide range of healthful fruits and vegetables.
* For vegetarians who consume dairy products and eggs, moderation is recommended, as well as use of lower-fat dairy products.
* A regular source of vitamin B-12 is recommended, as well as of vitamin D if sunlight exposure is limited.
* Nutritionists should be able to recommend local, reliable sources for purchase of vegetarian foods, or mail-order sources in some communities where suitable local sources are unavailable.
* To facilitate meeting nutrient needs on a vegetarian diet, clinicians should collaborate with family members, especially the parents of children following vegetarian diets.
* Practitioners unfamiliar with the principles of vegetarian nutrition should help their vegetarian patients find a nutritionist or other qualified provider to advise them regarding their diet.

"It is the position of the American Dietetic Association that appropriately planned vegetarian diets, including total vegetarian or vegan diets, are healthful, nutritionally adequate, and may provide health benefits in the prevention and treatment of certain diseases," the position paper authors write. "Well-planned vegetarian diets are appropriate for individuals during all stages of the lifecycle, including pregnancy, lactation, infancy, childhood, and adolescence, and for athletes.... Food and nutrition professionals can assist vegetarian clients by providing current, accurate information about vegetarian nutrition, foods, and resources."

J Am Diet Assoc. 2009;109:1266–1282.
Gest&atilde;o Gratuita de Associa&ccedil;&otilde;es Zo&oacute;filas - http://www.portugalzoofilo.net/backoffice/
Adoptar C&atilde;es & Gatos - http://www.portugalzoofilo.net
Procura Casa? -&nbsp; http://www.casas.com.pt
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”