Esta duvida persegue-me por aqui...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

segunda fev 02, 2004 6:40 pm

deinhac Escreveu: Voces vao-me desculpar...mas esse é o tipico pensamento de pessoas que nao têm argumentos para usar e que preferem encontrar culpas em terceiros do que analizar a sua propria conduta.

Sinceramente acho que revela uma certa imaturidade, faz-me lembrar aquelas birrinhas de infancia:
- "o teu pai é careca! toma, toma"
- " ...e depois??a tua mae é gordalhufa!"
:lol:
Deinhac... não sei de que lado está a imaturidade, talvez reconheça que não tenho agido bem em todos os aspectos da minha vida em relação à preservação da natureza... mas deixar de carne não é a salvação do mundo!

Agora ponho ainda outra questão:

Deixamos de comer carne, é óbvio que se produzem menos animais, mas o que fazemos com eles?? Deixando de ter utilidade para o homem onde se vão eles inserir???

Põem-se as cabras, as vacas e os porcos ao deus dará?? E depois assiste-se ao que se passa com as cabras nas ilhas galápagos?

Criam-se associações de vacas abandonadas? onde haverá lugar para preservar as 12 raças de bovinos existentes em portugal?

[/url]http://pecuaria.no.sapo.pt/racas.htm[url] Alguem estará na disposição de adopta ... da terra??[/url]

Aqui podem ver um exemplo do que é um animal destes deixar de ser útil ao homem

http://www.freipedro.pt/tb/141099/reg1.htm
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 02, 2004 7:38 pm

Por amor de Deus, nao misturem os assuntos!... se se faz voluntariado ou nao nada tem a ver com o problema do consumo de carne. É tao disparatada essa analogia como dizer que "se gostas de animais só podes ser boa pessoa" o que nao corresponde de todo á verdade.
Sao assuntos absolutamente distintos e quando se debate o assunto consumo de carne , nao devemos apontar faltas que as pessoas têm noutros aspectos da vida.
E pega lá mais 10 pontos....hehehehehe!
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça fev 03, 2004 12:55 pm

Megaran Escreveu: Deinhac... mas deixar de carne não é a salvação do mundo!
Nenhum caminho único é salvação para nada. Eu nunca expressei que deixar de comer carne é o fim de todos os problemas. Para se encontrar a solução de um único problema vários caminhos e percursos têm de ser tomados, e para chegarmos á salvação do mundo nem consigo imaginar as voltas que todos teríamos de dar!!...
Eu acredito na instrução e em pequenas mudanças no dia-a-dia, de cada um de nós.

Megaran Escreveu: Agora ponho ainda outra questão:

Deixamos de comer carne, é óbvio que se produzem menos animais, mas o que fazemos com eles?? Deixando de ter utilidade para o homem onde se vão eles inserir???

Põem-se as cabras, as vacas e os porcos ao deus dará?? E depois assiste-se ao que se passa com as cabras nas ilhas galápagos?
Compreendo perfeitamente a questão, porque eu própria já a coloquei.
E confesso que ainda não visualizei bem o destino desses animais, caso todo o mundo deixasse de comer carne... :| Mas repara, isso é um cenário, a meu ver, impossivel. Penso que o que aconteceria é que deixar-se-ía de fazer inseminação artificial no gado; este cresceria de modo mais natural, nos tais campos como gostamos de os imaginar e cuja realidade, infelizmente, só existe para um numero reduzidissimo (os outros animais nem vêm a luz do dia e mal têm espaço para se deitar)
A carne seria mais saudável porque nao estaria sujeita á mafia e ganancia com que é vista nos dias de hoje. Penso que existiriam algumas quintas privadas e outras com venda ao publico...o consumo de carne iria lentamente sendo reduzido e iria demorar muitos anos até que a maioria dos quintas de criação intensiva e matadouros fechassem.

Agora só um áparte... o que me revolta horrivelmente no consumo de carne nem é o abate do animal (que é triste, mas para o comermos tem 1º de ser morto...) o que me revolta e mete nojo é toda a política que envolve (e consequentes danos no mundo) e o que fazem aos animais vivos , para nosso regalo.
Voces sabiam, por exemplo, que um vitelo vive confinado a um compartimento minusculo, toda a vida, de modo a que nao se possa mexer, para que os seus musculos anémicos permaneçam tenros??
( e isto não é nada, digo-vos já...)

extraido de "Libertação Animal", de Peter Singer
"(...)Os produtores de vitela, cuja carne é tao apreciada pela sua cor palida e suculencia, descobriram uma forma de manterem os animais vivos durante mais tempo sem que a carne ficasse vermelha e menos tenra. O segredo está em manter os animais em condiçoes extremamente pouco naturais. Se se permitisse que os vitelos crescessem no exterior, eles saltariam pelos campos, desenvolvendo musculos que endureciam a carne e queimariam calorias que os produtores teriam de substituir com fornecimento de alimento dispendioso. Simultaneamente comeriam erva e a sua carne perderia a cor palida da carne dos vitelos recem nascidos. Assim, os produtores levam os vitelos directamente para uma unidade de exclusao. Ali, num celeiro reconvertido existem filas de compartimentos de madeira e os bezerros sao amarrados com uma corda ao pescoço, evitando-se assim que se voltem no compartimento enquanto ainda são pequenos (esta corrente pode ser retirada depois quando ja sao maiores). Este compartimento nao tem palha ou qualquer outra cama (o que é uma negação terrivel para estes animais), pois os bezerros poderiam come-la, estragando assim a palidez(...)"

Será que eu, como ser racional que sou, depois de saber disto, terei vontade de mastigar esse pedaço tenro de carne?? em baixo vai uma foto...

Imagem
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 03, 2004 3:53 pm

A carne seria mais saudável porque nao estaria sujeita á mafia e ganancia com que é vista nos dias de hoje. Penso que existiriam algumas quintas privadas e outras com venda ao publico...o consumo de carne iria lentamente sendo reduzido e iria demorar muitos anos até que a maioria dos quintas de criação intensiva e matadouros fechassem.
Olá,
Aqui não estamos de acordo. A ganância e as máfias não desapareceriam, apenas mudavam de ramo. Se o que estivesse a dar fossem os vegetais a Mafia mudava-se para os vegetais. Teriamos cada vez mais vegetais geneticamente manipulados, explorações agricolas onde a produção de cereais, vegetais, frutos, etc. seria levados ao máximo, com utilização de pesticidas, fertilizantes e quimicos diversos....com a consequente 'exaustão' das terras, a poluição da águas pelos quimicos, etc.
Não se iludam, que não é por aí...... ;)
deinhac
Membro Veterano

terça fev 03, 2004 4:17 pm

PauloC Escreveu:
Se o que estivesse a dar fossem os vegetais a Mafia mudava-se para os vegetais. Teriamos cada vez mais vegetais geneticamente manipulados, explorações agricolas onde a produção de cereais, vegetais, frutos, etc. seria levados ao máximo, com utilização de pesticidas, fertilizantes e quimicos diversos....com a consequente 'exaustão' das terras, a poluição da águas pelos quimicos, etc.
pois, infelizmente, mesmo com a máfia da carne a actuar com firmeza, também já existe uma máfia no comércio de vegetais... :?
isto é muito complexo...
deinhac
Membro Veterano

quinta fev 05, 2004 12:05 am

perderam o pio... :roll:

parece que a foto do vitelo vos chocou... pois é, quando enfrentamos a situação de frente, quando vemos as coisas como realmente sucedem, aí sim ficamos com outra noção. Ao saber como viveu aquele vitelo (que tão saboroso é no prato), se calhar já nao tem o mesmo sabor...
espero sinceramente que isso aconteça a quem tão veemente disse que este é ciclo da vida, etc, etc. Acontece que este não é o ciclo natural da vida... Eu nao quero acreditar que torturar os animais seja natural, que o ser humano lide com isso como sendo um facto absolutamente legítimo. Porque não é legítimo. E lamento que alguem considere isto como normal.

Penso que toda a gente deveria uma vez na vida olhar nos olhos de um animal que vive nestas condições... tenho a certeza que em cada um de nós algum sentimento de compaixao iria despoletar.
Despeço-me a acreditar que sim... ;)
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta fev 05, 2004 1:29 am

Olá! :)

Estive ontem a ler este e outros tópicos dos "Direitos dos Animais" e tenho pena que não se consiga manter um debate interessante acerca deste tipo de assuntos!

E não se consegue porque há muitos extremismos, a meu ver... a aisd dizia (não me lembro se era neste ou noutro tópico) que não é com vinagre que se apanham moscas e tem toda a razão!!!

É normal que muitos dos que aqui escreveram sintam-se revoltados, chocados ou pelo menos não indiferentes com o sofrimento dos animais, mas como a conversa assume extremismos de tais proporções que dá-se o efeito inverso...

É como uma corda: uns puxam para um lado, outros para o outro... no final, a corda parte, cada lado fica com a sua parte da corda e... fica tudo na mesma!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta fev 05, 2004 6:37 pm

Quer saber porque as pessoas acabam por desistir de debater estes temas? É por afirmações assim...
deinhac Escreveu: Ao saber como viveu aquele vitelo (que tão saboroso é no prato),
Então porquê eu não consigo comprar uma carne de vaca tenra e gostosa no nosso mercado, já há não sei quantos anos? É tão rija, aguada e sem paladar que eu já desisti de comê-la. Será que não temos produção industrial?
Como vê, as coisas não são nada lineares...
Sabe que eu não como, nem nunca comi, carne de vitelo. Questão de princípio. Mas se quiser comer uma boa carne de vaca, é à produção caseira (ou semi) que eu vou.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta fev 05, 2004 11:36 pm

Sem quere provocar ninguém, um lombo de porco de barrancos e aquele do talho perto de casa não têm nada a ver um com o outro.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta fev 06, 2004 5:21 am

CasadeAnaval Escreveu: Sem quere provocar ninguém, um lombo de porco de barrancos e aquele do talho perto de casa não têm nada a ver um com o outro.
e a bela costeleta de javali 8)
estes vegetarianos gostam é de sofrer... senão na se metiam no sexo tantrico :lol: :lol: :lol: :lol:

muita parra e pouca uva...
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”