Haverá animais com mais direitos que outros????

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jun 26, 2009 7:50 am

nicasxi Escreveu:
Native Escreveu: O cão é domestico, parte da familia, amigo e companheiro para os bons e muitos maus momentos...animal de companhia e estimação...a cobra é um hobbie e animal de estimação ;)
Sim , Native.
O que eu quis dizer foi que compreendo um pouco melhor o porquê de se pensar quase automáticamente em cão e gato quando se fala em direitos.... Não que uns sejam mais que outros, mas que para muitos de nós talvez não estejam equilibrados na balança ...
( nós , os que temos animais de companhia e animais de estimação )

Vou ser honesta...
Se ontem me fosse dado escolher entre o meu cão e a minha cobra... qual achas que tinha sido a minha escolha? :?
Se me fosse dado escolher entre uma das minhas cadelas e uma das minhas cobras a resposta Nicas seria exactamente igual à tua. Como se costuma dizer "cão é cão, os outros animais são bichos". O Cão é aquele animal especial que nos acompanha sempre, que mesmo quando é maltratado não larga o dono nunca, só tem um senão, duram pouco, muito pouco mesmo, são os nossos amigos, os nossos companheiros, que não reclamam nunca e para os quais está sempre tudo bem.

Eu também compreendo o motivo de me verem aqui para as minhas bandas como "a maluquinha das cobras" e ainda demorará muito a mudar essa mentalidade, mas o que é um facto é que nós, "os tais malucos" é que teremos que fazer para a mudar e quem sabe, talvez no tempo dos nossos netos seja tão banal ter um cão ou um gato como uma cobra ou um lagarto.

Em relação às associações, quem sabe se em breve não haverá pelo menos uma que recolha esse tipo de animais? :wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 26, 2009 7:59 am

kitten Escreveu:
Em relação às associações, quem sabe se em breve não haverá pelo menos uma que recolha esse tipo de animais? :wink:
Serecolher..mesmo que não possa alojar permanentemente..que possa reencaminhar já é muito bom :wink:

Mesmo que daqui auns anos seja mais comum ter uma cobra...nunca estará no mesmo patamar de afecto que um cão.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
piccolavolpe
Membro Veterano
Registado: sábado abr 04, 2009 5:04 pm

sábado jun 27, 2009 12:51 pm

Charlie2 Escreveu:
tarasofia Escreveu:Estes temas que movimetam paixões são sempres interessantes... por um lado parece consensual que as associações estão vocacionadas para cães e gatos porque estes são os mais populares e por consequencia os frequentemente mais abandonados. Por outro lado a moda dos exoticos pode ( como ja foi referido, e nomeados vários exemplos ) seguir o mesmo trajecto. De facto parece-me que é muito mais simples uma associação manter animais como cobras, do que cães, sem dúvida... é só uma questão de aparecer alguem que saiba cuidar destes animais e se dedique a esta causa ( ou um grupo de pessoas).
Mas a questão ainda persiste... afinal há mesmo animais com mais direitos que os outros, não há? Falou-se aqui de cães, gatos, cobras e ratazanas, iguanos e tartarugas... Mas, exceptuando uma referencia às coelhas pouco ou nada se disse sobre os direitos dos animais que nós comemos.

Volta e meia surge nas noticias casos de abandono de manadas de vacas, que acabam poe morrer à fome e à sede, porcos e cavalos, ovelhas... Casos extremos que culminam quase sempre com a morte por negligencia deste animais. E os culpados destes sofrimentos atrozes são punidos?
Quem se preocupa se o borrego servido na ceia de natal foi abatido após uma correcta insensibilização? que foi transportado e mantido com todos os cuidados por forma a minorar o seu stress?
E o leite que bebemos... quantas pessoas se lembram que para que nos possamos consumi-lo um bezerro foi separado da mãe à nasceça? e que por cada 100 bezerrinhos nascidos talves 1/4 morra antes da idade adulta??? Que grupos de 5/6 galinhas vivem em gaiolas com menos de 1m2 toda a sua vida produtiva, com as patas deformadas por estarem sempre em cima de rede, para produzirem ovos?

Eu como carne e bebo leite, mas questiono-me muitas vezes sobre as condições de vida dos animais que sacrificamos para a nossa alimentação. Penso que estes animais não devem ser esquecidos, pelo contrario mereciam muito mais a nossa atenção tendo em conta o que nos dão...
óptimo comentário Sofia.
Na verdade começo a ver alguma esperança para o problema que aqui expôs, pelo menos na minha área de residência existem já duas mercearias com produtos de origem biológica. Os ovos e vegetais que consumo são de origem biológica, mas quando falamos de carne, por exemplo, a coisa muda de figura.
A carne de origem biológica é sempre mais cara que a de aviário, e neste momento o país atravessa uma crise (e estou incluída nela) em que é muito difícil suportar as custas de uma alimentação 100% biológica que iria, obviamente, beneficiar os animais de consumo humano.
Acho que é difícil sensibilizar os responsáveis pelo abate de animais em massa porque eles somos nós, e com isto refiro-me á grande maioria (eu incluída) que compra carne em grandes superfícies, onde os animais carecem quer de uma vida ou morte digna.
Sempre que posso, sobretudo nas carnes vermelhas, tento comprar de origem biológica, pois além de serem melhores o próprio sabor é MUITO melhor, mas enquanto não houver um consenso entre preço qualidade tenho de me render ao inevitável.
Não concordo com a parte a azul. Milhões de pessoas no mundo são vegetarianas, vivendo saudáveis sem comerem carne.

Um exemplo? Na aldeia dos meus avós (paternos, perto da Serra da Estrela) há uma senhora que tem 105 anos de idade, perfeitamente lúcida, activa e que é vegetariana. Todos os dias, de manhã, vai apanhar lenha para cozinhar as suas refeições. Por vezes, quando estou a passear no campo, lá está ela com o seu saco a apanhar ramos e pinhas para levar para casa.

Obviamente que o seu estilo de vida também contribui para a sua saúde e longevidade. Não digo que tenha chegado a esta idade e nesta boa condição física e mental apenas por ser vegetariana. Ela não tem vícios, pratica exercício físico diariamente (a caminhada para ir buscar lenha). Mas é um bom exemplo de como se pode viver perfeitamente saudável sem comer carne. Não nos devemos conformar :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado jun 27, 2009 1:33 pm

Curiosa essa historia da tal senhora de 105 anos! Digo isto porque na terra dos meus pais também existe um Senhor de 103 anos que sempre fumou que nem um cavalo, e sem filtro, e ainda hoje dá as suas passinhas, e lá está para as curvas! No entanto, custa-me um bocado a concluir como máxima que se possa ter uma vida longa e saudável apesar de se fumar bastante! Sabe, é que um caso isolado é apenas isso, e não serve de exemplo para concluir nada! ;)
piccolavolpe
Membro Veterano

sábado jun 27, 2009 1:42 pm

Ainda bem para esse senhor! :wink: (com 's' minúsculo, pois com 's' maiúsculo reservo para me referir a Deus, embora não acredite que exista).
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jun 27, 2009 1:43 pm

Não concordo com a parte a azul. Milhões de pessoas no mundo são vegetarianas, vivendo saudáveis sem comerem carne.
mas eu estava apenas falar da relação qualidade preço da alimentação biológica VS culturas exaustivas (e convenhamos que são muito poucas as pessoas que podem cultivar os seus próprios alimentos e criar os seus animais, embora adorasse ver isso acontecer), não referi nada acerca de ser pior ou melhor comer ou não carne. Eu como carne porque gosto, e compenso sempre com vegetais e frutinha!
Para mim a alimentação mais equilibrada é a macrobiótica, que não rejeita a carne mas certos tipos de carne, mas isso não é apenas uma alimentação, é uma filosofia e forma de estar na vida.
piccolavolpe
Membro Veterano

sábado jun 27, 2009 1:47 pm

Interpretei "inevitável" como referindo-se à inevitabilidade de se comer carne :wink:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado jun 27, 2009 4:06 pm

piccolavolpe Escreveu:[

Não concordo com a parte a azul. Milhões de pessoas no mundo são vegetarianas, vivendo saudáveis sem comerem carne. :
E muitos mais são saudáveis a comer carne... 8)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado jun 27, 2009 5:51 pm

Penso que este tópico nada tem a ver com vegetarianismo.
Temos de nos habituar respeitar as opções alimentares de todos. Somos todos crescidinhos. Palavra de honra que já me mete confusão qualquer tópico vir dar nesta questão.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado jun 27, 2009 6:03 pm

Já somos dois...não percebo essa palhaçada de referir que milhões de vegetarianos vivem sem comer carne num topico sem nada a ver. Quem refere isso sem parar terá decerto um grande complexo de inferioridade.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado jun 27, 2009 6:21 pm

Ser saudável nada tem a ver com ser vegetariano ou não. Tem a ver com muitos factores incluindo o da hereditariedade, ambiente etc.

Quanto ao tópico, eu continuo a pensar que a melhor forma de se conseguir que as actuais associações disponham de algum espaço para repteis ou exóticos passará sempre pela disponibilidade de alguns amantes deste tipo de animais se juntarem e disponibilizarem-se para tratar deles. Porque não é qualquer pessoa que sabe como se lida com estes animais.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
U206
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 4:32 pm

sábado jun 27, 2009 6:34 pm

Desculpem, mas que tem este tópico a ver com vegetarianismo? Pelo amor de Deus, já enjoa falar disso... :roll:

Nem mais marijonscp, plenamente de acordo! :wink:
<p><strong>Cumprimentos do F&aacute;bio! ;)</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jun 28, 2009 12:24 am

U206 Escreveu:Desculpem, mas que tem este tópico a ver com vegetarianismo? Pelo amor de Deus, já enjoa falar disso... :roll:

penso que foi apenas um mal-entendido que foi rapidamente esclarecido e provavelmente se tivesse ficado entre os dois intervenientes não se tinha esticado tanto.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jun 28, 2009 11:57 am

Pois mas isto não é só uma janelinha de msn onde só estão dois intervenientes ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jun 28, 2009 2:43 pm

Charlie2 Escreveu:
U206 Escreveu:Desculpem, mas que tem este tópico a ver com vegetarianismo? Pelo amor de Deus, já enjoa falar disso... :roll:

penso que foi apenas um mal-entendido que foi rapidamente esclarecido e provavelmente se tivesse ficado entre os dois intervenientes não se tinha esticado tanto.
Isto se decidirmos ignorar que um destes dois intervenientes está sistemáticamente a querer " rebaixar" quem não é vegan e não consegue manter uma linha de pensamento que não conduza à sua " causa".

Mas voltando ao tópico:
Até nem era assim tão dificil recolher este tipo de animais. O espaço exigido não é assim tão grande. Pronto, está bem, as iguanas requerem um espaço maior, mas seguramente mais pequeno que a box de um cão ( não sei digo eu ).
Informação? Desculpem.... há às "carradas". Não me venham dizer que os " amigos dos animais " não têm tempo para vir à net.... :o
Na minha opinião? Falta vontade, isso sim...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”