Talvez nao tenha percebido bem, tambem é dificl explicar em escrita. Eu nao acho que a minha vida é mais importante que outra vida qualquer, todos temos o direito a viver e em condiçoes. Como hei-de explicar? Humm, por exemplo se tiver que escolher entre a minha vida e a de um cão por exemplo escolho a minha claro, não é ser egocentrico, até é coisa que nao sou, aliás penso mais nos outros do que em mim, mas é isso.Chamarrita Escreveu:sim, Rafael. Mas por ser verdade - desde que relativizada, claro, não há verdades absolutas e cada um tem a sua - não deixa de ser egocêntrico e especista...
Condições dos canis municipais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Eu entendi, não estava a dizer que o Rafael é egocêntrico, mas a atitude de valorizarmos a nossa vida em detrimento de outras, é.
É normal e próprio do ser humano, no que resta da nossa animalidade... mas não é correcto. E torna-se grave quando sobrepomos a vida humana em relação às outras espécies, que têm tanto direito a viver como nós, neste planeta cada vez menos azul... e sublinho VIVER, não apenas sobreviver.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Ah okay entao peço desculpa
Sim o que ha mais é gente que pensa que a vida deles vale mais que a dos outros. So pensam neles, neles e depois nos outros. Eu felizmente nao sou assim, penso muito nos outros, sempre fui solidario para com os outros.

Sim o que ha mais é gente que pensa que a vida deles vale mais que a dos outros. So pensam neles, neles e depois nos outros. Eu felizmente nao sou assim, penso muito nos outros, sempre fui solidario para com os outros.
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Nunca somos tão solidários como deveriamos ser... de alguma forma aflora o sentimento de superioridade. Há excepções, a madre Teresa, por exemplo, era verdadeiramente solidária. Sujeitava-se, experimentava o sofrimento do outro, sentia verdadeira compaixão: sofria com o sofrimento alheio. A maioria de nós não aguenta isso... 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Então vamos preocupar-nos com os animais quando? Quando no mundo já não existir mais nenhuma criança em risco ou sofrimento?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
Nem vale a pena, Tassebem...
contra a arrogância e a estupidez, há muito pouco que possa ser feito... 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Aquilo que escrevi não trata só de crianças, mas sim, de problemas sociais.Tassebem Escreveu:Então vamos preocupar-nos com os animais quando? Quando no mundo já não existir mais nenhuma criança em risco ou sofrimento?
Quanto as suas perguntas, eu respondo com uma pergunta, quando é que as pessoas em África vão deixar de passar fome?
Uma ideia para pensar, imaginando que o salário mínimo em Portugal fosse igual da Espanha ( se não estou em erro é de 624 euros), não estaríamos a diminuir o nº de animais abandonados e abatidos?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
Este tópico é sobre as condições nos canis municipais... Fome em África e salários são nos fóruns ao lado...
-
- Membro Veterano
Hmmm... e acha que quem abandona e abate os animais ganha o salário mínimo? acha que é mesmo por falta de dinheiro? ora aí está uma boa desculpa a acrescentar às alergias, bebés que nasceram, etc... "abandonei porque o salário mínimo é miserável" (não era quando adoptou ou comprou...)AlexandreMqs Escreveu:
Uma ideia para pensar, imaginando que o salário mínimo em Portugal fosse igual da Espanha ( se não estou em erro é de 624 euros), não estaríamos a diminuir o nº de animais abandonados e abatidos?

Não se preocupe alexandre que quem anda a dzier que salva vida de crianças não o fez decerto.AlexandreMqs Escreveu:Eu não estou a comparar valores de vida, estou sim, a definir prioridades.Chamarrita Escreveu:Acha que a vida deles vale menos? com base em quê?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Bem, você não quer admitir nada.Chamarrita Escreveu:Hmmm... e acha que quem abandona e abate os animais ganha o salário mínimo? acha que é mesmo por falta de dinheiro? ora aí está uma boa desculpa a acrescentar às alergias, bebés que nasceram, etc... "abandonei porque o salário mínimo é miserável" (não era quando adoptou ou comprou...)![]()
Existem muitas pessoas que por causa do seu baixo rendimento não podem ter um animal.
Existe pessoas que abandonam os seus animais porque não têm dinheiro para os manter.
Quem tem o salário mínimo, raramente adopta pois muitas vezes o dinheiro não lhe chega quanto mais para ter um animal. Mas a diferença de 150euros por mês é muito.
Se resolver alguns problemas sociais, estará a resolver alguns problemas dos animais.
Enfim...já não vou bater mais na mesma tecla.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Chamarrita Escreveu:sem dúvida: as pessoas são um problema grave, quando comparam alhos a bogalhos. Ou não viessem as criancinhas à baila... Olhe, eu sou professora, faço a minha parte, e isso não exclui ajudar animais em sofrimento. E o senhor, quantas crianças já salvou?

Se é de arrogancia que falamos...

E em que é que ser professor diminui as falhas sociais ?????
Misturar alhos com bugalhos é precisamente o que a Chamarrita está a fazer. Quando não consegue perceber que enquanto houverem lacunas tão grandes na educação, por exemplo, isso se vai estender a outras áreas, aos animais, outro exemplo .
Como é que se vai exigir a um estado/governo que invista nos animais , seja campanhas de sensibilização , seja em melhores condições dos canis municipais, e paralelamente temos a pobreza a aumentar? É professora: sabe quantas crianças vão para a escola absolutamente em jejum ? Sabe quantas comem uma só refeição por dia , na escola ?
Mas isso é secundário , não é? Importante é fazerem-se obras no canil para os cães viverem melhor os ultimos 8 dias da vida que lhes resta.
Os anos de vida das crianças ... que esperem .
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Penso que as condições de vida de muitos animais poderiam melhorar, em termos de vacinação, saúde, alimentação, se as pessoas tivessem mais dinheiro.
Mas não penso que o problema do abandono tenha essencialmente a ver com isso. Tem a ver com mentalidade. E isso só pode mudar a médio prazo, por acção dos pais, dos professores, no caso das crianças, e de campanhas de sensibilização, no caso dos adultos. E através de fiscalização do cumprimento das leis que já existem, que é coisa que não se faz hoje em dia.
Não há dinheiro para isso? Claro que há. Era menos uma rotunda, uma acção «coltural», um cargo de adjunto para um familiar ou amigo, um mês ou dois de prémios. Não há é vontade, porque não dá votos. Quando os políticos começarem a sentir que muitos votos lhes fogem por causa disso, vão ver se não se preocupam mais com o bem-estar dos animaizinhos.
Mas não penso que o problema do abandono tenha essencialmente a ver com isso. Tem a ver com mentalidade. E isso só pode mudar a médio prazo, por acção dos pais, dos professores, no caso das crianças, e de campanhas de sensibilização, no caso dos adultos. E através de fiscalização do cumprimento das leis que já existem, que é coisa que não se faz hoje em dia.
Não há dinheiro para isso? Claro que há. Era menos uma rotunda, uma acção «coltural», um cargo de adjunto para um familiar ou amigo, um mês ou dois de prémios. Não há é vontade, porque não dá votos. Quando os políticos começarem a sentir que muitos votos lhes fogem por causa disso, vão ver se não se preocupam mais com o bem-estar dos animaizinhos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
E para não falar só nas criancinhas :
Com que moralidade vamos exigir a um estado / governo que invista uma parte do dinheiro que descontamos em obras nos canis quando os nossos reformados , que recebem uma miséria , correm o risco de a qualquer momento chegar á farmácia e esta se recusar a vender-lhe com o desconto os medicamentos que lhes são fundamentais, porque o estado simplesmente não lhos paga tambem ?
Quando os nossos idosos se deixam morrer ao abandono por não haver infraestruturas que os acompanhem e amparem nos ultimos dias da vida que lhes resta?
Quando os nossos " menos capazes " se deparam diáriamente com obstáculos intransponiveis para uma vida mais digna ?
Muito sinceramente, prefiro que o dinheiro que todos os meses sou obrigada a dar seja primeiramente utilizado nestas áreas...
Com que moralidade vamos exigir a um estado / governo que invista uma parte do dinheiro que descontamos em obras nos canis quando os nossos reformados , que recebem uma miséria , correm o risco de a qualquer momento chegar á farmácia e esta se recusar a vender-lhe com o desconto os medicamentos que lhes são fundamentais, porque o estado simplesmente não lhos paga tambem ?
Quando os nossos idosos se deixam morrer ao abandono por não haver infraestruturas que os acompanhem e amparem nos ultimos dias da vida que lhes resta?
Quando os nossos " menos capazes " se deparam diáriamente com obstáculos intransponiveis para uma vida mais digna ?
Muito sinceramente, prefiro que o dinheiro que todos os meses sou obrigada a dar seja primeiramente utilizado nestas áreas...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson