Condições dos canis associativos

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo set 05, 2010 12:44 pm

quanto ao "depósito" infelizmente falhei uma palavra, já está emendado. É um depósito de animais...
buzio
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 12:44 pm

isso é na rua, há as instalações e lá fora o canil antigo.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo set 05, 2010 12:51 pm

Repare-se - não quero de forma nenhuma faltar à verdade.
Os canis das associações que referi estão abertos ao público e, se lá forem, vão dizer que não têm condições (casos da APCA, quinta Carbonne).
Mas vão mudar de instalações e acho que devo dar o benefício da dúvida.

A UZ conheço mal - é grande.
Conheço melhor o gatil.
Não sei como o Vasco pode dizer que os gatos estão mal na UZ.
Estão em duas salas enormes (um espaço só para FIV e FELV), à solta, com caminhas e brinquedos.
Só se as coisas mudaram muito nestes últimos meses...
Há cães que andam livres no espaço da associação.
Os restantes são 4 ou 5 por box.Parece-me razoável.

O que conta, é que uma associação não é, nem deve ser, um depósito de animais.
Toda a associação encara os seus animais como visitantes de passagem.
O objectivo é arranjar-lhes donos.
Se é possível ? Só tentando se pode saber.

E não são só os jovens e bonitos que saiem para uma casa.
O coração das pessoas muitas vezes escolhe o sarnento, o perneta, o velho, o desgraçado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

domingo set 05, 2010 12:56 pm

aisd Escreveu:
Não sei como o Vasco pode dizer que os gatos estão mal na UZ. .
Eu disse que os gatos estão mal ? onde ? Eu até fui insultado em tempos por pessoas deveras bem educadas por ter dito que a UZ está muito melhor....Deve estar a confundir-me com alguém de um grupo de pessoas que queria tomar posse da gestão do gatil da UZ.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo set 05, 2010 1:16 pm

Fui eu que disse. Quem conhece a natureza de um gato. Quem gosta de gatos, vê que aquilo é horrivel. Não deixava lá um unico animal, prefiro uma colónia controlada de rua.
E não quero, nem pretendo tomar de assalto coisissima nenhuma. A assaltar, sería um banco.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoMV
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 1:18 pm

Eu disse do assalto por há uns anos houve uma campanha contra o gatil da uz e pensei que a aisd estava a confundir com isso.
LuMaria
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 1:37 pm

O que eu reparo é que basta uma boxe, uma cama, alimento e água. Uma festa por dia. Um passeio por semana e uma escovadela por mês, para o animal estar bem cuidado. Pois temos pena, cães e gatos não são animais de criação. São animais de trabalho e companhia com necessidades muito mais complexas que uma galinha.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

domingo set 05, 2010 4:21 pm

Boa tarde

Eu conheço vários canis ( como voluntária) seja municipais sejam de associações...... Nalgumas associações como a APCA e o Núcleo de Sintra
conheço as pessoas que estão á frente das associações ( D. Natália e D. Isabel), a quem tiro o chapéu, pelo amor e carinho que tratam os animais...
Na APCA, não estão em boas condições, são muitos animais para o espaço que têm, mas e existe um mas, não cruzaram os braços, e já têm um terreno para a construção dum novo canil, e muito têm lutado por isso, nunca desistiram nesta luta pelos animais, fazem campanhas, têm uma loja onde vendem artigos, tudo para angariar verba para ser possível o mais breve os cães estarem bem.... deixo um abraço muito apertado á Natália, e a minha grande admiração pelo trabalho que tem feito, com a ajuda de voluntários, que em todas as horas livres vão passear os seus afilhados, esta apesar de ainda não ser perfeita, considero uma associação , muito positiva.

O Núcleo, que funciona numa área que foi uma herança de família, para quem não sabe, a Isabel era criadora, e ao ter este espaço, em vez de o vender para proveito próprio, resolveu usá-lo para o bem estar dos animais. Admiro a sua coragem, a sua dedicação, o seu carinho pelos animais, e considero uma associação pela positiva.

Os Bons Amigos da Golegã, espaço que estou ligada mais recentemente, é uma associação, que tem uma empregada da C. M. da Golegã, a tempo inteiro que trata diariamente dos cães, a Domingas ( pessoa que gosta dos animais, que se preocupa, e que faz um trabalho admirável), a D. Ana ( presidente da associação), uma pessoa admirável, aqui são todos os cães recolhidos, os que estão doentes são tratados, é uma luta para conseguir verba para alimentação, cuidados veterinários ( todos são tratados), estão todos vacinados e desparasitados, as cadelas são adoptadas esterilizadas..... os cães estão limpos, penteados, as instalações são boas comparadas com outras, ainda á pouco tempo a C.M. colocou cimento numa área de passeio dos cães, que é bastante grande.....
Podem ver nas fotos:
Imagem

Imagem

Como em tudo perfeito nada é nesta vida, o ideal seria não existir abandonos, não existir cães em canis ( mas isso só em sonho), o que não podemos é baixar os braços e desistir dos nossos amigos, cada um de nós ajudar naquilo que podemos e dar um pouco do nosso tempo, e não ser só atrás dum PC, já é bom.
Esta associação, considero pela positiva.... por tudo. temos cães lindos, divulguem os nossos cães pelos amigos e conhecidos, já é uma forma de ajudar a associação, e ajudar estes abandonados a ter uma família e uma casa, que seria o ideal para todos eles, mesmo para aqueles que estão em canis municipais ou de associações.....
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
VascoMV
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 4:59 pm

[obrigado pela participaçºão. os cães estao ao ar livre?
buzio
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 5:36 pm

na golegã têm alguns canis semi - cobertos (com casa em que cabemos lá) e alguns canis de meia lua. uma sala que era de quarentena (acho que ainda é), o wc e pouco mais. Os canis cobertos são bem grandes, não como as mini box da maioria dos canis e os cães costumam ser soltos nesse espaço que se vê. Apesar de terem condições para poucos cães (continuo a dizer menos é mais) conseguem fazer um bom trabalho.
De todos, apesar de pequeno e da localização, é dos melhores que já vi, não sendo um hotel de 5****.
Mas olhem, nem é difícil de ver. Basta olhar para os cães. cães em piores condições não têm nem o mesmo aspecto nem a mesma expressão facial descontraída do que um animal que tem as condições mínimas apresenta.

Voltando À UZ, também acho um canil pequeno para a quantidade de animais que alberga, apesar de ter melhorado com o passar dos anos (volto a referir que já não vou lá há uns 4 ou 5 anos - trabalhei ao lado).

A Uz antigamente tinha todos os cães misturados, doentes com saudáveis. entregaram-me um cão para as mãos quando e tinha 14 anos que nem sequer era para mim, só tive de mostrar o BI. Cheguei a ver (não me contaram) gatos bebes albergados na sala de vet à mercê de todas as doenças e mais algumas, e chocou-me como tratavam mesmo os corpos, já que para eu ver os gatos, a senhora pegou numa pata de uma cadela morta que estava em cima da mesa (já em rigor mortis) e mudou para uma prateleira para eu ver os gatinhos. Chocou-me aquela degradação toda das instalações.
Mais tarde assisti a alguma pavimentação, à construção do corredor de gatis e muitas obras que foram feitas (não as suficientes) e realmente melhorou muito em 20 anos. Mas, para mim, está longe de ter condições mínimas para albergar todos aqueles animais.
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 05, 2010 6:18 pm

Olá VascoMV

Não os cães não estão ao ar livre, este espaço que mostrei , foi á pouco tempo cimentado, como já referi, pela C. Municipal.Aqui os cães são soltos para correrem, enquanto os canis são lavados, um a um, conforme estão agrupados por canil.
os canis não são lavados com os cães lá dentro, conforme já vi em alguns sítios....

Os canis têm um espaço fechado e outro aberto......
estes canis que se vê por trás, da foto abaixo é para quando os cães entram na associação, até irem ao veterinário ver se está tudo bem com eles, e só depois são misturados com outros cães.....

Imagem

fotos dos canis ( não dá para ver bem )

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na foto abaixo, a casa que se vê, é onde estão as rações, medicamentos, etc.....

Imagem

Ainda existe outra casa, onde são colocados os cães em tratamentos, mas não tenho nenhuma foto que mostre, é ao lado da casa das rações...
como podem ver , dentro do mal que é , ser um canil, os cães são tratados com dignidade e carinho....
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo set 05, 2010 7:03 pm

Vejo que há muita gente que há que anos que não põem os pés numa associação e falam como se tudo estivesse na mesma.

Mais valia irem visitar e, já agora, deixarem umas latinhas de patê ou quaisquer outras pequenas coisas que as associações necessitam sempre.
Talvez limpassem as vossas cabeças de imagens que já não correspondem à realidade.

Dizer mal é fácil.
Verificar a realidade dá mais trabalho...
Ajudar as associações a fazerem o seu trabalho mais e melhor, ainda mais trabalho dá.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
VascoMV
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 8:20 pm

aisd Escreveu:Vejo que há muita gente que há que anos que não põem os pés numa associação e falam como se tudo estivesse na mesma..
Está a falar de si mesma decerto. Aliás visto que tem dificuldade até em saber quem disse o quê, sugeria que repensasse essas suas afirmações bombásticas...
LuMaria
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 8:45 pm

Não sei a quem se refere concretamente aisd, mas está enganada. Está enganada. Se calhar o conceito de bem ou mal é diferente de pessoa para pessoa. Eu penso nas necessidades da espécie e se elas são satisfeitas ou não. É que salvar só para dizer que não morreu é no minimo inquietante.
E pergunto, se acontecesse alguma coisa meteriam os vossos animais numa boxe de uma associação? Gostariam de os ver lá? Ficariam em paz e tranquilos?
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 05, 2010 9:09 pm

LuMaria

Claro que não gostava de ver os meus cães dentro duma boxe numa associação, mas dentro daquilo que conheço de canis e associações, a associação da Golegã não é má, comparando com outras, não é o local ideal seja para que cão for, é por isso que tentamos que os cães arranjem donos depressa, é feito campanhas, divulgação dos cães para que depressa arranjem uma família, mas pelo menos, têm espaço, alimentação, cuidados veterinários, mas sobretudo carinho para tentar que sejam felizes.....

e existe um grupo de pessoas, presidente da associação, e voluntários, que apesar de irem com o coração nas mãos quando os deixam, sabem que têm uma funcionária que os adora, e todos juntos não baixamos os braços nem os esquecemos, para que tenham um final feliz. Toda a minha vida ajudei cães abandonados, em todos os locais onde vivi, mas agora ainda tenho mais vontade de continuar, não esqueço aqueles olhares quando saio a porta, nem as lambidelas deles.....não esqueço o " Pretão" - Azeviche, doce, meigo, companheiro mas que ainda não tem uma casa, é o nosso " menino do lixo", gosto de todos mas o Azeviche está no meu coração.....

E está muita coisa má em Portugal, sejam em relação aos cães, ás crianças, aos idosos, mas cada qual luta por aquilo que acredita que pode fazer alguma diferença, não fazemos nada, e ficarmos parados, isso não...e só reclamar mas não mexer uma palha, não.... pelo menos eu não.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”