Caça...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta jun 30, 2004 4:57 pm

Caro Jordan (penso ser caro e não cara ;) ),

Já percebi que é uma pessoa preocupada e principalmente consciente.

Eu quando refiro a caça como um mal menor, lembro-me essencialmente que a luta passa por não causar um sofrimento prolongado e desnecessário a um animal. Pelo menos os animais caçados, puderam viver em liberdade, o mesmo não aconteceu com os outros.

Digamos que, precisando nós de alcançar um determinado patamar, a caça estará depois da conciencialização para o respeito que um animal merece, mesmo sendo visto como um alimento.

Repare, o que mais me faz sofrer, não é a morte, pois isso é o que temos de mais certo, a partir do momento em que nascemos. É sim, um sofrimento prolongado e uma morte dolorosa.
Quando isto acabar, aí vamos conversar com os caçadores (os minimamente conscientes). Porque quando isto acabar, é sinal que as mentalidades já estão a mudar.
Até lá, não vale a pena tentar alcançar o "S", se ainda não chegámos sequer ao "H".

Eu acredito num mundo cor de rosa :roll: e esse direito, ninguém me tira. Sei que não vou estar viva para ver, mas quem sabe os meus netos... duma coisa posso ter a certeza: o meu contributo, está dado! ;)
Todos, ou quase todos os dias, sensibilizo pessoas. Porque tenho essa oportunidade, uma vez que lido com público. Poder passar a mensagem, já me deixa feliz. E é tão simples, quanto o abordar da questão da dieta para emagrecer.Uma vez que a minha actividade está ligada à arte corporal, a preocupação com a linha, está sempre presente.

Não espero uma mudança repentina, mas sei que a partir daquele momento, uma luz se acendeu na cabeça dessa pessoa.

As pessoas, estão cada vez mais abertas à mudança, acreditem.

Fiquem bem ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 01, 2004 3:52 pm

Esperemos bem k sim :o
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jul 03, 2004 9:17 am

Olá a todos

Depois de ler todo o tópico (ufa ...) passo agora a tecer as minhas considerações.

Convivo diariamente com caçadores e caçadoras, faz parte das minhas obrigações profissionais, ora bem, neste grupo há que distinguir os Caçadores, dos caçarretas.
Passo a explicar, o Caçador é aquele que tem consciencia daquilo que faz, que sabe manusear correctamente uma arma, que não atira a tudo quanto mexe (outros caçadores, cães, etc), que trata bem, ou melhor, muito bem os seus cães e que muitas vezes vai à caça pelo prazer do convívio e muitas vezes nem caça nada.
Depois há os outros, os caçarretas, aqueles que vão à caça no defeso, que caçam com furão, que atiram a tudo quanto mexe, que não têm a mínima noção do que é uma arma, que vão à caça de noite, tratam os seus cães pessimamente (há que dizer que para eles o cão só tem utilidade na época de caça) se o cão não presta abandonam-nos, destroem tudo por onde passam, entram nos pomares comem e estragam, caçam ao lado das casas (no regime de caça livre) e no final para remate dum dia excelente, fazem uma grande almoçarada e bebem os copos.

Infelizmente dos caçadores que conheço, e acreditem que são muitos, 70% são caçarretas.
Ora na minha modesta opinião é com este ultimo grupo que é necessário acabar, mentalizar nem vale a pena tentar.

Não estou a defender a caça nem os caçadores, não gosto de comer carne de animais bravos, sejam eles javalis, coelhos, lebres, tordos, etc., etc., etc., mas também não compartilho a opinião dos radicalistas que dizem que se deve acabar pura e simplesmente com a caça.

Contráriamente ao que foi dito atrás, o ser humano também é carnívoro, ou seja eu aprendi que o ser humano é omnívoro, ou seja, come carne, peixe, vegetais, etc., etc..
Eu como carne, adoro um bom bife de vaca e também tenho consciência de como são tratados os animais a caminho do matadouro e no matadouro, quando eu era menina em casa dos meus avós havia galinhas, patos e coelhos, galinhas e patos matei muitos, coelhos nunca fui capaz, talvez pela forma de matar.

Essa história de que matar para comer não faz mal é uma história muito mal contada, para comer não é necessário matar, a não ser que nos lembremos que a alface também é um ser vivo, qualquer pessoa pode perfeitamente passar ao regime vegetariano sem que isso lhe traga qualquer mal para a saúde, há quem diga que antes pelo contrário.

Não sejamos radicalistas e sejamos conscientes, a caça não vai acabar nunca, só se forem extintas todas as espécies, o que temos que tentar é informar, esses tais ditos caçarretas que tudo quanto voa não é para matar, tudo quanto anda no chão não é para atirar, os cães são nossos companheiros sejam eles bons para a caça ou não, mas isso é complicado, muito mesmo.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado jul 03, 2004 3:19 pm

Tenho estado a acompanhar o tópico desde que foi lançado e, por momentos, até pensei que estivesse encerrado e que tivesse ficado tudo em paz. Engano meu...
A caça ajuda na preservação da natureza e na preservação de muitas raças de cães. Assim, acho qeu deve ser controlada, aceite (se não apoiada). O caçador vai à caça porque gosta e de gostos e cores não se discute.
O ideal seria que toda a carne que comessemos fosse caçada: havia menos animais a sofrer, uma natureza mais ordenada e correctamente mantida.

(nota: vegans deste fórum, converteram-me! Já deixei as aves e estou a abandonar o porco. Em breve só vegetais...)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sábado jul 03, 2004 6:48 pm

ladyxzeus Escreveu: (nota: vegans deste fórum, converteram-me! Já deixei as aves e estou a abandonar o porco. Em breve só vegetais...)
:) sabes que há pouco tempo, estive para adoptar um porquito ;)
Estão acima do cão em termos de inteligência e sempre foi o meu sonho ter um porco para encher de beijos e apertões :lol:
A decisão foi adiada, porque entretanto apanhei uma cadela da rua (a Morgana).

Recorda sempre, que a alimentação de um vegetariano, inclui soja e não apenas saladas, como muitas pessoas imaginam.

beijocas
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jul 04, 2004 12:30 pm

ladyxzeus Escreveu: Tenho estado a acompanhar o tópico desde que foi lançado e, por momentos, até pensei que estivesse encerrado e que tivesse ficado tudo em paz. Engano meu...
A caça ajuda na preservação da natureza e na preservação de muitas raças de cães. Assim, acho qeu deve ser controlada, aceite (se não apoiada). O caçador vai à caça porque gosta e de gostos e cores não se discute.
Ora bem, só faltavam cá mais estas pérolas!

Haja Deus!!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jul 04, 2004 3:33 pm

Miadores Escreveu:
ladyxzeus Escreveu: Tenho estado a acompanhar o tópico desde que foi lançado e, por momentos, até pensei que estivesse encerrado e que tivesse ficado tudo em paz. Engano meu...
Ora bem, só faltavam cá mais estas pérolas!

Haja Deus!!!
Não é haja Deus, é haja respeito por opiniões diferentes das nossas...e por gostos diferentes dos nossos, desde que esses mesmos sejam praticados com respeito pelos seres vivos e natureza que nos rodeia.
Compreendo que seja anti-caça, mas não se esqueça que o fanatismo e as posições ditatoriais não levam a lado nenhum. Se a mim não me vêm chatear para eu ser caçadora, não vejo motivos para chatear quem o é por gosto mas com respeito e seriedade. Maus tratos e má conduta já são outra historia.
Sei que se pudesse proibia a caça, não é? Agora pense se proibissem os animais de estimação nos apartamentos como lei geral...gostava? Não pois não? Mas se calhar quem lançava essa proibição lá teria as suas razões...
A vida não é linear.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 4:39 pm

Não me parece que gostar de vermelho e não de amarelo ou verde, de andar de calças em vez de saias, preferir o campo à praia, ir ao teatro em vez de ir ao cinema, and so on, se possa equiparar ao gosto de matar outros seres vivos, e de gozar com o seu sofrimento e morte.
Por essa ordem de ideias, teríamos igualmente de respeitar o gosto por violar, torturar, trucidar, matar, (vamos dar ao mesmo, à morte) que alguns manifestam em relação aos seus semelhantes. Afinal de contas são gostos, não é? e os gostos respeitam-se.
Ou é diferente por não serem humanos?? Esquecia-me desse pequeno pormenor.
Mas o mais engraçado é isto
desde que esses mesmos sejam praticados com respeito pelos seres vivos e natureza que nos rodeia
Matar um ser vivo é respeitá-lo, claro está!
Também vai dizer que não há nenhuma contradição?

E, é óbvio que, também a proibição da caça é igualzinha a proibir animais em apartamentos, tudo ao mesmo nível! Porreiro!

Volto a dizer: Haja Deus!!
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo jul 04, 2004 5:16 pm

Boa Tarde

Gostava de informar aos mais incautos e distraidos, que a caça é uma actividade legal, regulamentada e que sobretudo permite fazer sobreviver muitas familias num Portugal que a muitos nem passa pela cabeça que existe.

Continuação de bom fim de semana

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Miadores
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 6:14 pm

Ora bem, meu caro, e eu também informo que a posse e comércio de escravos também era uma actividade perfeitamente legal, sustento de muitas e honradas famílias, bem como o direito de cunhar moeda, de prima notte, direito de vida e morte sobre os filhos, sei lá eu que mais .... Foram todas actividades perfeitamente legais!!
FORAM! faço-me entender?
E porque é que deixaram de ser?
O argumento do que é - presente - não é nada! Tudo muda, já se deu conta disso? Ou também é distraído e/ou incauto?
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 9:11 pm

Miadores Escreveu: Ora bem, meu caro, e eu também informo que a posse e comércio de escravos também era uma actividade perfeitamente legal, sustento de muitas e honradas famílias, bem como o direito de cunhar moeda, de prima notte, direito de vida e morte sobre os filhos, sei lá eu que mais .... Foram todas actividades perfeitamente legais!!
FORAM! faço-me entender?
E porque é que deixaram de ser?
O argumento do que é - presente - não é nada! Tudo muda, já se deu conta disso? Ou também é distraído e/ou incauto?
Isto do é ou do ser é tudo menos argumento. A velha questão de sempre... Se quer discutir traga argumentos novos e válidos, não o de sempre.

Tiago
Miadores
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 11:30 pm

Essa é boa!!! Mas você sabe ler e interpretar?
Eu respondi-lhe à sua objecção! e até ultrapassou.
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jul 04, 2004 11:39 pm

Noites,

E para satisfazer a minha curiosidade porque razão somos contra a actividade venatoria?

Saudações
Nanci
Última edição por CindelP em segunda jul 05, 2004 12:01 am, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano

domingo jul 04, 2004 11:41 pm

Ja percebi que conjuga a verbo ser na perfeição... quanto ao topico em discussão não vi nada de novo... tipico.

Uma boa semana

Tiago
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda jul 05, 2004 12:29 pm

CindelP Escreveu: Noites,

E para satisfazer a minha curiosidade porque razão somos contra a actividade venatoria?

Saudações
Nanci
oi

Acho que "somos" contra a actividade venatória porque o matar com uma espingarda é um acto deliberadamente cruel e ninguém deve ter prazer na morte de um animal.
Mas em contrapartida como não me parece que "comamos" animais vivos, já não faz mal nenhum aquilo que as vacas, porcos, borregos, etc., passam para chegar ao matadouro e o que sofrem até ser mortos, esse sofrimento já não faz mal nenhum porque, pelo que eu compreendi, é para a nossa alimentação e ninguém pode negar que um bom bife de vaca é do melhor.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”