Matar animais é natural

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça abr 26, 2005 3:10 pm

LuMaria Escreveu:Já agora faço uma pergunta honesta àqueles que tanto atacam os vegetarianos, com toda a certeza não teriam nada contra o abate, consumo e utilização de pele de cães , pois não? Não vos causaria qualquer tipo de aflição começar a consumir um bom bife de boxer ou quem sabe, comprar um belo cachecol de São Bernardo? Quem sabe, um belo cinto de pele de Pit bull? Porque é que não fazem uma boa churrascada de cãezinhos de leite? Devem ser tão bons como o leitão? Porque não começar a comer os cães vadios? Parece-me uma boa fonte alimentar. Algo contra o consumo de cães?
Olá. Não me faz confusão que se comam cães ou cavalos ou patos ou coelhos ou antílopes. Há quem os como e respeito. Eu, pessoalmente, não como porque:
lido demasiado com cães e cavalos para os comer;
patos e coelhos fazem-me uma grande confusão, não sou capaz de os comer;
antílopes não são criados em Portugal.
etc.
Se quer saber (não quer, mas eu digo à mesma) também não como frango nem porco. Por duas razões:
não gosto (podem dizer que sou herege. Não gosto! Prefiro bróculos!)
acho que de entre todos os animais criados para consumo são aqueles que estão num estado pior em termos de maus-tratos. (não quer dizer que isto seja verdade. É mais uma coisa para que ninguém me obrigue a comer estes bichos).

Quanto a peles, não me impressiona nada pele de cão, de chinchila, de gato, do que quer que seja. Não concordo com a produção intensiva desses animais para as peles nem com a sua caça, em exclusivo para pele. Mas, se por exemplo, um cão nosso nos morrer, já não precisa mais da pele, não é? Nem do corpo em si, pois não? Assim sendo, assim que possível, todos os animais que eu tenha vão directos para a faculdade para que possam dissecá-los, se forem precisos. Desde que depois me devolvam a pele, que alguns têm-na tão bonita que é um desperdício.

(nota: não estou a ser irónica, é mesmo isso que tenciono fazer, porque vai de encontro à cultura que eu criei para mim. ;) )
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 26, 2005 3:16 pm

[quote=Arcanjo]
Boas!!

Epa...conforme a fomeca!! que coisa...poxa...perguntas dessas merecem respostas destas!!

Arcanjo
[/quote]

Peço desculpa a quem respondeu depois, mas a minha 2ª intervenção veio a propósito desta resposta. ;)
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça abr 26, 2005 3:32 pm

mas a sua 2ª intervenção contém elementos que explicitamente a colocam como posterior à minha resposta (a questão cultural e as famosas formigas), pelo que, aparentemente, também considera a minha resposta como "desconversa". Qual foi a parte que não percebeu?

Outra coisa, o facto de já ter provado as iguarias que menciona não fazem com que a questão cultural desapareça. Continua a ser por uma questão cultural que não consumimos cão. Essencialmente.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 26, 2005 3:41 pm

Quando respondi pela 2ª vez ainda só havia uma resposta. Penso que já lhe deve ter acontecido o mesmo, daí o meu pedido de desculpas, a sua resposta é coerente, uma questão de cultura, parece-me bem! Não fique tão aborrecido, porque pelos vistos respondemos ao mesmo tempo. ;)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça abr 26, 2005 10:26 pm

LuMaria Escreveu: Fui muito precisa na pergunta e gostava que o fossem nas respostas, algo contra o abate e consumo de cães? Não é preciso desconversar para responder. Estão preparados para consumir carne de cão? Porque não é uma questão de cultura, já comi gato, já comi cavalo, já comi as famosas formigas em África ( pitéu ), já comi cágado, tartaruga, cobra e um sem número de outros animais, porque gosto de experimentar. Hoje em dia não como nenhum porque assim decidi. Agora, colegas da arca, sejam coerentes nas respostas, preparados com certeza para dar uma trinca nos cães, não?
Olá

Animais que já comi:

Cão (guisado não dei por nenhuma diferença em relação à cabra de chafana)
Gato (à caçador)
Crocodilo (na brasa e cozido, não faz o meu género, comprado na Makro sabor intenso a peixe e a 7 contos o Kg)
Rã ( de cebola de tomatada e grelhadas um autêntico pitéu)
Cobra ( canja e grelhada, bué da bom)
Gafanhoto (fritos, bom sabor para a cervejola)
Burro (de qualquer maneira)
cavalo (idem, especialmente a costela de potro em sangue e óbviamente grelhada)
Gaivota (estufada, mesmo assim rija como aço e com sabor muito intenso a peixe)
Gaivito (estufado e com o sabor a peixe menos intenso)
Tubarão (em Sesimbra, muito idêntico ao bacalhau seco, cozido com grão, um mimo)
Rato (?)( quase de certeza, já que é uma iguaria chinesa)
Ouriço (grelhado,um espanto)
Baleia ou cacholote ( já não me lembro muito do sabor, mas era um pouco adocicada)
Além dos triviais, como é logico.
Um abra&ccedil;o
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça abr 26, 2005 11:03 pm

LuMaria Escreveu: Algo contra o consumo de cães?
Absolutamente nada... até pode ser a solução para o abandono... não se deita comida fora com tanta fome que há no mundo...

Aliás já comi...

Cão
Capivara
Cachalote
Toninha

(estes 3 últimos não eram espécies protegidas na altura)...

Preocupam-me mais as condições de abate do que a espécie animal...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 27, 2005 8:18 am

Aqui não posso estar de acordo.

Acontece que considero os cães, os gatos,os passarinhos, burros e cavalos como amigos.
Eu não como os amigos.
Se comesse também podia comer pessoas - qual é o problema ?
Também são comida.

Mas tenho inibição de consumir animais que ontem eram lá de casa, que eu mimei e amei e, por extensão, os seus semelhantes.
Se vocês não têm, ainda bem para vocês.

Em situações extremas de sobrevivência as pessoas também se comem.

Não é razão suficiente para criar pitéus com elas...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta abr 27, 2005 9:08 am

Olá
aisd Escreveu: ...
Eu não como os amigos.
Se comesse também podia comer pessoas - qual é o problema ?
Também são comida.
Não vou comentar ;).
Mas tenho inibição de consumir animais que ontem eram lá de casa, que eu mimei e amei e, por extensão, os seus semelhantes.
Se vocês não têm, ainda bem para vocês.
Diferenças de formação

Sem querer ser grosseiro... mas nada como vê-los crescer e advinhar-lhes o futuro.
Não é razão suficiente para criar pitéus com elas...
Quanto a mim, esta é a razão fundamental da nossa superioridade em ralação a todas as outras espécies.
Fazemos sexo porque gostamos e não por puro instinto reprodutor.
Comemos e bebemos para saciar as nossas necessidades mais básicas, mas como evoluímos bebemos e comemos muito para lá dos limites da lógica da sobrevivência, apenas por puro prazer. Isto só é possível porque somos a mais inteligente das espécies.
Claro que há uns milhões de seres humanos que morrem de fome e muitos mais não têm acesso a àgua potável e muitos, muitos mais vivem em extrema pobreza. Em Portugal são 200 mil a passar fome, dizem, mais isso é porque de entre os inteligentes, há outros mais espertos e os inteligentes não o são tanto.
Última edição por gary em quarta abr 27, 2005 10:09 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta abr 27, 2005 9:49 am

aisd Escreveu: Eu não como os amigos.
A necessidade aguça o engenho... e quebra muitas barreiras! Bem sei que estavam mortos mas, veio-me à lembrança aquela queda de um avião nos Andes que transportava uma equipa de rugby uruguaia.
Aqui e agora é inimaginável.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta abr 27, 2005 2:41 pm

Boas!

O que vai de encontra à minha resposta...

É conforme a fomeca...

Falar de barriga cheia é sempre diferente.

Arcanjo
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 27, 2005 5:03 pm

esta é a razão fundamental da nossa superioridade em ralação a todas as outras espécies.
Fazemos sexo porque gostamos e não por puro instinto reprodutor.
Comemos e bebemos para saciar as nossas necessidades mais básicas, mas como evoluímos bebemos e comemos muito para lá dos limites da lógica da sobrevivência, apenas por puro prazer.
Isto é hedonismo - aprocura do prazer imediato - não tem nada a ver com inteligência.
Pelo seu raciocínio os violadores, os tarados sexuais, os pedófilos são Einsteins...
É para rir :lol:

Além de que os prazeres não se comparam desta maneira - entre um epicurista e um bêbado que enche a mula vai uma distância de galáxias, embora ambos gostem de comer e de beber.

Para mais não sabe se os animais não tem gostos - será que um predador não prefere esta vítima à outra ?
Do que eu já vi em documentários, sim, têm preferencias.
É evidente a qualquer um que observe os seus animias que eles preferem esta àquela comida.(até o meu periquito tem preferências)

Inclusive há predadores que matam por prazer - não consomem o animal que mataram.

Não, Gary, o que disse é prova que o homem é um animal, não prova que é superior aos restantes.

Se me disser que um homem é capaz de passar fome para não comer os amigos ou familiares, então aí sim, estamos a falar de algo que os animais não fazem.
Então é especial e diferente.

O que realmente distingue o homem dos animais é que o homem têm moral (ou pode ter) e os animais não.
E refiro-me a moral não a leis pouis a natureza atmbém tem as suas leis.
Mas, definitavemente, não tem juízos de certo ou errado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 5:46 pm

Ok, fiquei a saber que é preciso cuidado com o Arcanjo e o Mdogster em caso de acidente, não se vá dar o caso de ficarmos sem um pedaço, o Bullie não come por questões culturais, para a Lady, Gary e Casadiscaes marcha tudo(em teoria claro!) e a Aisd não come amigos, o resto pode ir. Eu não como carne. Quando comia, marchava tudo também, porque esta de ter amigos e outros que não são tão amigos, não pega para mim e quanto a questões culturais é muito relativo, comemos tanta coisa que não faz parte da nossa cultura. Agora, por favor permitam que haja quem não come carne, que por acaso até são saudáveis, falo por mim, e que, por acaso, também, não pertencem a associações menos dignas, ou, mesmo terroristas. Deixem-me com as minhas couves e fiquem com a vossa carne. Cada um alimenta-se como quer e não é caso para tanto alarde. ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 27, 2005 5:56 pm

LuMaria Escreveu:Agora, por favor permitam que haja quem não come carne, que por acaso até são saudáveis, falo por mim, e que, por acaso, também, não pertencem a associações menos dignas, ou, mesmo terroristas. Deixem-me com as minhas couves e fiquem com a vossa carne. Cada um alimenta-se como quer e não é caso para tanto alarde.
Se tivesse dito logo desde o rpincípio isto não teria sido mais fácil? ;)
Penso que nenhum de nós (carnivóros/omnivóros) está a tentar obrigar ninguém a comer carne. ^^
E quanto à Je aqui, a Lady não come animais de que não gosta. Por razões ético-morais não como cavalo, por exemplo. (eu monto a cavalo há anos...) Por razões ético-morais também não comeria cão.

Quanto aos animais serem nossos amigos ou não: eu acho que são nossos amigos. Mas isso não impede que a gente os coma, pois não?
Bem, daqui a pouco a discussão dá para o torto... :? Por isso digo-vos:
comam o que quiserem, da maneira como quiserem (no caso dos animais façam o imenso favor de não os maltratar antes de os comerem), com quem quiserem... Considerem quem quiserem como amigos e sejam todos felizes, que isso é o que mais interessa! :D

(notas:
não estou a ser irónica;
sim, eu sei que "carnivóro" e "omnivóro" levam os acentos no "i". Mas eu gosto mais assim, fica com uma acentuação mais divertida ;) )
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 6:12 pm

Lady, quando eu disse que não comia carne, começaram os problemas. Pode ir lendo os comentários acerca das pessoas xonés que não comem carne. A minha opinião é que cada um come o que quer. E eu não como carne precisamente por não conseguir fazer distinção entre os animais, odeio olhar para o prato e sentir pena do que lá está. A partir dai, retirei a carne. Não defendo os vegetarianos, nem os carnivoros, defendo as pessoas que se respeitam por aquilo que são.
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 6:22 pm

Sabe, depois de passar aqui algum tempo a discutir a teoria da batata (é mesmo esse o nome...) com Vegans fanáticos do mais fanático que existe, os membros mais antigos ficam um pouco saturados... Daí o teor das suas respostas. ;)
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”