Iniciativa do BE: nova política controlo de animais errantes

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta fev 25, 2011 4:26 pm

É pena é que quem publica a notícia não saiba a diferença entre a promulgação de legislação e a resolução de recomendar ao Governo determinadas medidas que têm que ser legisladas :?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta fev 25, 2011 4:34 pm

Eu estou curioso de ver, entre outras coisas, como é que vão por em prática essa do ‘Cão ou Gato Comunitário’! Os cães com dono não podem, mas os da Comunidade podem andar soltos na rua? E se morderem outro animal ou pessoa, ou provocarem um acidente automóvel, vai-se pedir satisfações (responsabilidade civil e eventualmente criminal) à comunidade ;)
Vejamos o que mais uns quantos Decretos e Portarias irão ditar acerca do tema, e sobretudo o que terão de diferente para que sejam aplicados, ao contrário da legislação já em vigor que já prevê a protecção dos animais numa serie de situações e o abate como último recurso, mas que segundo o BE não é fiscalizada ou aplicada.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta fev 25, 2011 4:44 pm

Gostava de ter visto o debate, para perceber se realmente há alguma mudança de mentalidades, se demonstraram conhecimento da realidade e se foi nesse sentido que aprovaram o projecto.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta fev 25, 2011 4:56 pm

Terugkeren Escreveu:Eu estou curioso de ver, entre outras coisas, como é que vão por em prática essa do ‘Cão ou Gato Comunitário’! Os cães com dono não podem, mas os da Comunidade podem andar soltos na rua? E se morderem outro animal ou pessoa, ou provocarem um acidente automóvel, vai-se pedir satisfações (responsabilidade civil e eventualmente criminal) à comunidade ;)
Vejamos o que mais uns quantos Decretos e Portarias irão ditar acerca do tema, e sobretudo o que terão de diferente para que sejam aplicados, ao contrário da legislação já em vigor que já prevê a protecção dos animais numa serie de situações e o abate como último recurso, mas que segundo o BE não é fiscalizada ou aplicada.
que sofisma terugkeren...

a ideia a mim parece-me muito pedagogica, talvez desta forma as pessoas se sensibilizem mais, se sintam parte integrante duma comunidade que não pode simplesmente voltar as costas aqueles mais frageis.... mais indefesos.

se uma pequena comunidade tiver ao seu cuidado uma colonia de gatos.... que mal vem dai ao mundo?
se esses animais estiverem esterilizados, alimentados, minimamente cuidados.... que mal advem disso?

acidentes...??? a vida é um acidente. uma sucessão deles!!!

acho muitissimo bem que se comecem finalmente a abrir as mentalidades e tenho fé que a seguir pelo caminho dos restantes paises de primeiro mundo, com pequenos impulsos destes.... o cenário do abandono de animais e de animais errantes será irreconhecivel daqui a menos de uma decada.

se for uma coisa assumida com seriedade. mas também essa anda deficitaria para muitos, por isso partilho da sua curiosidade, mas não do cepticismo.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 25, 2011 4:59 pm

Bingley Escreveu:É pena é que quem publica a notícia não saiba a diferença entre a promulgação de legislação e a resolução de recomendar ao Governo determinadas medidas que têm que ser legisladas :?
Bingley, eu também não domino estas «subtilezas», mas ninguém disse que já era lei, disse-se que era uma «medida legislativa».
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta fev 25, 2011 5:03 pm

Bingley Escreveu:É pena é que quem publica a notícia não saiba a diferença entre a promulgação de legislação e a resolução de recomendar ao Governo determinadas medidas que têm que ser legisladas :?
Exactamente! O que foi aprovado foi um texto com uma proposta a apresentar ao governo...
Ainda tem muito caminho e muitas gavetas a percorrer....
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
nicasxi
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 5:08 pm

Tassebem Escreveu:
Bingley, eu também não domino estas «subtilezas», mas ninguém disse que já era lei, disse-se que era uma «medida legislativa».
Não Tasse, nem uma medida legislativa é.
PROJECTO(DE(RESOLUÇÃO(N.º…/XI/2ª
RECOMENDA(AO(GOVERNO(UMA(NOVA(POLÍTICA DE(CONTROLO(DAS(
POPULAÇÕES(DE(ANIMAIS(ERRANTES
Como pode ver pelo titulo do documento trata-se de uma proposta/recomendação...
A ver vamos os efeitos e o prazo.... :roll:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 25, 2011 5:11 pm

Já é possível (em Lisboa, por exemplo) registar junto da câmara colónias de gatos. Essas colónias são antes visitadas por um veterinário municipal que verifica a existência de condições para serem colónias CER (Captura, Esterilização, Recolocação). Penso que é a isso que se refere o conceito de «gatos comunitários».

Quanto aos cães comunitários, o conceito também é novo para mim, posto desta maneira, mas estou a lembrar-me do caso de um cão que está nas Adopções, o Apolo. Vive numa zona de uma cidade e os habitantes fornecem-lhe um sítio para se abrigar, mantas e alimentação. Penso até que já terá sido desparasitado, e está a pensar-se na possibilidade de o castrar. Já por ali anda há algum tempo, é pacífico e nunca terá atacado ninguém.

Também aqui na minha zona há um cão que já anda por aqui há bastante tempo. É alimentado por várias pessoas e há sempre alguém que leva o bicho ao veterinário quando é preciso, só que ninguém assume a sua «propriedade». Anda sempre pelo passeio, nunca fez mal a ninguém, toda a gente gosta dele e o conhece pelo nome. E, quando vê outro cão, desvia-se.

Diga-me lá que mal fazem estes bichos e se não podem viver assim, merecendo antes ser abatidos só porque não têm um dono nominal.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 5:18 pm

Pois será como dizem, Blingley e nicasxi, mas não deixa de ser muito importante. Agora, é como se dizia no texto da CEAA, é preciso não deixarmos que isto se transforme em letra morta.

Na segunda feira a CEAA vai ser recebida no Ministério da Agricultura, na sequência do abaixo-assinado de figuras públicas a pedir uma campanha de esterelização maciça a lançar pela DGV.

Esta posição unânime da AR não podia ter acontecido em melhor altura -- sublinho o «unânime».

Todas estas iniciativas (AR, abaixo-assinado, as pressões de diversos grupos, a posição da OMV, as iniciativas já de algumas câmaras e canis municipais) vão começando a dar os seus frutos. É preciso acreditar -- e também ir fazendo alguma coisinha. O papel de espectador descrente é o mais fácil. :wink:
nicasxi
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 5:26 pm

Tassebem Escreveu:(...)
Esta posição unânime da AR não podia ter acontecido em melhor altura -- sublinho o «unânime».
Neste ponto concordo. E caberá a todas as entidades envolvidas diretamente , não deixar estes sucessos cairem em saco roto.
Mas que continuo céptica em relação aos motivos do BE , continuo...

— Emily Dickinson

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta fev 25, 2011 6:24 pm

O cepticismo em relação aos motivos do BE serve para quê? :?

E se em vez de cepticismos e de preciosismos sobre terminologia burocrática nos aliássemos na prática ao trabalho que gente de todos os quadrantes políticos e camadas sociais têm vindo a desenvolver?

É que se não fossem esses esforços, nunca teria havido mudanças, e, embora ainda lentas e dispersas, elas são um facto.

E quem mudou o mundo nunca foram os cépticos nem os preciosistas, foram sempre os que deram a cara e o coiro pelas mudanças.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 6:35 pm

Concordo em absoluto com o que disse a LuluB acima.

Nicasxi, pode explicar melhor o seu cepticismo?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
nicasxi
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 6:48 pm

Tassebem Escreveu:Concordo em absoluto com o que disse a LuluB acima.

Nicasxi, pode explicar melhor o seu cepticismo?
Sim senhora! :wink:
Não é preciocismo nem estou a armar-me em velha do Restelo. O meu cepticismo prende-se com o facto de que , apesar de estar como independente na Camara de Lisboa, existe um vereador, filiado e perfilado no BE, com poder para mudar muitas coisas nesta matéria, e nunca o fez. Até se enfada com este assunto. :roll:
Foi agora que o resto do partido ( e dos outros com assento na Assembleia) tomou consciência do muito trabalho que há a fazer?
E acham, porventura, que algum dos deputados ou responsáveis do partido, vão arregaçar as mangas e meter mãos á obra?
Acham , porventura, que o dr Francisco Louça, vai integrar um grupo de moradores do Marquês de Pombal ou da Quinta da Marinha que vão assim cuidar do " cão ou gato comunitário" ?
Mas note-se, que este cepticismo estende-se a toda a classe politica, sem excepção.
E Lulu, não basta arregaçar as mangas quando esbarramos no muro da burocracia. E discursos bonitos e " boas intenções" toda a gente tem...

— Emily Dickinson

Tassebem
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 7:09 pm

nicas, que eu saiba o SF nunca foi do BE, e a relação entre ambos revelou-se um grande equívoco, como estará recordada.

A tomada de consciência é progressiva, e muito trabalho tem sido feito nessa matéria, de consciencialização, de elucidação dos responsáveis políticos. Ainda ontem este tema aflorou numa conversa ao telefone: há meia dúzia de anos, a maior parte destes deputados ter-se-ia rido da proposta do BE… Agora votaram unanimemente!

O exemplo é descabido, nicas, desculpe. Haverá políticos que até já farão alguma coisa a nível pessoal, outros nunca irão fazer. Mas não é isso que se pretende. O que se pretende é que as autoridades melhorem a lei já existente e, sobretudo, a façam cumprir efectivamente.

O muro da burocracia também cede. Se outros bem mais fortes cedem… Agora, temos é de o empurrar. Se formos só meia dúzia a fazê-lo enquanto os cépticos ficam a ver, demora mais tempo. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
nicasxi
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 7:37 pm

Acha mesmo, Tasse? Que o exemplo é assim tão descabido?
O problema reside precisamente na mentalidade do " já fiz a minha parte, agora façam os outros a deles" . E nunca sabemos onde começam e acabam as partes.
A Tasse acha mesmo que , estes politicos que hoje votaram esta proposta, não sabiam já de antemão que ela vai morrer numa gaveta qualquer?
Acha mesmo que vão querer gatos e cães comunitários ás suas portas, por exemplo?
Mas não quero , de modo nenhum, retirar ilusões a ninguem. Mas fico a ver, isso fico, até quando a hipocrisia destes politicos vai continuar " com papas e bolos... ".

— Emily Dickinson

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”