Abate "tradicional" do porco

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta nov 10, 2011 7:09 am

Choca-me muito mais o abate de animais por ganancia do que para comer.
Preocupa-me a pouca quantidade de matéria prima e a extinções de espécies(isto sim, é muito preocupante).
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta nov 10, 2011 11:15 am

Carla3 Escreveu:Um bom dia a todos, eu até entendo que as pessoas que não viveram as matanças de perto e desde sempre sejam contra a situação. O meu avô era o Matador de porcos da nossa aldeia, o meu pai foi o substituto quando o meu avô faleceu, antigamente podia ser chamado de dia de festa porque as pessoas comiam melhor nesse dia que o resto do ano, não era uma festa pelo facto de se matar o porco, ninguem tinha prazer com o acto de matar, mas sim pela fartura desse dia. Ninguem gosta de ouvir o porco ou a galinha ou a vaca ou o carneiro a sofrer e não é por prazer que se matam em casa. não sei como os matam nos matadouros nem me interessa, mas acredito que seja tão desagradavel de se ver como uma matança tradicional.
Tenho pena se choca as pessoas que se mate uma galinha em casa para se fazer um bom e caseiro arroz de cabidela, não é pelo prazer de matar, é pelo prazer de comer, é pena que choque saber que se sangra o porco e o resultado disso pode ser por exemplo um maravilhoso arroz de sarrabulho, e podia continuar....
E não!! não é a mesma coisa faze-lo com sangue que vem dos aviários.. não vou explicar porquê.. quem me entende sabe o porquê e quem não me entende nunca iria entender a diferença.
de pleno acordo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta nov 10, 2011 5:00 pm

Resumindo e concluindo... não se pode dar uma "galheta" a um cão quando ele rosna porque quer o sofá só para ele(exemplo), é ser violento e ter falta de respeito pelo animal, contudo, um porco já se pode manter trancado num cubículo escuro e matar por sangria com o animal consciente a sofrer dores inimagináveis(quando se pode atordoar antes!), pois é para comer...

Bahh!!! até custa acreditar que estou num fórum sobre direitos dos animais :roll:

Editado: Alexandre :) , leu os meus posts anteriores(pelo menos da página anterior)? ...parece-me que não.
Para comer um bife tem obviamente de se matar o bicho primeiro, não acho correcto é que se mate um animal por sangria com ele consciente quando isso é evitável. O problema não é o "matar", mas sim "a forma" como isso é feito(já repeti isto várias vezes!)
Carla3 Escreveu:... não sei como os matam nos matadouros nem me interessa, mas acredito que seja tão desagradavel de se ver como uma matança tradicional.
...
Charlie :) , também não parece ter lido o que escrevi na página anterior...
Está de pleno acordo com o que está a sublinhado? decida-se...
Em relação ao que está a negrito(e repetindo :roll: ), estamos a discutir direitos dos animais e não estética de abate! o abate não é para ser algo bonito de se ver, mas sim para matar o animal, mas causando-lhe o mínimo de sofrimento possível e viável! De nada interessa se é muito ou pouco desagradável de ver.
Última edição por MFPJ em quinta nov 10, 2011 5:26 pm, editado 1 vez no total.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quinta nov 10, 2011 5:22 pm

:lol:
Agora quem está a "ler " errado é o MFPJ. Como já aqui disseram várias vezes, há uma diferença muito substancial entre o animal que é criado no quintal e o animal que é " produzido" em série para consumo. Logo aí o nivel de preocupação a que se refere é completamente diferente , como é lógico.
E porque insiste em dizer que o porco é criado num buraco escuro? Eu sou transmontana e ... nunca vi nenhum porco a ser criado em nenhum buraco escuro. Isso era antigamente , que os porcos estavam nas " lojas" por baixo das casas das pessoas, mas isso foi há décadas.
Por outro lado, o porco alentejano , esse então, vive uma vida de semi liberdade.
Resumindo não tem comparação possivel com os desgraçados que são produzidos para aparecerem embalados em bifes e costoletas nas prateleiras dos supermercados. Daí a user ter dito que " nem quer saber" o modo como estes vivem e são abatidos. O MFPJ não será assim tão ingénuo que acredite que nos matadouros os animais são misericordiosamente atordoados antes de serem abatidos, pois não?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
MFPJ
Membro Veterano

quinta nov 10, 2011 6:04 pm

NicaJunior Escreveu: :lol:
Agora quem está a "ler " errado é o MFPJ. Como já aqui disseram várias vezes, há uma diferença muito substancial entre o animal que é criado no quintal e o animal que é " produzido" em série para consumo. Logo aí o nivel de preocupação a que se refere é completamente diferente , como é lógico.
Sim, muitos animais de criação doméstica vivem de forma mais adequada do que na p.industrial, mas nem todos. Contudo isso é um assunto diferente, correcto. Porém não de menor importância :wink:
NicaJunior Escreveu:E porque insiste em dizer que o porco é criado num buraco escuro? Eu sou transmontana e ... nunca vi nenhum porco a ser criado em nenhum buraco escuro. Isso era antigamente , que os porcos estavam nas " lojas" por baixo das casas das pessoas, mas isso foi há décadas.
Por outro lado, o porco alentejano , esse então, vive uma vida de semi liberdade.
Eu não insisti que os animais de criação doméstica são obrigatoriamente criados num "cubículo escuro". Usei essas palavras para expressar que há pessoas que (parecem) indiferentes/não se importar como vivem e são abatidos os animais para consumo, pois são apenas para isso mesmo.
Se onde vive não há porcos em currais de 2m2 e menores sem janelas, não faltam noutros lados, acredite :wink:
Se o porco alentejano vive em semi-liberdade, óptimo :D , então se a sangria for feita com pré-atordoamento "perfeito" é :D
NicaJunior Escreveu:Resumindo não tem comparação possivel com os desgraçados que são produzidos para aparecerem embalados em bifes e costoletas nas prateleiras dos supermercados. Daí a user ter dito que " nem quer saber" o modo como estes vivem e são abatidos. O MFPJ não será assim tão ingénuo que acredite que nos matadouros os animais são misericordiosamente atordoados antes de serem abatidos, pois não?
Não é isso que as palavras da user me parecem Nicas... ao ler aquelas palavras(não sei nem quero saber) o que eu pensei foi que ela simplesmente é "quase" indiferente ao que eles sentem/sofrem, não quer nem saber pois dá dores de cabeça e é algo chato... é desta forma que interpreto aquelas palavras :| Além disso referiu-se ao "ser desgradável de ver", ignorando a diferença de sofrimento dos bichos.
Quanto à última frase, o atordoamento nos matadouros é obrigatório, é obrigatória também a presença veterinária aquando do abate, se alguma coisa não feita correctamente é obrigação do veterinário reportar as falhas :wink:
Dizer o contrário é chamar incompetentes aos veterinários que fazem inspecção nos matadouros...
Deaadman
Membro Veterano
Registado: sexta out 21, 2011 8:38 pm

quinta nov 10, 2011 6:15 pm

ou os poucos que as fazem....(a inspeção)
Charlie2
Membro Veterano

quinta nov 10, 2011 6:25 pm

MPFJ por acaso sei, não li essa parte com olhos de ler, e nem contribuo para esse tipo de matanças. Esclarecida?:)

PS: mas já agora, temos de andar informados ao pormenor sobre todos os tipos de atrocidades que os animais sofrem das mais variadas maneiras, ou simplesmente não contribuir para isso? :wink:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MFPJ
Membro Veterano

quinta nov 10, 2011 8:18 pm

Charlie2 Escreveu:MPFJ por acaso sei, não li essa parte com olhos de ler, e nem contribuo para esse tipo de matanças. Esclarecida?:)

PS: mas já agora, temos de andar informados ao pormenor sobre todos os tipos de atrocidades que os animais sofrem das mais variadas maneiras, ou simplesmente não contribuir para isso? :wink:
Charlie :) , apenas achei estranho dizer que está plenamente de acordo com alguém que diz que não sabe nem quer saber como são criados e abatidos os animais de p.intensiva.

Quanto ao post scriptum... para escolher não contribuir tem que saber como as coisas são feitas, então sim, depois é que decide "patrocinar" ou não isto ou aquilo8)

Não estou esclarecida... esclarecido 8)

Editado, "Dead", a presença veterinária É obrigatória. Tem conhecimento de matadouro(s) onde isto não seja cumprido?
Agradecia que me enviasse a morada por mp :)
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta nov 10, 2011 9:39 pm

MFPJ Escreveu: "matar", mas sim "a forma" como isso é feito(já repeti isto várias vezes!)
Não tenho dito outra coisa senão isso desde que entrei neste fórum...
NicaJunior Escreveu:E porque insiste em dizer que o porco é criado num buraco escuro? Eu sou transmontana e ... nunca vi nenhum porco a ser criado em nenhum buraco escuro. Isso era antigamente , que os porcos estavam nas " lojas" por baixo das casas das pessoas, mas isso foi há décadas.
Tenho de discordar consigo...Os meus avós vivem em Leiria (caldas da rainha) e existem montes de criadores de porcos na vila mas para consumo próprio já entrei lá dentro quando era pequeno e mesmo agora quando vou visitar a minha tia vejo e os porcos vivem sim num cubículo escuro na minha tia já nem posso la entrar pois e os porcos são grandes e estão num espaço pequeno...E no "Manuel dos porcos" também e assim são 5 num cubículo...em relação a forma de abate sei porque a minha tia me disse que ela mata muito rápido da um facada numa parte do pescoço e ele morre logo agora acerca dos outros não sei nem quero saber...
MFPJ Escreveu:Não é isso que as palavras da user me parecem Nicas... ao ler aquelas palavras(não sei nem quero saber) o que eu pensei foi que ela simplesmente é "quase" indiferente ao que eles sentem/sofrem, não quer nem saber pois dá dores de cabeça e é algo chato... é desta forma que interpreto aquelas palavras Além disso referiu-se ao "ser desgradável de ver", ignorando a diferença de sofrimento dos bichos.
Quanto à última frase, o atordoamento nos matadouros é obrigatório, é obrigatória também a presença veterinária aquando do abate, se alguma coisa não feita correctamente é obrigação do veterinário reportar as falhas
Dizer o contrário é chamar incompetentes aos veterinários que fazem inspecção nos matadouros...
O atordoamento nos matadouros pode ser obrigatório mas não quer dizer que façam já o vi dizer isso milhentas vezes não tente esconder a realidade talvez um ou outro atordoe mas não passa disso. Tenho uma conhecida que é veterinária que vai aos matadouros e etc. e diz que mesmo cá em portugal é uma nojice e que é um sofrimento ver. Ela ja me disse que na maior parte cortam a garganta penduram e deixam morrer isto dito por ela..Se acha que a matadouros que atordoam então diga nomes porque gostava de saber se isso é verdade...E mesmo que atordoem o animal não vai deixar de sofrer por isso...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Charlie2
Membro Veterano

quinta nov 10, 2011 10:33 pm

Quanto ao post scriptum... para escolher não contribuir tem que saber como as coisas são feitas, então sim, depois é que decide "patrocinar" ou não isto ou aquilo8)
e eu sei, não preciso de saber ao pormenor nem fazer estudos científicos, basta ser um bocadinho inteligente e ter bom-senso, na minha modesta opinião.
Carla3
Registado: domingo ago 28, 2011 10:06 am

sexta nov 11, 2011 12:40 am

Caro(a) MFPJ..

Os seus sapatos carteiras cintos e afins são todos de plastico?

Edredons, almofadas, kispos de penugem não há lá por casa?

As "aspirinas" que toma? já se certificou que não foram testadas em animais?

Cosmética, perfumantes etc..(podia fazer um testamento mas não me apetece)

Menos por favor....

Eu nunca disse que o fazem da forma correcta ou errada, disse que não me interessa saber e é verdade, não me interessa. Espero sinceramente que o façam da melhor forma, mas só isso.

Os aviários, pocilgas, vacarias sâo legais, os matadouros e sistemas de abate tambem, há entidades que se dedicam a visturiar os mesmos... em principio na nossa sociedade atendendo aos factos está tudo a funcionar como é devido.

Mas podemos sempre tentar fazer um abaixo assinado para solicitar que façam umas festinhas aos animaizinhos antes do choque!!!

É... fui irónica...

Eu costumo associar as pessoas como você "radicais e extremistas" às beatas que não saem da igreja....

Muita teoria e na pratica não são os melhores corações.

Há por aqui alguém que diz algo do género....

" sou responsavel pelo que digo e não pelo que tu entendes que eu digo!
Se apontas à lua a um imbecil ele só se fixará no teu dedo!
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta nov 11, 2011 1:03 am

Minha cara Carla3 eu sou dos "radicais e extremistas" em muita coisa...e não e considero ter um melhor coração que você ou que qualquer pessoa e aqui em causa é a forma de abate não o abater para comer...Com a sua ironia concordei pois o animal mesmo que seja atordoado vai sofrer na mesma acho que ainda e pior dar uma paulada e depois cortar a garganta do que cortar logo a garganta, mas pronto...Agora eu falo e digo que sou isto e que faço isto mas faço! Não sou como muitos que dizem "ai coitado do bicho" mas depois chegam a casa e comem um belo de um bife... :roll:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
MFPJ
Membro Veterano

sexta nov 11, 2011 1:34 am

Rikass :) ,
concordo com o que disse, pelo que eu também tenho visto e vejo aqui na minha zona, a maioria das pessoas mantem-nos em pequenos currais sem grande iluminação.

Por informações que obtive directamente da DGV e ASAE, o atordoamento pré-sangria é obrigatório. Neste mesmo tópico coloquei aqui um link da DGV sobre a criação e abate particular de animais para consumo próprio, para ver para consumo público também encontra facilmente no site(é é mais loongo). É obrigatório os veterinários garantirem que são cumpridas todas as condições legais :wink: . Agora se há veterinários mais incompetentes que fecham os olhos a algumas falhas para não terem masi trabalho... não sou ingénuo de achar que não, contudo, quando arranjar um tempinho vou tentar obter mais informações de várias pessoas que vejam directamente como são cumpridas as condições exigidas por lei...
Relativamente à eficácia ou não dos atordoamentos... o atordoamento faz o animal desmaiar... fica inconsciente e sem sentidos... é sangrado ainda inconsciente, morre e nunca mais acorda :| arrefecimento, desmembrado e talhos e afins :| Só se recuperásse os sentidos durante a sangria sentiria as dores do corte, perda do sangue, pânico, etc
MFPJ
Membro Veterano

sexta nov 11, 2011 1:52 am

Charlie :) ,
eu não disse que tinha de saber pormenores e afins...
apenas quis dizer que quem come carne, leite, ovos, também os produtos vegetais, em suma, todo o que se compra. O consumidor ao comprar o que quer que seja, além de olhar ao preço, deve também olhar à composição nutricional do que vai comprar, características básicas no geral de outros produtos, deve reparar se aqueles produtos não são fabricados/obtidos a partir de exploração humana, ou animal sem cumprimentos de direitos fundamentais, se é masi ou menos poluente que outra, etc.
Lá está, já indiquei algumas coisas que são "menos básicas", depende do que cada um acha importante :) , umas pessoas só olham ao preço, outras à marca, outras à comp.nutricional, outras ao tipo de produção, outras a um conjunto delas, etc, etc
Se o consumidor continuar a comprar produtos que são obtidos de forma menos correcta, não pretam, etc, esses produtos nunca vão acabar, se o consumidor procurar e comprar outros produtos, os outros acabam e são substituídos.
Se ficarmos à espera que a justiça faça alguma coisa nada acontece, o estado neste campo só funciona quando os consumidores exigem... ou lhe dá jeito 8)
O que vale é que ainda há a união europeia a exigir determidas coisas.

Dúvido que tenha dito alguma coisa que já não soubesse, foi para tentar explicar melhor e ser o mais claro possível.
Qualquer pergunta, não hesite em dizer :wink:
MFPJ
Membro Veterano

sexta nov 11, 2011 3:43 am

Carla :) , (antes de mais bem-vinda ao fórum, ñ tinha reparado) eu não fui malcriado consigo, apenas expressei a minha opinião e aquilo em que concordei e discordei consigo, odeio ficar chateado com alguém, ainda mais num fórum, registei-me para obter informação sobre os meus animasi(e outros) e ler experiências de pessoas com os seus animais, neste fórum e noutros já aprendi muita coisa que provavelmente nunca saberia :D, e ´conheci´ pessoas fantásticas(e outras q nem por isso... mas foram mt mais as que adoro) :D Eu leio a informação que é publicada, o que acho que não tenho nada a (ou não devo) comentar, nada escrevo, o que concordo e admiro elogio(embora nem sempre), e o que acho mal questiono, critico e acuso se achar que se justifica(embora tb nem sempre).
Carla3 Escreveu: Os seus sapatos carteiras cintos e afins são todos de plastico?
Sim :wink: (também levam metal os cintos e algumas sapatilhas)
Carla3 Escreveu:Edredons, almofadas, kispos de penugem não há lá por casa?
Meus não :wink:, tudo tecido(algodões) e plásticos(poliéster e afins).
Mas há cá em casa de outras pessoas.
Carla3 Escreveu:As "aspirinas" que toma? já se certificou que não foram testadas em animais?
Aspirina nunca, mas claro que todos os outros medicamentos que já tomei foram :wink: , têm de ser obrigatoriamente primeiro testados em seres vivos(animais, humanos ninguém se oferece claro), e mesmo antes de serem lançados no mercado são re-testados em pessoas.

Carla3 Escreveu:Eu nunca disse que o fazem da forma correcta ou errada
É verdade isto, mas eu também não disse que você tinha dito :wink:
Carla3 Escreveu:disse que não me interessa saber e é verdade, não me interessa. Espero sinceramente que o façam da melhor forma, mas só isso.
Foi exactamente nisto que eu não concordei(nem concordo) consigo, (já lhe respondi a esta parte no post anterior p´a Charlie).
Se não procurar saber(por alto que seja) como são criados e abatidos os frangos, porcos, vacas, etc que come, pode estar a comprar carne, leite, ovos que são produzidos por exploração altamente stressante e dolorosa para os animais(e mesmo maus p´o consumidor, indirectamente), mesmo que não concorde, não tem como optar por outros produzidos com melhores condições... porque pura e simplesmente não sabe quais são o quê e como :)
Não agrada saber que sofrem, entristece-nos, não temos muitas alternativas actualmente, contudo, se deixarmos de comprar produtos obtidos de forma menos correcta e comprar outros melhores, estamos a fazer com que uns sejam substituídos por outros. O que não vende não se produz, o que vende aumenta a produção, competitividade, oferta e diminui o preço.
Se não fizermos nada nada muda.
Quando diz que não lhe interessa nem quer saber... quem ler não pensa logo que você simplesmente é indiferente? Até podia preferir que fosse feito de melhor forma, contudo, não tem grande importância para si...
Eu importo-me, se eu comprar carne, etc obtida por criação de animais sem escrúpulos, sou estou que estou a incentivar este tipo de criação.
Se não concordo não posso ficar indiferente e continuar a comprar... fui claro?
Carla3 Escreveu:Os aviários, pocilgas, vacarias sâo legais, os matadouros e sistemas de abate tambem, há entidades que se dedicam a visturiar os mesmos... em principio na nossa sociedade atendendo aos factos está tudo a funcionar como é devido.
É legal... pela lei portuguesa sim. Mas Carla, há países onde quase tudo é legal(ou melhor dizendo, quase nada é ilegal pq as leis são uma miséria)... ou seja podem-se fazer lá coisas que noutros países não são legais.
A lei nem sempre é o melhor, não agrada a todas as pessoas em todos os aspectos, por alguma coisa é frequente haverem alterações da mesma :wink:
Carla3 Escreveu:Mas podemos sempre tentar fazer um abaixo assinado para solicitar que façam umas festinhas aos animaizinhos antes do choque!!!

É... fui irónica...
Nem todos os animais apreciam festinhas, e não seriam umas festinhas antes do choque que iriam fazer significativa diferença :roll: .
Seria uma ideia muito mais útil os animais terem mais espaço, muitos não têm para abrir as asas ou virar-se. A pancada no carregamento é ilegal... mas o que ninguem vê e não marca muito existe... fiscalização.
Etc, etc.
Carla3 Escreveu:Eu costumo associar as pessoas como você "radicais e extremistas" às beatas que não saem da igreja....

Muita teoria e na pratica não são os melhores corações.

Há por aqui alguém que diz algo do género....

" sou responsavel pelo que digo e não pelo que tu entendes que eu digo!
Radical e extremista? Se fosse radical e extremista tinha-lhe simplesmente dito que você não vê os animais comos seres vivos dignos de qualquer respeito, não passam de carne andante que não merece preocupação excepto se irão saber bem.
Não me chame beata que é uma ofensa. Queredo se a minha vida era passar o dia a rezar(cuja utilidade é muito... questionada 8) ), ajudar uns mas criticar outros a torto e direito porque se escreveu num livro à uns milénios que assim se tinha de fazer senão ia para o caldeirão do inferno.
Não era vida para mim.

Sou masi daquele tipo que procura ser feliz e fazer os outros felizes, claro que para isso acabo por me trazer infelicidade por momentos ao tentar fazer outros felizes, e acabo por causar tb infelicidade a outros, ao tentar fazer uns outros felizes. Mas pondo tudo na balança o saldo é positivo.
(Sim, por vezes, por momentos, tb me apetece borrifar-me para quem não se dá ao trabalho de me compreender e respeitar, mas só por momentos... seria tão mais feliz("smile" p´sonhando 8) ))
Procuro a perfeição, embora saiba que nunca a vou conseguir, óbvio, ela não existe. É apenas um ponto inatingível para me guiar.
Sou um apologista da máxima: Faz ao outros aquilo que queres que te façam a ti. Claro que preocupando-me sempre em ver quem é que está certo e quem errado, eu ou os outros. O diálogo é fantástico para isso, pena não funcionar com todas as pessoas e, nem sempre. Pena que muitas vezes não se abre mão de repensar se de facto estamos errados nós e não os outros... não é raro optar-se pelo mais fácil que é assumir que o outro está errado, sair fora ou partir para o insulto... como se fosse resolver alguma coisa...
...Claro que tenho a noção que nem sempre faço tudo como queria... mas volto atrás mts vezes p´remediar :wink:

Já agora(disse que é neta e filha de matadores de porcos que faziam sangria com o animal a sentir tudo)...
...nesse caso em particular:

1)Qual o motivo(s) de optarem por esse método e não fazerem atordoamento?
Algum que eu já ouvi (abaixo indicados)ou outro…
MFPJ Escreveu: E é escolhida aquela forma porquê? Manter os animais legalizados e ter acompanhamento veterinário no abate custam dinheiro... pois custam.
Mas não é esse o principal que costumo ouvir, o que dizem muitas vezes é que o abate deve ser feito assim, sem atordoamento e com os porcos a espernear até morrer, que é para não deixar morrer a tradição, era assim que se fazia antigamente e "é pena" deixar morrer a tradição!
Isto faz algum sentido?! :evil:
Digo que não podem considerar tradição tal coisa, pois antigamente fazia-se assim porque os tempos eram outros e, não se dava muita importância a muita coisa que hoje se dá. Além disso não eram comuns atordoamentos pois nem se sabia muito bem como o fazer.
Ser tido em consideração é que nem sempre sou...
E depois claro há sempre aquelas razões da treta:
Se espetar a faca devagar dói pouco...
Se o porco for sangrado acordado a carne é melhor...
Quanto mais estrebucha melhor fica a carne...
Se for atordoado a carne ganha sangue e não é tão boa...
2)Concordava/concorda que os animais fossem/sejam abatidos assim a sentir a dor e terror todos, ou preferia que fossem mortos enquanto estavam desmaiados(desmaiavam e não mais acordavam), ou é-lhe indiferente?

3)Alguma vez lhes disse que preferia que matassem os animais sem eles sentirem/passarem por aquilo(que é evitável)?

4)
MFPJ Escreveu: Até por motivos práticos um atordoamento pré-sangria a torna muito mais fácil.
É mais fácil sangrar um animal consciente, que no auge, no pico máximo do seu terror usa toda a força e meios que tem para tentar manter a sua vida?
Ou sangrar um animal que está inconsciente, imóvel?
Bloqueado

Voltar para “Direitos dos Animais”