Sondagem do site

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

segunda nov 17, 2003 4:18 pm

Não concordo com a maioria das pessoas que votaram que as crianças aprendem a ter responsabilidade com os animais. Eu acho que pode aumentar a responsabilidade mas que para se ter um animal, nem que seja um peixinho, é necessário que uma criança tenha já alguma responsabilidade de modo a dar-lhe de comer todos os dias, pôr água... (dependendo dos animais).

Comentem,

Rita
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

segunda nov 17, 2003 4:47 pm

Olá,

Eu fui uma das pessoas que respondeu afirmativo nessa sondagem. E realmente acredito que um animal DÁ responsabilidade a uma criança!

O que não se deve fazer é começar com um animal que requeira demasiadas responsabilidades, tais como os cães ou os gatos. Não pretendo dizer que os outros animais são menos que estes, mas comparativamente requerem cuidados mínimos.

Em contacto com seres vivos, a criança vai aprender que existem seres que dependem de outros para poderem sobreviver, tal como esta depende dos seus pais. Começando com um peixinho, a criança aprende que este deve comer quantidade x a horas y. Deve ser trocada a sua água. Se feito com cruiatividade, esta é uma das muitas tarefas que adultos e crianças interagem, dando o exemplo.

Não tenho filhos, mas assim que os tiver não lhe vão faltar animais, isso é certo. Porque eu vou estar lá para visionar, orintar e educar.

Um animal ficar à responsabilidade duma criança a 100% do tempo, nunca! Mas educando em família, também vai ajudar que a criança sociabilize com outras crianças que também tenham animais, vai ajudá-la a compreender que existem outras especimes sem ser os humanos que não deve temer e deve proteger.

Continuo de acordo com a sondagem. Mas gostava de ouvir/ler a opiniao de quem respondeu "não".

Beijokitas,
Filipa
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça nov 18, 2003 12:08 pm

aflbs Escreveu:Em contacto com seres vivos, a criança vai aprender que existem seres que dependem de outros para poderem sobreviver, tal como esta depende dos seus pais.
100% de acordo ;)
Um animal ficar à responsabilidade duma criança a 100% do tempo, nunca! Mas educando em família, também vai ajudar que a criança sociabilize com outras crianças que também tenham animais, vai ajudá-la a compreender que existem outras especimes sem ser os humanos que não deve temer e deve proteger.
IDEM, aspas, aspas ...
;)

É também como penso, daí igualmente ter respondido sim.
Aliás, no Forum dos cães, levantou-se esta questão, em que também participei, e foi essa a minha opinião.
Claro que a criança deve começar por ser sensibilizada para a questão, mas a teoria é um coisa, e a prática outra.
Para mim é fundamental que a criança conviva com animais, aprenda a respeitá-los e amá-los. A não ser assim, estamos à espera de quê? Que esse amor e respeito "caia do céu aos trambolhões"?
Se dê um "milagre" e a criança ame os animais, assim sem mais nem menos?
Eu concedo que pode haver já uma certa "inclinação" para esse amor, mas precisa de ser cultivado com o contacto real com eles.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Albatroz2
Membro Júnior
Registado: sexta out 17, 2003 3:30 pm

quinta nov 20, 2003 12:32 pm

Miadores escreveu:
Para mim é fundamental que a criança conviva com animais, aprenda a respeitá-los e amá-los.
E eu lembrei-me de uma jovem de elevada posição socio-cultural, provavelmente nova-rica, que, interrogada sobre se na sua casa enorme havia algum animal de estimação, um cão por exemplo, respondeu: “- Não, nem os meus filhos querem. Até têm medo de cães! São mesmo meninos da cidade!…”. Um atributo digno de admiração, na verdade. :roll: :roll: :roll:

Cordiais saudações.
Zeca
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”